ANO/SÉRIE DA TURMA: 1◦ A, B, C e D
HABILIDADES DE CURRÍCULO PAULISTA código EF01AR12 Dialogar, com respeito e sem preconceito, sobre as experiências pessoais e coletivas em dança vivenciadas na escola, como fonte para a construção de vocabulários e repertórios próprios. |
OLÁ MEU QUERIDO ALUNO.
● MOMENTO 1
– ASSISTA A AULA DO DIA 21 DE JULHO O ENDEREÇO ELETRÔNICO ESTÁ ABAIXO EM AZUL, SE PRECISAR. E REALIZE AS ATIVIDADES. TEMA: UMA DANÇA – VÍDEO DA AULA DE HOJE
HOJE, RECORDAREMOS E FAREMOS ATIVIDADES DO DIA 21 DE JULHO DE 2020 DO CENTRO DE MÍDIAS DE SÃO PAULO (CMSP).
● MOMENTO 2 –RECORDANDO A ÚLTIMA AULA, FOI MOSTRADA TRÊS IMAGENS DE CRIANÇAS DANÇANDO:
A PRIMEIRA – ERAM CRIANÇAS DANÇANDO DE MANEIRA CIRCULAR
A SEGUNDA – ERAM CRIANÇAS DANÇANDO DE MANEIRA COM MÃOS DADAS
A TERCEIRA – ERAM CRIANÇAS DANÇANDO DE MANEIRA SOLTA



VOCÊ JÁ DEVE TER DANÇADO IGUALZINHO! E É MUITO BOM, NÃO É MESMO?
VOCÊ JÁ REPAROU QUE AS ROUPAS PODEM REVELAR O TIPO DE DANÇA QUE AQUELA PESSOA DANÇA? POR EXEMPLO O BALLET, A DECORAÇÃO, OS ENFEITES, TAMBÉM PODEM MOSTRAR QUE TIPO DE DANÇA SERÁ REALIZADO, EXEMPLO: BANDEIRINHAS DE FESTA JUNINA, CRIA UM AMBIENTE MAIS ALEGRE, NÃO É MESMO? E ASSIM POR DIANTE.
E POR FALAR EM DANÇA, VOCÊ CONSEGUIU ADIVINHAR NA AULA VÍDEO DO CENTRO DE MÍDIAS, QUAL SERIA O TEMA E A DANÇA?
O TEMA CONTINUOU A SER A DANÇA E A DANÇA ESTUDADA HOJE É A QUADRILHA, MUITO DANÇADA EM FESTAS JUNINAS.
O QUE SABEMOS SOBRE A QUADRILHA? QUAL A MATRIZ (DE ONDE VEIO, A ORIGEM), QUEM PODE DANÇAR? QUE ROUPAS USAR?
NOSSA PROFESSOR, QUANTAS PERGUNTAS? VOCÊ DEVE ESTAR PENSANDO, MAS, ESSAS PERGUNTAS AJUDAM A CONHECER MELHOR O NOSSO TEMA, ENTÃO VAMOS RESPONDER A ESSAS PERGUNTAS.
A QUADRILHA ORIGINALMENTE ERA DANÇADA POR QUATRO PARES EM FORMAÇÃO RETANGULAR, TEM SUA MATRIZ EUROPÉIA E ERAM DANÇADAS POR ARISTOCRATAS (POLÍTICOS RICOS DA ÉPOCA). HOJE, A QUADRILHA PODE SER DANÇADA POR TODOS E GERALMENTE ACONTECE EM MEIO A FESTEJO RELIGIOSO.

