Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora

Roteiro de Atividades – 3ª ano A – Profª Rosemeire (10/07)

Senhores pais e responsáveis, pedimos a sua colaboração para o desenvolvimento das atividades. O aluno deverá preencher o cabeçalho no caderno e responder as questões.

Nome da escola: E.E.Profª Iracema de Castro Amarante

Nome do aluno:________________________________

Data: 10/07/2020

Português

Habilidades: EF35LP26 – Ler e compreender, com certa autonomia, textos do campo artístico-literário, que apresentam diferentes cenários e personagens, narrador e a construção do discurso indireto e discurso direto.

Matemática

Habilidades: EF03MA98 – Resolver e elaborar problemas de divisão de um número natural por outro (Até 10), com resto zero e com resto diferente de zero, com os significados de repartição equitativa e de medida, por meio de estratégias e registros pessoais.

Ciências

Habilidades: EF03CI05 – Identificar, comparar e comunicar as alterações de características que ocorrem desde o nascimento e em diferentes fases da vida dos animais, inclusive os seres humanos.

Leitura

Língua Portuguesa

Ciências

Uma das grandes pesquisas que sempre são a base de estudo dos cientistas pelo mundo é para saber como funciona o ciclo de vida e reprodução dos seres vivos, animais e dos vegetais.

É importante compreender esse processo no sentido de conhecer as características pessoais de cada classe dessas, desde como nascem e morrem.

 Desenvolvimento direto

É aquele observado em aves e mamíferos, como o homem. Nesse desenvolvimento, o indivíduo já é bastante semelhante a um exemplar adulto e apresenta sempre a mesma organização corpórea, isto é, o jovem apenas cresce e desenvolve-se até chegar à fase adulta, não sofrendo nenhuma modificação extrema.

 Desenvolvimento indireto

Durante esse desenvolvimento, observa-se uma mudança mais acentuada na aparência do organismo. Essas modificações são chamadas de metamorfose e são essenciais para o indivíduo tornar-se um adulto.

A vida de uma borboleta pode ser dividida em quatro estágios: ovo, larva, pupa (ou crisálida) e adulto.

A borboleta fêmea adulta coloca seus ovos normalmente nas folhas de uma planta, que geralmente serão utilizadas como alimento quando esses insetos nascerem. As borboletas ficam atentas para a textura da folha para garantir que ela não irá se quebrar após a postura dos ovos. Os ovos demoram cerca de 5 a 15 dias para eclodir, dependendo da espécie, e liberar as larvas, conhecidas popularmente como lagartas.

As lagartas apresentam um corpo alongado e cilíndrico, com cores variadas e, muitas vezes, pelinhos que causam alergias e queimaduras quando tocados. Durante essa fase da vida, esses animais alimentam-se intensamente das folhas de vegetais, causando sérios problemas em locais que apresentam plantações. É dessas folhas que a lagarta tira seus nutrientes e a água de que precisa para sobreviver. A borboleta fica na forma de lagarta de 1 a 8 meses, aproximadamente, dependendo da espécie.

Durante o estágio de lagarta, ocorrem várias mudanças de pele enquanto o animal cresce, geralmente de cinco a oito mudanças. Depois de algum tempo, a lagarta prende-se pela porção posterior de seu corpo através de fios de seda e inicia-se a formação da crisálida — um estágio imóvel, em que o animal sobrevive graças às reservas nutritivas acumuladas na fase de lagarta. O estágio de crisálida pode durar de uma a três semanas, dependendo da espécie observada.

Quando a borboleta apresenta-se completamente formada, a crisálida abre-se e o inseto pode sair do seu interior. A borboleta adulta ou imago é uma fase da vida em que ela pode voar e reproduzir-se, o que não ocorre nos outros estágios. Diferentemente da fase de lagarta, a borboleta adulta alimenta-se de substâncias na forma líquida, tais como néctar de flores e frutos em decomposição, uma vez que não apresenta mais maxilas, e sim um aparelho bucal adaptado à sugação. A fase adulta pode durar de cinco dias a um ano, dependendo da espécie.

A borboleta adulta é a fase mais bela do animal em razão da variedade de cores que encanta qualquer observador. Quase não é possível acreditar que ela já foi uma lagarta, não é mesmo?

“A cobra é um réptil e, assim como a maioria dos répteis, como tartarugas e jacarés, as cobras botam ovos.

Mas tudo começa com as fêmeas liberando substâncias químicas para atrair os machos pra bem pertinho delas. E nessa brincadeira pode até sair briga pela posse da parceira!

Durante a cópula, o macho introduz o seu órgão reprodutor, chamado de hemipênis, na cloaca da fêmea, onde libera o esperma. Então, a fecundação acontece dentro da fêmea. Isso mesmo! A fecundação ocorre dentro do corpo da cobra, mas o desenvolvimento do filhote pode acontecer tanto dentro, quanto fora de seu corpo.

Algumas espécies de cobras botam o ovo fecundado e o filhote se desenvolve fora do corpo da mãe. Mas o filhotinho só sai do ovo depois de terminado o seu desenvolvimento.

Em outras espécies, o desenvolvimento do filhote acontece todo dentro do corpo da fêmea. No momento do nascimento, o ovo se abre e o filhote é expelido pra fora do corpo da mamãe. Na maioria das cobras venenosas é assim que tudo acontece.”

Reprodução da jibóia

A jibóia é uma serpente vivípara, ou seja, essa serpente não bota ovos e o embrião é desenvolvido dentro do corpo da fêmea. Nascem totalmente formados, cerca de 12 a 50 filhotes, apresentando cada um em média 50 cm de comprimento. A gestação desse grupo de serpentes dura de 4 a 8 meses.

→A jibóia é venenosa?

A jibóia é uma serpente que não possui presa inoculadora de veneno, sendo, portanto, uma serpente de dentição áglifa. Esse animal mata sua presa comprimindo seu corpo, até que a vítima seja incapaz de respirar e morra por asfixia. Diferente do que muitos pensam, essa serpente não mata sua presa devido à quebra dos ossos. Vale destacar que a jiboia é um animal pouco agressivo.

Faça uma pesquisa sobre o nome das cobras que põem ovos.

A galinha

O processo da criação de um pintinho começa com o acasalamento de um galo e uma galinha. De acordo com o Departamento de Zootecnia da Universidade Estadual de Oklahoma, a galinha tem um órgão reprodutor que consiste em um ovário. O órgão sexual feminino está anexado a meio caminho entre o pescoço e a cauda e contém vários milhares de óvulos que amadurecem a cada dez a 12 dias. A galinha tem um oviduto localizado entre o ovário e a cauda, onde o esperma se desloca durante o acasalamento.

O galo

Segundo o Ministério de Agricultura da Nova Escócia, o galo não tem um pênis; em vez disso, ele tem testículos que produzem esperma. Os testículos são conectados ao canal deferente anexados a papilas, que são pequenas projeções na cloaca. A cloaca é um órgão do qual ambos os gêneros dispõem e serve tanto para o acasalamento quanto a defecação.

Acasalamento

As galinhas e os galos se acasalam ao tocar as cloacas. Durante essa ação, o galo deposita esperma no oviduto, onde é conduzido até o ovário.

Fertilização

A fecundação ocorre quando o espermatozoide do galo alcança o óvulo da galinha. Em seguida, as células do óvulo fertilizado começam a se dividir para formar o embrião.

Eclosão

Durante o processo de incubação, o ovo precisa perder 13% de seu peso para que o pintinho possa bicar a casca no momento da eclosão. Se o filhote for muito grande ou pegajoso, não poderá se posicionar na extremidade larga do ovo para usar seu “dente do ovo” a fim de perfurar a casca. Se tudo correr bem, ele usará esse dente para sair do ovo.

Crescimento do pintinho

Um pintinho leva dois anos para se transformar em um adulto. Geralmente, os galináceos vivem cerca de oito anos caso não sejam abatidos para a alimentação ou mortos em razão de doenças ou predadores.

Matemática

Nas divisões abaixo a professora do CMSP, utlizou várias maneiras para resolver as divisões e você vai resolver da maneira que achar melhor.

Atividades

Resolva as atividades no seu caderno.

 ‘1- Luísa quer distribuir estes chiclets igualmente entre 4 irmãos: 

Publicidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: