Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora

Roteiro de Atividades de Artes 1º ao 5º ano – Profº Ricardo (13/07 a 17/07)

ANO/SÉRIE DA TURMA: 1◦ A, B, C e D

HABILIDADES DE CURRÍCULO PAULISTA código EF15AR24 Caracterizar e experimentar brinquedos, brincadeiras, jogos, danças, canções e histórias de diferentes matrizes estéticas e culturais.

OLÁ MEU QUERIDO ALUNO E RESPONSÁVEL.

● MOMENTO 1

– ASSISTA A AULA DO DIA 28 DE JULHO O ENDEREÇO ELETRÔNICO ESTÁ ABAIXO EM AZUL, SE PRECISAR. E REALIZE AS ATIVIDADES.

TEMA: CIRANDAR E VALSAR COM ANIMAIS – VÍDEO DA AULA DE HOJE

● MOMENTO 2 – FAREMOS UM QUESTIONÁRIO NÃO SE PREOCUPE, AS PERGUNTAS SERÁ UMA CONVERSA, PORTANTO, VAMOS COMEÇAR, VAI PENSANDO E RESPONDA SEM PRECISAR ANOTAR, OK?

1) VOCÊ SABE COMO SURGIRAM BRINQUEDO, BRINCADEIRAS, JOGOS, DANÇAS, CANÇÕES E HISTÓRIAS?

2) PENSANDO BRINQUEDO, BRINCADEIRAS, JOGOS, DANÇAS, CANÇÕES E HISTÓRIAS QUE VOCÊ CONHECE, QUEM ENSINOU PARA VOCÊ?

3) QUAIS BRINQUEDO, BRINCADEIRAS, JOGOS, DANÇAS, CANÇÕES E HISTÓRIAS QUE MAIS GOSTA? POR QUÊ?

4) QUAIS BRINQUEDO, BRINCADEIRAS, JOGOS, DANÇAS, CANÇÕES E HISTÓRIAS VOCÊ CONHECEU COM AS PESSOAS DA SUA FAMÍLIA?

● MOMENTO 3 – CRIAR MOVIMENTOS A PARTIR DOS BICHOS.

VOCÊ JÁ PENSOU COMO SÃO CRIADOS OS PASSOS DE DANÇA? DE ONDE VEM TANTA CRIATIVIDADE? POIS BEM, SERÁ QUE PODERIA VIR DE OBSERVAR OS ANIMAIS? O QUE VOCÊ ACHA? AGORA VAMOS TENTAR PROVAR SE ISSO É POSSÍVEL. VOU COLOCAR ALGUMAS IMAGENS E VOCÊ VAI IMAGINAR COMO SERIA OS MOVIMENTOS POSSÍVEIS DOS ANIMAIS E IMITA-LOS.

DIVIRTA -SE, COLOQUE UMA MÚSICA LEGAL MONTE SUA COREOGRAFIA (SEUS NOVOS PASSOS DE DANÇA A PARTIR DOS MOVIMENTOS DOS BICHOS.

TENHO CERTEZA QUE FICOU MUITO LEGAL, MAL POSSO ESPERAR O NOSSO RETORNO PARA VER OS SEUS NOVOS PASSOS.

AH! VOCÊ PODE TRANSFORMAR A AULA DE HOJE EM UMA DISPUTA COM OS IRMÃOS OU RESPONSÁVEIS, VER QUEM DANÇA MELHOR IMITANDO UM BICHO.

OUTRA SUGESTÃO, SEU RESPONSÁVEL, PODE FALAR UM ANIMAL E VOCÊ DANÇAR IGUAL.

BOAS ATIVIDADES. ATÉ A PRÓXIMA AULA

ANO/SÉRIE DA TURMA: 2◦A

HABILIDADES DE CURRÍCULO PAULISTA código EF15AR24 Caracterizar e experimentar brinquedos, brincadeiras, jogos, danças, canções e histórias de diferentes matrizes estéticas e culturais.

OLÁ MEU QUERIDO ALUNO E RESPONSÁVEIS.

● MOMENTO 1

– ASSISTA A AULA DO DIA 28 DE JULHO O ENDEREÇO ELETRÔNICO ESTÁ ABAIXO EM AZUL, SE PRECISAR. E REALIZE AS ATIVIDADES. TEMA:  BRINCADEIRAS DE DANÇAR – VÍDEO DE HOJE

NA AULA PASSADA OUVIMOS E VIMOS SOBRE MATRIZES (ONDE NASCEU OU SURGIU O MOVIMENTO DA DANÇA), MATRIZES INDÍGENAS, EUROPEIAS E AFRICANAS.

● MOMENTO 2 – FAREMOS UM QUESTIONÁRIO NÃO SE PREOCUPE, AS PERGUNTAS SERÁ UMA CONVERSA, PORTANTO, VAMOS COMEÇAR, VAI PENSANDO E RESPONDA SEM PRECISAR ANOTAR, OK?

1) VOCÊ SABE COMO SURGIRAM BRINQUEDO, BRINCADEIRAS, JOGOS, DANÇAS, CANÇÕES E HISTÓRIAS?

2) PENSANDO BRINQUEDO, BRINCADEIRAS, JOGOS, DANÇAS, CANÇÕES E HISTÓRIAS QUE VOCÊ CONHECE, QUEM ENSINOU PARA VOCÊ?

3) QUAIS BRINQUEDO, BRINCADEIRAS, JOGOS, DANÇAS, CANÇÕES E HISTÓRIAS QUE MAIS GOSTA? POR QUÊ?

4) QUAIS BRINQUEDO, BRINCADEIRAS, JOGOS, DANÇAS, CANÇÕES E HISTÓRIAS VOCÊ CONHECEU COM AS PESSOAS DA SUA FAMÍLIA?

● MOMENTO 3 – MATRIZES NAS BRINCADEIRAS

VEJAMOS ALGUMAS BRINCADEIRAS, SERÁ QUE CONSEGUIMOS IDENTIFICAR A MATRIZ DELAS?

– QUAL É NOME DA BRINCADEIRA?     

– QUAL A MATRIZ DESSA BRINCADEIRA?

(  ) MATRIZ AFRICANA

(  ) MATRIZ INDÍGENA

(  ) MATRIZ EUROPÉIA

– QUAL É NOME DESSE BRINQUEDO?  

– QUAL A MATRIZ DESSE BRINQUEDO?

(  ) MATRIZ AFRICANA

(  ) MATRIZ INDÍGENA

(  ) MATRIZ EUROPÉIA

– QUAL É NOME DESSE BRINQUEDO? 

– QUAL A MATRIZ DESSE BRINQUEDO?

(  ) MATRIZ AFRICANA

(  ) MATRIZ INDÍGENA

(  ) MATRIZ EUROPÉIA

– QUAL É NOME DESSA BRINCADEIRA? 

– QUAL A MATRIZ DESSA BRINCADEIRA?

(  ) MATRIZ AFRICANA

(  ) MATRIZ INDÍGENA

(  ) MATRIZ EUROPÉIA

– NESSA IMAGEM O QUE VEMOS? QUAL A DANÇA QUE COMBINA COM A IMAGEM?

(  ) MATRIZ AFRICANA

(  ) MATRIZ INDÍGENA

(  ) MATRIZ EUROPÉIA

● MOMENTO 4   DANÇA COCO

Coco” significa cabeça, de onde vêm as músicas, de letras simples. Com influências africana e indígena, é uma dança de roda acompanhada de cantoria e executada em pares, fileiras ou círculos durante festas populares do litoral e do sertão nordestino.

ASSISTA O VÍDEO PARA APRENDER NA PRÁTICA A DANÇAR O COCO É BEM CURTINHO.

EXPERIMENTE DANÇAR JUNTO, BOA DANÇA E ATÉ A PRÓXIMA AULA 

ANO/SÉRIE DA TURMA: 3◦ A e B

HABILIDADES DE CURRÍCULO PAULISTA código EF03AR11 Criar e improvisar movimentos dançados de modo individual, coletivo e colaborativo, tendo as brincadeiras infantis como fonte geradora, utilizando-se dos elementos estruturantes da dança.

OLÁ MEU QUERIDO ALUNO E RESPONSÁVEIS.

● MOMENTO 1 – ASSISTA A AULA DO DIA 28 DE JULHO O ENDEREÇO ELETRÔNICO ESTÁ ABAIXO EM AZUL, SE PRECISAR. E REALIZE AS ATIVIDADES.

TEMA: IMPROVISANDO NA DANÇA – VÍDEO DA AULA DE HOJE

● MOMENTO 2 – FAREMOS UM QUESTIONÁRIO NÃO SE PREOCUPE, AS PERGUNTAS SERÁ UMA CONVERSA, PORTANTO, VAMOS COMEÇAR, VAI PENSANDO E RESPONDA SEM PRECISAR ANOTAR, OK?

1) O QUE É IMPROVISAÇÃO?

2) O QUE É MOVIMENTO DANÇADO?

3) QUAIS BRINCADEIRAS UTILIZAM DANÇA? VOCÊ CONHECE?

4) DANÇAR SOZINHO, EM DUPLA OU EM GRUPO. EXPLIQUE O QUE É MAIS FÁCIL E O QUE É MAIS DIFICIL.

5) QUANTOS SÃO OS ELEMENTOS DA DANÇA?

● MOMENTO 3 FORMAS DE DANÇA – RELEMBRANDO

A PRIMEIRA – ERAM CRIANÇAS DANÇANDO DE MANEIRA CIRCULAR E DE MÃOS DADAS

A SEGUNDA – ERAM CRIANÇAS FORMANDO UM CORDÃO DE MÃOS DADAS

A TERCEIRA – ERAM CRIANÇAS DANÇANDO DE MANEIRA SOLTA, CADA UMA COM SEU MOVIMENTO

● MOMENTO 4 MOMENTO DANÇANTE

OBSERVANDO ESSA IMAGEM, QUAL A CANTIGA QUEM VEM A SUA MEMÓRIA?

TODO MUNDO JÁ BRINCOU COM ESSA MÚSICA, NÃO É? QUE TAL A GENTE CANTAR  E DANÇAR ESSA MÚSICA, CRIANDO OS NOSSOS MOVIMENTOS A PARTIR DAS ESCOLHA DAS FIGURAS ABAIXO, PODERÁ SER MAIS DE UMA, IMAGINE A LETRA DESSA MÚSICA, COMO SE VOCÊ FOSSE O “AMOR”, DEPOIS DE SELECIONAR AS IMAGENS, VOCÊ AS IMITARÁ DANÇANDO A MÚSICA. BOA DIVERSÃO.

● MOMENTO 5   DANÇA COCO

Coco” significa cabeça, de onde vêm as músicas, de letras simples. Com influências africana e indígena, é uma dança de roda acompanhada de cantoria e executada em pares, fileiras ou círculos durante festas populares do litoral e do sertão nordestino.

ASSISTA O VÍDEO PARA APRENDER NA PRÁTICA A DANÇAR O COCO É BEM CURTINHO.

EXPERIMENTE DANÇAR JUNTO, BOA DANÇA E ATÉ A PRÓXIMA AULA 

ANO/SÉRIE DA TURMA: 4◦ A e B

HABILIDADES DE CURRÍCULO PAULISTA código EF04AR11 Explorar, criar e improvisar movimentos dançados de modo individual, coletivo e colaborativo, a partir das manifestações da dança presentes na cultura brasileira, utilizando-se dos elementos estruturantes da dança.

OLÁ MEU QUERIDO ALUNO.

● MOMENTO 1 – ASSISTA A AULA DO DIA 28 DE JULHO O ENDEREÇO ELETRÔNICO ESTÁ ABAIXO EM AZUL, SE PRECISAR. E REALIZE AS ATIVIDADES. Tema: Improvise – vídeo da aula de hoje

● MOMENTO 2 – ELEMENTOS ESTRUTURANTES DA DANÇA

● MOMENTO 3

Manifestações tradicionais da dança

VAMOS VER UMA DAS DANÇAS TRADICIONAIS.

O JONGO, TAMBÉM CONHECIDO COMO CAXAMBU E CORIMÁ, É UMA DANÇA BRASILEIRA DE ORIGEM AFRICANA QUE É PRATICADA AO SOM DE TAMBORES, COMO O CAXAMBU. É ESSENCIALMENTE RURAL. FAZ PARTE DA CULTURA AFRO-BRASILEIRA. A MATRIZ É AFRICANA, SIGNIFICANDO DIVERTIMENTO.

MANIFESTAÇÕES CONTEMPORÂNEAS DA DANÇA

Dança Contemporânea é um gênero de dança teatral que se desenvolveu em meados do século XX e, desde então, tornou-se um dos gêneros mais conhecidos, especialmente no mundo ocidental. Não fazem parte das danças tradicionais.

CATIRA, QUE TAMBÉM PODE SER CHAMADO DE CATERETÊ, É UMA DANÇA DO FOLCLORE BRASILEIRO, EM QUE O RITMO MUSICAL É MARCADO PELA BATIDA DOS PÉS E MÃOS DOS DANÇARINOS, MATRIZ INDÍGENA, ACOMPANHADO POR VIOLAS CAIPIRAS, ANTIGAMENTE DANÇADA APENAS POR HOMENS, HOJE JÁ SE VÊ A PARTICIPAÇÃO DE MULHERES, EXECUTADA SEMPRE POR DUAS FILEIRAS, UMA DE FRENTE PRA OUTRA, É UMA DANÇA TRADICIONAL PAULISTA E TAMBÉM NA REGIÃO SUDESTE.

TENTE ACOMPANHAR A DANÇA CATIRA E DIVIRTA-SE E ATÉ A PRÓXIMA AULA.           

ANO/SÉRIE DA TURMA: 5◦ A

HABILIDADES DE CURRÍCULO PAULISTA código EF05AR11 Explorar, criar e improvisar movimentos dançados de modo individual, coletivo e colaborativo, a partir das manifestações da dança presentes na cultura mundial, utilizando-se dos elementos estruturantes da dança.

OLÁ MEU QUERIDO ALUNO.

● MOMENTO 1 – ASSISTA A AULA DO DIA 30 DE JULHO O ENDEREÇO ELETRÔNICO ESTÁ ABAIXO EM AZUL, SE PRECISAR. E REALIZE AS ATIVIDADES. Tema: Criar e improvisar – vídeo da aula de hoje

● MOMENTO 2 – Faremos um questionário, não se preocupe, as perguntas será uma conversa, portanto, vamos começar, vai pensando e responda, OK?

1) O que é movimento?

2) Quando pensamos em dança, o que significa espaço?

3) De que maneira utilizamos o tempo quando dançamos? Existe uma regra para isso?

4) Como se chama os desenhos que as pessoas fazem enquanto dançam?

5) Como se constrói uma coreografia com movimentos utilizados no dia a dia?

6) Quais danças, que existem pelo mundo você conhece?

 MOMENTO 3 – ELEMENTOS ESTRUTURANTES DA DANÇA

● MOMENTO 4

Manifestações tradicionais da dança

VAMOS VER UMA DAS DANÇAS TRADICIONAIS.

O JONGO, TAMBÉM CONHECIDO COMO CAXAMBU E CORIMÁ, É UMA DANÇA BRASILEIRA DE ORIGEM AFRICANA QUE É PRATICADA AO SOM DE TAMBORES, COMO O CAXAMBU. É ESSENCIALMENTE RURAL. FAZ PARTE DA CULTURA AFRO-BRASILEIRA. A MATRIZ É AFRICANA, SIGNIFICANDO DIVERTIMENTO.

MANIFESTAÇÕES CONTEMPORÂNEAS DA DANÇA

Dança Contemporânea é um gênero de dança teatral que se desenvolveu em meados do século XX e, desde então, tornou-se um dos gêneros mais conhecidos, especialmente no mundo ocidental. Não fazem parte das danças tradicionais.

CATIRA, QUE TAMBÉM PODE SER CHAMADO DE CATERETÊ, É UMA DANÇA DO FOLCLORE BRASIEIRO, EM QUE O RITMO MUSICAL É MARCADO PELA BATIDA DOS PÉS E MÃOS DOS DANÇARINOS, MATRIZ INDÍGENA, ACOMPANHADO POR VIOLAS CAIPIRAS, ANTIGAMENTE DANÇADA APENAS POR HOMENS, HOJE JÁ SE VÊ A PARTICIPAÇÃO DE MULHERES, EXECUTADA SEMPRE POR DUAS FILEIRAS, UMA DE FRENTE PRA OUTRA, É UMA DANÇA TRADICIONAL PAULISTA E TAMBÉM NA REGIÃO SUDESTE.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: