Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora

ROTEIRO DE ATIVIDADES DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS 9º ANO

MATEMÁTICA

ATIVIDADES PROPOSTAS

  1. Ler a explicação contida no roteiro.
  2. Escrever no caderno o que se pede no final do roteiro.
  3. Acessar o formulário com as questões, será disponibilizado no Facebook e Blog da escola.
Canais de Comunicação:Professora Anne (9.º A e 9.º B) E-mail:  annepaim@prof.educacao.sp.gov.br Classroom (código do 9.º A: latrj7w / código do 9.º B: ljranvv ) Atendimento pelo chat do CMSP (9.º A: terça-feira das 9h às 11h / 9.º B: sexta-feira das 9h às 11h) Professora Angela, 9.º C: E-mail: angelaprodrigues@prof.educacao.sp.gov.br Classroom (código do 9.º C: mwryszf) Atendimento pelo chat do CMSP (9.º C: quarta-feira das 8h às 9h45)

Olá, pessoal. Nessa semana vocês estudarão a respeito das relações métricas no triângulo retângulo e, também, de um importante teorema: Teorema de Pitágoras. A propósito, vocês sabem quem foi Pitágoras? Vou dar um spoiler: Pitágoras foi um filósofo, matemático, astrônomo e músico grego pré-socrático (tudo isso!). Quer saber mais sobre esse importante pensador? Clique no link

Primeiramente, não se esqueçam de assistir às aulas do CMSP, pelo aplicativo, ou pelo canal TV Educação, ou pelo Facebook, ou pelo Youtube!!! Vocês podem acessar às aulas de Matemática do Centro de Mídias por meio do canal do 9.º ano. É só clicar no link!

Vocês sabem o que é um triângulo retângulo?

Um triângulo retângulo é um triângulo em que um dos ângulos é reto, ou seja, um dos ângulos é de 90°.

É comum no lugar do ângulo de 90° indicarmos ele com um quadrado, geralmente com um ponto dentro do quadrado.

O tema da aula de hoje só pode ser aplicado a este tipo de triângulo.

Vamos iniciar conhecendo o Teorema de Pitágoras:

“O quadrado da medida da hipotenusa é igual à soma dos quadrados das medidas dos catetos.”

Observe o triângulo retângulo para ficar mais fácil de entender o Teorema.

A medida da hipotenusa chamamos de “a”, e as medidas dos catetos de “b” e “c”.

Então, a² = b² + c²

Observe a verificação geométrica do Teorema de Pitágoras:

Podemos enunciar o Teorema de Pitágoras também da seguinte forma:

Em qualquer triângulo retângulo, a área do quadrado cujo lado é a hipotenusa é igual à soma das áreas dos quadrados que têm como lados cada um dos catetos.

Veja também a demonstração do teorema de Pitágoras por meio de um experimento: https://www.youtube.com/watch?v=UulXgcaRIEI&list=PL51tPgscLWaA5JRB_oc4xk7JKcxNfLPX8

Vamos resolver um exercício juntos para entender a aplicação do Teorema de Pitágoras!

Atividade 1 – Determine a medida do elemento desconhecido nos triângulos retângulos.

Assista ao vídeo para mais explicações sobre as Relações métricas no triângulo retângulo: https://www.youtube.com/watch?v=a6ABh1Q_KYk

Vamos resolver juntos duas atividades do caderno do aluno, volume 3, página 68.

Atividade 2 – Uma situação muito usual do Teorema de Pitágoras é feita pelos pedreiros. Um pedreiro, para construir um ângulo reto com duas paredes, marca 30 cm e 40 cm em duas linhas laterais (onde farão a paredes) que se interceptam. Depois, unem esses dois pontos para encontrarem uma medida equivalente a 50 cm, assim, os pedreiros conseguem um ângulo reto. Na linguagem desses profissionais, tal procedimento é chamado de “deixar no esquadro”. Nessa situação, como é possível afirmar que o ângulo que será formado entre as duas paredes é um ângulo reto?

Questões para serem feitas na semana do dia 17/08/2020 ao dia 21/08/2020:

https://forms.gle/38G6jDT6sYzkasjH6

Para a próxima semana, tenha este roteiro em mãos para resolver as atividades propostas.

Você pode tirar dúvidas pelo aplicativo CMSP, em turmas. Ou utilizando a sala do Classroom. Ou ainda por e-mail.

CIÊNCIAS

Prezado aluno(a), o roteiro a seguir é para ajudá-lo a continuar sua rotina de estudos dentro do conteúdo de Ciências. O assunto abordado neste período é fundamentos básicos em química dentro do tema ‘Átomos e moléculas’, ampliando o tema abordado no Centro de Mídias SP (CMSP) em 12/06.

Então, vamos começar mais um dia de atividades?

Para recordar a aula assistida do dia 12/06 no CMSP, acessa o link aí:

https://youtu.be/zWs0HfFUE0U

ONDAS ELETROMAGNÉTICAS E SUAS APLICAÇÕES

Você já deve ter ouvido falar em ondas, se já foi à praia ou se já esteve em algum lago aquelas vibrações que a água faz quando jogamos uma pedra dentro dele, são um tipo de onda.

De forma bem genérica, uma onda é uma oscilação ou perturbação que se propaga no espaço, carregando energia, mas sem transporte de matéria.

O sacudir de uma corda o vai e vem das marés, são um padrão vibratório de uma onda. Mas existem outros que não são visíveis, mas também constituem um tipo de onda, como por exemplo, o som! As ondas são classificadas de dois modos: as Mecânicas e as Eletromagnéticas.

USO DAS ONDAS DE RÁDIO FREQUENCIA

Embora se empregue a palavra rádio, as transmissões de televisão, rádio e telefonia móvel estão incluídas nesta classe de emissões de radiofrequência Artificialmente, as ondas de rádio podem ser geradas para rádios amadores, radiodifusão (rádio e televisão), telefones celulares, radar e outros sistemas de navegação, comunicação via satélite, redes de computadores e em inúmeras outras aplicações.

Como a transmissão de rádio funciona: Pela imagem abaixo podemos perceber que as antenas de rádio estão localizadas nos pontos mais altos da cidade para garantir que o sinal chegue ao maior número de casas possível. O emissor produz as ondas que são captadas pelas antenas dos receptores nas residências. Os aparelhos de rádio possuem um dispositivo chamado de ressonador, que é configurado para ressonar em uma frequência em particular (uma estação de rádio), de modo a amplificar os sinais de rádio em tal frequência, e ignorar os demais sinais.

APLICAÇÕES DO NOSSO DIA-A-DIA

Telefones Celulares

Os celulares operam na faixa das ondas de rádio ou radiofrequência e o sistema de funcionamento é formado por componentes que permitem a transmissão do sinal bem como a recepção dele. Um desses componentes é a ERB (Estação de Rádio Base) que encaminha as ligações para a Central de Comutação e Controle (CCC) que é uma espécie de “cérebro do sistema”. 

Quando o telefone celular é usado para originar ou receber chamadas ou para utilizar outros serviços de comunicação, o contato com sua operadora é feito mediante o envio e a recepção de ondas eletromagnéticas para a antena da estação rádio-base (ERB). Esses sinais são recebidos pela ERB e encaminhados para a central de comutação e controle (CCC) da operadora, cuja função é encaminhar as ligações para outras centrais, sejam elas operadoras de telefones fixos ou móveis, completando as ligações.

Para saber um pouco mais, se possível acesse: https://youtu.be/FYArBYl9V6o

Após a leitura do texto de apoio realize, quando disponível, a avaliação.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: