Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora

Roteiro de Atividades de Educação Física 1º ao 5º ano – Profº Lucas (29/06 a 03/07)

1º ano A, B, C e D

HABILIDADE ESPECÍFICA DO CURRÍCULO:

(EF01EF14) EXPERIMENTAR DIFERENTES BRINCADEIRAS E JOGOS, E PRÁTICAS LÚDICAS ESPORTIVAS QUE POSSIBILITEM O CONHECIMENTO DO PRÓPRIO CORPO E DAS SENSAÇÕES CORPORAIS QUE OCORREM.

DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE: OLÁ CRIANÇAS! TUDO BEM COM VOCÊS? CLARO QUE SIM! HOJE, NÓS VAMOS FALAR UM POUCO SOBRE OS SENTIDOS. NORMALMENTE QUANDO VAMOS PEGAR ALGO, USAMOS A VISÃO PARA VER ONDE ESSA COISA ESTÁ. MAS HÁ PESSOAS QUE NÃO ENXERGAM, ENTÃO ELAS USAM OS OUTROS SENTIDOS PARA TENTAR LOCALIZAR E SABER AS COISAS. SERÁ QUE SEM A VISÃO, VOCÊ TAMBÉM CONSEGUE IDENTIFICAR OS SONS, OS CHEIROS, E OS OBJETOS TOCANDO NELES? ANTES DE SEGUIR NESTA ATIVIDADE É MUITO IMPORTANTE QUE ELA TENHA A SUPERVISÃO DE UM ADULTO RESPONSÁVEL, TUDO BEM? A BRINCADEIRA É O SEGUINTE: VOCÊ VAI FICAR SENTADO NUMA CADEIRA COM UMA VENDA NOS OLHOS. A PESSOA RESPONSÁVEL COLOCARÁ EM SUAS MÃOS 3 OBJETOS DIFERENTES E VOCÊ TERÁ QUE ADIVINHAR O QUE SÃO COM O TATO. DEPOIS, O ADULTO FARÁ 3 SONS E VOCÊ TERÁ QUE DECIFRAR DO QUE ELES SÃO PELA AUDIÇÃO. POR FIM, A PESSOA MAIOR DE IDADE DARÁ PARA VOCÊ CHEIRAR TAMBÉM 3 COISAS QUE VOCÊ TERÁ QUE DESCOBRIR PELO OLFATO, O QUE SÃO. DEPOIS DA ATIVIDADE, NÃO SE ESQUEÇA DE ANOTAR NO CADERNO O NOME DAS COISAS QUE VOCÊ DESCOBRIU!

2º ano A

HABILIDADE ESPECÍFICA DO CURRÍCULO:

(EF02EF13*) EXPERIMENTAR, FRUIR E RECRIAR DIFERENTES BRINCADEIRAS E JOGOS INCLUSIVOS, VALORIZANDO O TRABALHO EM EQUIPE E A PARTICIPAÇÃO DE TODOS.

DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE: OLÁ ALUNOS! TUDO BEM COM VOCÊS? HOJE DAREMOS SEQUÊNCIA ÀS ATIVIDADES DAS PROFESSORAS NO CENTRO DE MÍDIAS! NA AULA PASSADA, AS PROFESSORAS DEMONSTRARAM UM JOGO DE BOLICHE FEITO A PARTIR DE OBJETOS RECICLÁVEIS. DEPOIS, DEMONSTRARAM COMO SERIA PRATICAR COM OS OLHOS VENDADOS. VAMOS TENTAR FAZER O JOGO DAS DUAS FORMAS?

PRIMEIRO, VAMOS CONSTRUIR OS MATERIAIS. LEMBRE-SE DE ESTAR ACOMPANHADO POR UM ADULTO RESPONSÁVEL. TENTE CONSEGUIR ENTRE 5 E 10 GARRAFAS PLÁSTICAS DE ÁGUA OU DE REFRIGERANTE, CASO NÃO CONSIGA, UTILIZE ALGUM OUTRO MATERIAL ADEQUADO. AGORA VAMOS À BOLA. SE POR ACASO VOCÊ TIVER ALGUMA BOLA MUITO LEVE, PODE UTILIZÁ-LA. CASO NÃO TENHA, REÚNA ALGUNS PAPÉIS QUE PODEM SER DE JORNAIS ANTIGOS OU DE PROPAGANDAS, AMASSE-OS ATÉ VIRAR UMA BOLA, PRENDA-OS COM FITA ADESIVA. FEITO ISSO, VAMOS AO JOGO.

COLOQUE AS GARRAFAS PRÓXIMAS MAS SEM ENCOSTAR UMAS NAS OUTRAS. FIQUE A UMA DISTÂNCIA DE APROXIMADAMENTE DOIS METROS (USE UMA TRENA OU FITA MÉTRICA PARA MEDIR, SE CONSEGUIR). JOGUE A BOLA UMA VEZ, E ANOTE QUANTAS GARRAFAS VOCÊ CONSEGUIU DERRUBAR. ARRUME AS GARRAFAS E REPITA A TENTATIVA MAIS DUAS VEZES. AGORA, FECHE OS OLHOS PARA JOGAR A BOLA POR MAIS TRÊS VEZES. ANOTE TUDO E RESPONDA NO CADERNO OU FOLHA AVULSA AS QUESTÕES ABAIXO:

QUANTAS GARRAFAS VOCÊ ACERTOU DE OLHOS ABERTOS? (SOME AS TRÊS TENTATIVAS)

QUANTAS GARRAFAS VOCÊ ACERTOU DE OLHOS FECHADOS? (SOME AS TRÊS TENTATIVAS)

EM QUAL DELAS VOCÊ ACERTOU MAIS, DE OLHOS FECHADOS OU ABERTOS?

3º ano A e B

Habilidade específica do currículo:

(EF03EF15) Identificar as características das lutas dos contextos comunitário, incluído as de matrizes indígena e africana, reconhecendo as diferenças entre lutas e brigas

Descrição da Atividade: Olá crianças! Com base na última aula do centro de mídias, hoje vamos nos aprofundar sobre a luta indígena.

Huka-Huka

Quando falamos em luta, muita gente já pensa em kung-fu, karatê, jiu-jitsu ou capoeira. Mas há uma luta brasileira desconhecida da maioria das pessoas, o Huka-huka. Criada pelos povos indígenas da região do Mato Grosso, é praticada com os atletas de joelhos em que um tenta levar o outro ao chão, não valendo nenhum tipo de chute ou soco, apenas técnicas de desequilíbrio. Essa modalidade faz parte dos jogos dos povos indígenas mas habitualmente é praticada em forma de ritual para testar a força dos homens da tribo. Atualmente, ela está sendo testada na formação de policiais militares em São Paulo. Texto adaptado do original:

https://www.infoescola.com/artes-marciais/huka-huka/

Lido o texto com atenção, vamos as questões. Pegue o caderno ou folha avulsa, coloque seu nome e responda:

  1. O Huka-Huka veio de que país?
  2. No Huka-Huka é permitido dar soco?
  3. Como se vence uma luta?
  4. Ela faz parte dos jogos indígenas?
  5. Qual o objetivo do Huka-huka no ritual da tribo?

4º ano A e B

Habilidade específica do currículo:

(EF04EF14) Planejar e utilizar estratégias básicas das lutas do contexto regional, incluindo as de matrizes indígena e africana, respeitando o colega como oponente e as normas de segurança.

Descrição da Atividade:

Vamos falar um pouco sobre capoeira? Como vocês puderam acompanhar na última do centro de mídias, o assunto ainda é lutas do contexto regional. Hoje, vamos assistir alguns movimentos muito legais! Não tente fazer esses movimentos em casa! São movimentos difíceis, que levam muito tempo para aprender e que necessitam de um professor qualificado para te ajudar.

Questões:

  1. O que é preciso, na sua opinião, para se treinar capoeira?
  2. Você praticaria capoeira?
  3. Dos movimentos que você acompanhou pelo vídeo, qual você achou o mais legal?
  4. E o mais difícil?
  5. E o mais fácil?
  6. Você conhece alguém que sabe fazer algum desses movimentos?
  7. O movimento chamado de “banda de costas” é um ataque ou contra-ataque?
  8. Cite três movimentos que usam a cabeça de apoio.

5º ano A

Habilidade específica do currículo:

(EF05EF15) Identificar as semelhanças e diferenças das lutas do contexto comunitário e regional, incluindo as de matrizes indígena e africana.

Descrição da Atividade:

Dando sequência ao tema de lutas no contexto regional, hoje abordaremos o Huka-Huka. Leia o texto com calma e depois escreva um pequena redação (cinco linhas) mostrando quais as semelhanças e diferenças entre essa luta indígena e a capoeira, estudada na aula passada.

Desconhecida entre o grande público, uma das artes marciais autenticamente brasileiras de maior tradição é o Huka-huka. Este estilo de combate foi criado pelo povo indígena Bakairi e povos do Xingu, localizados no Estado do Mato Grosso. O huka-huka é bastante praticado nessa região e representa uma das modalidades dos Jogos dos Povos Indígenas, competição esportiva criada no ano de 1996.

A luta é praticada com os atletas de joelhos. No ritual, um homem chefe, que é considerado o dono da luta, vai até a parte central de uma arena e escolhe os adversários chamando-os pelo nome. Então os lutadores ficam frente a frente, ajoelham-se e giram de forma circular em sentido horário. Eles se encaram e começam a luta. O objetivo é levantar o oponente e depois levá-lo ao chão.

Fora de competições, o huka-huka é um ritual tradicional para testar a força de jovens índios. Geralmente, é feito após o Quarup, ritual Xingu de homenagem aos mortos. No amanhecer do dia posterior ao Quarup, os campeões de cada tribo se enfrentam em competições de huka-huka. Após o combate entre os adultos, grupos de jovens também se enfrentam para provar sua virilidade. Texto adaptado do original de Felipe Araújo, disponível em:

https://www.infoescola.com/artes-marciais/huka-huka/

Publicidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: