Senhores pais e responsáveis, pedimos a sua colaboração para o desenvolvimento das atividades. O aluno deverá preencher o cabeçalho no caderno e responder as questões.
Nome da escola: E.E.Profª Iracema de Castro Amarante
Nome do aluno: ______________________
Data: 27/07/2020
Matemática
Habilidade: EF03MA22 – Ler e registrar medidas e intervalos de tempo, utilizando relógios (analógicos e digital) para informar os horários de início e término de realização de uma atividade e sua duração.
Língua Portuguesa
Habilidades: – EF03LP07B – Pontuar corretamente textos usado ponto final, ponto de exclamação, ponto interrogação e reticências, segundo as características próprias dos diferentes gêneros.
Ciências
Habilidade: EF03HI03 – Identificar e comparar diferentes grupos sociais e étnicos que compõem a cidade e os municípios:os desafios sociais, culturais e ambientais do lugar onde vive.
Leitura
O Vento e o Sol
(Esopo)


O vento e o sol estavam disputando qual dos dois era o mais forte.
De repente, viram um viajante que vinha caminhando.
– Sei como decidir nosso caso. Aquele que conseguir fazer o viajante tirar o casaco, será o mais forte. Você começa! – propôs o sol, retirando-se para trás de uma nuvem.
O vento começou a soprar com toda a força. Quanto mais soprava, mais o homem ajustava o casaco ao corpo. Desesperado, então o vento retirou-se.
O sol saiu de seu esconderijo e brilhou com todo o esplendor sobre o homem, que logo sentiu calor e despiu o paletó.
O amor constrói, a violência arruína.
Matemática
Já o relógio analógico também é conhecido como relógio de ponteiro. … O funcionamento é simples e se baseia em dois ponteiros, com tamanhos diferentes. O menor corresponde às horas; e o maior aos minutos. Muitos modelos ainda têm um ponteiro mais fino, responsável por marcar os segundos.

Encontre no relógio a hora indicada abaixo:
- Meio dia e meia;
- Nove horas e quinze minutos;
- Dez horas e nove minutos;
- Dezesseis horas e dois minutos.








Leia o texto e preste atenção na pontuação

Leia e observe o sentido de cada pontuação dentro do texto.



Primeiro faça a leitura e depois pontue o texto abaixo.




Faça uma leitura das imagens, depois leia o texto e conheça os vários tipos de grupos.






Olá queridos alunos! Tudo bem com vocês? Claro que sim! Hoje vamos pensar um pouco sobre família? Escreva abaixo o que você acha que é uma família:
Vamos aprender mais um pouco sobre?
A família é uma das instituições sociais mais importantes e mais antigas. Mas o que vem a ser uma família? É a união entre pessoas baseada na convivência, no afeto ou em laços de sangue. A ideia da família formada a partir do casamento de um homem com uma mulher e de seus filhos é apenas um entre tantos outros modelos de famílias que existem e que são admitidos pela Constituição Brasileira. Desde o início desta década, o Brasil admite também a união matrimonial entre pessoas do mesmo sexo.
Tipos de família | Características | Membros | Exemplos |
Tradicional nuclear | Tipo mais comum de família formado pelos pais e seus filhos. | Pai(s)Mãe(s)Filho(s) | Formação básica da família composta por pai, mãe e filhos. |
Matrimonial | A família matrimonial é legitimada pelo casamento civil. | Pai(s)Mãe(s)Filho(s) | Famílias em que os responsáveis são casados legalmente (casamento civil). |
Informal | A legitimidade se dá pela convivência, sem o que a união do casal tenha sido oficializada. | Pai(s)Mãe(s)Filho(s) | Famílias em que os pais possuem uma união estável, não oficializada. |
Monoparental | Composta por apenas um dos responsáveis, pai ou mãe. | Mãe ou paiFilhos | Famílias em que a responsabilidade com os filhos é de apenas um dos pais. |
Anaparental | Composta sem a presença de nenhum dos pais. | Filhos | Famílias sem a presença dos pais, como no caso de irmãos em que os mais velhos cuidam dos mais novos. |
Reconstituída | Composta pela união de um casal com filho(s) de uma união anterior. | Mãe ou paiMadrasta ou padrastoFilhos | Famílias onde pelo menos um dos cônjuges possui filho(s) de uma união anterior. |
Unipessoal | Composta por apenas uma pessoa. | Uma única pessoa | É o caso de pessoas viúvas ou solteiras que vivem sozinhas em uma casa. |
Eudemonista | União afetiva entre pessoas tendo como princípio a busca pela felicidade. | Múltiplas pessoas | Famílias poliamorosas, onde adultos compartilham o afeto e o cuidado das crianças entre si. |
Independente da forma que as famílias tenham, o importante é ser feliz, não é?
Agora que nós aprendemos um pouco sobre o assunto, você poderia dizer com base nos tipos acima, qual é o seu tipo de família?
Você conhece algum amigo ou amiga que possui um tipo de família diferente da sua? O que você acha?

