Senhores pais e responsáveis, pedimos a sua colaboração para o desenvolvimento das atividades. O aluno deverá preencher o cabeçalho no caderno e responder as questões.
Nome da escola: E.E.Profª Iracema de Castro Amarante
Nome do aluno:_________________________________
Data: 02/07/2020
Português
Habilidades: EF35LP03– Identificar a ideia central de textos de diferentes gêneros (assunto/tema), demonstrando compreensão global.
Matemática
Habilidade: EF03MA13 – Associar figuras geométricas espaciais (cubo, bloco retangular, pirâmide, cone, cilindro e esfera) a objetos do mundo físico e nomear essas figuras.
Geografia
Habilidade: EF03GE06 – Identificar e interpretar imagens bidimensionais e tridimensionais em diferentes tipos de representação cartográfica.
ROTINA
LEITURA: Vai pra dentro, menino – Pedro Bandeira
Português- 2 aulas
Matemática- 2 aulas
Geografia-1 aula
Recursos: Centro de Mídias SP, Aprender Sempre e Livros Didáticos
Instrumento de avaliação: Por WhatsApp, vídeos, áudio, fotos e email
Devolutiva: Os alunos enviaram as através de fotos, email e WhatsApp
Leitura
Vai já pra dentro, menino – Pedro Bandeira

Vai já pra dentro menino!
Vai já pra dentro estudar!
É sempre essa lengalenga
Quando o que eu quero é brincar…
.
Eu sei que aprendo nos livros,
Eu sei que aprendo no estudo,
Mas o mundo é variado
E eu preciso saber tudo!
.
Há tempo pra conhecer,
Há tempo pra explorar!
Basta os olhos abrir,
E com o ouvido escutar.
.
Aprende-se o tempo todo,
Dentro, fora, pelo avesso,
Começando pelo fim
Terminando no começo!
.
Se eu me fecho lá em casa,
Numa tarde de calor,
Como eu vou ver uma abelha
A catar pólen na flor?
.
Como eu vou saber da chuva
Se eu nunca me molhar?
Como eu vou sentir o sol,
e eu nunca me queimar?
.
Como eu vou saber da terra,
Se eu nunca me sujar?
Como eu vou saber das gentes,
Sem aprender a gostar?
.
Quero ver com os meus olhos,
Quero a vida até o fundo,
Quero ter barros nos pés,
Eu quero aprender o mundo!
Fábula 1





Não tente forçar demais a sorte.
Fábula 2





Outra moral com o mesmo sentido e na terceira linha você será a sua vez.

Faça uma lista das fábulas que você já leu.
Responda

Leitura cartográfica
Retomada da aula anterior.
Temos imagens bidimensional (com 2 dimensões) ou tridimensionais (com 3 dimensões).
O espaço bidimensional (ou 2D) é formado por duas dimensões (altura e largura), sendo plano em sua essência. Ele é apenas um ente ideal (teórico), pois no mundo real, qualquer superfície palpável é formada por pelo menos três dimensões.
Imagens que possuem 3 dimensões. Uma figura que tem ou parece ter altura, largura e profundidade é tridimensional (ou 3-D).

As imagens são
1º Bidimensional
2º Tridimensional
As imagens cartográficas são um tipo de imagens no espaço são desenhos.
Os mapas são desenhos planos em 2 dimensões.
Há outros tipos de imagens cartográficas, que vão além dos desenhos.

Leia, observe e responda no seu caderno – Livro Buriti de Geografia.




Matemática
No mundo das formas
Retomada da aula anterior
Poliedro: Em geometria elementar, o poliedro é um sólido em três dimensões com faces poligonais planas, bordas retas e cantos ou vértices acentuados. Ou seja são caracterizados por faces planas.
Poli significa vários.

Cubo

Quantidade de lados

6 lados iguais
Paralelepípedo ou bloco retangular



4 retângulos e 2 quadrados

É a letra, pois apesar de ter seis 6 lados iguais mas não forma um cubo.
Observe os cubos
A)

B)

C)

D)

E)

F)

G)


Tem 4 retângulos e 2 quadrados.
A caixa da pasta de dente desmontada também é a planificação de um paralelepípedo só com medidas diferentes.

Paralelepípedo ou Bloco retangular


Apostila Aprender Sempre





