Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora

Roteiro de Atividades de Educação Física 1º ao 5º ano – Profº Lucas (22 a 26/06)

1º ano A, B, C e D

Habilidade específica do currículo: (EF01EF14) Experimentar diferentes brincadeiras e jogos, e práticas lúdicas esportivas que possibilitem o conhecimento do próprio corpo e das sensações corporais que ocorrem.

Descrição da Atividade: Olá! A imitação é também uma forma de aprender. Na natureza, vários animaizinhos imitam seus pais para poder desenvolver as capacidades que precisarão quando forem maiores. A leoa, por exemplo, ensina seus filhotes a caçar fazendo com que eles imitem seus movimentos. Nós temos, seres humanos, sabemos falar e por isso nossa comunicação é muito mais complexa mas nem por isso deixamos de imitar. Além disso, a imitação é sempre muito divertida! Escolha cinco animais e tente imitá-los. Depois, se conseguir, grave um vídeo e envie para a professora por Whatsapp. Será que a professora consegue adivinhar?

2º ano

Habilidade específica do currículo: (EF02EF11) Experimentar, fruir e recriar diferentes danças do contexto regional (rodas cantadas, brincadeiras rítmicas e expressivas), respeitando as diferenças individuais e de desempenho corporal

Descrição da Atividade:

A quadrilha, também chamada de quadrilha juninaquadrilha caipira ou quadrilha matuta, é um estilo de dança folclórica coletiva muito popular no Brasil. Essa dança de teor caipira é típica das festas juninas, que geralmente acontecem nos meses de junho e julho em todas as regiões do país. Por ser uma dança caipira, sua linguagem se aproxima da coloquial e dos meios sertanejos e nordestinos embora seja de origem europeia.

As principais características são:

  • Dança em pares: ninguém dança sozinho!
  • Um marcador, narrador ou animador. É quem fala quais movimentos serão feitos. Olha a chuva!
  • Roupa caipira. É chique demais, sô!
  • Música caipira. Claro que para dançar é preciso de músicas bem divertidas!

Depois de lido o texto, responda as questões no caderno ou em folha avulsa (se precisar peça ajuda aos responsáveis):

  1. Você já viu uma quadrilha junina?
  2. Já participou alguma vez?
  3. Gostaria de dançar na escola, quando voltarem as aulas presenciais?
  4. Cite as principais características da quadrilha junina.

3º ano A e B

Habilidade específica do currículo: (EF03EF15) Identificar as características das lutas dos contextos comunitário, incluído as de matrizes indígena e africana, reconhecendo as diferenças entre lutas e brigas

Descrição da Atividade: Na aula anterior, abordamos o Judô. Vocês leram um texto explicando a origem e os fundamentos do judô. Hoje, veremos um vídeo sobre uma parte muito importante desta modalidade: as quedas. Antes de aprender a derrubar é muito importante saber cair! O professor ensinará passo a passo uma das quedas mais simples do Judô. Depois do vídeo, veja se na sua casa tem uma superfície macia e tente praticar a queda.

Caso não consiga acompanhar o vídeo, aqui segue uma imagem da queda:

Agora, tente responder as questões no caderno ou em folha avulsa:

  1. Você conseguiu fazer a queda?
  2. Se sim, sentiu dor ou incômodo em algum lugar do corpo?
  3. Além do judô, em quais situações saber cair é importante para não se machucar?
  4. Você acha importante saber cair?
  5. Na escola, como o professor de educação física poderia ensinar para os alunos do terceiro ano? Que cuidados teríamos que tomar?

4º ano A e B

Habilidade específica do currículo: (EF04EF14) Planejar e utilizar estratégias básicas das lutas do contexto regional, incluindo as de matrizes indígena e africana, respeitando o colega como oponente e as normas de segurança.

Descrição da Atividade:

Na aula anterior, abordamos o Judô. Vocês leram um texto explicando a origem e os fundamentos da modalidade. Hoje, veremos alguns vídeos curtinhos com algumas técnicas. Antes, é preciso saber que no judô, as projeções estão divididas em 4 tipos:

  • quadril (em que se projeta o adversário utilizando o quadril)
  • pés/pernas (em que usamos ou o pé ou a perna para derrubar)
  • mãos (em que se derruba o adversário utilizando principalmente as mãos)
  • sacrifício (em que precisamos nos jogar para derrubar o adversário)

Golpe 1: Osoto-gari

Golpe 2: Ogoshi:

Golpe 3: Morote-gari:

Golpe 4: Deashi-harai:

Golpe 5: Seoi-nage:

Para quem não conseguiu acessar aos vídeos segue aqui imagens dos movimentos:

Questão:

Com base nas informações acima, tente descobrir qual é o tipo de cada um dos golpes no vídeo ou na imagem.

5º ano A

Habilidade específica do currículo: (EF05EF15) Identificar as semelhanças e diferenças das lutas do contexto comunitário e regional, incluindo as de matrizes indígena e africana.

Descrição da Atividade:

Aula passada tratamos da capoeira, contamos um pouco o que ela é. Hoje, vamos assistir alguns movimentos muito legais! Não tente fazer esses movimentos em casa! São movimentos difíceis, que levam muito tempo para aprender e que necessitam de um professor qualificado para te ajudar.

Questões:

  1. O que é preciso, na sua opinião, para se treinar capoeira?
  2. Você praticaria capoeira?
  3. Dos movimentos que você acompanhou pelo vídeo, qual você achou o mais legal?
  4. E o mais difícil?
  5. E o mais fácil?
  6. Você conhece alguém que sabe fazer algum desses movimentos?
  7. O movimento chamado de “banda de costas” é um ataque ou contra-ataque?
  8. Cite três movimentos que usam a cabeça de apoio.
  9. Qual a diferença entre a bananeira e o macaquinho?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: