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ROTEIRO DE ATIVIDADES DE INGLÊS E EDUCAÇÃO FÍSICA 9º ANO

INGLÊS

  1. Reflexão sobre experimentos
  2. Anote vocabulário novo em seu caderno
  3. Observe as palavras cognatas (aquelas que se parecem com o português)

Hello students! How are you? Espero que todos estejam bem!

Hoje começaremos a estudar os conteúdos do terceiro bimestre.

O que vem à sua cabeça quando você ouve a palavra EXPERIMENTOS?

Experimento pode ser definido como um procedimento realizado para apoiar ou validar uma hipótese; análise ou trabalho científico que tem por objetivo controlar um fenômeno físico.

Vamos reforçar seus conhecimentos sobre esse tema resolvendo exercícios em inglês.

Pegue seu caderno e anote o vocabulário abaixo. Ele vai ser útil para a compreensão do texto e resolução dos exercícios que serão dados na próxima aula.

Vocabulary

Below: abaixo

Done: feito

In order to: para, com a finalidade de

Learn: aprender

Something: algo, alguma coisa

If: se

Work: trabalhar, funcionar

Word: palavra

Choose: escolher

Answer: responder, resposta

First: primeiro, primeira

People: pessoas

Holding: segurando

Kind: tipo

See: ver

Used for: usados para

Find: encontrar

Better: melhor

Things: coisas

Spend: gastar, desperdiçar

Save: economizar

Wrong: errado

Which: qual, quais

At home: em casa

Made: feito

Only: somente

Hello students! How are you? Espero que todos estejam bem!

Para resolver a atividade de hoje, consulte o vocabulário que você anotou em seu caderno na semana passada.

Não se esqueça de considerar as palavras cognatas, ou seja, aquelas que são parecidas com a língua portuguesa. Existem várias palavras cognatas espalhadas pelos exercícios. Dessa maneira, o texto ficará muito mais fácil de se ler.  

EDUCAÇÃO FÍSICA

Canais de Comunicação:Professor Lucas: Google Classroom e Chat do CMSP (Segunda 8h -9h) Professor Gabriel: Gabriel.albano@gmail.com
1º Momento: Leitura das instruções – retomada da última aula
2º Momento: Leitura do texto
3º Momento: Consolidação da aprendizagem com as questões

Atividade:

Olá estudantes! Tudo bem com vocês? Hoje iniciaremos mais uma temática. Na aula da semana no CMSP foi abordado o basquetebol na sua dimensão de estratégia e tática.

Embora a estratégia e a tática pareçam importantes, não só nos esportes mas na própria vida, você sabe qual a diferença entre elas? Pense um pouco nisso.

Estratégia e tática

A estratégia consiste num plano mais amplo e completo com uma finalidade a ser atingida ao final de um processo. Quando traçamos uma meta, nos vem uma questão “O que fazer?” a resposta é o que conhecemos como estratégia.

Toda estratégia necessita de partes menores, mais fáceis de serem modificadas em razão das circunstâncias. Sempre depois do “o que fazer?” vem o “como fazer?”. A tática, é portanto, o conjunto das tarefas que irão garantir o cumprimento da estratégia posta a princípio.

Imaginemos, que o seu objetivo depois de concluir o 9º ano é passar no CTI ou na ETEC. Sua estratégia é estudar mais do que seus concorrentes. Todavia, isso não é suficiente? Você precisará de táticas para driblar a geladeira, a televisão, o celular, necessitará também de táticas para tirar as suas dúvidas que poderão ser: ter contato dos professores e de alunos dedicados, conhecer sites confiáveis que ensinam didaticamente os conteúdos, etc.

Antes de iniciarmos sobre o basquete, convém relembrar que esta modalidade é um esporte de invasão, como já trabalhado em sala de aula:

Os esportes de invasão são modalidades em que “as equipes tentam ocupar o setor da quadra/campo defendido pelo adversário para marcar pontos (gol, cesta, touchdown), ao mesmo tempo em que têm que proteger a própria meta. Esta categoria reúne um conjunto de esportes muito populares em diferentes partes do mundo (…)” (GONZÁLEZ, DARIDO E OLIVEIRA, 2014, p. 63)

Basquetebol: História e regras

Texto de Paula Rondinelli, publicado originalmente no site Brasil escola.

O basquetebol é um esporte altamente popular nos Estados Unidos. Aqui no Brasil, nós temos vários atletas de expressão que deixaram suas marcas não apenas aqui em nosso país, mas que também ficaram mundialmente conhecidos, como é o caso de Hortência, Paula, Janeth e Oscar Schmidt. Mas, infelizmente, esse esporte não tem aceitação popular em nosso país, de modo que sua prática se restringe às escolas e aos clubes, como ocorre com o handebol.

Afirma-se que o basquete foi criado em 1891 por James Naismith, um pastor presbiteriano que era professor de Educação Física na Associação Cristã de Moços (ACM) de Springfield, Massachusetts, nos Estados Unidos. Conta-se que um grupo de alunos, impedidos de praticarem esportes ao ar livre devido ao frio, pediu para que o professor criasse um jogo coletivo que pudesse ser praticado em locais fechados. Como resposta ao pedido, Naismith dividiu os alunos em dois times, combinou que os alunos só poderiam andar com a bola desde que a batessem no chão e definiu o objetivo: ganhava o jogo o time que acertasse mais vezes a bola ao cesto. Conta-se que no início, todas as vezes que a bola era acertada no cesto, precisavam pegá-la com o auxílio de uma escada. Só mais tarde alguém teve a ideia de cortar o fundo da cesta, fazendo com que a bola caísse de volta à quadra. As regras foram oficializadas, primeiro no próprio clube, no boletim da ACM em 1892, e mais tarde em 1932, com a fundação da Federação Internacional de Basquete Amador (FIBA).

Oficialmente, as medidas da quadra de basquete têm as dimensões de, no mínimo, 26m de comprimento por 14m de largura. As cestas devem ficar fixadas em estruturas a 3,05m de distância do chão e localizadas nas extremidades da quadra. As partidas têm a duração de quatro tempos de 10 minutos, com exceção do campeonato estadunidense (NBA), em que os tempos duram 12 minutos.

A marcação de pontos do basquetebol se difere dos outros esportes: no futebol, no handebol e no voleibol, qualquer marcação soma um ponto à equipe. Não é assim no basquete: arremessos feitos em situação de lances-livre valem um ponto; cestas em condições normais de jogo somam dois pontos; e, quando o arremesso é executado antes da linha situada a 6,2m da cesta, o time ganha três pontos (por isso, essa linha também é conhecida como linha dos três).

Como já foi dito, o jogador só pode andar com a bola, quicando-a (batendo-a no chão). Por isso, considera-se falta quando: a) o jogador der mais de dois passos sem bater a bola; b) segurá-la por mais de cinco segundos sem arremessá-la, seja para a cesta ou para outro jogador de sua equipe; c) ficar mais de três segundos dentro do garrafão ou tocar no braço e na mão de quem estiver com a bola.

Para finalizar, serão elencados a seguir os fundamentos do basquetebol:

– Jump: é um tipo de arremesso feito a partir de um salto. Isso ocorre para dificultar que o marcador impeça o lance;

– Bandeja: esse arremesso é executado correndo em direção à cesta;

– Rebotes: quando se erra um arremesso, há a oportunidade de reaver a bola para sua equipe: isso é chamado de rebote;

– Fintas: são os movimentos que os jogadores fazem com a bola, cujo objetivo é o de enganar o adversário.

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