Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora

Roteiro de Atividades de Artes 1º ao 5º ano – Profº Ricardo (29/06 a 03/07)

ANO/SÉRIE DA TURMA: 1◦ A, B, C e D

HABILIDADES DE CURRÍCULO PAULISTA código EF01AR08  Experimentar, identificar e apreciar formas distintas de manifestações da dança presentes em seu cotidiano (rodas cantadas, brincadeiras rítmicas e expressivas), cultivando a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório corporal.

OLÁ MEU QUERIDO ALUNO.

● MOMENTO 1

– ASSISTA A AULA DO DIA 14 DE JULHO E REALIZE AS ATIVIDADES. https://youtu.be/5eUxuF0m8Dw

HOJE, RECORDAREMOS E FAREMOS ATIVIDADES DO DIA 14 DE JULHO DE 2020 DO CENTRO DE MÍDIAS DE SÃO PAULO (CMSP).  

● MOMENTO 2 – VOCÊ CONHECE ESSA MÚSICA, COM CERTEZA, A CANOA VIROU.

– AGORA VOCÊ PODE COLOCAR O VÍDEO https://youtu.be/_vmxj-adiPo E CRIAR UMA COREOGRÁFIA PARA ESSA DANÇA.

A CANOU VIROU

● MOMENTO 3 – VOCÊ TAMBÉM DEVERÁ CRIAR UMA COREOGRAFIA, PENEIREI FARINHA

PENEIREI FARINHA

PENEREI FARINHA

A FARINHA SUBIU                                                 

PENEREI NO AR

A FARINHA CAIU

(REPETIR MAIS TRÊS VEZES)

PRIMEIRO ANO EU SEI, EU SEI

QUE GIRAR * SE FAZ ASSIM

QUE PULA*

QUE DANÇAR*

QUE PARAR*

MOMENTO 4 – ESPERO QUE TENHA GOSTADO BASTANTE, A PRÓXIMA CANTIGA DE RODA, VOCÊ VAI TRANSFORMAR EM DESENHO, DESENHE PESSOAS DA SUA FAMÍLA DANÇANDO A MÚSICA. SE ESSA RUA FOSSE MINHA.

CAPRICHE NESSE DESENHO E NÃO ESQUEÇA DE PINTAR.

BOAS ATIVIDADES E DIVIRTA-SE. ATÉ A PRÓXIMA AULA

OBSERVAÇÃO: TODAS AS ATIVIDADES DEVERÃO SER FEITAS NO CADERNO OU EM FOLHA SULFITE E GUARDADAS PARA SEREM ENTREGUES NO RETORNO ÀS AULAS.

ANO/SÉRIE DA TURMA: 2◦A

HABILIDADES DE CURRÍCULO PAULISTA código EF02AR08 Experimentar, identificar e apreciar formas distintas de manifestações tradicionais e contemporâneas da dança próprias da cultura popular paulista de diferentes épocas, incluindo-se suas matrizes indígenas, africanas e europeias, cultivando a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório corporal.

OLÁ MEU QUERIDO ALUNO.

● MOMENTO 1

– ASSISTA A AULA DO DIA 14 DE JULHO E REALIZE AS ATIVIDADES.

HOJE, RECORDAREMOS E FAREMOS ATIVIDADES DO DIA 14 DE JULHO DE 2020 DO CENTRO DE MÍDIAS DE SÃO PAULO (CMSP). 

● MOMENTO 2 RESPONDA AS PERGUNTAS COM O AUXÍLIO DO RESPONSÁVEL

1) VOCÊ SABE O QUE É UMA MANIFESTAÇÃO ARTÍSTICA?

2) VOCÊ CONHECE ALGUMAS MANIFESTAÇÕES ARTÍSTICAS DO SEU BAIRRO? DA SUA CIDADE?

3) EXISTE ALGUM FESTIVAL, MOSTRA OU EVENTO ARTÍSTICO QUE SEMPRE ACONTECE NA SUA CIDADE?

4) EXISTE ALGUM FESTEJO, QUE OCORRA NA SUA CIDADE, QUE VOCÊ E SUA FAMÍLIA PARTICIPEM?

5) VOCÊ SABE QUE A DANÇA É UMA MANIFESTAÇÃO ARTÍSTICA, E QUE ELA PODE OCORRER EM QUALQUER LUGAR?

6) QUE TIPO DE DANÇA VOCÊ CONHECE? VOCÊ SABE DE ONDE ELA VEM?

7) EXISTE ALGUMA DANÇA TÍPICA DA SUA LOCALIDADE?

● MOMENTO 3 – CULTURA POPULAR (RECORDAR)

– A CAIPIRA – INTERIOR E GRANDE SÃO PAULO

– A CAIÇARA – LITORAL

TRÊS MATRIZES DA CULTURA BRASILEIRA                          

– INDÍGENA (MORADORES ORIGINAIS)                                   

– PORTUGUESA (EUROPÉIA DESCOBRIDORES)

– AFRICANA (ESCRAVOS TRAZIDOS)

MATRIZES INDÍGENAS
MATRIZES PORTUGUESAS
MATRIZES AFRICANAS

● MOMENTO 4 – COLOQUE UMA MÚSICA DE QUADRILHA E TENTE SEGUIR AS COMANDAS.

– OS COMPRIMENTOS (TIRANDO E COLOCANDO O CHAPÉU)

– CAMINHO DA ROÇA

– GIRANDO PARA DIREITA E ESQUERDA

– OLHA O TUNEL

– CAMINHO DA ROÇA

– FINGE QUE VAI, MAS, NÃO VAI

– GALOPE 8X

– CAMINHO DA ROÇA

– MOVIMENTO DO CARACOL (BEM LENTO)

– CAMINHO DA ROÇA

ESPERO QUE TENHA CONSEGUIDO FAZER AS ATIVIDADES E SE DIVERTIR.

ATÉ A PRÓXIMA AULA

ANO/SÉRIE DA TURMA: 3◦ A e B

HABILIDADES DE CURRÍCULO PAULISTA código EF03AR08 Experimentar, identificar e apreciar formas distintas de manifestações tradicionais e contemporâneas da dança próprias da cultura popular brasileira de diferentes épocas, incluindo-se suas matrizes indígenas, africanas e europeias, cultivando a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório corporal.

OLÁ MEU QUERIDO ALUNO.

● MOMENTO 1 – ASSISTA A AULA DO DIA 14 DE JULHO E REALIZE AS ATIVIDADES.

HOJE, RECORDAREMOS E FAREMOS ATIVIDADES DO DIA 14 DE JULHO DE 2020 DO CENTRO DE MÍDIAS DE SÃO PAULO (CMSP). 

● MOMENTO 2 RESPONDA AS PERGUNTAS COM O AUXÍLIO DO RESPONSÁVEL

1) VOCÊ SABE O QUE É UMA MANIFESTAÇÃO ARTÍSTICA?

2) VOCÊ CONHECE ALGUMAS MANIFESTAÇÕES ARTÍSTICAS DO SEU BAIRRO? DA SUA CIDADE?

3) EXISTE ALGUM FESTIVAL, MOSTRA OU EVENTO ARTÍSTICO QUE SEMPRE ACONTECE NA SUA CIDADE?

4) EXISTE ALGUM FESTEJO, QUE OCORRA NA SUA CIDADE, QUE VOCÊ E SUA FAMÍLIA PARTICIPEM?

5) VOCÊ SABE QUE A DANÇA É UMA MANIFESTAÇÃO ARTÍSTICA, E QUE ELA PODE OCORRER EM QUALQUER LUGAR?

6) QUE TIPO DE DANÇA VOCÊ CONHECE? VOCÊ SABE DE ONDE ELA VEM?

7) EXISTE ALGUMA DANÇA TÍPICA DA SUA LOCALIDADE?

● MOMENTO 3 – CULTURA POPULAR (RECORDAR)

– A CAIPIRA – INTERIOR E GRANDE SÃO PAULO

– A CAIÇARA – LITORAL TRÊS MATRIZES DA CULTURA BRASILEIRA                          

– INDÍGENA (MORADORES ORIGINAIS)                                  

– PORTUGUESA (EUROPÉIA DESCOBRIDORES)

– AFRICANA (ESCRAVOS TRAZIDOS)

MATRIZES INDIGENAS
MATRIZES PORTUGUESAS
MATRIZES AFRICANAS

MOMENTO 4 – COLOQUE UMA MÚSICA DE QUADRILHA E TENTE SEGUIR AS COMANDAS.

– OS COMPRIMENTOS (TIRANDO E COLOCANDO O CHAPÉU)

– CAMINHO DA ROÇA

– GIRANDO PARA DIREITA E ESQUERDA

– OLHA O TUNEL

– CAMINHO DA ROÇA

– FINGE QUE VAI, MAS, NÃO VAI

– GALOPE 8X

– CAMINHO DA ROÇA

– MOVIMENTO DO CARACOL (BEM LENTO)

– CAMINHO DA ROÇA

ESPERO QUE TENHA CONSEGUIDO FAZER AS ATIVIDADES E SE DIVERTIR.

ATÉ A PRÓXIMA AULA

ANO/SÉRIE DA TURMA: 4◦ A e B

HABILIDADES DE CURRÍCULO PAULISTA código EF04AR08 Experimentar, identificar e apreciar formas distintas de manifestações tradicionais e contemporâneas da dança próprias da cultura popular de diferentes países, cultivando a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório corporal.

OLÁ MEU QUERIDO ALUNO.

● MOMENTO 1 – ASSISTA A AULA DO DIA 14 DE JULHO E REALIZE AS ATIVIDADES. MANIFESTAÇÕES E DANÇA

HOJE, RECORDAREMOS E FAREMOS ATIVIDADES DO DIA 14 DE JULHO DE 2020 DO CENTRO DE MÍDIAS DE SÃO PAULO (CMSP). 

VOCÊ SABE O QUE É AS MANIFESTAÇÕES CULTURAIS DE UM POVO? DE UM PAÍS?

– COSTUMES, AS DANÇAS, A MÚSICA, VESTIMENTAS, CULINÁRIA etc.

● MOMENTO 2 – RESPONDA AS PERGUNTAS

1) VOCÊ SABE O QUE É UMA MANIFESTAÇÃO ARTÍSTICA?

2) VOCÊ CONHECE ALGUMAS MANIFESTAÇÕES ARTÍSTICAS DO SEU BAIRRO? DA SUA CIDADE?

3) EXISTE ALGUM FESTIVAL, MOSTRA OU EVENTO ARTÍSTICO QUE SEMPRE ACONTECE NA SUA CIDADE?

4) EXISTE ALGUM FESTEJO, QUE OCORRA NA SUA CIDADE, QUE VOCÊ E SUA FAMÍLIA PARTICIPEM?

5) VOCÊ SABE QUE A DANÇA É UMA MANIFESTAÇÃO ARTÍSTICA, E QUE ELA PODE OCORRER EM QUALQUER LUGAR?

6) QUE TIPO DE DANÇA VOCÊ CONHECE? VOCÊ SABE DE ONDE ELA VEM?

7) EXISTE ALGUMA DANÇA TÍPICA DA SUA LOCALIDADE?

● MOMENTO 3 – MANIFESTAÇÃO TRADICIONAL E CONTEMPORÂNEA DA DANÇA – RESPONDA:

1) O QUE VOCÊ DANÇA? POR QUÊ?

2) PARTICIPA OU PARTICIPOU DE ALGUM GRUPO DE DANÇA? O QUE DANÇAVA?

3) O QUE É DANÇA TRADICIONAL E CONTEMPORÂNEA?

4) POR QUE AS DANÇAS, SÃO MANIFESTAÇÕES CULTURAIS?

5)CONHECE ALGUMA MANIFESTAÇÃO CULTURAL EM QUE A DANÇA ESTÁ PRESENTE?

6) CONHECE DANÇAS DE OUTROS PAÍSES? QUAIS?

● MOMENTO 4 “MANDEI FAZER UMA CASA DE FARINHA”

MANDEI FAZER UMA CASA DE FARINHA

MANDEI FAZER UMA CASA DE FARINHA,

BEM MANEIRINHA QUE O VENTO POSSA LEVA

OI, PASSA SOL, OI PASSA CHUVA, OI PASSA VENTO,

SÓ NÃO PASSA O MOVIMENTO DO CIRANDEIRO A RODAR.

