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ROTEIRO DE ATIVIDADES DE INGLÊS E EDUCAÇÃO FÍSICA 6º ANO

INGLÊS

  1. Reflita a respeito da palavra CÉLULA;
  2. Anote em seu caderno o vocabulário novo;
  3. Leia o texto prestando atenção nas palavras cognatas (aquelas que se parecem com o português);

Hello students! How are you? Espero que todos estejam bem!

Começaremos a estudar os conteúdos do terceiro bimestre.

O tema de hoje é CELLS (células, em português).

Tente lembrar daquilo que você já estudou nas aulas de Ciências. O que são células? Quantas células existem no ser humano? Em quantas partes cada célula é dividida?

Para confirmar suas respostas, leremos um pequeno texto a respeito desse assunto em inglês.

Pegue seu caderno e anote o vocabulário abaixo. Ele vai ser útil para a compreensão e resolução dos exercícios que serão dados na próxima aula.

Vocabulário para entender o texto:

All: todos, todas

Beings: seres

Living beings: seres vivos

Have: ter

Has: ter

The smallest: o menor, a menor

Body: corpo

That: que

Work: funcionar, trabalhar

Usually: geralmente

Can: poder, conseguir

Be seen: ser vista, ser visto

Small: pequeno, pequena

Main: principal

Can be: pode ser

Those: aqueles, aquelas

Do not: não

Core: núcleo

Surrounded by: cercado por

Nuclear envelope: membrana nuclear , envoltório nuclear

Vocabulário para entender as cinco questões:

What: o que, qual

Are: são, estão, é, está

How: como

We: nós

See: ver

How many: quantos, quantas

Compose: compõe

Body: corpo

According to: de acordo com

What kind: Qual tipo

Can be found: pode ser encontrado, pode ser encontrada

EDUCAÇÃO FÍSICA

  1. Leitura do texto.
  2. Leitura dos exercícios.
  3. Realização dos exercícios propostos.
Canais de Comunicação:Facebook da unidade escolar. Atendimento chat no CMSP toda terça-feira: 6A: 09:45 – 10:30             6B: 10:30 – 11:15
  1. Introdução (15min)

Na atividade anterior estudamos os diferentes momentos que formam uma sessão de atividade física (aquecimento, parte principal e relaxamento) e os tipos de condicionamento físico (aeróbico e anaeróbico). Nessa aula, identificaremos as capacidades físicas predominantes nas atividades realizadas nos bimestres anteriores.

Lembre-se que deve seguir as orientações dos professores nos roteiros de estudos e assistir as aulas do Centro de Mídias para construir e ampliar seus conhecimentos. Se organize para fazer as atividades e manter-se sempre em dia com os estudos. É importante que participe dos Chats da sua turma no CMSP para trocar ideias, fazer perguntas, ajudar e pedir ajuda aos colegas, isso favorece seu desenvolvimento.

Bons estudos!

            Para começar, reflita sobre as questões abaixo:

  • O que são Capacidades Físicas?
  • Quais são as cinco capacidades físicas que estudamos nas aulas anteriores?
  • Após a reflexão, recordaremos agora o conceito e os tipos de capacidades físicas já estudadas. Leia o texto abaixo e a seguir responda as questões para auxiliar seu aprendizado. (25min)

Capacidades Físicas

Capacidades físicas são atributos físicos do ser humano, são diferentes para cada indivíduo e podem ser modificadas, necessitando de ações (exercícios) que as estimulem para que ocorra seu desenvolvimento.

Realizar atividade física regularmente (pelo menos 03 vezes na semana) melhora o nível das capacidades físicas. Contudo, cada tipo de exercício traz benefícios para uma capacidade física específica, por exemplo: fazer alongamentos melhora a flexibilidade e musculação melhora a força.

Tipos de capacidades físicas:

  • Agilidade: É a capacidade de executar movimentos rápidos com mudança de direção. Por exemplo, as fintas nos esportes coletivos, zigue-zague e as coreografias na dança.
  • Flexibilidade: É a capacidade de realizar movimentos com amplitude adequada, como nos alongamentos e contorcionista do circo.
  • Força: É a capacidade de vencer uma resistência por meio de ações musculares, como empurrar ou pegar algo.
  • Resistência: É a capacidade de permanecer o maior tempo possível em uma atividade sem fadiga, sem perder qualidade do movimento. Por exemplo, atletas nas corridas de longas distâncias.
  • Velocidade: É a capacidade de executar movimentos no menor tempo possível, como em uma corrida de curta distância em alta velocidade.
  • Nesse momento, iremos relacionar as capacidades físicas com as atividades estudadas nos bimestres anteriores. Utilize as informações do texto e as aulas do Centro de Mídias e responda as questões no seu caderno que deverá ser mostrado futuramente ao professor. (50min)
  1. Identifique qual é a capacidade física predominante no momento citado em uma partida de handebol:
  1. Arremesso ao gol:
  2. Finta (passar com a bola pelo adversário):
  3. Contra-ataque:
  4. Quais capacidades físicas não foram citadas acima?
  1. Identifique a capacidade física predominante em alguns momentos específicos do atletismo:
  1. Tiro de 100 m:
  2. Maratona (corrida longa distância):
  3. Lançamento de disco:
  4. Arremesso de peso:
  5. Quais capacidades físicas não foram citadas acima?
  1. Já vimos que realizar exercícios físicos regularmente melhora o nível das capacidades físicas e que cada tipo de exercício traz benefícios para uma capacidade física específica. Identifique a capacidade física predominante que será desenvolvida nos movimentos que envolvem a prática da ginástica:
  1. Flexão de braço:
  2. Pular corda por longo período:
  3. Correr entre os cones:
  4. Agachamento:
  5. Alongamentos:
  6. Correr por muitos minutos:
  7. Quais capacidades físicas não foram descritas acima?
  1. Após relembrar as principais capacidades físicas predominantes em alguns esportes e movimentos da ginástica, responda as questões abaixo:
  1. Dizer que uma capacidade física é predominante, significa dizer que não existem outras capacidades físicas envolvidas no movimento? Explique.
  • O treinamento e a melhora nas capacidades físicas podem favorecer o desempenho em atividades motoras, sejam elas esportivas ou gímnicas. A partir dessa afirmação responda, qual é a importância de identificar as capacidades físicas envolvidas em um movimento?
  • Descreva com suas palavras o conceito de cada uma das capacidades físicas.

Resistência:

Força:

Agilidade:

Velocidade:

Flexibilidade:

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