Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora

ROTEIRO DE ATIVIDADES DE LÍNGUA PORTUGUESA E GEOGRAFIA 6º ANO

LÍNGUA PORTUGUESA

Olá!!!!! Td bem??? Vamos voltar às atividades???

Substantivos próprios: indicam seres, países, estados, sendo grafados com letra maiúscula, por exemplo: São Paulo, Brasil. Substantivos comuns: grafados com letra minúscula, designam seres da mesma espécie (animais, plantas, objetos), por exemplo as palavras: cidade, país.

Complete os espaços, somente com substantivo próprios:                       

1) …….. viajou para …….. com seu irmão……. e sua irmã……                       

 2) Minha melhor amiga é  a ………. e meu melhor amigo é o ………….       

3) Minha avó materna chama-se ……….. e meu avô materno chama-se………..       

 4) Minha avó paterna chama-se…….. e meu avô paterno chama-se ………. 

5) Minha prima…….. gosta de comer coxinha com Coca-Cola e meu primo ……… gosta de pizza com guaraná.

GEOGRAFIA

Primeiro momento : Questão disparadora: O que você sabe sobre o clima do Brasil?

Clima e tempo referem-se a mesma coisa ? Comente sua resposta?

Segundo momento : Texto : O tempo e o clima atmosférico

Na semana passada apresentamos a introdução as  coordenadas geográficas e essa semana estudaremos o tempo e o clima atmosférico. O que um assunto tem a ver com o outro? A  resposta é tudo… Porque todos os fenômenos climáticos acontece em algum lugar e dependendo da localização desse lugar os seja suas coordenadas geográficas , mais precisamente as latitudes, interferem muito no tipo de clima e nas ações do tempo. Como exemplo a floresta amazônica por estar próxima e ser cortada pela linha do equador é quente e úmida ou seja ali não vai nevar nunca, ou esperar que faça calor na Antártica que está longe da linha do equador abaixo do circulo polar antártico.

Alguns conceitos para ilustrar o texto .

Estação meteorológica: É um local onde são recolhidos dados para análise do tempo meteorológico. Encontram-se equipadas com instrumentos de medição e registro das variáveis meteorológicas / climáticas.

Pluviômetro  é um aparelho de meteorologia usado para recolher e medir, em milímetros lineares a quantidade de líquidos como chuvas ou sólidos  como neve , granizo precipitados durante um determinado tempo e local.

É comum ver o uso dos termos “tempo” e “clima” para designar um mesmo estado atmosférico. Tempo e clima são elementos que se complementam na descrição do ambiente atmosférico. Esses conceitos, porém, referem-se a condições diferentes do ambiente, e usá-los como sinônimos é um equívoco.

Diferença entre tempo e clima

Tempo é o estado momentâneo das condições atmosféricas ou meteorológicas de um dado lugar, em um determinado momento e está sujeito a variações. Quando alguém pergunta: “Como está o tempo hoje?”, pretende saber se está frio ou quente, seco ou úmido, chuvoso ou ensolarado. O tempo é, portanto, a condição atual da atmosfera, que pode mudar de um instante ao outro.

As variações de temperatura, umidade relativa do ar, pluviosidade são responsáveis pelo dinamismo das condições meteorológicas, portanto, do tempo. Essas variações podem ou não ser acentuadas, de acordo com a época do ano. Há meses em que as chuvas são mais constantes, outros em que não há chuvas. Há meses em que as temperaturas estão mais elevadas, e outros em que elas caem.

Principais elementos do tempo

→ Temperatura;

→ Umidade do ar;

→ Chuva;

→ Vento.


Clima é uma condição duradoura do ambiente atmosférico e equivale ao conjunto dos tipos de tempos mais comuns em um determinado lugar ao longo de um período de aproximadamente 30 anos. Representa, portanto, um padrão geral das condições meteorológicas (variações anuais de temperatura, umidade, pressão  atmosférica, ventos), que se alteram de acordo com as estações do ano. Quando alguém diz que Tocantins é um estado muito quente e seco, refere-se ao clima desse estado, que é tropical seco. Contudo, ao longo dos dias, Tocantins pode apresentar uma variedade de tempos.

Parque estadual do Jalapão, localizado no Tocantins, estado que apresenta clima tropical seco e temperaturas altas em quase todo o ano.

O clima é influenciado por elementos e fatores climáticos, que fazem com que a atmosfera tenha características distintas dependendo da localização no mundo. Por esse motivo, há vários tipos de climas.

Principais fatores do clima

→ Latitude;

→ Altitude;

→ Maritimidade e continentalidade;

→ Massas de ar;

→ Correntes marítimas;

→ Localização geográfica.

Principais elementos do clima

→ Radiação;

→ Temperatura;

→ Pressão atmosférica;

Embora tempo e clima sejam comumente usados para designar o mesmo estado atmosférico, são conceitos diferentes. Na próxima aula vamos continuar esse assunto explicando cada fator que interfere no clima.. até a próxima aula.

Publicidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: