1º ano A, B, C e D
Habilidade específica do currículo:
(EF01EF12) Identificar os elementos constitutivos (ritmo, espaço, gestos) de danças do contexto comunitário, valorizando e respeitando as manifestações de diferentes culturas.
Olá crianças! Tudo bem com vocês? Hoje faremos uma atividade diferente. Vamos brincar de detetive sonoro! Nós vamos tentar adivinhar do que são os sons disponíveis neste áudio:
Se achar difícil, pode pedir ajuda. Escreva no caderno o nome de dez sons que conseguiu descobrir!
2º ano A
Habilidade específica do currículo:
(EF02EF12) Identificar e comparar os elementos constitutivos (ritmo, espaço, gestos) das danças dos contextos comunitário e regional, valorizando e respeitando as manifestações de diferentes culturas
Descrição da Atividade: Olá alunos! Tudo bem com vocês? Depois de ouvir falar em ritmo, espaço e gestos nas aulas do centro de mídias; vamos tentar resolver um enigma muito legal?
São 3 meninas: Aline, Flávia e Manuela
São 3 Mochilas: laranja, vermelho e rosa
São 3 sucos: abacaxi, limão e uva
São 3 matérias: História, Matemática e Português
Com base em algumas dicas, vamos tentar adivinhar quais são as mochilas, sucos e matérias preferidas de cada uma delas? Escreva no caderno as respostas! Se precisar da ajuda de um adulto para resolver, pode pedir!
A menina que gosta de Português, gosta de suco de abacaxi.
A mochila de Manuela não é laranja.
A garota da mochila vermelha, gosta de suco de limão.
Aline gosta de História e não gosta de suco de uva.
Flávia não gosta de Matemática.
3º ano A e B
Habilidade específica do currículo:
(EF03EF15) Identificar as características das lutas dos contextos comunitário, incluído as de matrizes indígena e africana, reconhecendo as diferenças entre lutas e brigas
Descrição da Atividade: Com base no jogo das professoras do centro de mídias no dia 8 de julho, vamos tentar chegar ao campo do adversário no menor tempo possível. Para isso vamos usar o jogo on-line disponível em:
https://www.geniol.com.br/jogos/labirinto/
Tente passar o maior número de fases possível. Lembre-se nem toda luta é contra um adversário vivo, muitas vezes lutamos contra o tempo. A estratégia também é necessária tanto aqui como nas lutas corporais. Depois escreva um pequeno texto (5 linhas) contando um pouco da sua experiência no jogo e como ele parece com um luta.
4º ano A e B
Habilidade específica do currículo:
(EF04EF14) Planejar e utilizar estratégias básicas das lutas do contexto regional, incluindo as de matrizes indígena e africana, respeitando o colega como oponente e as normas de segurança.
Descrição da Atividade:
Como vimos na última aula do centro de mídias no dia 8 de julho, a luta é sempre um desafio. Nem toda luta é contra um pessoa, muitas vezes lutamos contra o tempo. Uma coisa importante em toda luta é usar o meio certo de vencer, por isso que nem sempre o mais forte ganha. Isso chama-se estratégia. Uma outra coisa também importante é o espaço. Toda luta acontece num espaço. Vamos aprender organizar estrategicamente o espaço para vencer a luta! Tente passar o maior número de fases possível, depois escreva no caderno um texto de seis linhas, sobre a experiência no jogo, quantas fases conseguiu passar, as dificuldades, no que parece e no que não parece com uma luta corporal, etc.
https://www.geniol.com.br/raciocinio/encaixe-perfeito/facil/
5º ano A
Habilidade específica do currículo:
(EF05EF15) Identificar as semelhanças e diferenças das lutas do contexto comunitário e regional, incluindo as de matrizes indígena e africana.
Descrição da Atividade:
Como neste último mês o assunto foi sobre lutas, quero ver se vocês são bons de luta de verdade! Vocês lembram que vimos sobre judô? Então, neste problema cinco lutadores de judô estão lado a lado se preparando para uma competição e você tentará descobrir as características de cada um deles: Acesse o link e tente descobrir!
O primeiro aluno que acertar tudo, provando com uma fotografia, poderá escolher um jogo para jogar na aula de educação física quando voltarem as aulas presenciais. Pode pedir ajuda se precisar!
https://rachacuca.com.br/logica/problemas/lutadores-de-judo/