Contato: chat do Google Classroom ou e-mail: lucasmattosinho@hotmail.com
1º ano A, B, C e D
Habilidades específicas do bimestre:
(EF01EF11) Experimentar, fruir e recriar diferentes danças do contexto comunitário (rodas cantadas, brincadeiras rítmicas e expressivas), respeitando as diferenças individuais e o desempenho corporal.
(EF01EF12) Identificar os elementos constitutivos (ritmo, espaço, gestos) de danças do contexto comunitário, valorizando e respeitando as manifestações de diferentes culturas.
(EF01EF14) Experimentar diferentes brincadeiras e jogos, e práticas lúdicas esportivas que possibilitem o conhecimento do próprio corpo e das sensações corporais que ocorrem.
Atividade:
Olá crianças! Tudo bem com vocês? Claro que sim. Estamos chegando ao final do bimestre. Vamos tentar responder algumas questões para descobrir o que aprendemos juntos? Pense bastante nas perguntas e marque com um X a resposta que achar correta. Aviso aos responsáveis: é importante ler para a criança e o ajudar a pensar mas não responda por ele:
- A dança é:
( ) coisa de menina.
( ) um conjunto de movimentos do corpo acompanhando o ritmo de uma música em que todos podem praticar.
( ) uma prática corporal que só quem é bom pode praticar.
2. Quando vemos danças de outros lugares, o que devemos fazer;
( ) respeitar e entender a dança como parte da cultura daquelas pessoas.
( ) rir das pessoas que estão dançando
( ) humilhar as pessoas porque elas tem uma cultura diferente da minha
3. Anote a opção que só tenha partes do corpo e sensações:
( ) olho, boca, fogão, respiração
( ) cabeça, pé, futebol, joelho
( ) braço, perna, visão e audição
2º ano A
Habilidades específicas do bimestre:
(EF02EF13*) experimentar, fruir e recriar diferentes brincadeiras e jogos inclusivos, valorizando o trabalho em equipe e a participação de todos.
(EF02EF11) Experimentar, fruir e recriar diferentes danças do contexto regional (rodas cantadas, brincadeiras rítmicas e expressivas), respeitando as diferenças individuais e de desempenho corporal.
(EF02EF12) Identificar e comparar os elementos constitutivos (ritmo, espaço, gestos) das danças dos contextos comunitário e regional, valorizando e respeitando as manifestações de diferentes culturas.
(EF02EF14*) identificar as sensações corporais durante a experimentação das danças e das ginásticas relacionando ao conhecimento sobre o corpo.
Atividade:
Olá crianças! Tudo bem com vocês? Claro que sim. Estamos chegando ao final do bimestre. Vamos tentar responder algumas questões para descobrir o que aprendemos juntos? Pense bastante nas perguntas e marque com um X a resposta que achar correta. Aviso aos responsáveis: é importante ler para a criança e o ajudar a pensar mas não responda por ele:
- Quando vamos brincar, o que é mais importante:
( ) ganhar de qualquer jeito.
( ) que todos possam participar.
( ) é deixar os deficientes fora.
2. Numa das aulas sobre brincadeiras cantadas, aprendemos a rimar. Marque a opção que rime com portão, João, melão:
( ) luz
( ) caminhonete
( ) fogão
3. Quando vemos danças de outros lugares, o que devemos fazer;
( ) respeitar e entender a dança como parte da cultura daquelas pessoas.
( ) rir das pessoas que estão dançando
( ) humilhar as pessoas porque elas tem uma cultura diferente da minha
4. Anote a opção que tenha os cinco sentidos:
( ) visão, audição, olfato, paladar e tato.
( ) orelha, umbigo, trave, joelho e unha
( ) braço, perna, visão e audição
3º ano A e B
Habilidades específicas do bimestre:
(EF03EF13) Experimentar e fruir diferentes lutas presentes nos contextos comunitário, incluindo as de matrizes indígena e africana, respeitando o colega como oponente e as normas de segurança.
(EF03EF15) Identificar as características das lutas dos contextos comunitário, incluído as de matrizes indígena e africana, reconhecendo as diferenças entre lutas e brigas.
(EF03EF09) Experimentar, fruir e recriar danças do Brasil, incluindo as de matrizes indígena e africana, valorizando e respeitando os diferentes sentidos e significados dessas danças em suas culturas de origem.
Atividade:
Olá crianças! Tudo bem com vocês? Claro que sim. Estamos chegando ao final do bimestre. Vamos tentar responder algumas questões para descobrir o que aprendemos juntos? Pense bastante nas perguntas e marque com um X a resposta que achar correta. Aviso aos responsáveis: é importante ler para a criança, caso ela não tenha autonomia plena para isso, e o ajudar a pensar mas não responda por ele:
- Anote a única opção que só tenha lutas:
( ) judô, karatê, handebol
( ) capoeira, jiu-jitsu e huka-huka
( ) judô, capoeira e boliche
2. Anote a melhor resposta para a diferença entre luta e briga:
( ) não tem diferença
( ) a única diferença é que em briga não tem medalha
( ) a briga não tem regras. A luta além de regras para preservar a integridade física das pessoas, possui espaço adequado e além de tudo ensina respeito pelo mestre, pelos companheiros e adversários.
3. O huka-huka e a capoeira são lutas de onde?
( ) Japão
( ) China
( ) Brasil
4. Por que é importante aprender a cair?
( ) para não machucar quando recebemos um golpe
( ) para ficar forte
( ) para ficar inteligente
5. Quando vemos danças de outros lugares, o que devemos fazer;
( ) respeitar e entender a dança como parte da cultura daquelas pessoas.
( ) rir das pessoas que estão dançando
( ) humilhar as pessoas porque elas tem uma cultura diferente da minha
4º ano A e B
Habilidades específicas do bimestre:
(EF04EF13) Experimentar, fruir e recriar diferentes lutas presentes no contexto regional, incluindo as de matrizes indígena e africana.
(EF04EF14) Planejar e utilizar estratégias básicas das lutas do contexto regional, incluindo as de matrizes indígena e africana, respeitando o colega como oponente e as normas de segurança.
(EF04EF15) Identificar as características das lutas do contexto regional, incluindo as de matrizes indígena e africana, reconhecendo as diferenças entre lutas e demais práticas corporais.
(EF04EF09) Experimentar, fruir e recriar danças do Brasil, incluindo as de matrizes indígena e africana, valorizando e respeitando os diferentes sentidos e significados dessas danças em suas culturas de origem.
(EF04EF10) Identificar e comparar os elementos constitutivos comuns e diferentes (ritmo, espaço, gestos) em danças do Brasil, incluindo as de matrizes indígena e africana.
(EF04EF12) Identificar situações de injustiça e preconceito geradas e/ou presentes no contexto das danças, e discutir alternativas para superá-las.
Atividade:
Olá crianças! Tudo bem com vocês? Claro que sim. Estamos chegando ao final do bimestre. Vamos tentar responder algumas questões para descobrir o que aprendemos juntos? Pense bastante nas perguntas e marque com um X a resposta que achar correta. Aviso aos responsáveis: é importante ler para a criança, caso ela não tenha autonomia plena para isso, e o auxiliá-lo em relação a algum termo desconhecido, mas não responda por ele. É importante que ele pense sobre o que aprendeu para consolidação das habilidades:
- Como é chamada a movimentação na capoeira:
( ) ginga
( ) benção
( ) berimba
2. Anote a melhor resposta para a diferença entre luta e briga:
( ) não tem diferença
( ) a única diferença é que em briga não tem medalha
( ) a briga não tem regras. A luta além de regras para preservar a integridade física das pessoas, possui espaço adequado e além de tudo ensina respeito pelo mestre, pelos companheiros e adversários.
3. O huka-huka e a capoeira são lutas de onde?
( ) Japão
( ) China
( ) Brasil
4. Marque a opção que só tenha danças:
( ) samba, valsa e maracatu
( ) pagode, rock e futebol
( ) samba, pagode e salto em distância
5. Quando vemos danças de outros lugares, o que devemos fazer;
( ) respeitar e entender a dança como parte da cultura daquelas pessoas.
( ) rir das pessoas que estão dançando
( ) humilhar as pessoas porque elas tem uma cultura diferente da minha
5º ano A
Habilidades específicas do bimestre:
(EF05EF13) Experimentar, fruir e recriar diferentes lutas presentes no contexto comunitário e regional, incluindo as de matrizes indígena e africana.
(EF05EF15) Identificar as semelhanças e diferenças das lutas do contexto comunitário e regional, incluindo as de matrizes indígena e africana.
(EF05EF09) Recriar e fruir danças do mundo, valorizando e respeitando os diferentes sentidos e significados dessas danças em suas culturas de origem.
(EF05EF10) Comparar e identificar os elementos constitutivos comuns e diferentes (ritmo, espaço, gestos) em danças do mundo.
(EF05EF11) Formular e utilizar estratégias para a execução de elementos constitutivos das danças do mundo.
(EF05EF12) Propor alternativas para superar situações de injustiça e preconceito geradas e/ou presentes no contexto das danças do mundo.
Atividade:
Olá crianças! Tudo bem com vocês? Claro que sim. Estamos chegando ao final do bimestre. Vamos tentar responder algumas questões para descobrir o que aprendemos juntos? Pense bastante nas perguntas e marque com um X a resposta que achar correta. Aviso aos responsáveis: é importante ler para a criança, caso ela não tenha autonomia plena para isso, e o auxiliá-lo em relação a algum termo desconhecido, mas não responda por ele. É importante que ele pense sobre o que aprendeu para consolidação das habilidades:
- Como é chamada a movimentação na capoeira:
( ) ginga
( ) benção
( ) berimbau
2. Anote a melhor resposta para a diferença entre luta e briga:
( ) não tem diferença
( ) a única diferença é que em briga não tem medalha
( ) a briga não tem regras. A luta além de regras para preservar a integridade física das pessoas, possui espaço adequado e além de tudo ensina respeito pelo mestre, pelos companheiros e adversários.
3. O huka-huka e a capoeira são lutas de onde?
( ) Japão
( ) China
( ) Brasil
4. Marque a opção que só tenha danças:
( ) samba, valsa e maracatu
( ) pagode, rock e futebol
( ) samba, pagode e salto em distância
5. Quando vemos danças de outros lugares, o que devemos fazer;
( ) respeitar e entender a dança como parte da cultura daquelas pessoas.
( ) rir das pessoas que estão dançando
( ) humilhar as pessoas porque elas tem uma cultura diferente da minha
6. Qual é maior diferença entre karatê e judô?
( ) No Karatê tem faixa de todas as cores e no Judõ, não.
( ) no Karatê os principais golpes são chutes e socos, enquanto no Judô são golpes de derrubar e imobilizar
( ) no karatê se ensina respeito e no Judô se ensina machucar as pessoas.