● MOMENTO 3 – PARTE PRÁTICA IREMOS DIVIDIR EM DUAS, A PRIMEIRA VOCÊ VAI FAZER UM DESENHO DE UMA FESTA JUNINA PODE COPIAR ESSE DE CIMA OU CRIAR O SEU E A OUTRA VOCÊ PODERÁ DANÇAR COLOCANDO UMA MÚSICA DE QUADRILHA JUNINA, CHAME AS PESSOAS QUE MORAM COM VOCÊ.
AH! PODE SER NO HORÁRIO QUE ESTIVEREM, DIVIRTA-SE E SE CUIDE!
BOAS ATIVIDADES. ATÉ A PRÓXIMA AULA
ANO/SÉRIE DA TURMA: 2◦A
HABILIDADES DE CURRÍCULO PAULISTA código EF02AR12 Dialogar, com respeito e sem preconceito, sobre as experiências pessoais e coletivas em dança vivenciadas na escola, como fonte para a construção de vocabulários e repertórios próprios.
OLÁ MEU QUERIDO ALUNO.
● MOMENTO 1
– ASSISTA A AULA DO DIA 21 DE JULHO O ENDEREÇO ELETRÔNICO ESTÁ ABAIXO EM AZUL, SE PRECISAR. E REALIZE AS ATIVIDADES. TEMA: EXPRESSÕES NA DANÇA – VÍDEO DE HOJE
HOJE, RECORDAREMOS E FAREMOS ATIVIDADES DO DIA 21 DE JULHO DE 2020 DO CENTRO DE MÍDIAS DE SÃO PAULO (CMSP).
NA AULA PASSADA OUVIMOS E VIMOS SOBRE MATRIZES (ONDE NASCEU OU SURGIU O MOVIMENTO DA DANÇA), MATRIZES INDÍGENAS, EUROPÉIAS E AFRICANAS.
MANIFESTAÇÃO ARTÍSTICA É QUALQUER FORMA DE EXPRESSÃO DE IDEIAS, PODENDO SER FEITA ATRAVÉS DA MÚSICA, PINTURA, ESCULTURA, LITERATURA, E ETC.
TAMBÉM, VIMOS E DANÇAMOS QUADRILHA JUNINA COM AS COMANDAS DA AULA DO CENTRO DE MÍDIA.

● MOMENTO 2 – DANÇA CONGADA
– QUAL A MATRIZ E SEU SIGNIFICADO?
– O CONGADO MESCLA CULTOS CATÓLICOS COM AFRICANOS NUM MOVIMENTO SINCRÉTICO. É UMA DANÇA QUE REPRESENTA A COROAÇÃO DO REI DO CONGO, ACOMPANHADO DE UM CORTEJO COMPASSADO, CAVALGADAS, LEVANTAMENTO DE MASTROS E MÚSICA. A MATRIZ É AFRICANA E O SOM É BEM PERCURSIVO, NOTE A QUANTIDADE DE FITAS.
CONFIRA NAS IMAGENS ABAIXO:



● MOMENTO 3 – DANÇA JONGO OU CAXAMBU
– QUAL A MATRIZ E SEU SIGNIFICADO?
O JONGO, TAMBÉM CONHECIDO COMO CAXAMBU E CORIMÁ, É UMA DANÇA BRASILEIRA DE ORIGEM AFRICANA QUE É PRATICADA AO SOM DE TAMBORES, COMO O CAXAMBU. É ESSENCIALMENTE RURAL. FAZ PARTE DA CULTURA AFRO-BRASILEIRA. A MATRIZ É AFRICANA, SIGNIFICANDO DIVERTIMENTO.


● MOMENTO 4 – DANÇA INDÍGENA É REALIZADA POR VÁRIAS RAZÕES, COMO: FAZER HOMENAGENS ÀS PESSOAS MORTAS, AGRADECER PELA COLHEITA, PESCA, CAÇA, ALÉM DE OUTROS MOTIVOS.


● MOMENTO 5 – CATIRA, QUE TAMBÉM PODE SER CHAMADO DE CATERETÊ, É UMA DANÇA DO FOLCLORE BRASILEIRO, EM QUE O RITMO MUSICAL É MARCADO PELA BATIDA DOS PÉS E MÃOS DOS DANÇARINOS, MATRIZ INDÍGENA, ACOMPANHADO POR VIOLAS CAIPIRAS, ANTIGAMENTE DANÇADA APENAS POR HOMENS, HOJE JÁ SE VÊ A PARTICIPAÇÃO DE MULHERES, EXECUTADA SEMPRE POR DUAS FILEIRAS, UMA DE FRENTE PRA OUTRA, É UMA DANÇA TRADICIONAL PAULISTA E TAMBÉM NA REGIÃO SUDESTE. NO FIM DA AULA NO CENTRO DE MÍDIAS, OS PROFESSORES DANÇARAM A CATIRA.


ATIVIDADE: EM UMA FOLHA DE SULFITE OU NO SEU CADERNO DE DESENHO, VOCÊ DEVERÁ DESENHAR E PINTAR A DANÇA CATIRA, CAPRICHE!
ATÉ A PRÓXIMA AULA
ANO/SÉRIE DA TURMA: 3◦ A e B
HABILIDADES DE CURRÍCULO PAULISTA código EF03AR10 Experimentar diferentes formas de orientação no espaço (deslocamentos, planos, direções, caminhos etc.) e ritmos de movimento (lento, moderado e rápido) na construção do movimento dançado.
OLÁ MEU QUERIDO ALUNO.
● MOMENTO 1 – ASSISTA A AULA DO DIA 21 DE JULHO O ENDEREÇO ELETRÔNICO ESTÁ ABAIXO EM AZUL, SE PRECISAR. E REALIZE AS ATIVIDADES. TEMA: MOVER-SE – VÍDEO DA AULA DE HOJE
HOJE, RECORDAREMOS E FAREMOS ATIVIDADES DO DIA 21 DE JULHO DE 2020 DO CENTRO DE MÍDIAS DE SÃO PAULO (CMSP).
● MOMENTO 2 – PENSE E USE SUA IMAGINAÇÃO
– PENSE NOS MOVIMENTOS, AS QUESTÕES SERVEM PARA VOCÊS PENSAREM.
– QUANDO O NOSSO CORPO ESTÁ EM MOVIMENTO, NÓS PERCEBEMOS TODAS AS PARTE DO CORPO? SIM, NÃO E TALVEZ, AS RESPOSTAS FORAM BEM EQUILIBRADA, O QUE VOCÊ RESPONDEU?
– O QUE FAZ O NOSSO CORPO MOVIMENTAR-SE? MÚSCULOS, OSSOS, ARTICULAÇÕES, CÉREBRO etc.
– COMO NOS MOVIMENTAMOS? RÁPIDO, MODERADO, LENTO, PRA CIM, PRA BAIXO, CORRENDO, DANÇANDO etc.
– EM QUE PLANOS? ALTO (ALTURA: CABEÇA, MÃOS ERGUIDAS)
MÉDIO (ALTURA:TORAX, BARRIGA)
BAIXO (ALTURA: PERNAS, PÉS)
– PODEMOS NOS MOVIMENTAR SOBRE PEDRAS, ÁGUA, FOGO, TERRA? COMO? VOCÊ PODE USAR A IMAGINAÇÃO DE COMO SERIA ISSO.
– EM QUAIS SITUAÇÕES NOS MOVIMENTAMOS:
RÁPIDO – QUANDO A MÃE CHAMA PARA COMER DOCE
MODERADO – PARA NÃO CHEGAR ATRASADO NA AULA
LENTO – QUANDO NÃO TEMOS COMPROMISSOS


● MOMENTO 3 – OBSERVE AS IMAGENS E MOVA-SE
NA AULA DO CENTRO DE MÍDIAS, OS PROFESSORES ANALIZARAM AS IMAGENS OBSERVANDO OS MOVIMENTOS, CIRCULANDO ALGUMAS IMAGENS E FORMANDO UMA SEQUÊNCIA, ONDE VOCÊ DEVERÁ COPIAR AS POSIÇÕES, ESPERIMENTE, ESCOLHA 10 IMAGENS E COLOQUE NA ORDEM QUE QUISER E IMITE AS POSIÇÕE DAS IMAGENS.
BOA ATIVIDADE!!
ESPERO QUE TENHA CONSEGUIDO FAZER AS ATIVIDADES E SE DIVERTIR.
ATÉ A PRÓXIMA AULA
ANO/SÉRIE DA TURMA: 4◦ A e B
HABILIDADES DE CURRÍCULO PAULISTA código EF04AR10 Experimentar diferentes formas de orientação no espaço (deslocamentos, planos, direções, caminhos etc.) e ritmos de movimento (lento, moderado e rápido) na construção do movimento dançado.
OLÁ MEU QUERIDO ALUNO.
● MOMENTO 1 – ASSISTA A AULA DO DIA 21 DE JULHO O ENDEREÇO ELETRÔNICO ESTÁ ABAIXO EM AZUL, SE PRECISAR. E REALIZE AS ATIVIDADES. Tema: Elemento da dança – vídeo da aula de hoje
● MOMENTO 2 – PENSE E USE SUA IMAGINAÇÃO
– PENSE NOS MOVIMENTOS, AS QUESTÕES SERVEM PARA VOCÊS PENSAREM.
– QUANDO O NOSSO CORPO ESTÁ EM MOVIMENTO, NÓS PERCEBEMOS TODAS AS PARTE DO CORPO? SIM, NÃO E TALVEZ, AS RESPOSTAS FORAM BEM EQUILIBRADA, O QUE VOCÊ RESPONDEU?
– O QUE FAZ O NOSSO CORPO MOVIMENTAR-SE? MÚSCULOS, OSSOS, ARTICULAÇÕES, CÉREBRO etc.
– COMO NOS MOVIMENTAMOS? RÁPIDO, MODERADO, LENTO, PRA CIM, PRA BAIXO, CORRENDO, DANÇANDO etc.
– EM QUE PLANOS? ALTO (ALTURA: CABEÇA, MÃOS ERGUIDAS)
MÉDIO (ALTURA:TORAX, BARRIGA)
BAIXO (ALTURA: PERNAS, PÉS)
– PODEMOS NOS MOVIMENTAR SOBRE PEDRAS, ÁGUA, FOGO, TERRA? COMO? VOCÊ PODE USAR A IMAGINAÇÃO DE COMO SERIA ISSO.
– EM QUAIS SITUAÇÕES NOS MOVIMENTAMOS:
RÁPIDO – QUANDO A MÃE CHAMA PARA COMER DOCE
MODERADO – PARA NÃO CHEGAR ATRASADO NA AULA
LENTO – QUANDO NÃO TEMOS COMPROMISSOS
● MOMENTO 3 – Dança Contemporânea é um gênero de dança teatral que se desenvolveu em meados do século XX e, desde então, tornou-se um dos gêneros mais conhecidos, especialmente no mundo ocidental. Não fazem parte das danças tradicionais. Observem as roupas, são mais livres e leves. Na movimentação do corpo trabalham os planos e níveis altos, médios e baixo, observe essas imagens e vejam: será que não precisam treinar e estudar os movimentos? Você achou os movimentos bonitos? Esse é um breve resumo.



● MOMENTO 4 – QUADRILHA, MUITO DANÇADA EM FESTAS JUNINAS.
O QUE SABEMOS SOBRE A QUADRILHA? QUAL A MATRIZ (DE ONDE VEIO, A ORIGEM), QUEM PODE DANÇAR? QUE ROUPAS USAR?
NOSSA PROFESSOR, QUANTAS PERGUNTAS? VOCÊ DEVE ESTAR PENSANDO, MAS, ESSAS PERGUNTAS AJUDAM A CONHECER MELHOR O NOSSO TEMA, ENTÃO VAMOS RESPONDER A ESSAS PERGUNTAS.
A QUADRILHA ORIGINALMENTE ERA DANÇADA POR QUATRO PARES EM FORMAÇÃO RETANGULAR, TEM SUA MATRIZ EUROPÉIA E ERAM DANÇADAS POR ARISTOCRATAS (POLÍTICOS RICOS DA ÉPOCA). HOJE, A QUADRILHA PODE SER DANÇADA POR TODOS E GERALMENTE ACONTECE EM MEIO A FESTEJO RELIGIOSO E FORMANDO UMA GRANDE RODA.

● MOMENTO 5 – PARTE PRÁTICA IREMOS DIVIDIR EM DUAS, A PRIMEIRA VOCÊ VAI FAZER UM DESENHO DE UMA FESTA JUNINA PODE COPIAR ESSE DE CIMA OU CRIAR O SEU E A OUTRA VOCÊ PODERÁ DANÇAR COLOCANDO UMA MÚSICA DE QUADRILHA JUNINA, CHAME AS PESSOAS QUE MORAM COM VOCÊ.
AH! PODE SER NO HORÁRIO QUE ESTIVEREM, DIVIRTA-SE E SE CUIDE!
ESPERO QUE TENHA CONSEGUIDO FAZER AS ATIVIDADES E SE DIVERTIR.
ATÉ A PRÓXIMA AULA
ANO/SÉRIE DA TURMA: 5◦ A
HABILIDADES DE CURRÍCULO PAULISTA código EF05AR10 Experimentar diferentes formas de orientação no espaço (deslocamentos, planos, direções, caminhos etc.) e ritmos de movimento (lento, moderado e rápido) na construção do movimento dançado.
OLÁ MEU QUERIDO ALUNO.
● MOMENTO 1 – ASSISTA A AULA DO DIA 21 DE JULHO O ENDEREÇO ELETRÔNICO ESTÁ ABAIXO EM AZUL, SE PRECISAR. E REALIZE AS ATIVIDADES. Tema: Ideias para dançar – vídeo da aula de hoje
● MOMENTO 2 – Quando pensamos “Dança”.
Quando pensamos dança, pensamos:

● MOMENTO 3 – Observe as imagens, perceba os planos da dança e qual pode ser a dança:

Planos médio e pano baixo, a dança é contemporânea

– Plano baixo, e a dança é contemporânea

Plano alto, movimentos sincronizados, dança de rua

Planos médio e plano baixo, a dança é dança de rua
MOMENTO 4 – QUADRILHA, MUITO DANÇADA EM FESTAS JUNINAS.
O QUE SABEMOS SOBRE A QUADRILHA? QUAL A MATRIZ (DE ONDE VEIO, A ORIGEM), QUEM PODE DANÇAR? QUE ROUPAS USAR?
NOSSA PROFESSOR, QUANTAS PERGUNTAS? VOCÊ DEVE ESTAR PENSANDO, MAS, ESSAS PERGUNTAS AJUDAM A CONHECER MELHOR O NOSSO TEMA, ENTÃO VAMOS RESPONDER A ESSAS PERGUNTAS.
A QUADRILHA ORIGINALMENTE ERA DANÇADA POR QUATRO PARES EM FORMAÇÃO RETANGULAR, TEM SUA MATRIZ EUROPÉIA E ERAM DANÇADAS POR ARISTOCRATAS (POLÍTICOS RICOS DA ÉPOCA). HOJE, A QUADRILHA PODE SER DANÇADA POR TODOS E GERALMENTE ACONTECE EM MEIO A FESTEJO RELIGIOSO E FORMANDO UMA GRANDE RODA.

● MOMENTO 5 – COLOQUE UMA MÚSICA DE QUADRILHA E TENTE SEGUIR AS COMANDAS.
– OS COMPRIMENTOS (TIRANDO E COLOCANDO O CHAPÉU)
– CAMINHO DA ROÇA
– GIRANDO PARA DIREITA E ESQUERDA
– OLHA O TUNEL
– CAMINHO DA ROÇA
– FINGE QUE VAI, MAS, NÃO VAI
– GALOPE 8X
– CAMINHO DA ROÇA
– MOVIMENTO DO CARACOL (BEM LENTO)
– CAMINHO DA ROÇA
ESPERO QUE TENHA CONSEGUIDO FAZER AS ATIVIDADES E SE DIVERTIR.
ATÉ A PRÓXIMA AULA