INGLÊS
- Reflita sobre a defesa civil: o que é e para que serve?
- Anote vocabulário novo em seu caderno
- Observe as palavras cognatas (aquelas que se parecem com o português)
Hello students! How are you? Espero que todos estejam bem!
Começaremos a estudar os conteúdos do terceiro bimestre.
Você já deve ter ouvido falar sobre a Defesa Civil. Você sabe dizer como e quando esse órgão atua? Qual é a importância desse órgão na vida da nossa população?
Vamos reforçar nossos conhecimentos a respeito desse assunto lendo um pequeno texto em inglês.
Pegue seu caderno e anote o vocabulário abaixo. Ele vai ser útil para a compreensão do texto e resolução dos exercícios que serão dados na próxima aula.
Vocabulário para compreensão do texto:
Management: gestão, gerência, administração
Whole: inteiro, inteira
Self-defense: auto-defesa
Mitigation: mitigação (alívio, amenização, suavização)
Recovery: recuperação
Aimed: destinado
Among: entre
Measures: medidas
Update: atualizar
Predict: prever
Budgetary: orçamentária
Resource: fonte
Provide: providenciar, proporcionar, dar
Supplies: fornecimento, abastecimento, suprimentos
Decree: decreto
Vocabulário para compreensão das cinco questões:
What: Qual ,o que
Action: ação
According to: de acordo com
Taken: tomada (s)
That: que
Give: dar
People: pessoas
New: novo, nova
The best: o melhor, a melhor
In order to: para, a fim de (com a finalidade de)
Damage: dano, prejuízo
Before: antes
After: depois
Dangerous : perigoso, perigosa
EDUCAÇÃO FÍSICA
- Leitura do texto.
- Leitura dos exercícios.
- Realização dos exercícios propostos.
Canais de Comunicação: | Facebook da unidade escolar. Atendimento chat no CMSP toda terça-feira: 7A: 07:30 – 08:15 7B: 08:15 – 09:00 |
- Introdução (10min)
Na atividade anterior verificamos alguns dados sobre a prática de atividade física e alguns benefícios da Ginástica de Condicionamento Físico. Nessa aula, você começará aprender sobre os Esportes “técnico combinatório” (modalidade: Ginástica Rítmica) e sobre os “de precisão” (modalidades: Bocha e Boliche).
Lembre-se que deve seguir as orientações dos professores nos roteiros de estudos e assistir as aulas do Centro de Mídias para construir e ampliar seus conhecimentos. Se organize para fazer as atividades e manter-se sempre em dia com os estudos. É importante que participe dos Chats da sua turma no CMSP para trocar ideias, fazer perguntas, ajudar e pedir ajuda aos colegas, isso favorece seu desenvolvimento.
Bons estudos!
Para começar, reflita sobre as questões abaixo:
- O que você entende sobre esportes técnico combinatório? Você conhece a Ginástica Rítmica?
- O que você entende sobre esportes de precisão? Você conhece a bocha e o boliche?
- Após a reflexão inicial, leia o texto abaixo para entender o que são esportes técnico combinatório e de precisão. A seguir, realize o exercício para auxiliar seu aprendizado. (15min)
Esportes técnico combinatório e de precisão
Quando falamos em Esporte sempre pensamos em modalidades que se caracterizam pelo confronto e disputa, ou em esportes que predominam em nosso país, como o futebol. Agora, você terá a oportunidade de aprender sobre o esporte técnico combinatório GR (Ginástica Rítmica) e de precisão (Bocha e Boliche). Para isso, é importante que você conheça melhor suas definições:
- Técnico combinatório: Reúne modalidades onde há a comparação de desempenho de acordo com a dimensão estética e acrobática do movimento, obedecendo a determinados padrões ou critérios, como: ginástica artística, ginástica rítmica, saltos ornamentais, etc.
- Precisão: Conjunto de modalidades que se caracterizam por arremessar/lançar um objeto, procurando acertar um alvo específico, estático ou em movimento, comparando-se o número de tentativas empreendidas, a pontuação estabelecida em cada tentativa (maior ou menor do que o do adversário), ou a proximidade do objeto arremessado ao alvo (mais perto ou mais longe do que o adversário conseguiu deixar), como nos seguintes exemplos: bocha, curling, tiro esportivo, boliche etc.
- Relacione o esporte de acordo com sua característica. Realize a atividade proposta no seu caderno que deverá ser mostrado futuramente ao professor. (15min)
- (A) Técnico combinatório (B) Precisão

- Agora que você já sabe que a Ginástica Rítmica faz parte dos Esportes Técnico combinatórios, vamos explorar alguns conhecimentos adquiridos acerca desta prática orporal ao longo de sua vivência escolar e/ou na comunidade. Para isso, você deverá registrar em seu caderno as respostas de acordo com as questões a seguir: (15min)
- Você já praticou algum tipo de ginástica anteriormente? Qual?
- Em quais locais você praticou as modalidades de ginástica?
- Em algum momento da sua vida você realizou movimentos envolvendo: equilíbrio, saltos, giros, acrobacias, com ou sem o uso de materiais?
- Você já experimentou alguma vivência coreográfica? Explique.
- Você já retomou suas experiências referente a ginástica. Nesse momento, propomos um texto para auxiliar sua compreensão sobre Ginástica Rítmica. (20min)
Ginástica Rítmica
A Ginástica Rítmica (G.R.) é um esporte com muitas possibilidades, pois possui movimentos corporais que combinam elementos do balé clássico. São realizados com harmonia e leveza, e devem ser coordenados com o manejo dos aparelhos próprios deste esporte. Seus gestos são realizados em consonância ao ritmo de uma música. Seus elementos são: corda, arco, bola, maças e fitas.
Surgiu na década de 1930, na Alemanha, quando o músico e também professor de Educação Física Heinrich Medau introduziu a bola, o arco e as maças no esporte enfatizando seu uso e a interação dos aparelhos com o corpo. Sua intenção era suavizar os movimentos para exaltar a feminilidade das ginastas.
Em seu histórico, já foi chamado de Ginástica Moderna, posteriormente de Ginástica Rítmica Moderna, de Ginástica Rítmica Desportiva, até finalmente ser reduzido para Ginástica Rítmica em 2003. Chegou ao Brasil na década de 50 quando a professora Ilona Peuker veio ministrar cursos no Rio de Janeiro e onde criou o primeiro grupo de ginástica rítmica brasileiro.
As competições ocorrem nas modalidades individuais e no conjunto (cinco ginastas) e o local que ocorre a apresentação é chamado tablado. Os maiores eventos da GRD são os Jogos Olímpicos e o Campeonato Mundial.
Caso a ginasta cometa uma falta, como punição será descontado pontos da sua nota de apresentação. Algumas faltas da G.R. são: sair da área do tablado, derrubar o aparelho, atleta cair, encerrar apresentação depois que a música já terminou, etc.

- Utilize as informações do texto e as aulas do Centro de Mídias para responder as questões a seguir no seu caderno que deverá ser mostrado futuramente ao professor. (15min)
- Cite os aparelhos utilizados na G.R.?
- Qual era a intenção do professor que criou a G.R.?
- Qual fato trouxe a G.R. para o Brasil?
- A apresentação do conjunto ocorre com quantas ginastas?
- Como é chamada a área de apresentação?

Quer saber mais sobre G.R.? Acesse o site do Comitê Olímpico do Brasil (COB). Disponível em: https://www.cbginastica.com.br/ginastica-ritmica