ANO/SÉRIE DA TURMA: 1◦ A, B, C e D |
HABILIDADES DE CURRÍCULO PAULISTA código EF01AR08 Experimentar, identificar e apreciar formas distintas de manifestações da dança presentes em seu cotidiano (rodas cantadas, brincadeiras rítmicas e expressivas), cultivando a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório corporal.
OLÁ MEU QUERIDO ALUNO.
● MOMENTO 1
– ASSISTA A AULA DO DIA 14 DE JULHO E REALIZE AS ATIVIDADES. https://youtu.be/5eUxuF0m8Dw
HOJE, RECORDAREMOS E FAREMOS ATIVIDADES DO DIA 14 DE JULHO DE 2020 DO CENTRO DE MÍDIAS DE SÃO PAULO (CMSP).
● MOMENTO 2 – VOCÊ CONHECE ESSA MÚSICA, COM CERTEZA, A CANOA VIROU.
– AGORA VOCÊ PODE COLOCAR O VÍDEO https://youtu.be/_vmxj-adiPo E CRIAR UMA COREOGRÁFIA PARA ESSA DANÇA.
A CANOU VIROU

● MOMENTO 3 – VOCÊ TAMBÉM DEVERÁ CRIAR UMA COREOGRAFIA, PENEIREI FARINHA
PENEIREI FARINHA
PENEREI FARINHA
A FARINHA SUBIU
PENEREI NO AR
A FARINHA CAIU
(REPETIR MAIS TRÊS VEZES)
PRIMEIRO ANO EU SEI, EU SEI
QUE GIRAR * SE FAZ ASSIM
QUE PULA*
QUE DANÇAR*
QUE PARAR*

MOMENTO 4 – ESPERO QUE TENHA GOSTADO BASTANTE, A PRÓXIMA CANTIGA DE RODA, VOCÊ VAI TRANSFORMAR EM DESENHO, DESENHE PESSOAS DA SUA FAMÍLA DANÇANDO A MÚSICA. SE ESSA RUA FOSSE MINHA.
CAPRICHE NESSE DESENHO E NÃO ESQUEÇA DE PINTAR.
BOAS ATIVIDADES E DIVIRTA-SE. ATÉ A PRÓXIMA AULA
OBSERVAÇÃO: TODAS AS ATIVIDADES DEVERÃO SER FEITAS NO CADERNO OU EM FOLHA SULFITE E GUARDADAS PARA SEREM ENTREGUES NO RETORNO ÀS AULAS.
ANO/SÉRIE DA TURMA: 2◦A
HABILIDADES DE CURRÍCULO PAULISTA código EF02AR08 Experimentar, identificar e apreciar formas distintas de manifestações tradicionais e contemporâneas da dança próprias da cultura popular paulista de diferentes épocas, incluindo-se suas matrizes indígenas, africanas e europeias, cultivando a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório corporal.
OLÁ MEU QUERIDO ALUNO.
● MOMENTO 1
– ASSISTA A AULA DO DIA 14 DE JULHO E REALIZE AS ATIVIDADES.
HOJE, RECORDAREMOS E FAREMOS ATIVIDADES DO DIA 14 DE JULHO DE 2020 DO CENTRO DE MÍDIAS DE SÃO PAULO (CMSP).
● MOMENTO 2 RESPONDA AS PERGUNTAS COM O AUXÍLIO DO RESPONSÁVEL
1) VOCÊ SABE O QUE É UMA MANIFESTAÇÃO ARTÍSTICA?
2) VOCÊ CONHECE ALGUMAS MANIFESTAÇÕES ARTÍSTICAS DO SEU BAIRRO? DA SUA CIDADE?
3) EXISTE ALGUM FESTIVAL, MOSTRA OU EVENTO ARTÍSTICO QUE SEMPRE ACONTECE NA SUA CIDADE?
4) EXISTE ALGUM FESTEJO, QUE OCORRA NA SUA CIDADE, QUE VOCÊ E SUA FAMÍLIA PARTICIPEM?
5) VOCÊ SABE QUE A DANÇA É UMA MANIFESTAÇÃO ARTÍSTICA, E QUE ELA PODE OCORRER EM QUALQUER LUGAR?
6) QUE TIPO DE DANÇA VOCÊ CONHECE? VOCÊ SABE DE ONDE ELA VEM?
7) EXISTE ALGUMA DANÇA TÍPICA DA SUA LOCALIDADE?
● MOMENTO 3 – CULTURA POPULAR (RECORDAR)
– A CAIPIRA – INTERIOR E GRANDE SÃO PAULO
– A CAIÇARA – LITORAL
TRÊS MATRIZES DA CULTURA BRASILEIRA
– INDÍGENA (MORADORES ORIGINAIS)
– PORTUGUESA (EUROPÉIA DESCOBRIDORES)
– AFRICANA (ESCRAVOS TRAZIDOS)




● MOMENTO 4 – COLOQUE UMA MÚSICA DE QUADRILHA E TENTE SEGUIR AS COMANDAS.
– OS COMPRIMENTOS (TIRANDO E COLOCANDO O CHAPÉU)
– CAMINHO DA ROÇA
– GIRANDO PARA DIREITA E ESQUERDA
– OLHA O TUNEL
– CAMINHO DA ROÇA
– FINGE QUE VAI, MAS, NÃO VAI
– GALOPE 8X
– CAMINHO DA ROÇA
– MOVIMENTO DO CARACOL (BEM LENTO)
– CAMINHO DA ROÇA
ESPERO QUE TENHA CONSEGUIDO FAZER AS ATIVIDADES E SE DIVERTIR.
ATÉ A PRÓXIMA AULA
ANO/SÉRIE DA TURMA: 3◦ A e B |
HABILIDADES DE CURRÍCULO PAULISTA código EF03AR08 Experimentar, identificar e apreciar formas distintas de manifestações tradicionais e contemporâneas da dança próprias da cultura popular brasileira de diferentes épocas, incluindo-se suas matrizes indígenas, africanas e europeias, cultivando a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório corporal.
OLÁ MEU QUERIDO ALUNO.
● MOMENTO 1 – ASSISTA A AULA DO DIA 14 DE JULHO E REALIZE AS ATIVIDADES.
HOJE, RECORDAREMOS E FAREMOS ATIVIDADES DO DIA 14 DE JULHO DE 2020 DO CENTRO DE MÍDIAS DE SÃO PAULO (CMSP).
● MOMENTO 2 RESPONDA AS PERGUNTAS COM O AUXÍLIO DO RESPONSÁVEL
1) VOCÊ SABE O QUE É UMA MANIFESTAÇÃO ARTÍSTICA?
2) VOCÊ CONHECE ALGUMAS MANIFESTAÇÕES ARTÍSTICAS DO SEU BAIRRO? DA SUA CIDADE?
3) EXISTE ALGUM FESTIVAL, MOSTRA OU EVENTO ARTÍSTICO QUE SEMPRE ACONTECE NA SUA CIDADE?
4) EXISTE ALGUM FESTEJO, QUE OCORRA NA SUA CIDADE, QUE VOCÊ E SUA FAMÍLIA PARTICIPEM?
5) VOCÊ SABE QUE A DANÇA É UMA MANIFESTAÇÃO ARTÍSTICA, E QUE ELA PODE OCORRER EM QUALQUER LUGAR?
6) QUE TIPO DE DANÇA VOCÊ CONHECE? VOCÊ SABE DE ONDE ELA VEM?
7) EXISTE ALGUMA DANÇA TÍPICA DA SUA LOCALIDADE?
● MOMENTO 3 – CULTURA POPULAR (RECORDAR)
– A CAIPIRA – INTERIOR E GRANDE SÃO PAULO
– A CAIÇARA – LITORAL TRÊS MATRIZES DA CULTURA BRASILEIRA
– INDÍGENA (MORADORES ORIGINAIS)
– PORTUGUESA (EUROPÉIA DESCOBRIDORES)
– AFRICANA (ESCRAVOS TRAZIDOS)




MOMENTO 4 – COLOQUE UMA MÚSICA DE QUADRILHA E TENTE SEGUIR AS COMANDAS.
