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ROTEIRO DE ATIVIDADES DE INGLÊS E EDUCAÇÃO FÍSICA 8º ANO

INGLÊS

  1. Reflita sobre  o significado de Cuisine
  2. Anote vocabulário novo em seu caderno
  3. Observe e considere as palavras cognatas (aquelas que se parecem com o português)

Hello students! How are you? Espero que todos estejam bem!

A partir de hoje, começaremos a estudar os conteúdos do terceiro bimestre. O tema é CUISINE.

Podemos definir CUISINE como conjunto de pratos característicos de uma determinada região, especialidades de uma localidade ou país; arte e técnica de cozinhar, ou seja, a arte de confeccionar alimentos.

Se citarmos a Italian cuisine, com certeza você lembrará de pratos como massa ou pizza.

O que vem à sua cabeça quando o assunto é brazilian cuisine? Quais temperos e ingredientes a identificam?

As respostas virão nas próximas aulas.

Para iniciarmos, pegue seu caderno e anote o vocabulário abaixo. Ele vai ser útil para a compreensão do texto e resolução dos exercícios que serão dados na próxima aula.

Vocabulário para compreensão do texto:

Every: cada, toda, todo

Has: ter

Way: modo, maneira

Cuisine: cozinha

Food: comida

To notice: perceber

Scents: aroma

To Know: conhecer, saber

Say: dizer

Saying: ditado, provérbio

That way: assim, desse modo

World: mundo

Means of knowledge: meio de conhecimento

signs: sinais

Taste: gosto

Smell: cheiro

Flavors: sabores

Touches: toques

Vocabulário para compreensão das questões:

What: o que, qual

Mean: significar

Point of view: ponto de vista

How: Como

Can: poder

According to: de acordo com

Through: através de

Country: país

Learn about: aprender sobre

Place: lugar

This: essa, esse

Word: palavra

As: como

Play: peça de teatro

EDUCAÇÃO FÍSICA

1º Momento: Relembrar a última aula do CMSP
2º Momento: Ler o texto
3º Momento: Refletir sobre o texto e responder às questões
Canais de Comunicação:Professor Lucas: Google Classroom e Chat do CMSP (Segunda 7h -7:50h) Professor Cléber: Facebook da unidade escolar e chat do CMSP (Terça às 9h -9:45)

Atividade:

Olá queridos estudantes! Como visto na última aula do CMSP o tema foi Ginástica de Conscientização Corporal. Vocês lembram bem do que se trata? Hoje, vamos nos aprofundar no assunto com a leitura de um texto. Antes de mais nada é necessário compreender o que é a conscientização corporal. Quando falamos em consciência logo nos lembramos de nossa mente, nos dizendo o que fazer, o que pensar. Mas o corpo também tem consciência? Vejamos.

O que é consciência corporal?

Consciência corporal é a capacidade de uma pessoa em conhecer o seu próprio corpo, como ele funciona e quais são suas limitações e condições físicas, tanto interna como externamente. Esse conceito envolve também o reconhecimento de sinais que o organismo emite em momentos de alerta, para compreender qual a maneira mais correta de realizar um movimento para evitar dores e lesões. Quando a estrutura física é agredida de forma repetitiva e por um longo período, ela reage mostrando que algo está errado, momento no qual surgem dores, incômodos, doenças e cansaço excessivo. Saber decifrar esses sinais, e, melhor do que isso, agir de forma que eles não ocorram, é ter o pleno conhecimento do corpo. Portanto, consciência corporal é sinônimo de utilizar o corpo como meio de comunicação consigo mesmo e com o ambiente.

Quais seus efeitos no dia a dia?

Como mencionado, a consciência corporal ajuda a reconhecer e identificar os processos diretamente ligados aos movimentos corporais, tanto internos como externos. Logo, ela auxilia na correção dos erros cometidos no dia a dia e gera melhorias nas habilidades e condições físicas do indivíduo. Considerando que muitas doenças surgem pelo fato de o corpo ser exposto a condições extremas e frequentes, como ter que aguentar mais peso, ritmo e intensidade do que é capaz, a consciência corporal é uma ótima maneira de preveni-las. Ao conhecer os limites do corpo, você aumenta a sua capacidade de autoconhecimento, sabe como executar os movimentos e a hora certa de parar, o que evita essas patologias.

Doenças prevenidas pela consciência corporal

Pelo menos uma vez na vida, você já deve ter sentido na pele alguma lesão ou dor muscular e achou que isso foi apenas decorrência do acaso. O que você não sabe é que a grande maioria dessas condições pode ser evitada por meio da consciência corporal. Ter esse tipo de conhecimento é muito importante para que, na hora de se exercitar ou fazer qualquer outro movimento comum da rotina, nenhum problema para a sua saúde seja gerado. Entre os problemas mais comuns que podem ser prevenidos com a consciência corporal, estão as dores musculares e articulares, seja devido a um estiramento, seja em razão de uma má postura. As dores crônicas também entram nessa lista, como a artrite e a fibromialgia, pois, conhecendo o próprio corpo, o indivíduo consegue evitar ações que desencadeiam o problema.

Com a habilidade de conhecer os seus limites e escutar os sinais do seu corpo, entender quais músculos estão sendo utilizados e a postura ideal para desempenhar uma ação fica muito mais fácil. Assim, você utilizará o seu corpo de forma inteligente e cuidadosa, colocando sempre o seu bem-estar em primeiro lugar.

Quais exercícios auxiliam na consciência corporal?

Engana-se quem pensa que atingir a consciência corporal é algo distante e difícil de ser alcançado. Na verdade, todos os movimentos do seu dia a dia podem ser observados para alcançar esse propósito. Por exemplo, a maneira como você senta durante horas no trabalho ou a postura que exerce durante a maior parte do dia podem servir como exercícios para avaliar os incômodos que surgem no corpo.

Uma dica é ficar sentado sempre com um apoio nos pés — uma caixa de sapatos é uma ótima aliada, caso você não alcance o chão. Assim, seus joelhos e quadris ficam alinhados, o que evita dores após levantar. Para quem fica muito tempo em pé, o segredo é mudar a perna de apoio, para que ela não fique sobrecarregada. Caminhar um pouco também ajuda.

Além disso, tenha em mente que exercícios simples, como a musculação, podem servir de instrumento para ampliar sua observação sob o corpo. Vale destacar que levar uma vida sedentária é outro fator de risco para o desenvolvimento de dores, incômodos e doenças.

Durante os exercícios, verifique se você não está levantando errado durante um agachamento ou colocando muita força no pescoço enquanto faz um abdominal para não ficar com dores na coluna. Exagerar nos pesos na musculação, mesmo quando o seu corpo está preparado para isso, não é algo recomendado. Isso pode sobrecarregar os seus músculos, forçando a flexibilidade além do que as suas articulações permitem, fazendo com que as chances de uma distensão muscular se multipliquem.

Um dos mais importantes passos do processo para adquirir consciência corporal é prestar atenção na respiração, ou seja, no movimento dos músculos durante a inspiração e a expiração. Assim como respirar profundamente pode ajudar a relaxar e a acalmar, a alta frequência respiratória pode indicar momentos de estresse e ansiedade. Observar esses pontos traz mais compreensão para o que está acontecendo no seu organismo.

A concentração também é outro ponto muito importante, já que se manter no momento presente é fundamental para desenvolver a consciência corporal. Sempre que possível, todo e qualquer movimento deve ser executado com o máximo de atenção no que se está fazendo. Portanto, evite ficar com a sua mente vagando entre as responsabilidades e problemas da rotina enquanto estiver praticando um exercício — isso atrapalha todo o seu processo de evolução.

Por fim, destacamos a ginástica holística como atividade que favorece, de maneira notável, o conhecimento adequado do corpo e da imagem corporal.

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