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ROTEIRO DE ATIVIDADES DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS 6º ANO

MATEMÁTICA

1) Tabuada:

Procure um amigo e faça a brincadeira do “pi” em forma de tabuada.

EX.: TABUADA DO 2 : Um de vocês canta os resultados da tabuada e o outro acompanha para ver se vai errar. 1,pi,3,pi,5,pi,7,pi,9,pi,11,pi,13,pi,15,pi,17,pi,19,pi. Parece bem fácil! Mas se errar, é a vez do outro. VENCE quem terminar primeiro até a tabuada do 10.

2) Raiz Quadrada : Em latim quer dizer “lado do quadrado”. Ex. Raiz quadrada de 4 é 2, porque o lado de um quadrado de área 4 é 2. Porque a área de um quadrado é a medida do seu lado vezes a medida do outro lado, que são iguais. Daí que a raiz quadrada pega as medidas de áreas e tenta transformar em um quadrado.

3) Potências: do exemplo do quadrado onde seu lado mede 2 e o outro mede 2 , temos: ● 2 x 2 = 2 elevado a 2 ou 2 ao quadrado. PARA QUALQUER QUADRADO DE LADO X, TEMOS que a ÁREA é: x ao quadrado ou x elevado à 2.

4) HORAS: Pensando em um relógio de paredes, desses com 3 ponteiros: o menor, das horas do dia até o meio dia e depois recomeça até a meia noite; o maior dos minutos, lembrando que para fechar uma hora são necessários 60 minutos; e o mais fininho, que marca os segundos, que também são 60.

OBSERVE um desses relógios, e note que quando você conta normal, até 60, partindo do 12, que é o início da marcação do relógio, ele gira toda a circunferência; o ponteiro maior, dos minutos passa para o tracinho seguinte que é o dos minutos.

DAÍ QUE: 60 SEGUNDOS FORMA 1 MINUTO E 60 MINUTOS FORMA 1 HORA. A CADA 2 CICLOS COMPLETOS DE 12 HORAS DO RELÓGIO “REDONDO” TEMOS 2X12=24 HORAS, QUE FECHA 1 DIA. POR ISSO O DIA TEM 24 HORAS. LOGO, cada número grande representam 5 minutos para o ponteiro grande.

Ex. Ponteiro menor no 6 e o maior no 6, são : 6 h e (6x5min) =6h30min . Seis e meia! 5) Ângulos: Aproveitando a conversa sobre os ponteiros do relógio circular (de parede, de ponteiros, etc.), temos que ele está contido DENTRO de um círculo (matematicamente, circunferência). O detalhe é que esse círculo possui 360°, por convenção antiga, desde o Egito Antigo.

Então, esse é um jeito de medir uma curva. Logo, os 60 minutos que fecham 1 hora tem: 360°:60min =6°/min ISTO É, CADA MINUTO TEM 6°.

Quantos graus temos quando é 12h15min? Resposta: 12(início, zerado) e 15×6°=90°. Quantos graus temos quando é 12h30min? Resposta: 12(início, zerado) e 30×6°=180°. Quantos graus temos quando é 12h45min? Resposta: 12(início, zerado) e 45×6°=270°. Quantos graus temos quando é 1h00min? Resposta: 12(início, zerado) e 60×6°=360°. ISTO SE REPETE O TEMPO TODO, A CADA CICLO DO TEMPO DO RELÓGIO REDONDO! 6)

Triângulos : basicamente são 3 tipos principais relacionados ao lado e aos ângulos

Lados:

A) 3 lados iguais, triângulo equilátero.

B) 2 lados iguais e 1 não, triângulo isósceles.

C) 3 lados diferentes, triângulo escaleno. Ângulos

A) 1 deles < 90°, triângulo acutângulo

B) 1 deles = 90°, triângulo retângulo.

C) 1 deles > 90°, triângulo obtusângulo. OBS. < (MENOR); > (MAIOR); = (IGUAL), 90° (ângulo reto, observe que o quadrado tem 4 ângulos retos. 4×90°=360°.

Uau! Descobrimos então que é o mesmo da circunferência. Então elas podem ser equivalentes, quer dizer, transformadas uma na outra ou também serem colocadas uma dentro da outra!).

7) Polígonos ou Figuras geométricas: algumas principais, são o quadrado, com os 4 lados de mesma medida;

o retângulo, 2 pares de lados com medidas iguais;

paralelogramo, são dois pares de retas paralelas (que nunca se encontram);

losanGO, seria um tipo de paralelogramo esticado em um dos lados, daí as medidas das diagonais internas são diferentes, enquanto nos outros as medidas delas são iguais, dentro de cada figura, claro!

Trapézio, uma figura meio esquisita porque tem 4 lados diferentes, sendo uma base maior (B), uma base menor (b), uma altura (h) e ainda uma diagonal (D).

8) Plano Cartesiano: lembra sobre quadricular as figuras ou áreas, visto em Raiz Quadrada? Pois bem! Esse plano leva o nome de cartesiano, em homenagem a quem o inventou ou descobriu, René Descartes, matemático e filósofo francês. Basicamente ele quadriculou as figuras geométricas, podendo assim medi-las.

É conhecido como o plano 2D, de duas dimensões, a das figuras, fotos e desenhos; 1 D, é uma dimensão, a linha; e 3 D?

Você tem ideia?

Os desenhos antigos da tv e gibis eram em 2D, os de hoje em dia são 3D. Isto porque tem a diagramação gráfica computadorizada, que dá mais facilmente a noção de alturas, larguras ou profundidades. É como assistir a um filme, quando jogamos algum game!!!

Assim, graças a esse plano cartesiano, nos localizamos nos mapas, conseguimos perceber a simetria das figuras, que parecem estar espelhadas em frente aos eixos x (abscissa), horizontal, sentido direita-esquerda; ou y (ordenada), vertical, sentido acima-abaixo. Sabe por que os carros de resgate são escritos ao contrário?

Porque, graças à SIMETRIA, quando o motorista olha pelo retrovisor do carro ele vê escrito direito (da esquerda para a direita) e assim, como um bom cidadão, um cidadão de bem, ele dá passagem mais rápido!

9) Frações: quando você tem uma parte de algo inteiro. É a parte do todo. Exemplo. JUAN comeu 4 dos 6 bombons que ganhou de sua avó. Logo, em frações, ele comeu 4/6 (quatro sextos) e não comeu 2/6 (dois sextos). Se fossem 20 bombons, teria comido 4/20 (quatro vinte avos) e não comido 16/20. Podemos dividir essas frações em frações menores, até não poder mais, chamadas de frações irredutíveis.

CIÊNCIAS

Estas atividades visam trabalhar habilidades de leitura e interpretação de texto.

Professor Pedro – Ciências – Atividades referentes a 4 aulas (semana de 20 a 24 de Junho).

Nesta aula vamos estudar e entender sobre as células.

Leia o texto abaixo com muita atenção.

TEXTO: AS CÉLULAS

 (Texto adaptado do site Escolakids, Novaescola e da Apostila do Aluno pelo Prof. Pedro)

Como já visto anteriormente, a presença de células é uma das características que todos os seres vivos possuem em comum. Ela é a menor unidade que forma um indivíduo.Os seres vivos podem ter somente uma ou diversas células. As bactérias, por exemplo, são formadas somente por uma, tal como mostra a figura abaixo. Alguns fungos, algas e protozoários também são assim. Chamamos de unicelulares todos os seres vivos formados por uma única célula.

As plantas e animais são formados por mais de uma célula. Assim, são considerados multicelulares. Seres vivos multicelulares geralmente apresentam diversos tipos de células diferentes. O conjunto de células é chamado de tecido.

Células são geralmente tão pequenas que não conseguimos enxergar a olho nu, ou seja: sem uso de lentes de aumento especiais. Assim, é utilizado o microscópio para que sejam observadas.

Graças a essa máquina, hoje podemos saber as principais estruturas de uma célula, que são:
– Citoplasma: região gelatinosa, rica em água e sais minerais. É nele que estão estruturas responsáveis por grande parte do funcionamento da célula.
– Núcleo: estrutura arredondada onde se encontra o material genético.
– Membrana plasmática: uma película que fica em torno da célula, selecionando o que entra e o que sai de dentro dela.



Célula animal (partida ao meio)

As células das bactérias são mais simples que as dos outros seres vivos. Uma das diferenças é o fato de não possuírem núcleo.  Nelas, o material genético fica em um local chamado nucleoide.

As células das plantas e de algumas bactérias possuem também uma estrutura que fica em torno da membrana plasmática, chamada de parede celular. Ela protege a célula, fazendo com que se fique mais rígida.


Célula bacteriana (partida ao meio)
Células vegetais (vistas ao microscópio)

ESTRUTURA DA CÉLULA E AS ORGANELAS

                As células animais possuem estruturas que chamamos de organelas, elas são como pequenos órgãos responsáveis pela manutenção e sobrevivência dás células.

A célula animal, de forma geral, é composta por três partes básicas: membrana plasmática, citoplasma e núcleo. Na imagem acima podemos observar outras estruturas:

1. Nucléolo: É nessa região do núcleo onde são fabricadas as moléculas de RNA ribossômico que se associam a certas proteínas para formar as subunidades que compõem os ribossomos.

2. Núcleo celular: o núcleo geralmente possui um formato esférico e abriga o material genético do organismo (DNA e RNA). Deste modo, ele funciona como um centro de comando das atividades celulares.

3. Ribossomos: responsáveis pela produção de proteína dentro do citoplasma da célula.

4. Vesículas: transporte de substância e união com a membrana para eliminar conteúdos para fora da célula.

5. Retículo endoplasmático rugoso: composto por ribossomos em sua superfície, essa organela realiza a produção de proteínas.

6. Complexo de Golgi: organela encarregada pela modificação, armazenamento e exportação das proteínas sintetizadas no retículo endoplasmático.

7. Microtúbulos: Ajuda no transporte de substâncias dentro das células.

8. Retículo endoplasmático liso: responsável pela produção de lipídios que irão formar a membrana plasmática.

9. Mitocôndrias: organelas que possuem material genético próprio e são responsáveis pela respiração celular e produção de energia.

10. Vacúolo: organelas responsáveis pela reserva energética e o armazenamento de substâncias.

11. Citoplasma: é uma estrutura gelatinosa que abriga as organelas membranosas e o núcleo celular. Ele é responsável pelo armazenamento de substâncias químicas fundamentais para a manutenção da vida.

12. Lisossomos: eles realizam a digestão celular.

13. Centríolos: atuam na divisão celular.

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