– OS COMPRIMENTOS (TIRANDO E COLOCANDO O CHAPÉU)
– CAMINHO DA ROÇA
– GIRANDO PARA DIREITA E ESQUERDA
– OLHA O TUNEL
– CAMINHO DA ROÇA
– FINGE QUE VAI, MAS, NÃO VAI
– GALOPE 8X
– CAMINHO DA ROÇA
– MOVIMENTO DO CARACOL (BEM LENTO)
– CAMINHO DA ROÇA
ESPERO QUE TENHA CONSEGUIDO FAZER AS ATIVIDADES E SE DIVERTIR.
ATÉ A PRÓXIMA AULA
ANO/SÉRIE DA TURMA: 4◦ A e B
HABILIDADES DE CURRÍCULO PAULISTA código EF04AR08 Experimentar, identificar e apreciar formas distintas de manifestações tradicionais e contemporâneas da dança próprias da cultura popular de diferentes países, cultivando a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório corporal.
OLÁ MEU QUERIDO ALUNO.
● MOMENTO 1 – ASSISTA A AULA DO DIA 14 DE JULHO E REALIZE AS ATIVIDADES. MANIFESTAÇÕES E DANÇA
HOJE, RECORDAREMOS E FAREMOS ATIVIDADES DO DIA 14 DE JULHO DE 2020 DO CENTRO DE MÍDIAS DE SÃO PAULO (CMSP).
VOCÊ SABE O QUE É AS MANIFESTAÇÕES CULTURAIS DE UM POVO? DE UM PAÍS?
– COSTUMES, AS DANÇAS, A MÚSICA, VESTIMENTAS, CULINÁRIA etc.
● MOMENTO 2 – RESPONDA AS PERGUNTAS
1) VOCÊ SABE O QUE É UMA MANIFESTAÇÃO ARTÍSTICA?
2) VOCÊ CONHECE ALGUMAS MANIFESTAÇÕES ARTÍSTICAS DO SEU BAIRRO? DA SUA CIDADE?
3) EXISTE ALGUM FESTIVAL, MOSTRA OU EVENTO ARTÍSTICO QUE SEMPRE ACONTECE NA SUA CIDADE?
4) EXISTE ALGUM FESTEJO, QUE OCORRA NA SUA CIDADE, QUE VOCÊ E SUA FAMÍLIA PARTICIPEM?
5) VOCÊ SABE QUE A DANÇA É UMA MANIFESTAÇÃO ARTÍSTICA, E QUE ELA PODE OCORRER EM QUALQUER LUGAR?
6) QUE TIPO DE DANÇA VOCÊ CONHECE? VOCÊ SABE DE ONDE ELA VEM?
7) EXISTE ALGUMA DANÇA TÍPICA DA SUA LOCALIDADE?
● MOMENTO 3 – MANIFESTAÇÃO TRADICIONAL E CONTEMPORÂNEA DA DANÇA – RESPONDA:
1) O QUE VOCÊ DANÇA? POR QUÊ?
2) PARTICIPA OU PARTICIPOU DE ALGUM GRUPO DE DANÇA? O QUE DANÇAVA?
3) O QUE É DANÇA TRADICIONAL E CONTEMPORÂNEA?
4) POR QUE AS DANÇAS, SÃO MANIFESTAÇÕES CULTURAIS?
5)CONHECE ALGUMA MANIFESTAÇÃO CULTURAL EM QUE A DANÇA ESTÁ PRESENTE?
6) CONHECE DANÇAS DE OUTROS PAÍSES? QUAIS?
● MOMENTO 4 “MANDEI FAZER UMA CASA DE FARINHA”
MANDEI FAZER UMA CASA DE FARINHA
MANDEI FAZER UMA CASA DE FARINHA,
BEM MANEIRINHA QUE O VENTO POSSA LEVA
OI, PASSA SOL, OI PASSA CHUVA, OI PASSA VENTO,
SÓ NÃO PASSA O MOVIMENTO DO CIRANDEIRO A RODAR.
ACHEI BOM, BONITO
MEU AMOR BRINCAR
CIRANDA MANEIRA
VEM CÁ A BALANÇAR
CRIE UMA COREOGRAFIA SÓ SUA, DIVIRTA-SE. ATÉ A PRÓXIMA AULA
ANO/SÉRIE DA TURMA: 5◦ A
OLÁ MEU QUERIDO ALUNO.
● MOMENTO 1
– ASSISTA A AULA DO DIA 14 DE JULHO E REALIZE AS ATIVIDADES. – TRADICIONAL E CONTEMPORÂNEO
HOJE, RECORDAREMOS E FAREMOS ATIVIDADES DO DIA 14 DE JULHO DE 2020 DO CENTRO DE MÍDIAS DE SÃO PAULO (CMSP).
VOCÊ SABE O QUE É AS MANIFESTAÇÕES CULTURAIS DE UM POVO? DE UM PAÍS?
– COSTUMES, AS DANÇAS, A MÚSICA, VESTIMENTAS, CULINÁRIA etc.
TRÊS MATRIZES DA CULTURA BRASILEIRA
– INDÍGENA (MORADORES ORIGINAIS)
– PORTUGUESA (EUROPÉIA DESCOBRIDORES)
– AFRICANA (ESCRAVOS TRAZIDOS)



● MOMENTO 2 – RESPONDA AS PERGUNTAS
1) VOCÊ SABE O QUE É UMA MANIFESTAÇÃO ARTÍSTICA?
2) VOCÊ CONHECE ALGUMAS MANIFESTAÇÕES ARTÍSTICAS DO SEU BAIRRO? DA SUA CIDADE?
3) EXISTE ALGUM FESTIVAL, MOSTRA OU EVENTO ARTÍSTICO QUE SEMPRE ACONTECE NA SUA CIDADE?
4) EXISTE ALGUM FESTEJO, QUE OCORRA NA SUA CIDADE, QUE VOCÊ E SUA FAMÍLIA PARTICIPEM?
5) VOCÊ SABE QUE A DANÇA É UMA MANIFESTAÇÃO ARTÍSTICA, E QUE ELA PODE OCORRER EM QUALQUER LUGAR?
6) QUE TIPO DE DANÇA VOCÊ CONHECE? VOCÊ SABE DE ONDE ELA VEM?
7) EXISTE ALGUMA DANÇA TÍPICA DA SUA LOCALIDADE?
● MOMENTO 3 – MANIFESTAÇÃO TRADICIONAL E CONTEMPORÂNEA DA DANÇA – RESPONDA:
1) O QUE VOCÊ DANÇA? POR QUÊ?
2) PARTICIPA OU PARTICIPOU DE ALGUM GRUPO DE DANÇA? O QUE DANÇAVA?
3) O QUE É DANÇA TRADICIONAL E CONTEMPORÂNEA?
4) POR QUE AS DANÇAS, SÃO MANIFESTAÇÕES CULTURAIS?
5)CONHECE ALGUMA MANIFESTAÇÃO CULTURAL EM QUE A DANÇA ESTÁ PRESENTE?
6) CONHECE DANÇAS DE OUTROS PAÍSES? QUAIS?
● MOMENTO 4 “MANDEI FAZER UMA CASA DE FARINHA”
MANDEI FAZER UMA CASA DE FARINHA
MANDEI FAZER UMA CASA DE FARINHA,
BEM MANEIRINHA QUE O VENTO POSSA LEVA
OI, PASSA SOL, OI PASSA CHUVA, OI PASSA VENTO,
SÓ NÃO PASSA O MOVIMENTO DO CIRANDEIRO A RODAR.
ACHEI BOM, BONITO
MEU AMOR BRINCAR
CIRANDA MANEIRA
VEM CÁ A BALANÇAR
– CRIE UMA COREOGRAFIA SÓ SUA, DIVIRTA-SE. ATÉ A PRÓXIMA AULA