Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora

Roteiro de Atividades de Educação Física 1º ao 5º ano – Profº Lucas (10/08 a 14/08) – 3º bimestre

1º ano A, B, C e D

Habilidade: (EF01EF07) Experimentar e fruir elementos básicos da ginástica e da ginástica geral (equilíbrios, saltos, giros e rotações, com e sem materiais), de forma individual e em pequenos grupos, adotando procedimentos de segurança. 

Atividade: 

Olá! Gostaram da aula sobre ginástica? Certeza que sim! Hoje, vamos aprender algumas coisas novas sobre o tema mas antes vamos lembrar um pouco do que aprendemos com as atividades e com aula da última semana. 

Escreva cinco movimentos da ginástica. 

Um movimento comum em todo tipo de ginástica é o salto. Vamos aprender?  

Menino Maluquinho - Extra

Você consegue pular com os dois pés juntos? Tente algumas vezes. 

á brincou de pular corda? Muito legal né. Escreva abaixo o que você se lembra da última vez em que brincou. 

Mas o salto não é um movimento só usado na ginástica. Por exemplo. No futebol, o goleiro salta para agarrar a bola.  

Pense nisso e agora escreva cinco outras brincadeiras e esportes que usam o salto: 

Agora tente pular realizando um giro no ar e caindo na mesma posição do início: 

Lecturas: Educación Física y Deportes, Revista Digital

O que você achou desse movimento? Conseguiu fazer? Escreva abaixo o que você achou da aula de hoje. Se gostou ou não, o que foi fácil e o que foi difícil. 

Estes foram alguns exercícios básicos para se entender alguns fundamentos da ginástica. Espero que tenham gostado e até a próxima! 

2º ano A

Habilidade: (EF02EF07) Experimentar, fruir e identificar os diferentes elementos básicos da ginástica e da ginástica geral (equilíbrios, saltos, giros, rotações, acrobacias, com e sem materiais) de forma individual e em pequenos grupos, adotando procedimentos de segurança. 

Atividade: 

Olá! Gostaram da aula sobre ginástica? Certeza que sim! Hoje, vamos aprender algumas coisas novas sobre o tema mas antes vamos lembrar um pouco do que aprendemos com as atividades e com aula da última semana. 

Escreva cinco movimentos da ginástica que você aprendeu na última aula. 

Um movimento comum em todo tipo de ginástica é o salto. Realizamos um salto sempre quando descolamos o nosso corpo do solo em direção a algum espaço. 

Saltar é o mesmo que pular. Então escreva cinco brincadeiras da educação física que você tem que pular em algum momento. 

Agora vamos ao desafio de hoje. Antes de tudo, pegue um giz ou qualquer coisa que possa riscar o chão. Coloque seus dois pés ao lado um do outro e realize um salto para frente. Anote o quanto pulou. Repita quantas vezes quiser. Agora considere o seu melhor salto, pegue uma trena ou fita métrica e anote a distância do seu melhor salto. Compare com seus amigos e veja quem conseguiu saltar mais longe!!! 

Estes foram alguns exercícios básicos para se entender alguns fundamentos da ginástica. Espero que tenham gostado e até a próxima! 

3º ano A e B

Habilidade: (EF03EF16*) experimentar e descrever, por meio de múltiplas linguagens, as brincadeiras e jogos inclusivos, explicando a importância desses jogos para a participação de todos. 

Atividade: 

Olá! Hoje vamos tratar de um tema muito importante: Inclusão. Já ouviu falar sobre isso? Escreva em seu caderno o que você acredita que seja inclusão. Não tenha medo de errar! 

Esse princípio garante que todos, independente de suas diferenças físicas ou mentais possam participar das coisas. Na educação física, a inclusão permite que todas as crianças possam igualmente se divertir e aproveitar os jogos ou brincadeiras apesar de suas diferenças. Não é mais legal quando todo mundo pode participar? 

Ao longo dos anos, você aprendeu muitos jogos e brincadeiras, não é mesmo? Cite cinco brincadeiras que você conhece que alguém que não possa andar poderia participar normalmente.  

Agora, escreva em seu caderno cinco outras brincadeiras que alguém que não pode enxergar ou tem muita dificuldade poderia brincar com os amigos. 

Depois disso, vem a parte mais desafiadora. Crie uma brincadeira ou jogo para incluir todos os seus amigos independente das diferenças físicas ou mentais. Explique o que levou a escolher o jogo. 

Esta reflexão foi importante para se aprender sobre inclusão. Espero que tenham gostado e até a próxima! 

4º ano A e B

Habilidade: (EF04EF07) Experimentar, fruir e criar, de forma coletiva, combinações de diferentes elementos na ginástica geral (equilíbrios, saltos, giros, rotações, acrobacias, com e sem materiais), propondo coreografias com diferentes elementos da cultura local. 

Atividade: 

Olá! Tudo bem com vocês? Hoje o tema continua sendo a ginástica! Vocês aprenderam na última aula do CMSP que existem vários tipos de ginástica não é mesmo? Ginástica de competição, de condicionamento físico, de conscientização corporal e geral. 

O que você sabe sobre cada um desses tipos de ginástica? Escreva em seu caderno. 

Vamos aprender agora um conjunto de exercícios preparatórios e muito importante: o alongamento muscular.  

Você sabe o que é? Escreva em seu caderno para que você acha que serve o alongamento. 

O alongamento muscular são exercícios para manter ou melhorar a flexibilidade. Uma pessoa mais flexível, em geral, tem menor chance de se machucar durante alguma atividade física, pois seus músculos, tendões e ligamentos estão mais preparados. Observe a figura a seguir, e tente realizar esses movimentos em casa. IMPORTANTE: não exagere. Respeite o seu corpo, se doer muito pare. O legal é você sentir um pouquinho para perceber o que cada exercício faz com seu corpo. Tudo bem? 

Fuja das dores e lesões alongando antes e depois dos exercícios ...

Agora, em seu caderno, escreva num texto de seis linhas quais movimentos você já conhecia e conseguiu fazer e quais não. Fale também sobre o que você sentiu em cada movimento e depois se sentiu melhor ao terminá-las. 

5º ano A e B

(EF05EF07) Planejar e experimentar coletivamente novas combinações de diferentes elementos (equilíbrios, saltos, giros, rotações, acrobacias, com e sem materiais) na ginástica geral, com diferentes temas do cotidiano. 

Atividade: 

Olá! Tudo bem com vocês? Hoje o tema continua sendo a ginástica! Vocês aprenderam na última aula do CMSP que existem vários tipos de ginástica não é mesmo? Ginástica de competição, de condicionamento físico, de conscientização corporal e geral. 

O que você sabe sobre cada um desses tipos de ginástica? Escreva em seu caderno. 

Vamos aprender agora um conjunto de exercícios preparatórios e muito importante: o alongamento muscular.  

Você sabe o que é? Escreva em seu caderno para que você acha que serve o alongamento. 

O alongamento muscular são exercícios para manter ou melhorar a flexibilidade. Uma pessoa mais flexível, em geral, tem menor chance de se machucar durante alguma atividade física, pois seus músculos, tendões e ligamentos estão mais preparados. Observe a figura a seguir, e tente realizar esses movimentos em casa. IMPORTANTE: não exagere. Respeite o seu corpo, se doer muito pare. O legal é você sentir um pouquinho para perceber o que cada exercício faz com seu corpo. Tudo bem? 

Fuja das dores e lesões alongando antes e depois dos exercícios ...

Agora, em seu caderno, escreva num texto de seis linhas quais movimentos você já conhecia e conseguiu fazer e quais não. Fale também sobre o que você sentiu em cada movimento e depois se sentiu melhor ao terminá-las. 

Publicidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: