1º ano A, B, C e D
Habilidade específica do currículo:
(EF01EF14) Experimentar diferentes brincadeiras e jogos, e práticas lúdicas esportivas que possibilitem o conhecimento do próprio corpo e das sensações corporais que ocorrem.
Olá crianças! Tudo bem com vocês? Conforma a última aula do centro de mídias, disponível em
vamos completar as cantigas apresentadas em aula com as palavras corretas?
Fui morar numa casinha
Fui morar numa __________ nhá nhá
Infestada da da de cupim pim pim
Saiu de lá lá lá uma _________ xá
Olhou pra mim olhou pra mim e fez assim
Hum Hum
Fui morar numa casinha nhá nhá
Enfeitada da da de _________ nha nha
Saiu de lá lá lá uma __________ nhá nhá
Olhou pra mim olhou pra mim e fez assim
Smack Smack (Beijinhos)
Fui morar numa casinha nhá nhá
Infestada da da de __________ nho nho
Saiu de lá lá lá uma ___________ nhá nhá
Olhou pra mim olhou pra mim e fez assim
Ha Ha Ha
Lembre de colocar na ordem correta!!!
🦇 – morceguinho
🦎 – lagartixa
🏠 – casinha
🌼 – florzinha
👸 – princesinha
🧙♀️ – bruxinha
Agora tente repetir em casa os gestos da dança desta música, conforme as professores Mara e Joyce ensinaram em aula!
2º ano A
Habilidade específica do currículo:
(EF02EF14*) identificar as sensações corporais durante a experimentação das danças e das ginásticas relacionando ao conhecimento sobre o corpo.
Descrição da Atividade: Olá alunos! Tudo bem com vocês? Conforme a última aula de educação física do centro de mídias, a professora Joyce e a professora Mara ensinaram algumas cantigas de roda e alguns movimentos. Para quem não viu ou quer rever a aula, ela está disponível neste link:
Complete os espaços abaixo com as palavras corretas, escrevendo-as em seu caderno. Na primeira cantiga, lembre-se que as palavras se repetem, então tente perceber qual é a palavra certa para preencher. Na segunda, as palavras faltantes estarão todas ao final do texto, pense e tente preencher as lacunas corretamente. Depois disso, tente realizar os movimentos ensinados pelas professores em casa!!!
Peixe Vivo
Como pode o peixe vivo
Viver fora da ________ fria?
Como pode o peixe ______
Viver fora da água fria?
Como poderei viver
Como _______ viver
Sem a tua, sem a tua
Sem a tua companhia?
Sem a tua, sem a tua
Sem a _______ companhia?
Os pastores desta aldeia
Fazem prece noite e dia
Os pastores desta aldeia
Fazem prece _____ e dia
Por me verem assim chorando
Por me ______ assim chorando
Sem a tua, sem a tua
Sem a tua companhia
Sem a tua, sem a tua
Sem a tua ___________
Sapo Jururu
Sapo jururu na beira do rio
Quando o _______ grita: Ó, maninha
É que tá com ______
Sapo jururu na beira do ______
Quando o sapo grita: Ó, maninha
É que quer casar
A mulher do sapo
Diz que está lá dentro
Fazendo rendinha ó, maninha
Pra casar com o sapo
Sapateiro moço
Faça meu ________
Com sola bem fina ó, maninha
Pra dançar com o sapo
🐸 SAPO
👞 SAPATO
🥶 FRIO
🌊 MAR
3º ano A e B
Habilidade específica do currículo:
(EF03EF12) Identificar situações de conflito e/ou preconceitos geradas e/ou presentes no contexto das danças do Brasil de matrizes indígena e africana, e discutir alternativas para superá-las.
Descrição da Atividade: Assista ao trecho no programa Encontro com Fátima Bernardes:
https://globoplay.globo.com/v/5673099/
e depois com suas palavras responda as questões abaixo em seu caderno:
- Você gostou do vídeo? Por que?
- O que você acha que as danças africanas deveriam ser ensinadas na escola?
- Por que poucas pessoas no Brasil conhecem essas danças?
- Você gostaria de saber mais sobre essas danças?
4º ano A e B
Habilidade específica do currículo:
(EF04EF12) Identificar situações de injustiça e preconceito geradas e/ou presentes no contexto das danças, e discutir alternativas para superá-las.
Descrição da Atividade: Leia o texto e em seguida responda às questões em seu caderno e com suas palavras:
Danças africanas e afro-brasileiras
Parte importante de qualquer cultura, a dança é a expressão rítmica de um povo. As danças africanas normalmente são dançadas em círculos ou semicírculos, valorizando a participação de todos os membros da comunidade. A presença de instrumentos musicais de percussão, como tambores, dita o ritmo. Normalmente a dança está relacionada com algum evento específico, como casamentos, nascimentos e até velórios. O Brasil é formado pela união de diversos povos e etnias, portanto sua cultura é formada também por elementos herdados dos negros africanos. Algumas expressões musicais afro-brasileiras são: a capoeira, a congada, o jongo, o maracatu e o samba de roda.
- De acordo com o texto, podemos dizer que a dança é parte da cultura de um povo?
- O que você acha das danças de origem africanas?
- Você acha que elas devem ser ensinadas nas escolas? Por que?
- Qual é o tipo de instrumento musical mais marcante das danças de origem africana?
- Na sua opinião, porque você acha que poucas pessoas conhecem as danças africanas no Brasil?
5º ano A
Habilidade específica do currículo:
(EF05EF09) Recriar e fruir danças do mundo, valorizando e respeitando os diferentes sentidos e significados dessas danças em suas culturas de origem.
Descrição da Atividade:
Olá alunos, tudo bem com vocês? A atividade de hoje é comparar danças de culturas completamente diferentes. Para isso assistam aos vídeos e depois escrevam um texto de até seis linhas comentando o que vocês acharam das danças, quais semelhanças e quais diferenças elas têm entre si, a sonoridade, os gestos e mais qualquer coisa que queiram falar. Aliás, não esqueça de mencionar sua dança favorita entre elas!
Dança chinesa:
Dança russa:
Dança mexicana: