TECNOLOGIA
Atividades Propostas
Olá queridxs Alunxs!!!
Nesta aula começaremos o 3 Bimestre, com novos conteúdos e ainda mais garra e esforço!!!
Vamos trabalhar nestas aulas um pouco sobre como o mundo se conecta e seus avanços.
Momento 1: Reflexão sobre o que já vimos em sala de aula.
Você já parou para pensar sobre a evolução dos produtos tecnológicos? De como precisamos troca-los sempre?
Momento 2: Leia o texto abaixo (Esse texto fala um pouco de como o mundo evoluiu nos últimos anos em decorrência do avanço tecnológico).
MUNDO CONECTADO
Nosso mundo cada vez mais plugado. Você já deve ter ouvido seus pais, avós e professores dizerem que o mundo passou por transformações muito rápidas, das quais eles foram testemunhas. Pense que até pouco tempo atrás, se você tivesse amigos ou parentes morando em outras cidades, por exemplo, só poderia falar com eles por telefone (fixo) ou por correspondência. Portanto, só poderia “vê-los” quando o correio entregasse as cartas contendo fotografias impressas. Haja saudade! Se quisesse assistir um filme, teria de esperar a estreia no cinema ou o dia e horário em que passaria na televisão. E se tivesse de comprar alguma coisa, teria de ir até a loja.
Você já refletiu sobre como a tecnologia digital vem ganhando espaço na nossa vida e como todos nós vivemos em rede. Mas já parou para pensar no quanto os dispositivos tecnológicos são “necessários” no dia a dia, inclusive para aproximar as pessoas e conectá-las? Das coisas mais simples às mais complexas, cada vez mais utilizamos dispositivos digitais para enviar mensagens, ouvir música, fazer pesquisa, chamar um táxi, pedir comida, pagar uma conta do banco, assistir a um vídeo, jogar, comprar produtos, conversar com amigos (e vê-los na tela!), nos informar e mais uma infinidade de tarefas.
Na sua opinião, quais são os dispositivos mais usados para fazer tudo isso? E qual deles você considera indispensável? Responda em seu caderno.
Não é preciso ter poderes mágicos para saber que são grandes as chances de você ter incluído os smartphones na sua resposta. Não é só entre brasileiros que estes aparelhinhos do tipo “faz-tudo” são um sucesso! Segundo estimativas da GSM (um consórcio de operadores de telefonia móvel), 2.5 bilhões de pessoas no mundo hoje usam smartphones. O que isso representa? Vamos fazer uma conta: se a população da Terra é de 7.7 bilhões, isso significa que de cada três pessoas, uma delas tem smartphone. O número te causou surpresa? Então vamos ver outros dados surpreendentes, desta vez sobre o Brasil.

PROJETO DE VIDA
PROJETO DE VIDA
OBJETIVO: PROMOVER ATIVIDADES QUE FAVOREÇAM O LEVANTAMENTO DE EXPECTATIVAS EM RELAÇÃO À PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE, ASSOCIANDO-A SEUS SONHOS E COMPROMISSOS PESSOAIS.
ESTÁ AULA FOI REALIZADA NO MÊS DE FEVEREIRO, CADA ALUNO(A) DO 7º ANO A, DEIXOU UM REGISTRO:
VAMOS COMPARTILHAR ALGUNS SONHOS DE NOSSOS ALUNOS


EU POSSO SER O QUE EU QUISER
COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS EM FOCO: DETERMINAÇÃO, FOCO E IMAGINAÇÃO CRIATIVA.
UM DIA, UMA CRIANÇA CHEGOU DIANTE DE UM PENSADOR E PERGUNTOU-LHE: “QUE TAMANHO TEM O UNIVERSO?” ACARICIANDO A CABEÇA DA CRIANÇA, ELE OLHOU PARA O INFINITO E RESPONDEU: “O UNIVERSO TEM O TAMANHO DO SEU MUNDO”. PERTUBADA, ELA NOVAMENTE INDAGOU: “QUE TAMANHO TEM MEU MUNDO?”. O PENSADOR RESPONDEU: “TEM O TAMANHO DOS SEUS SONHOS”.

VOCÊ JÁ PENSOU SOBRE QUANTO OS SEUS SONHOS DETERMINAM QUEM VOCÊ É?
___________________________________________________________________
ISSO SE DÁ PORQUE SE SEUS SONHOS SÃO GRANDES, SUA VISÃO DE FUTURO SERÁ GRANDE TAMBÉM, PROVAVELMENTE TUDO O QUE VOCÊ FIZER SERÁ MAIS POTENTE E SUA CAPACIDADE DE SUPORTAR “TORMENTAS” DA VIDA SERÁ FORTALECIDA. COMO VOCÊ DEVE SABER, SÃO OS SONHOS QUE ALIMENTAM A NOSSA EXISTÊNCIA! ASSIM, ESSA ATIVIDADE É SOBRE COMO VOCÊ PERCEBE AS POSSIBILIDADES DE FUTURO POR MEIO DAQUILO QUE VOCÊ É E DOS SONHOS QUE TEM.
CONVERSAMOS EM SALA DE AULA, O QUE QUERIAMOS SER PROFISSIONALMENTE, INÚMERAS PROFISSÕES FORAM ABORDADAS: JOGADOR DE FUTEBOL, YOUTUBER, VETERINÁRIA, DESIGNER, PROFESSOR, ADVOGADA, MÉDICO, ENGENHEIRO, ENTRE OUTROS.

NOSSAS AULAS FORAM INTERROMPIDAS POR ESSA PANDEMIA. ESTAMOS EM CASA, COM TODO CUIDADO, USANDO MÁSCARA NA NOSSA CONVIVÊNCIA E ESTAMOS ISOLADOS. NÃO PODEMOS ABRAÇAR, BEIJAR ENCONTRAR NOSSOS AMIGOS, FOI LIMITADO TUDO O QUE FAZIAMOS ANTES. MAS CONTINUAMOS A SONHAR, TER NOSSOS OBJETIVOS, PRESTEM ATENÇÃO NESSE VÍDEO ABAIXO:
A FELICIDADE ESTÁ AQUI
COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS EM FOCO: EMPATIA, AUTOCONFIANÇA, CONFIANÇA E RESPEITO.
VOCÊ JÁ SABE BASTANTE SOBRE SEUS SONHOS E SOBRE SUAS FORTALEZAS. AGORA, VAMOS DISCUTIR UM POUCO DE ELEMENTOS QUE TENDEM A NOS DISTANCIAR DOS NOSSOS OBJETIVOS FUTUROS. MESMO SABENDO O QUE QUEREMOS, HÁ ALGUNS OBSTÁCULOS QUE, ÀS VEZES, NOS LEVAM PARA OUTRAS DIREÇÕES.
RESPONDA O QUE VOCÊ PENSA:
- O QUE VOCÊ ACHA QUE AS PESSOAS FARIAM SE NÃO TIVESSEM MEDO?
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
- PORQUE ALGUMAS PESSOAS NÃO SE DEDICAM AO QUE MAIS GOSTAM?
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
- POR QUE ALGUMAS PESSOAS DEIXAM DE SONHAR?
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
- POR QUE ALGUMAS PESSOAS SE PREOCUPAM EM DAR SATISFAÇÃO AOS OUTROS E SE ESQUECEM DE SEREM FELIZES?
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
- POR QUE HÁ COISAS QUE AS PESSOAS FARIAM TOTALMENTE DIFERENTE SE SOUBESSEM QUE NINGUÉM AS JULGARIAM?
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
- ESCREVA TRÊS COISAS QUE LHE DEIXAM MUITO FELIZ.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
- SOBRE TODAS AS COISAS QUE VOCÊ PENSOU QUE LHE DEIXAM FELIZ, QUAIS DELAS APROXIMAM MAIS VOCÊ DO QUE VOCÊ SONHA PARA A SUA VIDA?
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
FAÇA UM BREVE COMENTÁRIO SOBRE A TIRINHA:

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
BOM TRABALHO, ESTOU COM SAUDADES.
SALA DE LEITURA
1º Momento: Caros alunos, vocês irão conhecer um relato de pessoas que jogaram uma garrafa, com mensagem, no mar, para ser encontrada por alguém depois de algum tempo. O que você faria se encontrasse uma garrafa?
2º Momento: Texto 1
A filha que nunca viu seu pai recebeu uma mensagem dele 85 anos depois de sua morte

Texto 2

3º Momento: Imagine você encontrar uma das cartas. Agora responda para essa pessoa. O que você contaria para ela sobre o que está acontecendo hoje?