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ROTEIRO DE ATIVIDADES DE LÍNGUA PORTUGUESA E GEOGRAFIA 9º ANO

LÍNGUA PORTUGUESA

  1. Reflexão sobre o tema.
  2. Leitura da explicação.
  3. Realização dos exercícios propostos.

e-mails, classroom, atendimento chat do CMSP

Canais de Comunicação:

Revisando as aulas anteriores, observaremos o uso das conjunções em textos

As Orações Coordenadas são orações independentes, ou seja, não há relação sintática entre elas.

As principais conjunções coordenativas são:

– “e”, “nem”, “mas também” – expressam ideia de  adição

– “porque”, “pois” – expressam explicação

– “por isso”, “portanto” – expressam conclusão

– “mas”, “porém”, “todavia” – expressam oposição ou adversidade

– “ou”, “ora” – expressam alternância

Exercícios

1.       Leia o texto abaixo retirado de um blog e responda o que se pede:

SURTO DE DIARREIA PREOCUPA POPULAÇÃO DA CIDADE DE REMÍGIO E ESPERANÇA-PB

A população de Remígio e Esperança, no Agreste paraibano, enfrenta um surto de diarreia que se intensificou nesta terça-feira. Desde o último domingo (02), foi registrado com auxílio de uma pequena enquete nesta rede social, mais de 100 casos. A baixa qualidade da água consumida pela grande maioria da população seria a causa dessa alta incidência de diarreia. As cidades são abastecidas pela barragem de Vaca Brava, por poços artesianos e cisternas construídos, principalmente, na zona rural. O fato é que nos três casos a água pode estar

contaminada por coliformes fecais e é imprópria para o consumo humano resultando nesse surto. A população consome a água sem tratamento e mesmo recebendo gratuitamente o hipoclorito (substância para tratamento da água). Isso acaba comprometendo a qualidade da água e a saúde da população. A situação de surto de diarreia já está sendo registradas em cinco estados brasileiros, (Alagoas, Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco e Paraíba). Na Paraíba ainda não se sabe o número de municípios atingidos pelo surto, espera-se que a atenção básica, vigilância epidemiológica, sanitária e ambiental trabalhem em conjunto, para tentar prevenir, diagnosticar precocemente e tratar adequadamente todos os casos.

Fonte: Por: Rodolpho Raphael – Via: Facebook/ANDRADE NOTICIAS

a)   Qual o objetivo principal deste texto?

b)   Segundo o texto, qual cidade registrou mais de 80 casos de diarreia?

c)    De acordo com o texto, qual a causa de tantos casos de diarreia na cidade?

d)   Quais estados brasileiros esse surto de diarreia está sendo registrado?

e)   De onde foi retirada esta notícia?

2.    Leia cada frase e diga o sentido que cada conjunção sublinhada dá às frases:

a)  Não fales sem pensar e não terás de arrepender-te.

b)  Todos prometeram ajudar; muitos, porém, não cumpriram a promessa.

c)  Ela não só foi recebê-lo no aeroporto, mas também se prontificou a mostrar-lhe a cidade.

d)  Vamos embora, porque o filme está muito chato.

e)  Você leu as cláusulas do contrato; não reclame, pois, das dificuldades que surgirem.

3.     Leia cada frase e diga o sentido que cada conjunção sublinhada dá às frases:

a)   As crianças, entusiasmadas, ora corria pelo quinta, ora entravam pelos corredores.

b)  Analisamos o projeto com muita atenção, portanto estamos aptos a executá-lo.

c)  O regulamento era bastante claro a esse respeito; no entanto, muitas pessoas teimavam em fingir que não sabiam de nada.

d)    Este diploma poderá facilitar teu ingresso na firma; contudo, não penses que o trabalho será sempre fácil.

e)    Quando o velho professor entrou, as autoridades levantaram-se e aplaudiram-no.