ACHEI BOM, BONITO

MEU AMOR BRINCAR

CIRANDA MANEIRA

VEM CÁ A BALANÇAR

CRIE UMA COREOGRAFIA SÓ SUA, DIVIRTA-SE. ATÉ A PRÓXIMA AULA

ANO/SÉRIE DA TURMA: 5◦ A

OLÁ MEU QUERIDO ALUNO.

● MOMENTO 1

– ASSISTA A AULA DO DIA 14 DE JULHO E REALIZE AS ATIVIDADES. – TRADICIONAL E CONTEMPORÂNEO  

HOJE, RECORDAREMOS E FAREMOS ATIVIDADES DO DIA 14 DE JULHO DE 2020 DO CENTRO DE MÍDIAS DE SÃO PAULO (CMSP). 

VOCÊ SABE O QUE É AS MANIFESTAÇÕES CULTURAIS DE UM POVO? DE UM PAÍS?

– COSTUMES, AS DANÇAS, A MÚSICA, VESTIMENTAS, CULINÁRIA etc.

TRÊS MATRIZES DA CULTURA BRASILEIRA                          

– INDÍGENA (MORADORES ORIGINAIS)                                  

– PORTUGUESA (EUROPÉIA DESCOBRIDORES)

– AFRICANA (ESCRAVOS TRAZIDOS)

MATRIZES INDIGENAS
MATRIZES PORTUGUESAS
MATRIZES AFRICANAS

● MOMENTO 2 – RESPONDA AS PERGUNTAS

1) VOCÊ SABE O QUE É UMA MANIFESTAÇÃO ARTÍSTICA?

2) VOCÊ CONHECE ALGUMAS MANIFESTAÇÕES ARTÍSTICAS DO SEU BAIRRO? DA SUA CIDADE?

3) EXISTE ALGUM FESTIVAL, MOSTRA OU EVENTO ARTÍSTICO QUE SEMPRE ACONTECE NA SUA CIDADE?

4) EXISTE ALGUM FESTEJO, QUE OCORRA NA SUA CIDADE, QUE VOCÊ E SUA FAMÍLIA PARTICIPEM?

5) VOCÊ SABE QUE A DANÇA É UMA MANIFESTAÇÃO ARTÍSTICA, E QUE ELA PODE OCORRER EM QUALQUER LUGAR?

6) QUE TIPO DE DANÇA VOCÊ CONHECE? VOCÊ SABE DE ONDE ELA VEM?

7) EXISTE ALGUMA DANÇA TÍPICA DA SUA LOCALIDADE?

● MOMENTO 3 – MANIFESTAÇÃO TRADICIONAL E CONTEMPORÂNEA DA DANÇA – RESPONDA:

1) O QUE VOCÊ DANÇA? POR QUÊ?

2) PARTICIPA OU PARTICIPOU DE ALGUM GRUPO DE DANÇA? O QUE DANÇAVA?

3) O QUE É DANÇA TRADICIONAL E CONTEMPORÂNEA?

4) POR QUE AS DANÇAS, SÃO MANIFESTAÇÕES CULTURAIS?

5)CONHECE ALGUMA MANIFESTAÇÃO CULTURAL EM QUE A DANÇA ESTÁ PRESENTE?

6) CONHECE DANÇAS DE OUTROS PAÍSES? QUAIS?

● MOMENTO 4 “MANDEI FAZER UMA CASA DE FARINHA”

MANDEI FAZER UMA CASA DE FARINHA

MANDEI FAZER UMA CASA DE FARINHA,

BEM MANEIRINHA QUE O VENTO POSSA LEVA

OI, PASSA SOL, OI PASSA CHUVA, OI PASSA VENTO,

SÓ NÃO PASSA O MOVIMENTO DO CIRANDEIRO A RODAR.

ACHEI BOM, BONITO

MEU AMOR BRINCAR

CIRANDA MANEIRA

VEM CÁ A BALANÇAR

– CRIE UMA COREOGRAFIA SÓ SUA, DIVIRTA-SE. ATÉ A PRÓXIMA AULA

Publicidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: