INGLÊS
- Reflita a respeito da palavra CÉLULA;
- Anote em seu caderno o vocabulário novo;
- Leia o texto prestando atenção nas palavras cognatas (aquelas que se parecem com o português);
Hello students! How are you? Espero que todos estejam bem!
Começaremos a estudar os conteúdos do terceiro bimestre.
O tema de hoje é CELLS (células, em português).
Tente lembrar daquilo que você já estudou nas aulas de Ciências. O que são células? Quantas células existem no ser humano? Em quantas partes cada célula é dividida?
Para confirmar suas respostas, leremos um pequeno texto a respeito desse assunto em inglês.
Pegue seu caderno e anote o vocabulário abaixo. Ele vai ser útil para a compreensão e resolução dos exercícios que serão dados na próxima aula.
Vocabulário para entender o texto:
All: todos, todas
Beings: seres
Living beings: seres vivos
Have: ter
Has: ter
The smallest: o menor, a menor
Body: corpo
That: que
Work: funcionar, trabalhar
Usually: geralmente
Can: poder, conseguir
Be seen: ser vista, ser visto
Small: pequeno, pequena
Main: principal
Can be: pode ser
Those: aqueles, aquelas
Do not: não
Core: núcleo
Surrounded by: cercado por
Nuclear envelope: membrana nuclear , envoltório nuclear
Vocabulário para entender as cinco questões:
What: o que, qual
Are: são, estão, é, está
How: como
We: nós
See: ver
How many: quantos, quantas
Compose: compõe
Body: corpo
According to: de acordo com
What kind: Qual tipo
Can be found: pode ser encontrado, pode ser encontrada
EDUCAÇÃO FÍSICA
- Leitura do texto.
- Leitura dos exercícios.
- Realização dos exercícios propostos.
Canais de Comunicação: | Facebook da unidade escolar. Atendimento chat no CMSP toda terça-feira: 6A: 09:45 – 10:30 6B: 10:30 – 11:15 |
- Introdução (15min)
Na atividade anterior estudamos os diferentes momentos que formam uma sessão de atividade física (aquecimento, parte principal e relaxamento) e os tipos de condicionamento físico (aeróbico e anaeróbico). Nessa aula, identificaremos as capacidades físicas predominantes nas atividades realizadas nos bimestres anteriores.
Lembre-se que deve seguir as orientações dos professores nos roteiros de estudos e assistir as aulas do Centro de Mídias para construir e ampliar seus conhecimentos. Se organize para fazer as atividades e manter-se sempre em dia com os estudos. É importante que participe dos Chats da sua turma no CMSP para trocar ideias, fazer perguntas, ajudar e pedir ajuda aos colegas, isso favorece seu desenvolvimento.
Bons estudos!
Para começar, reflita sobre as questões abaixo:
- O que são Capacidades Físicas?
- Quais são as cinco capacidades físicas que estudamos nas aulas anteriores?
- Após a reflexão, recordaremos agora o conceito e os tipos de capacidades físicas já estudadas. Leia o texto abaixo e a seguir responda as questões para auxiliar seu aprendizado. (25min)
Capacidades Físicas
Capacidades físicas são atributos físicos do ser humano, são diferentes para cada indivíduo e podem ser modificadas, necessitando de ações (exercícios) que as estimulem para que ocorra seu desenvolvimento.
Realizar atividade física regularmente (pelo menos 03 vezes na semana) melhora o nível das capacidades físicas. Contudo, cada tipo de exercício traz benefícios para uma capacidade física específica, por exemplo: fazer alongamentos melhora a flexibilidade e musculação melhora a força.
Tipos de capacidades físicas:
- Agilidade: É a capacidade de executar movimentos rápidos com mudança de direção. Por exemplo, as fintas nos esportes coletivos, zigue-zague e as coreografias na dança.
- Flexibilidade: É a capacidade de realizar movimentos com amplitude adequada, como nos alongamentos e contorcionista do circo.
- Força: É a capacidade de vencer uma resistência por meio de ações musculares, como empurrar ou pegar algo.
- Resistência: É a capacidade de permanecer o maior tempo possível em uma atividade sem fadiga, sem perder qualidade do movimento. Por exemplo, atletas nas corridas de longas distâncias.
- Velocidade: É a capacidade de executar movimentos no menor tempo possível, como em uma corrida de curta distância em alta velocidade.
- Nesse momento, iremos relacionar as capacidades físicas com as atividades estudadas nos bimestres anteriores. Utilize as informações do texto e as aulas do Centro de Mídias e responda as questões no seu caderno que deverá ser mostrado futuramente ao professor. (50min)
- Identifique qual é a capacidade física predominante no momento citado em uma partida de handebol:
- Arremesso ao gol:
- Finta (passar com a bola pelo adversário):
- Contra-ataque:
- Quais capacidades físicas não foram citadas acima?

- Identifique a capacidade física predominante em alguns momentos específicos do atletismo:
- Tiro de 100 m:
- Maratona (corrida longa distância):
- Lançamento de disco:
- Arremesso de peso:
- Quais capacidades físicas não foram citadas acima?

- Já vimos que realizar exercícios físicos regularmente melhora o nível das capacidades físicas e que cada tipo de exercício traz benefícios para uma capacidade física específica. Identifique a capacidade física predominante que será desenvolvida nos movimentos que envolvem a prática da ginástica:
- Flexão de braço:
- Pular corda por longo período:
- Correr entre os cones:
- Agachamento:
- Alongamentos:
- Correr por muitos minutos:
- Quais capacidades físicas não foram descritas acima?

- Após relembrar as principais capacidades físicas predominantes em alguns esportes e movimentos da ginástica, responda as questões abaixo:
- Dizer que uma capacidade física é predominante, significa dizer que não existem outras capacidades físicas envolvidas no movimento? Explique.
- O treinamento e a melhora nas capacidades físicas podem favorecer o desempenho em atividades motoras, sejam elas esportivas ou gímnicas. A partir dessa afirmação responda, qual é a importância de identificar as capacidades físicas envolvidas em um movimento?
- Descreva com suas palavras o conceito de cada uma das capacidades físicas.
Resistência:
Força:
Agilidade:
Velocidade:
Flexibilidade: