Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora

ROTEIRO DE ATIVIDADES DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS 7º ANO

MATEMÁTICA

1) Tabuada:

Procure um amigo e faça a brincadeira do “pi” em forma de tabuada.

EX.: TABUADA DO 2 : Um de vocês canta os resultados da tabuada e o outro acompanha para ver se vai errar. 1,pi,3,pi,5,pi,7,pi,9,pi,11,pi,13,pi,15,pi,17,pi,19,pi. Parece bem fácil! Mas se errar, é a vez do outro. VENCE quem terminar primeiro até a tabuada do 10.

2) Raiz Quadrada : Em latim quer dizer “lado do quadrado”. Ex. Raiz quadrada de 4 é 2, porque o lado de um quadrado de área 4 é 2. Porque a área de um quadrado é a medida do seu lado vezes a medida do outro lado, que são iguais. Daí que a raiz quadrada pega as medidas de áreas e tenta transformar em um quadrado.

3) Potências: do exemplo do quadrado onde seu lado mede 2 e o outro mede 2 , temos: ● 2 x 2 = 2 elevado a 2 ou 2 ao quadrado. PARA QUALQUER QUADRADO DE LADO X, TEMOS que a ÁREA é: x ao quadrado ou x elevado à 2.

4) HORAS: Pensando em um relógio de paredes, desses com 3 ponteiros: o menor, das horas do dia até o meio dia e depois recomeça até a meia noite; o maior dos minutos, lembrando que para fechar uma hora são necessários 60 minutos; e o mais fininho, que marca os segundos, que também são 60.

OBSERVE um desses relógios, e note que quando você conta normal, até 60, partindo do 12, que é o início da marcação do relógio, ele gira toda a circunferência; o ponteiro maior, dos minutos passa para o tracinho seguinte que é o dos minutos.

DAÍ QUE: 60 SEGUNDOS FORMA 1 MINUTO E 60 MINUTOS FORMA 1 HORA. A CADA 2 CICLOS COMPLETOS DE 12 HORAS DO RELÓGIO “REDONDO” TEMOS 2X12=24 HORAS, QUE FECHA 1 DIA. POR ISSO O DIA TEM 24 HORAS. LOGO, cada número grande representam 5 minutos para o ponteiro grande.

Ex. Ponteiro menor no 6 e o maior no 6, são : 6 h e (6x5min) =6h30min . Seis e meia! 5) Ângulos: Aproveitando a conversa sobre os ponteiros do relógio circular (de parede, de ponteiros, etc.), temos que ele está contido DENTRO de um círculo (matematicamente, circunferência). O detalhe é que esse círculo possui 360°, por convenção antiga, desde o Egito Antigo.

Então, esse é um jeito de medir uma curva. Logo, os 60 minutos que fecham 1 hora tem: 360°:60min =6°/min ISTO É, CADA MINUTO TEM 6°.

Quantos graus temos quando é 12h15min? Resposta: 12(início, zerado) e 15×6°=90°. Quantos graus temos quando é 12h30min? Resposta: 12(início, zerado) e 30×6°=180°. Quantos graus temos quando é 12h45min? Resposta: 12(início, zerado) e 45×6°=270°. Quantos graus temos quando é 1h00min? Resposta: 12(início, zerado) e 60×6°=360°. ISTO SE REPETE O TEMPO TODO, A CADA CICLO DO TEMPO DO RELÓGIO REDONDO! 6)

Triângulos : basicamente são 3 tipos principais relacionados ao lado e aos ângulos

Lados:

A) 3 lados iguais, triângulo equilátero.

B) 2 lados iguais e 1 não, triângulo isósceles.

C) 3 lados diferentes, triângulo escaleno. Ângulos

A) 1 deles < 90°, triângulo acutângulo

B) 1 deles = 90°, triângulo retângulo.

C) 1 deles > 90°, triângulo obtusângulo. OBS. < (MENOR); > (MAIOR); = (IGUAL), 90° (ângulo reto, observe que o quadrado tem 4 ângulos retos. 4×90°=360°.

Uau! Descobrimos então que é o mesmo da circunferência. Então elas podem ser equivalentes, quer dizer, transformadas uma na outra ou também serem colocadas uma dentro da outra!).

7) Polígonos ou Figuras geométricas: algumas principais, são o quadrado, com os 4 lados de mesma medida;

o retângulo, 2 pares de lados com medidas iguais;

paralelogramo, são dois pares de retas paralelas (que nunca se encontram);

losanGO, seria um tipo de paralelogramo esticado em um dos lados, daí as medidas das diagonais internas são diferentes, enquanto nos outros as medidas delas são iguais, dentro de cada figura, claro!

Trapézio, uma figura meio esquisita porque tem 4 lados diferentes, sendo uma base maior (B), uma base menor (b), uma altura (h) e ainda uma diagonal (D).

8) Plano Cartesiano: lembra sobre quadricular as figuras ou áreas, visto em Raiz Quadrada? Pois bem! Esse plano leva o nome de cartesiano, em homenagem a quem o inventou ou descobriu, René Descartes, matemático e filósofo francês. Basicamente ele quadriculou as figuras geométricas, podendo assim medi-las.

É conhecido como o plano 2D, de duas dimensões, a das figuras, fotos e desenhos; 1 D, é uma dimensão, a linha; e 3 D?

Você tem ideia?

Os desenhos antigos da tv e gibis eram em 2D, os de hoje em dia são 3D. Isto porque tem a diagramação gráfica computadorizada, que dá mais facilmente a noção de alturas, larguras ou profundidades. É como assistir a um filme, quando jogamos algum game!!!

Assim, graças a esse plano cartesiano, nos localizamos nos mapas, conseguimos perceber a simetria das figuras, que parecem estar espelhadas em frente aos eixos x (abscissa), horizontal, sentido direita-esquerda; ou y (ordenada), vertical, sentido acima-abaixo. Sabe por que os carros de resgate são escritos ao contrário?

Porque, graças à SIMETRIA, quando o motorista olha pelo retrovisor do carro ele vê escrito direito (da esquerda para a direita) e assim, como um bom cidadão, um cidadão de bem, ele dá passagem mais rápido!

9) Frações: quando você tem uma parte de algo inteiro. É a parte do todo. Exemplo. JUAN comeu 4 dos 6 bombons que ganhou de sua avó. Logo, em frações, ele comeu 4/6 (quatro sextos) e não comeu 2/6 (dois sextos). Se fossem 20 bombons, teria comido 4/20 (quatro vinte avos) e não comido 16/20. Podemos dividir essas frações em frações menores, até não poder mais, chamadas de frações irredutíveis.

Pensando nos múltiplos:
JÚPITER VAI FECHANDO O CICLO DE 12 EM 12 ANOS
12+12+12+12+…..
SATURNO VAI FECHANDO O CICLO DE 30 EM 30 ANOS
30+30+30+30+…..
Quantas são as vezes em que eles se repetem até darem o mesmo valor somados?
Podemos pensar assim:
Somo até dar o mesmo valor para os números e decomponho na menor multiplicação
possível.
12+12+12+12+12=5×12=5x(4×3)=5x2x2x3=60
30+30=2×30=2x2x15=2x2x5x3=60
Ou seja, o número de múltiplos que dá o mesmo resultado entre 12 e 30 (no contexto dos
planetas se encontrarem) é 2x2x5x3=60, esses em destaque, são números PRIMOS que
aparecem ao mesmo tempo. Chamados de mínimo múlt1iplo comum (m.m.c). ASSIM, O MMC
DE 12 E 30 É 60.
Logo, a quantidade de números primos múltiplos que dá o mesmo resultado entre dois ou
mais números são chamados de mínimo múltiplo comum (m.m.c).
*Número Primo: é aquele que só pode ser dividido por ele mesmo e por 1, sem contar o
número 1. Ex.: 2,3,5,7….
● *Decomposição em Fatores Primos : os números em vermelho acima foram
decompostos em fatores primos (fator tem a ver com multiplicação e primos com os
números primos). Ex.60 =2x2x3x5 .
Usando o mesmo exemplo, qual seria o máximo divisor comum (M.D.C.) de 12 e 30?
Resposta: decomponha o 12=2x2x3 e o 30=2x3x5. Teremos os números primos 2 e 3
aparecendo nos dois números.
Dai quero o maximo, então escolho o maior que é o 3. Portanto o M.D.C.(12,30) :3.
ENTRA AÍ A QUESTÃO DOS NÚMEROS DECOMPOSTOS SEREM DIVISORES DELES.
ENQUANTO EM MMC COMPARAMOS O MÍNIMO DE INTERVALO ENTRE O ENCONTRO
DE DOIS EVENTOS DIFERENTES, NO MDC OLHAMOS PARA O MAIOR DIVISOR QUE
PERTENCE A DOIS EVENTOS DIFERENTES.
Concluindo o raciocínio, foi colocado aqui, com um certo bom humor, assuntos básicos da
matemática, buscando uma linha de raciocínio lógico, buscando interligar as ideias, para
melhor assimilação. Criada, essas ideias foram pensadas com se eu estivesse na sala da sua
casa contando um CASO, um fato comum, como uma história. Esse plano de estudo/ ensino, saiu do fundo do coração para o fundo do coração de vocês! Digo porque isto tem a ver com o latim, de core!!! BONS ESTUDOS!

CIÊNCIAS

Estas atividades visam trabalhar habilidades de leitura e interpretação de texto.

Professor Pedro – Ciências – Atividades referentes a 4 aulas (semana de 20 a 24 de Julho).

Nesta aula vamos estudar sobre os combustíveis fosseis e as vantagens e desvantagens do seu uso.

Leia o texto abaixo com muita atenção.

TEXTO: OS COMBUSTÍVEIS FÓSSEIS

 (Texto adaptado do site Brasilescola pelo Prof. Pedro)

Os combustíveis fósseis são o grupo de recursos naturais disponíveis na natureza utilizados para a produção de energia por meio de sua queima e gerados da decomposição de material orgânico ao longo do tempo. Os três principais tipos de combustíveis fósseis são: o petróleo, o gás natural e o carvão mineral.

Origem dos combustíveis fósseis

Esses recursos naturais recebem o nome de combustíveis fósseis pelo fato de sua origem estar associada ao processo de decomposição de material orgânico em camadas de bacias sedimentares, de forma semelhante ao que ocorre no processo de formação dos fósseis.

Como são de origem fóssil, o petróleo e demais combustíveis a ele associados não são renováveis — ou melhor, sua reposição na natureza ocorre de maneira muito lenta.

O petróleo é considerado, ao lado da água, o principal recurso natural da era moderna. Embora existam esforços governamentais em todo o mundo para diminuir a dependência em relação a esse elemento, ele ainda é o combustível mais utilizado. Além do fato de ser um recurso não renovável, o petróleo apresenta como desvantagem a emissão em grande quantidade de poluentes na atmosfera durante a sua queima.

O uso dos combustíveis fósseis

Petróleo

A principal utilização do petróleo é a sua conversão em gasolina e óleo diesel para veículos. Além disso, a partir dele, são produzidos: o GLP (Gás Liquefeito de Petróleo, utilizado como gás de cozinha), o nafta (um derivado utilizado na indústria petroquímica), a querosene de avião, o plástico, alguns tipos de solvente e outros produtos.

                Carvão Mineral

O carvão mineral, por sua vez, ganhou uma maior relevância na estruturação das sociedades com a Primeira Revolução Industrial, sendo o principal recurso dessa época (assunto da aula passada). No entanto, ainda nos dias atuais, ele é amplamente utilizado, principalmente nas chamadas termelétricas, que funcionam com base no aquecimento da água, que é convertida em vapor, para girar uma turbina e ativar um gerador de eletricidade.

O carvão mineral é uma rocha sedimentar com um alto teor de carbono em sua estrutura. Sua origem remonta à decomposição de materiais vegetais, principalmente de grandes grupos vegetais antigos, que foram soterrados há uma média de tempo de 300 milhões de anos. Embora o seu poder calorífico e o seu tempo de combustão resultem em uma grande vantagem em termos de produtividade, o carvão mineral é o mais poluente dos combustíveis fósseis, mas é o mais abundante entre eles. Quase metade de suas reservas encontra-se na China.

Gás Natural

O gás natural vem tornando-se o mais promissor dos combustíveis fósseis em termos de investimentos e utilização. As suas vantagens são: é menos poluente do que os outros, possui amplas reservas e o custo de produção de energia com base nele é menor. O seu processo de formação ocorre, geralmente, em conjunto com o petróleo, embora nem sempre eles se encontrem nas mesmas áreas.

As duas principais potências mundiais em termos de reservas e exploração do gás natural são a Rússia e os EUA. Os russos, inclusive, fazem um bom uso geopolítico desse recurso, uma vez que boa parte da Ásia e da Europa é dependente da importação desse produto que circula em gasodutos construídos pela Rússia em vários territórios, incluindo a Ucrânia.

Combustíveis fósseis no Brasil

Apesar da matriz energética brasileira ser considerada uma das mais renováveis do mundo, o uso de combustíveis fósseis ainda é elevado no Brasil. O país ainda é bastante dependente do uso deles. Cerca de 36% da matriz energética brasileira é constituída por combustíveis fósseis, como o petróleo e o carvão mineral.

O Brasil possui uma das maiores reservas de petróleo do mundo, chamada de pré-sal brasileiro. Ele se tornou um dos maiores exportadores do combustível e atraiu inúmeros investidores para o setor.

Vantagens e desvantagens do uso de combustíveis fósseis

VantagensDesvantagens
– Possuem elevada eficiência energética quando comparados a outros tipos de energia, produzindo quantidades significativas por unidade de peso.– Quanto mais reduzida a disponibilidade desses combustíveis, devido ao intenso uso de seus reservatórios, mais elevados ficam seus preços no mercado.
– Seus reservatórios geralmente apresentam facilidade de localização, extração e processamento. – Estão relacionados a diversos problemas ambientais, como emissão de gases poluentes à atmosfera, contribuindo, por exemplo, para o aumento do efeito estufa.
– Possui melhor custo-benefício do que as fontes de energias alternativas.– Erros de armazenamento e extração, por exemplo, do gás natural e petróleo podem causar inúmeros e graves problemas tanto ao meio ambiente quanto à saúde.

Combustíveis fósseis e impactos ambientais

O uso de combustíveis fósseis está associado a diversos problemas ambientais. A dependência da matriz energética mundial em relação às fontes não renováveis de energia faz com que os reservatórios diminuam cada vez mais devido à exploração intensa e desenfreada dos recursos naturais. E por serem fontes não renováveis de energia, a disponibilidade dos combustíveis fósseis está ameaçada, e, portanto, a produção de energia mundial também.

Outro problema ambiental é a questão da emissão de gases de efeito estufa por meio da queima dos combustíveis fósseis. O dióxido de carbono é um dos principais gases que intensificam o efeito estufa e provoca alterações climáticas. A questão da redução das emissões tem sido alvo de discussões de inúmeras conferências ambientais. Diversos acordos já foram estabelecidos, como o Protocolo de Kyoto e o Acordo de Paris. Buscar alternativas à substituição dos combustíveis fósseis para produção de energia é essencial para conservação do meio ambiente e para conter as alterações no clima.

Publicidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: