EDUCAÇÃO FÍSICA
Habilidades: EF15LP03, Temas Transversais, Competências Gerais BNCC (1, 2, 4, 7 e 9)
Objetivo: conscientizar sobre o racismo e incentivar atitudes de combate ao preconceito.
Racismo
- Introdução: Leitura do texto. (45min)
Esporte e a luta contra o racismo
Recentemente, vimos novos casos que chocaram a sociedade e motivaram diversos protestos contra o racismo na web e nas ruas de diversos países. O racismo está em todo lugar e também no mundo dos esportes.
Há uma falsa impressão de que não existe racismo no meio esportivo devido aos atletas negros que atingiram o sucesso. Contudo, até aqueles que tiveram seu talento reconhecido, sofreram com o racismo e tiveram que lutar contra esse obstáculo.
Muitos desses atletas conquistaram destaque na sociedade por atingirem níveis espetaculares e pelas manifestações de luta contra o racismo. O esporte tornou-se uma ferramenta no combate à discriminação.
Confira a história de alguns atletas negros que inspiraram outras pessoas no combate ao preconceito racial:
- Colin Kaepernick, jogador de futebol americano do time San Francisco 49ers, protestou contra a brutalidade da polícia com a população negra americana. Ele se ajoelhava durante a execução do hino dos Estados Unidos nos jogos da Liga Nacional (NFL). Outros atletas começaram a repetir o gesto, especialmente depois que o presidente Donald Trump se posicionou contra a atitude de Kaepernick.

Tommie Smith venceu a corrida dos 200 metros rasos nos Jogos Olímpicos da Cidade do México em 1968 e John Carlos ficou com o bronze. No pódio, ao invés de olharem para a bandeira e cantarem o hino dos E.U.A, os atletas abaixaram a cabeça e ergueram o punho fechado com uma luva preta. Era o sinal do “Movimento dos Panteras Negras”, uma organização criada para combater a violência policial nos bairros negros.

Diogo Silva, atleta de Taekwondo, medalhista de ouro para o Brasil nos Jogos Pan-Americanos Rio 2007. Chamou a atenção nos Jogos Olímpicos de Atenas 2004, quando conseguiu um excelente e inédito quarto lugar e na semifinal ergueu o punho fechado com a luva negra, remetendo ao gesto dos atletas Panteras Negras dos Jogos de 1968 na Cidade do México”.

- O inglês Lewis Hamilton é o primeiro e único corredor negro na Fórmula 1, sendo seis vezes campeão mundial na categoria. Ele já está entre os maiores nomes do automobilismo, em número de títulos e vitórias, só perde para Michael Schumacher. É também o segundo piloto mais jovem a se tornar campeão do mundo na categoria, na última renovação de contrato, em 2018, Hamilton se tornou o piloto mais bem pago da história da Fórmula 1.
Ele já sofreu alguns casos de racismo durante a carreira e questiona a diferença de tratamento dada pela imprensa britânica a ele e a outros pilotos ingleses. Já criticou várias vezes a falta de diversidade na F1. Nas redes sociais cobrou um maior posicionamento dos outros pilotos nas questões raciais. “A injustiça que vemos com nossos irmãos e irmãs de todo o mundo, o tempo todo, é desprezível e precisa parar”, diz ele.

- Muhammad Ali é considerado por muitos o maior boxeador de todos os tempos. Ali foi campeão mundial na categoria peso-pesado, campeão Olímpico na categoria meio-pesado e, no boxe profissional, fez um total de 61 lutas com 56 vitórias e apenas 5 derrotas.
Nascido Cassius Clay, o atleta se tornou Muhammad Ali ao se converter ao islamismo. O boxeador se filiou à organização conhecida como Islâmicos Negros, que lutava pelos direitos dos negros norte-americanos. Em 1967, se recusou a lutar na Guerra do Vietnã, ficou impedido de competir no boxe por três anos e teve retirado seu cinturão dos pesos-pesados.
Ali foi um dos grandes nomes do esporte que lutou por mais igualdade racial, sempre fazendo questão de exaltar o orgulho de ser negro e de apontar todos os problemas causados pelo racismo.

Serena Williams dentre todos e todas as tenistas em atividade é a atleta que venceu mais Grand Slams (torneios mais importantes do tênis), conquistou quatro ouros Olímpicos e possui um aproveitamento de 85% de vitórias na carreira, tendo jogado mais de 1.200 partidas. Serena é ativista de várias iniciativas junto às comunidades negras e apoia o movimento Black Lives Matter (“Vidas Negras Importam”).

- Lebron James atualmente é o principal nome da NBA (liga de basquete dos E.U.A.). Dono de três anéis de campeão da NBA e dois ouros Olímpicos, ele coleciona feitos dentro e fora das quadras. Ele foi o primeiro negro, e terceiro homem na história, a ser capa da revista Vogue. O atleta possui uma fundação chamada LeBron James Family Foundation, sediada em Akron, Cleveland.
Em 2015 firmou uma parceria com a Universidade de Akron para prover bolsas de estudos para até 2.300 jovens a partir de 2021. Em 2018, a fundação, junto com a prefeitura de Akron criou a I Promise School, uma escola que além de ensinar, ajuda a combater a evasão escolar.
De acordo com Lebron, a criação da escola foi a maior conquista de sua vida. O jogador já afirmou em diversas ocasiões que acredita ser necessário usar de seu status para se posicionar e atrair olhares para as causas raciais e humanitárias. Veja na foto abaixo que o jogador vestiu uma camisa com a mensagem “não consigo respirar”, frase repetida por George Floyd enquanto era assassinado pelo policial nos Estados Unidos.

Lilian Thuram atuou com excelência no futebol tanto como zagueiro como lateral direito, jogou por 17 anos profissionalmente em clubes de primeira divisão na França, Itália e Espanha. Pela seleção francesa, venceu a Copa do Mundo em 1998 e a Eurocopa em 2000. Ainda enquanto jogador, Thuram já demonstrava um engajamento político e social, é embaixador da UNICEF, já publicou livros sobre o racismo e comanda uma fundação que luta contra o preconceito.

Esses exemplos mostram atitudes de combate ao racismo. Mas, é importante entender que a luta por um mundo com menos preconceitos deve estar no cotidiano de todas as pessoas, independente da sua raça. Cada um deve contribuir na construção de um futuro melhor para as novas gerações do esporte e principalmente, para toda a sociedade.
Fonte: https://catracalivre.com.br/cidadania/6-atletas-que-sao-grandes-exemplos-na-luta-contra-o-racismo/
Curiosidades:
- foi o primeiro atleta na história a vencer quatro ouros numa mesma Olimpíada. O velocista norte-americano venceu os 100 e 200 metros rasos, o salto em distância e o revezamento 4×100.
Mas isso não aconteceu em uma edição qualquer de Jogos Olímpicos, mas sim nos Jogos de 1936, em Berlim, dentro da Alemanha Nazista, diante de Adolf Hitler. Sua história virou um filme chamado “Raça“. Uma história sobre esporte, racismo e política.
INGLÊS
Tema: Racism
Instruções:
- Considere todas as palavras cognatas (parecidas com o português). Elas te ajudarão a compreender o texto e as questões;
- Copie o vocabulário abaixo em seu caderno:
Belief: crença
That: que
Of: de, do, da, dos, das
Traits: traços
Inherent: inerente
The: o, a, os, as
People: pessoas
Doesn´t: não
Lives: plural de life (vida)
Matter: importar
Murder: assassinar, matar
Both: ambos (os dois)
Show: mostrar
Against: contra
Our: nosso, nossa, nossos, nossas
Dark : escuro, escura
Skin: pele
Kill: matar
Bad: ruim
Because: porque
Man: homem