4.    Ligue as frases no exercício abaixo usando as conjunções dadas. Observe o sentido pedido em cada uma delas:

e,  mas, então, pois, ou

a)    Ele era o artilheiro do time. Ele não marcou nenhum gol no campeonato. (adversativa)

b) Ouvimos um ruído. Havia gente nos fundos da casa. (conclusiva)

c) Devolva-me o livro. Estou precisando dele. (explicativa)


d) Ele saiu. Eu cheguei. (aditiva)


e) O dia está agradável. É impressão minha? (alternativa)

5.     Classifique as orações coordenadas conforme o código abaixo:

( 1 ) aditiva

( 2 adversativa

( 3) alternativa

( 4 ) explicativa

( 5 ) conclusiva

a) Gosto muito de dançar, pois faço “FORRÓ” desde pequenino. (   )

b) Recebeu a bola, driblou o adversário e chutou para o gol. (   )

c) Acendeu o “abajur”, guardou os chinelos mas não dormiu. (   )

d) Não se desespere porque estaremos a seu lado sempre. (   )

e) Ele estudou bastante; ou não passará no próximo vestibular. (   )

6.     Observe a imagem e marque a única alternativa correta:

a)    Esta imagem não possui nenhuma conjunção.

b)    Esta imagem possui uma conjunção aditiva.

c)    O texto tem uma conjunção adversativa, com valor de oposição.

d)     Esta imagem possui uma conjunção explicativa.

e)    O texto tem uma conjunção adversativa, com valor de alternância.

GEOGRAFIA

Os setores da economia na Europa, Ásia e Oceania.

Primeiro momento: Questão disparadora: Você gostaria de conhecer algum país que fica nesses continentes.

  1. Qual o nome do país que você gostaria de visitar
  2. O continente em que ele está localizado
  3. Por que você gostaria de visita-lo.

Segundo momento: Texto. Setores da economia.

Os setores da economia podem ser considerados estágios pelos quais os produtos (materiais ou imateriais) passam dentro do ciclo econômico do capitalismo.

Esse processo engloba as etapas de exploração dos recursos naturais, passando pela industrialização e preparo para o consumo, até a utilização propriamente dita.

A economia de uma nação é dividida entre os setores da economia. Isso vai de acordo com os recursos empregados e modos de produção envolvidos.

Podemos então separar a economia em três domínios distintos, a saber:

  • Setor Primário: a Extração de matérias primas, Agropecuária, Silvicultura.
  • Setor Secundário: a Indústria, Construção Civil.
  • Setor Terciário: Comércio, Serviços: 

Vale citar aqui que a ênfase muda de setor para setor, de acordo com o grau de desenvolvimento do país em questão. Ou seja, quanto maior a concentração econômica no segundo e terceiros setores, mais rico e desenvolvido este país será.

Setor Primário

O Setor Primário é o estágio em que se dá a produção a partir dos recursos naturais existentes para exploração.

Normalmente estão ligados a atividades de agricultura (lavoura permanente, lavoura temporária, horticultura, etc.), mineração, pesca e silvicultura, pecuária, extrativismo vegetal, caça e obtenção de outros produtos (renováveis ou não).

Enfim, neste setor da economia, as atividades econômicas irão obter o produto primário por meio de extração ou produção.

Note que, neste setor, o foco recai sobre a obtenção e fornecimento de matéria-prima para os outros setores. Apesar de ser fundamental, possui pouco valor agregado e não gera muitas riquezas aos países que exploram esta modalidade econômica.

Setor Secundário

O Setor Secundário da economia corresponde ao estágio em que as matérias primas são transformadas em produtos industrializados de alto valor agregado. Isso ocorre devido o emprego de altas tecnologias.

Portanto, é um setor de considerável riqueza e base para o desenvolvimento econômico dos países. Todavia, é também o responsável pela maior parte da poluição e degradação ambiental do Planeta.

Transformam as matérias primas em produtos prontos para o consumo ou em maquinários e ferramentas industriais. Dessa maneira, este setor alimenta a si próprio e ao setor terciário.

É justamente a indústria a atividade mais importante deste campo. Especialmente aquelas que purificam, processam e embalam a matéria prima, ou até mesmo aquelas que fornecem água, gás e eletricidade.

Os principais destaques desse ramo da economia estão na transformação de produtos e na construção civil.

Fazem parte deste setor, indústrias da divisão automobilística, alimentício, naval, aeronáutica, de tecnologia avançada, informática, etc.

Setor Terciário

O Setor Terciário é o campo da economia capitalista que mais cresce e há mais valor agregado, caracterizando-se pela inclusão comercial de tudo aquilo que não abarca os outros setores. É uma arena complexa e diversificada, onde o foco está nas relações interpessoais.

Este é também definido como o setor de comércio e prestação de serviços. Aqui é onde se dá a comercialização dos bens tangíveis e intangíveis (imateriais), como a oferta de serviços prestados as empresas ou a particulares.

Neste setor, apresenta-se um alto grau de valor agregado e desenvolvimento econômico, típico dos países desenvolvidos de primeiro mundo, os quais concentram suas atividades neste setor. Destas nações virão às grandes empresas como cadeias de supermercados e restaurantes.

Por outro lado, no Setor Terciário da economia, é requerida uma mão de obra muito mais qualificada e em grande número. Ela é o campo que mais contrata trabalhadores, muitas vezes na qualidade de profissionais liberais.

Vale destacar que este é o setor do comércio em geral, da venda de benefícios como educação, saúde segurança, transporte, da prestação de serviços bancários e turísticos, das empresas de telecomunicações, desenvolvimento de softwares, bem como as de pesquisa e desenvolvimento, reunindo uma gama interminável de ações para o setor.

Nos países de primeiro mundo e nos emergentes o terceiro setor é muito forte. Entretanto, podem surgir problemas de hipertrofia ligados ao crescimento desordenado e ao excesso de mão de obra qualificada.

Tabela: Destino das exportações brasileiras 2017.

CHINA21,8%
ESTADOS UNIDOS12,5%
JAPÃO2,4%
UNIÃO EUROPEIA16%
ARGENTINA8,1%
OUTROS39,2%

Fonte: Site toda matéria, CMSP.

Com relação aos setores econômicos da Europa, Ásia e Oceania, é assim que se dividem:

  • EUROPA

PRIMÁRIO: É o que menos contribui para a economia europeia. É composto pela agricultura e extrativismo, que absorvem cerca de 5% da força de trabalho.

SECUNDÁRIO: A indústria já foi mais forte, mas ainda tem grande importância, focada em bens de consumo.

TERCIÁRIO: É o setor que mais contribui para a economia europeia, típico de países desenvolvidos. Nesse setor, podemos citar os transportes, os bancos, os serviços de internet, o comércio, tanto interno como de importação e exportação e o turismo, que tem um grande peso nos ganhos desse setor.

  • ÁSIA

PRIMÁRIO: É muito forte no sul da Ásia, que é uma região muito pobre e depende muito do arroz, chá, algodão, trigo, juta, tabaco e outros. Há exceções a esse cenário, como Bangladesh, que é um dos maiores exportadores de produto têxtil no mundo, e Índia, segundo maior exportador de softwares no mundo, atrás apenas dos EUA.

SECUNDÁRIO: Está mais ligado aos produtos industrializados de alta tecnologia e também os de baixo valor agregado.

TERCIÁRIO: Empresas de comércio e  varejo, de telecomunicações, softwares e transportes.

  • OCEANIA

PRIMÁRIO: A agricultura na Oceania é predominantemente familiar e as principais exportações agrícolas são coco e derivados, além de cacau, especiarias e cana-de-açúcar. A extração de minério é muito forte, principalmente de cobre e ouro.

SECUNDÁRIO: Há uma forte indústria de base, focada em siderurgia, metalurgia e petróleo.

TERCIÁRIO: O turismo da Oceania é a principal fonte de renda das ilhas

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