Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora

ROTEIRO DE ATIVIDADES DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS 6º ANO

MATEMÁTICA

PLANTÃO: CENTRO DE MÍDIAS, GOOGLE CLASSROOM , app tarde, 3ª.feira das 13 às 14h30
denysmatematica@gmail.com
DÚVIDAS
(AAP),inclui dúvidas, além do Centro de Mídias, que é grátis o acesso)

CIÊNCIAS

Canais de Comunicação: Atendimento chat do CMSP.

ATIVIDADES PROPOSTAS

  1. Leitura da explicação.
  2. Leitura dos exercícios.
  3. Realização dos exercícios propostos.

1º Momento: Nós já aprendemos que nosso corpo é formado por vários sistemas. Hoje vamos aprender sobre nossa visão. Como você acha que nós conseguimos enxergar?

2º Momento:

Texto: Nossa Visão

A visão é um sentido extremamente importante, pois nos possibilita ver todas as coisas ao nosso redor, diferenciar cores, ver as maravilhas da natureza e até mesmo ler este texto. Os nossos olhos são o órgão responsável por possibilitar o recebimento dessas mensagens.

O olho é composto por diversas partes, entre elas a córnea, o humor aquoso, a lente (antigo cristalino), o humor vítreo, pupila e a retina. Além disso, temos músculos e nervos que possibilitam a movimentação dos olhos e a transmissão de sinais ao cérebro, respectivamente.

Chamamos de córnea uma camada transparente que recobre o olho na sua porção anterior. Já a lente é a parte do olho responsável por deixar a imagem luminosa mais nítida. Na porção anterior da lente há uma membrana colorida que recebe o nome de íris (parte colorida do olho). Ela é responsável por controlar o tamanho da pupila, uma pequena abertura que permite a entrada de luz no globo ocular. Banhando o cristalino, a íris e a pupila, há um líquido chamado de humor aquoso. O restante do olho é banhado pelo humor vítreo.

Na parte interna do olho há a retina e é nela que estão localizadas as células que captam as informações luminosas. Chamamos essas células sensoriais de fotorreceptoras e elas podem ser de dois tipos: os cones e os bastonetes. Os cones estão relacionados com a percepção das cores, enquanto os bastonetes estão mais relacionados à captação de luminosidade.

Esquema mostrando a estrutura do olho e detalhe da retina
Esquema mostrando a estrutura do olho e detalhe da retina

Em locais mais escuros apenas os bastonetes entram em ação, esse é o motivo pelo qual não conseguimos distinguir as cores em locais pouco iluminados. Com o aumento da luminosidade, os cones começam a ser estimulados e conseguimos perceber as cores dos objetos. Existe um ponto na retina onde não são encontrados nem cones nem bastonetes, essa região é chamada de ponto cego.

Para percebermos as mensagens luminosas e transformá-las em imagens, a luz segue alguns caminhos. Primeiramente ela penetra no olho através da pupila. Depois atravessa o humor aquoso até chegar à lente. Ela então se projeta na retina, onde é transmitida para o nervo óptico. O impulso nervoso segue para o cérebro e lá é interpretado.

É importante percebermos que a nossa visão acontece através de um trabalho em conjunto dos nossos olhos com o nosso sistema nervoso. Nossos olhos têm a função de captar a luz, criar uma mensagem e enviar ela ao nosso cérebro. É no nosso cérebro que essa mensagem vai ser interpretada e formará a imagem que enxergamos. 

Algumas doenças acometem a visão do ser humano, entre elas, podemos citar: a hipermetropia, a miopia, o astigmatismo, o glaucoma e a catarata. A hipermetropia caracteriza-se pela dificuldade de enxergar de perto, já na miopia a dificuldade está em enxergar objetos de longe. O astigmatismo dificulta a focagem de objetos em algumas direções. O glaucoma é uma condição em que há o aumento da pressão do olho, podendo levar à cegueira. Já a catarata caracteriza-se pela opacidade da lente.

Publicidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: