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ROTEIRO DE ATIVIDADES DE INGLÊS E EDUCAÇÃO FÍSICA 6º ANO

INGLÊS

ATIVIDADES PROPOSTAS
Reflita sobre herança genética;Anote o vocabulário novo em seu caderno;Observe as palavras cognatas (aquelas que se parecem com o português).

Texto Who are you? (Quem é você?) e kinds of hair (tipos de cabelo)

Hello students! How are you? Espero que todos estejam bem!

Hoje começaremos a ler sobre herança genética. Você deve lembrar de ter estudado esse assunto nas aulas de Ciências. Podemos dizer que herança genética é o processo pelo qual um organismo ou célula adquire (ou torna-se predisposto a adquirir) características semelhantes à do organismo ou célula que o gerou.

Você possui características parecidas com as de sua mãe ou de seu pai?  Porque isso acontece? Vamos reforçar seus conhecimentos sobre o assunto lendo um parágrafo em inglês e respondendo algumas questões sobre ele.

Pegue seu caderno e anote o vocabulário abaixo. Ele vai ser útil para a compreensão do texto e resolução dos exercícios que serão dados na próxima aula.

Who: quem

You: você, vocês

Tells us: nos dizem, nos contam

Features: traços, características

Our: nosso, nossa, nossos, nossas

Inheritance: herança

Shape: formato

Face: rosto

Color: cor

Eyes: olhos

Hair: cabelo

Parents: pais

These: essas, esses

Thanks to: graças a

Each: cada

When: quando

There is: existe

Of them: deles, delas

Set of: conjunto de

Kinds: tipos

Answer: responder

The: o, a, os, as

BlacK: preto

Red: vermelho

Brown: marrom, castanho

Blond: loiro

Have:  ter

Has: ter

Short: curto

Long: longo

Desenhe em seu caderno e escreva os exemplos:

She has straight brown hair ( Ela tem cabelo liso e castanho)

She has wavy red hair ( Ela tem cabelo ondulado e vermelho)

She has curly blond hair ( Ela tem cabelo cacheado e loiro)

EDUCAÇÃO FÍSICA

Metodologia/ EstratégiasLeitura do texto.Leitura dos exercícios.
  1. Introdução (15min)

Na atividade anterior estudamos as capacidades físicas predominantes nas atividades realizadas nos bimestres anteriores. Nessa aula, identificaremos o que são exercícios físicos e atividades físicas e suas diferenças.

Lembre-se que deve seguir as orientações dos professores nos roteiros de estudos e assistir as aulas do Centro de Mídias para construir e ampliar seus conhecimentos. Se organize para fazer as atividades e manter-se sempre em dia com os estudos. É importante que participe dos Chats da sua turma no CMSP para trocar ideias, fazer perguntas, ajudar e pedir ajuda aos colegas, isso favorece seu desenvolvimento.

Bons estudos!

            Para começar, reflita sobre as questões abaixo:

  • O que você entende sobre exercício físico?
  • Qual a diferença de exercício físico e atividade física?
  • Após a reflexão, leia o texto abaixo para identificar e relacionar o que é exercício físico e atividade física.  (15min)

EXERCÍCIO FÍSICO E ATIVIDADE FÍSICA

Atividade Física: é tudo o que realizamos no dia a dia quando não estamos descansando, é qualquer movimento que exija da musculatura um gasto de energia. Exemplo: andar, limpar a casa, lavar louça, passear com o cachorro, subir ou descer escada, brincar, atender ao telefone, cuidar do jardim etc. A atividade física não é algo sistematizado ou programado, simplesmente ocorre pela necessidade natural do ser humano. Quem automatiza sua vida em excesso com controles remotos ou telefones sem fio, quem usa o carro para tudo e evita todo o tipo de esforço, certamente poderá ter prejuízos na saúde.

Exercício Físico: é uma sequência sistematizada de movimentos com gasto de energia, que são realizados de maneira planejada e possuem um objetivo específico. Ele é repetitivo e deve ser feito com a ajuda de um profissional, porque somente ele pode determinar a intensidade ideal, a duração, as cargas e o objetivo de acordo com o perfil e o estado físico da pessoa. É utilizado para equilibrar ou aumentar a musculatura, reduzir de maneira mais rápida o peso corporal, melhorar a capacidade respiratória, diminuição da pressão arterial e prevenir o surgimento de males como diabetes e doenças cardiovasculares.

  • Nesse momento, realize as atividades propostas. Suas respostas devem ser registradas no caderno que deverá ser mostrado futuramente ao professor. (15min)
  1. Observe as imagens e indique se fazem referência a exercício físico ou atividade física.
  1. Agora, liste no seu caderno exemplos que estão presentes no seu dia a dia ou são realizados por você. Cite dois exemplos para cada.
  1. Atividade física:
  • Exercício físico:
  1. A seguir, leia o texto para verificar os benefícios do exercício físico. (20min)

Benefícios do Exercício Físico

Praticar exercícios físicos tem inúmeros benefícios, como: perda de peso, melhoria da saúde do coração, redução do risco de doenças, aumento da vitalidade e concentração, prevenção e redução do estresse, melhora da postura, redução da quantidade de gordura, aumento da densidade óssea, melhora do condicionamento cardiorrespiratório e circulação sanguínea, ajuda a proteger contra derrames e infartos, controla e previne a pressão arterial, entre outros. Mesmo sabendo dos benefícios, algumas pessoas acabam por permanecer em um estado de inatividade chamado SEDENTARISMO.

Sedentarismo é definido como a falta, ausência ou diminuição da realização de atividades físicas e/ou exercícios físicos. Tem influência direta na saúde e bem-estar de pessoas, já que aumenta o risco de doenças cardiovasculares, osteoporose, diabetes, obesidade, aumento do colesterol, hipertensão arterial, infarto do miocárdio, entre outras. Realizar atividades físicas e/ou exercícios físicos regularmente (pelo menos três vezes na semana), por 30 minutos, combate o sedentarismo e favorece uma vida saudável.

  • Utilize as informações dos textos e as aulas do Centro de Mídias e responda as questões para auxiliar seu aprendizado. Registre suas respostas no caderno que deverá ser mostrado futuramente ao professor. (25min)
  1. Qual a diferença entre atividade física e exercício físico?
  • Quais os benefícios da prática de atividades físicas e exercícios físicos para a saúde?
  • O que é sedentarismo?
  • Quais os riscos à saúde para uma pessoa sedentária?
  • O que deve ser feito no dia a dia para não ser sedentário? Cite exemplos.

“Movimentar é a chave para se manter ativo e promover hábitos saudáveis.”

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