CIÊNCIAS
Leia o texto abaixo com muita atenção.
TEXTO 1: VOCÊ SABE O QUE É A MELANIA?
(Texto adaptado do site Escolakids pelo Prof. Pedro)
A melanina é um pigmento que dá cor à pele e também aos pelos e olhos. Apresenta cor castanho, e em situações em que se encontra muito concentrada, dá a aparência de ser um pigmento negro. Essa proteína é extremamente importante, pois garante a proteção do DNA contra a ação nociva da radiação solar.
A melanina é um pigmento que alem de dar a coloração de partes do nosso corpo, também tem um papel de proteção, pois filtra e absorve os raios ultravioletas do sol.
Então podemos dizer que o que diferencia a cor da nossa pele, dos olhos, do cabelo, dos pelos é a quantidade (concentração) de melanina que se encontra nas células. Quanto maior a concentração desse pigmento nas células da nossa pele, mais escura será o tom dela.
Produção da melanina
A melanina é produzida nos melanócitos, células que encontramos em várias partes do corpo, como olhos, sistema nervoso central, pele e mucosas. Os melanócitos possuem prolongamentos, que transferem os grânulos de melanina para células presentes nesses locais. A melanina concentra-se sobre o núcleo, protegendo o material genético.

Os melanócitos possuem prolongamentos, que transferem melanina para as células da epiderme.
TEXTO 2: O QUE EXPLICA AS DIFERENÇAS NA COR DE PELE EM NOSSA ESPÉCIE?
(Texto adaptado do site Darwinianas pelo Prof. Pedro)
Há imensa variação na cor de pele de humanos: temos desde pele muito escura até muito clara. E, é claro, uma imensa gama intermediária. Por que? Como é comum em biologia, há diferentes formas de responder à questão.
A primeira resposta simplesmente explica as diferenças entre peles escuras e claras relacionando a quantidade do pigmento chamado de melanina, que confere um tom escuro à pele. Peles escuras resultam de um maior acúmulo de melanina num tipo de células de nossas peles, os melanócitos. Nas pessoas de pele clara, há menos melanina.
A segunda resposta diz respeito a fatores que contribuem para diferenças na quantidade de melanina. Achados feitos na última década mostram que diferenças no DNA das pessoas ajudam a compreender as diferenças na cor de pele. Há um conjunto de genes que tem um papel importante na produção e deposição da melanina nas células da pele. Mutações nesses genes podem mudar a forma como a síntese da melanina ocorre e, consequentemente, a quantidade desse pigmento que é depositada na pele.
Repare que as explicações vistas até aqui simplesmente transferem o foco do que é diferente entre as pessoas. Começamos com a pele (escura ou clara), fomos para as células (com mais ou menos pigmento melanina), e então para o DNA (os genes que contribuem para que haja maior ou menor produção e deposição de melanina). Resta entender algo fundamental: como é que surgiram as diferenças genéticas que explicam a variação na cor de pele?
Nossa terceira resposta para a questão original, “por que a cor de pele varia entre as pessoas”, traz a dimensão da história de nossa espécie. Como, ao longo da evolução, ocorreram as mudanças na cor de pele?

A vantagem de ter pele escura na África
A nossa primeira mudança de cor de pele parece ter ocorrido quando nossos ancestrais ainda estavam restritos à África. Assim como nós, nossos ancestrais devem ter sido desprovidos de uma espessa camada de pelos, provavelmente em função das vantagens de se verem livres de parasitas que poderiam se esconder ali. Assim, suas peles tornaram-se desprotegidas da radiação ultravioleta (UV), presente na luz do sol.
A ação da luz do sol e da radiação UV pode causar diversos problemas ao ser humano. Desde câncer de pele (um risco real), até problemas para o desenvolvimento saudável do sistema nervoso.
A hipótese mais aceita, portanto, é que a seleção natural teria favorecido a pele escura em nossos ancestrais africanos, pois a melanina protegeria as células da pele do ataque da radiação UV. Assim, os nossos ancestrais africanos que tinham o tom de pele mais escuro por causa do pigmento, vivia e se desenvolvia melhor do que os que tinham o tom de pele mais claro, com menos pigmentos.
A vantagem de ter pela clara na Europa e na Ásia
Se por um lado a radiação UV do sol pode trazer problemas para o nosso organismo, por outro ela é essencial para nossa saúde. A produção da vitamina D, necessária entre outras coisas para a formação de ossos saudáveis, depende desse tipo de radiação. O sol é importantíssimo para nossa saúde.
Em regiões do mundo com pouca iluminação do sol, a pele escura pode ser desvantajosa, pois esse excesso de proteção contra a luz do sol impede a chegada da radiação UV aos vasos sanguíneos. A pele escura que nos protege do excesso de radiação UV na África pode nos privar do mínimo necessário na Europa e Ásia, causando deficiência de vitamina D. Nesse novo ambiente, a pele escura, que era favorecida pela seleção natural, passou a ser prejudicial.
Podemos concluir então que as diferenças na cor da nossa pele surgiram de acordo com as necessidades do ser humano ao longo do tempo e do lugar em que ele morava. Sabemos que a melanina é o pigmento que da a coloração a nossa pele, e serve como um filtro solar natural nos protegendo contra as radiações UV.
Quando nossos ancestrais moravam na África, onde tem bastante luz do sol, eles desenvolveram uma maior proteção tornando a pele mais escura. Os que moravam na Ásia e Europa não precisavam dessa proteção extra, pelo contrário, se tivessem a quantidade de melanina igual aos Ancestrais Africanos eles não conseguiriam absorver a quantidade que nós precisamos da luz do sol, então o tom da pele ficou mais claro.
MATEMÁTICA
A seguir trata-se de um Tema Transversal na Educação, que está relacionado à uma
grande urgência na abordagem da sociedade. Aproveitando o assunto de frações e
porcentagem ( ex. 53 numa tabela é 53/100 , que é 53 a cada 100, ou 53 %);
abordaremos dados estatísticos, para assim aprofundarmos o conhecimento crítico
da sociedade em que vivemos, utilizando a ferramenta da Matemática, no campo de
Tratamento da Informação.
A seguir, a atividade 1 está resolvida.
É um exemplo de pesquisas com tabelas, onde os números variam de acordo com grupos de 100 pessoas. Ex. 52 é 52/100. Parte/Todo : Frações



