1º ANO
HABILIDADES: (EF01EF08) Utilizar estratégias para a execução de diferentes elementos básicos da ginástica e da ginástica geral, de forma individual e em pequenos grupos.
Atividade:
Olá crianças! Tudo bem com vocês? Continuando com o tema, hoje vamos desenvolver combinar as habilidades já aprendidas até agora na ginástica! Antes, pense um pouco em tudo o que já aprendeu na educação Física. Isso mesmo! Muita coisa, não é?
Com base na última aula de educação física do dia 19/08, para quem não assistiu encontra-se disponível em:
Vamos brincar de dia, noite e avião. Para isso precisamos que alguém nos diga um desses comandos: dia, noite ou avião.
Quando a pessoa disser…
Dia! Você pula para o lado direito
Noite! Você gira para o lado esquerdo
Avião! Faça um equilíbrio num pé só, esticando a outra perna para trás, abrindo os braços!
Tente não errar e nem cair!!!
Depois, em seu caderno escreva três palavras sobre o que você sentiu hoje realizando essa atividade!
Até mais!
2º ANO
HABILIDADES: (EF02EF08) Planejar e utilizar estratégias para a execução de combinações de elementos básicos da ginástica e da ginástica geral, de forma individual e em pequenos grupos.
Atividade:
Olá crianças! Tudo bem com vocês? Continuando com o tema, hoje vamos desenvolver combinar as habilidades já aprendidas até agora na ginástica! Antes, pense um pouco em tudo o que já aprendeu na educação Física. Isso mesmo! Muita coisa, não é?
Com base na última aula de educação física do dia 19/08, para quem não assistiu encontra-se disponível em:
Escolha seis movimentos aprendidos na ginástica, entre giros, exercícios de flexibilidade ou de força, saltos e etc. Desafie alguém da sua casa a fazer os seis movimentos que você escolheu.
Escreva em seu caderno a sua experiência nesta atividade. Quem você escolheu para o desafio, se conseguiu ou não fazer os movimentos que você escolheu, porque você escolheu esses movimentos, e qualquer outra coisa que queira nos falar!
Até mais!
3º ANO
(EF03EF07A) Experimentar, fruir e criar combinações de diferentes elementos da ginástica e da ginástica geral (equilíbrios, saltos, giros, rotações, com e sem materiais), valorizando o trabalho coletivo.
Atividade:
Olá! Hoje vamos aprender um pouco sobre ginástica! Sabe o que é? Pense um pouco sobre isso.
Com base na aula de educação física do dia 19/08 disponível aqui:
Uma das coisas que você precisa saber é que existem ginástica muito diferentes. Não apenas em relação aos movimentos mas aos objetivos de sua prática.
Ginástica de competição: o objetivo aqui é competir. Deve-se treinar muito para realizar os movimentos com perfeição e assim vencer os adversários. Tem nos jogos olímpicos.
Ginástica de condicionamento físico: o objetivo aqui é manter o corpo em boa forma física. Os atletas de qualquer esporte a praticam, assim como muitas pessoas que desejam entrar em forma.
Ginástica de consciência corporal: o objetivo aqui é conhecer as necessidades e possibilidades do próprio corpo. São atividades mais lentas porém desenvolvem muita flexibilidade, entre outras capacidades físicas.
Ginástica geral: o objetivo aqui é o lazer. Com grande variedade de movimentos, pode ser praticado por qualquer pessoa. Não existe competição, apenas autossuperação.
Agora que você sabe disso, pense um pouco e responda à questão em seu caderno: Qual é o tipo de ginástica que deve ser ensinado nas aulas de educação física? Fundamente sua resposta.
Depois, escreva em seu caderno o nome de quatro brincadeiras que você gosta que tem algum elemento da ginástica!
Escolha uma delas para brincar depois escreva em seu caderno, qual foi a escolhida por você ou grave um vídeo e mande para a professora de vocês!
Espero que tenham gostado e até a próxima!
4º ANO
EF04EF08) Planejar e utilizar estratégias para resolver os desafios na execução de elementos básicos de apresentações coletivas de ginástica geral reconhecendo as potencialidades e os limites do corpo.
Atividade:
Olá! Tudo bem com vocês? O tema continua sendo a ginástica! Com base na última aula do CMSP disponível aqui:
Vamos hoje fazer as maças utilizadas na ginástica rítmica. Leia as instruções e só faça com a supervisão de um adulto responsável.
Primeiro, é necessário adquirir alguns materiais:
2 garrafas pets (dois litros)
Jornal
Duas tampinhas de garrafa
Fita adesiva
Tesoura
Duas garrafinhas (pitchulinha)
As instruções para a elaboração estão disponíveis no vídeo entre os minutos 7:10 e o 19:02.
Depois de concluído, tente equilibrá-lo com as coisas da mão o maior tempo possível.
Agora, segure as duas maças, lance-as para o alto trocando-as de lugar. A que você jogou com a mão direita, agarre com a esquerda e vice-versa.
Por fim, escreva em seu caderno as dificuldades que você encontrou para realizar a atividade de elaboração do objeto.
Até a próxima semana!
5º ANO
HABILIDADE: (EF05EF08) Criar e utilizar estratégias para resolver os desafios na execução de elementos básicos de apresentações coletivas de ginástica geral, adotando procedimentos de segurança.
Olá! Tudo bem com vocês? O tema continua sendo a ginástica! Com base na última aula do CMSP disponível aqui:
vamos hoje construir o balangandã utilizadas na ginástica rítmica. Leia as instruções e só faça com a supervisão de um adulto responsável.
Primeiro, é necessário adquirir alguns materiais:
Papel crepom
Jornal
Barbante
Fita adesiva
Tesoura
As instruções para a elaboração estão disponíveis no vídeo entre os minutos 10:20 e o 23:40.
Depois de concluído, realize alguns movimentos com o objeto em mãos.
A seguir, escreva em seu caderno as dificuldades que você encontrou para realizar a atividade de elaboração do objeto.
Até a próxima semana!