Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora

ROTEIRO DE ATIVIDADES DE HISTÓRIA E ARTE 6º ANO

ARTE

MOMENTO 1- RODA DA CONVERSA: RELEMBRANDO

Olá, alunos! No roteiro passado conhecemos a origem do teatro e suas formas de espetáculos teatrais, que fazem parte desse tema.

História do Teatro: O teatro já existia nas civilizações antigas, e é uma das artes mais completas, pois o ator, ao adentrar na peça, pode encenar várias personagens.

Circo: O circo faz parte das linguagens artísticas do teatro, e é um conjunto de artistas com habilidades distintas, como malabarismo, palhaços e acrobatas.

Grupos teatrais: Nau de Ícaro, Acrobático Fratelli, Cirque du Soleil e Circo Imperial da China.

                                              GÊNEROS TEATRAIS

Tragédia: Peça teatral sobre algo trágico, que retrata o sofrimento humano, terminando em um final fúnebre. Seus os temas são as paixões humanas, com a intenção de impressionar a plateia, provocando terror e compaixão.

Tragicomédia: Mistura características trágicas e cômicas na representação, e retrata a

desgraça das personagens com toques de humor.

Auto: Surgiu na Idade Média, tem temas religiosos com intenção moralizante visando à

educação. As personagens são geralmente representadas pelas bondade, fome, raiva e inveja.

Farsa: Curta peça teatral de caráter crítico da vida cotidiana, formada por diálogos simples e representada por personagens caricaturais e satíricas em ações corriqueiras, cômicas, visando a criticar a sociedade e provocar o riso da audiência.

Comédia: Representação de textos humorísticos, visa a criticar os defeitos humanos e da sociedade por meio da exploração de situações ridículas e cômicas do cotidiano que levam ao riso da plateia. A principal temática dos seus textos envolve ações cotidianas do qual fazem parte personagens humanas estereotipadas.

MOMENTO 2 –  FARSA

Surgiu no século XII com o Teatro Medieval, e tem geralmente como personagens a fofoqueira, o amante, o pai bravo, a mocinha ingênua e situações conhecidas do cotidiano, gêmeos trocados, reconhecimentos inesperados, grandes, encontros e desencontros.

A trama é pensada em situações em que as personagens se comportam de maneira extravagante e chamativas.

O Farsesco ou Farsa é um gênero dramático cômico, com tendência para o burlesco, ou seja, o cômico, o ridículo; inspira-se no cotidiano e no cenário familiar, e não se preocupa em contar histórias reais nem está em busca de mostrar os valores da sociedade. Enfim, busca apenas o humor.

COMÉDIA

A palavra comédia tem origem grega komoidía, de kômos, que significa festa, e oidós, cantor.

É um tipo de gênero teatral que tem por objetivo criticar, satirizar a sociedade e o comportamento humano através do ridículo.

A comédia visa a provocar o riso, o prazer e a diversão, usa personagens bem exagerados para deixar ainda mais engraçado a história a ser dramatizada.

MOMENTO 3-APRECIAÇÃO Acesse:

https://www.youtube.com/watch?v=S5qyrUQmspQ

Deu a louca nos contos de fada

MOMENTO 4– QUESTÕES DISSERTATIVAS (Registrar no caderno de desenho ou caderno com linhas)

  1. Qual gênero teatral você conhece?
  2. Quais são as diferenças e semelhanças entre comédia e farsa?
  3. Criar uma máscara que represente o teatro?

HISTÓRIA

As noções de cidadania e política na Grécia e em Roma; Domínios e expansão das culturas grega e romana; Significados do conceito de “império” e as lógicas de conquista, conflito e negociação dessa forma de organização política.

Leia o resumo com muita atenção: Roma construiu um dos maiores impérios da História, este império se estendeu por boa parte da Europa, o norte da África e regiões da Ásia. Estas conquistas só foram possíveis graças ao Exército e à Marinha romana. As forças de mar e terra do Império Romano estavam entre as melhores do mundo. As estradas, construídas por todo o império, garantiam a rápida movimentação das tropas e das riquezas que eram extraídas das regiões conquistadas. Com a conquista, iniciava-se um processo chamado de “romanização”. Neste processo, os povos conquistados iam gradativamente absorvendo costumes e hábitos dos romanos. O latim, língua falada em Roma, é um claro exemplo da “romanização”: a língua foi levada pelos romanos a boa parte das regiões da Europa. Com a expansão europeia que teve início do século XIV, línguas derivadas do latim foram levadas para muitas regiões do planeta, entre elas o Brasil.

Publicidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: