Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora

Roteiro de Atividades de Educação Física 1º ao 5º ano – Profº Lucas (17/08 a 21/08) – 3º bimestre

1º ANO A, B, C e D

2º ANO A

HABILIDADES: (EF01EF07) Experimentar e fruir elementos básicos da ginástica e da ginástica geral (equilíbrios, saltos, giros e rotações, com e sem materiais), de forma individual e em pequenos grupos, adotando procedimentos de segurança. ,

Atividade: 

Olá crianças! Tudo bem com vocês? Continuando com o tema, hoje vamos desenvolver uma habilidade muito importante em qualquer tipo de ginástica: o equilíbrio.  

Antes de mais nada, tente ficar em um pé só pelo maior tempo que conseguir.  

Agora, troque o pé. 

Achou difícil? Você tirou de letra não é mesmo? 

Agora, com a supervisão de um adulto responsável trace uma linha reta com uma pedra, um giz ou mesmo uma fita crepe ou similar. 

Tente caminhar na linha sem pisar fora! 

Conseguiu? Ótimo! Agora tente de lado e de costas. 

E agora, ficou mais difícil? Certamente. 

Para aumentar o desafio você poderá alterar de uma linha reta para um trajeto cheio de curvas. 

Ao concluir a atividade, por favor escreva em seu caderno sobre a experiência de fazer esse exercício. 

Até mais! 

3º ano A e B

HABILIDADES

(EF03EF16*) experimentar e descrever, por meio de múltiplas linguagens, as brincadeiras e jogos inclusivos, explicando a importância desses jogos para a participação de todos. 

Atividade: 

Olá! Hoje vamos continuar com o tema da inclusão. Lembra do que se trata? Claro que sim!  

Hoje abordaremos a deficiência visual. Você conhece alguém que tenha muita dificuldade em enxergar? Escreva em seu caderno. 

Muitas crianças no Brasil e no mundo tem dificuldades em ver as coisas. O que você faria para que elas pudessem participar normalmente das aulas na escolas, especialmente na educação física? 

Hoje vamos sugerir uma brincadeira. Antes de mais nada é preciso que algum adulto responsável te ajude a encontrar um local seguro para essa atividade. Com certeza se vocês ainda não brincaram, pelo menos já ouviram falar: cabra-cega ou como é mais conhecida por aqui, cobra-cega. São necessárias ao menos duas pessoas para brincar. Uma pessoa coloca uma venda e tenta achar a outra, quando conseguir troca os lugares. Se não conseguir achar uma venda, pode-se fechar os olhos mas sem dar uma espiadinha hein!  

Brinque algumas vezes e depois escreva em seu caderno como essa brincadeira pode ajudar a incluir alguém com deficiência visual. 

Agora, invente ou adapte uma brincadeira que você conhece para que alunos com deficiência possam participar junto com as demais crianças. Descreva em seu caderno as regras do jogo e explique porque ela é inclusiva. 

Espero que tenham gostado e até a próxima! 

4º ANO A e B

(EF04EF07) Experimentar, fruir e criar, de forma coletiva, combinações de diferentes elementos na ginástica geral (equilíbrios, saltos, giros, rotações, acrobacias, com e sem materiais), propondo coreografias com diferentes elementos da cultura local. 

Atividade: 

Olá! Tudo bem com vocês? O tema continua sendo a ginástica! Vocês aprenderam na última aula do CMSP vários elementos importantes da ginástica, entre eles o equilíbrio. Hoje, vamos repetir a atividade que as professoras realizaram ao final da aula. Para quem não conseguiu assistir, eu explicarei tudinho.  

Antes de mais nada escreva em seu caderno, porque você acha importante desenvolver equilíbrio corporal. Em que ocasiões você pode utilizar no seu dia a dia? 

Para realizar a atividade é preciso alguns materiais muito fáceis de se conseguir. 

Um balde ou caixa de papelão. 

Uma bola de papel ou pedra arredondada. 

Um caderno ou livro. 

Coloque o balde ou caixa a uma distância de doze passos de você, de preferência em linha reta. Coloque a pedra ou a bola de papel lá dentro. 

Agora vamos a atividade: 

Coloque o livro ou caderno no topo da sua cabeça, não podendo segurá-lo com suas mãos. É preciso equilibrar ele só com a cabeça mesmo. Vá andando até o balde/caixa e pegue o objeto que você deixou lá dentro e volte sem deixar cair o caderno/livro. Faça quantas tentativas quiser. 

Agora, escreva em seu caderno um pequeno texto de cinco linhas, contando sua experiência durante essa atividade: se conseguiu fazer ou não, o que você precisou melhorar, como conseguiu os objetos para fazer a atividade, onde a realizou, e o que mais o que você quiser escrever. 

Até a próxima semana! 

5º ANO A

HABILIDADES

(EF05EF07) Planejar e experimentar coletivamente novas combinações de diferentes elementos (equilíbrios, saltos, giros, rotações, acrobacias, com e sem materiais) na ginástica geral, com diferentes temas do cotidiano. 

Olá! Tudo bem com vocês? O tema continua sendo a ginástica! Vocês aprenderam na última aula do CMSP vários elementos importantes da ginástica, entre eles o equilíbrio. Hoje, iremos realizar uma atividade muito legal que envolve essa importante habilidade.  

Antes de mais nada escreva em seu caderno, porque você acha importante desenvolver equilíbrio corporal. Em que ocasiões você pode utilizar no seu dia a dia? 

Para realizar a atividade é preciso alguns materiais muito fáceis de se conseguir. 

Um balde ou caixa de papelão. 

Uma bola de papel ou pedra arredondada. 

Um caderno ou livro. 

Coloque o balde ou caixa a uma distância de doze passos de você, de preferência em linha reta. Coloque a pedra ou a bola de papel lá dentro. 

Agora vamos a atividade: 

Coloque o livro ou caderno no topo da sua cabeça, não podendo segurá-lo com suas mãos. É preciso equilibrar ele só com a cabeça mesmo. Vá andando até o balde/caixa e pegue o objeto que você deixou lá dentro e volte sem deixar cair o caderno/livro. Faça quantas tentativas quiser. 

Agora, escreva em seu caderno um pequeno texto de cinco linhas, contando sua experiência durante essa atividade: se conseguiu fazer ou não, o que você precisou melhorar, como conseguiu os objetos para fazer a atividade, onde a realizou, e o que mais o que você quiser escrever. 

Até a próxima semana! 

Publicidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: