Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora

ROTEIRO DE ATIVIDADES DE TECNOLOGIA E PROJETO DE VIDA E SALA DE LEITURA DO 6º, 7º, 8, E 9º ANO

TECNOLOGIA

Atividades Propostas

Olá queridxs Alunxs!!!

Nestas aulas vamos trabalhar um pouco sobre lixo eletrônico e seu descarte.

Momento 1: Reflexão sobre o que já vimos em sala de aula.

Você conhece os 3Rs (Reciclar, Reduzir e Reutilizar)?

            Momento 2: Leia o texto abaixo (Esse texto fala um pouco de como criamos o lixo eletrônico).

DE OLHO NO LIXO

      Cada vez mais populares, os celulares são o principal meio de acesso à internet entre crianças, adolescentes e adultos no Brasil, como mostrou uma pesquisa importante chamada TIC Kids Online Brasil, em 2018. E isso você deve saber melhor que ninguém! Mas, depois de ver o número de aparelhos ativos e constatar a quantidade de lançamentos (e como as pessoas trocam de modelo rapidamente), será que você já se perguntou para onde vai tudo isso depois do descarte? Hoje vamos falar de um tema cada vez mais importante na nossa sociedade de consumo, na qual os produtos não são feitos para durar muito: o lixo.

          O lixo eletrônico no mundo

             A quantidade de dispositivos eletrônicos ao nosso redor só aumenta. Consumimos cada vez mais, pelas mais variadas motivações. Pode ser porque queremos ter o último modelo de um aparelho (mesmo sem precisar), porque não conseguimos consertar o antigo, buscamos uma nova funcionalidade, enfim, temos sempre uma explicação. Mas é preciso estar alerta, porque a fabricação dos dispositivos tecnológicos causa impacto enorme no ambiente. Resultado: o que fazer com todo o lixo eletrônico gerado no mundo? Para discutir este problema, vamos antes ver alguns números. Leia com atenção os dados abaixo e tente imaginar o tamanho desse desafio.

Você deve estar se perguntando onde isso tudo vai parar… O descarte de celulares não é o único vilão na questão de lixo eletrônico, mas como eles se tornaram um objeto de desejo cada vez mais acessível, os brasileiros trocam de aparelho a cada ano, em média. E, assim como em outros países do mundo, trocam sem necessariamente precisar.

          Não é difícil ver que cada um de nós é parte do problema. Mas a boa notícia é que também somos parte da solução! Muitas vezes, somos levados a consumir mais, seja pelos fabricantes que fazem produtos pouco duráveis ou pela publicidade, que transforma o consumo em uma necessidade. Sim, isso se chama obsolescência programada. Apesar do nome difícil, de forma resumida o conceito é mais ou menos assim: a indústria faz produtos com prazo de validade pequeno e, assim, a gente não para de consumir!

Sala de leitura

1º Momento: Caros alunos, reflitam sobre esse trecho “ Enquanto voltavam para a cidade nova, Piloto-das-Coisas tomou conhecimento da triste história da humanidade, naquele século que o separavam de seu tempo.” No século de hoje também precisamos de uma cidade nova? Leia o trecho do texto Uma gota do futuro e conheça algo que ajuda a prejudicar a nossa humanidade.

2º Momento: Texto

3º Momento:

Reflita sobre essas mudanças na sociedade e deixa sua opinião nos comentários.

  1. Na sua opinião, o que destrói uma sociedade?

O que você faria para ajudar mudar a humanidade.

Projeto de Vida

Nosso tema de hoje são
AS NOSSAS COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

NA aula anterior nós refletimos um pouco sobre
EU, MINHA FAMÍLIA E A ESCOLA/COMUNIDADE.

HOJE nós vamos perceber como eu me comporto perante essa SOCIEDADE.
Quais são os meus valores, as minhas competências de atuação e contribuição como cidadão crítico e atuante de uma sociedade em constante evolução.

O MUNDO está cada vez mais tecnológico. A tecnologia está em todos os lugares e classes sociais, mesmo que seja ainda entendida como algum benefícios de classes favorecidas, o que não é. Ela é uma necessidade e não luxo de consumo de poucos, como bem patrimonial.
A nossa busca ê desenvolver nos estudantes, cidadãos de valores, boa postura e conduta, que valorize sua origem, sua
comunidade, sua escola e através dessa valorização, permitir construir nele um cidadão ativo e mediador de conhecimentos.
Um cidadão de competências socioemocionais.

Pensando na aula anterior e refletindo sobre o tema de hoje, já focado nos conteúdos de hoje do Centro de Midia, responda algumas perguntas, pesquisando com o celular, se necessário for.

  1. O que você entendo como competências?
    Resposta:
  2. O que você acha que significa a palavra socioemocionais?
    Resposta:
  3. Como ela pode afetar ou favorecer uma sociedade?
    Resposta:
  4. Quais os temas que você sugere de estudo para melhor compreensão?
    Resposta:
  5. Quais são as tecnologias que podemos usufruir para acrescentar conhecimentos sobre esse tema?
    Resposta:
  6. Pensando em valores, responsabilidades, compromisso mútuo, o que você tem feito para valorizar a sua escola?
    Resposta:
  7. Quais ações podemos focar para resgatar os nossos valores de relação, professor/aluno?
    Resposta:
  8. Você acha que a tecnologia tem prejudicado o diálogo nos grupos?
    Respostas:
  9. Quantas horas por dia você conversa com alguém corpo a corpo?
    Resposta:
  10. Quantas horas por dia você fica com o celular nas mãos?
    Resposta:
  11. Como você tem reagido perante essa pandemia? O que tem feito?
    Resposta:
  12. O que vai mudar na sua vida quando as aulas retornarem?
    Resposta:
  13. Você tem encaminhado as atividades para professora?
    Resposta:
  14. Se não tem. Justifique.
    Resposta:
  15. Como você acha que ela se sente perante a sua postura?
    Resposta:

Pense bem, aproveite o tempo para estudar, curtir sua família e se tornar uma pessoa mais presente na vida de todos. Você é muito importante para todos nós. Tenho muito orgulho de ser a sua professora .
Se cuida! Saudades

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: