1º ano A, B, C e D
Habilidade específica do currículo: (EF01EF14) Experimentar diferentes brincadeiras e jogos, e práticas lúdicas esportivas que possibilitem o conhecimento do próprio corpo e das sensações corporais que ocorrem.
Descrição da Atividade: Olá! A imitação é também uma forma de aprender. Na natureza, vários animaizinhos imitam seus pais para poder desenvolver as capacidades que precisarão quando forem maiores. A leoa, por exemplo, ensina seus filhotes a caçar fazendo com que eles imitem seus movimentos. Nós temos, seres humanos, sabemos falar e por isso nossa comunicação é muito mais complexa mas nem por isso deixamos de imitar. Além disso, a imitação é sempre muito divertida! Escolha cinco animais e tente imitá-los. Depois, se conseguir, grave um vídeo e envie para a professora por Whatsapp. Será que a professora consegue adivinhar?
2º ano
Habilidade específica do currículo: (EF02EF11) Experimentar, fruir e recriar diferentes danças do contexto regional (rodas cantadas, brincadeiras rítmicas e expressivas), respeitando as diferenças individuais e de desempenho corporal
Descrição da Atividade:
A quadrilha, também chamada de quadrilha junina, quadrilha caipira ou quadrilha matuta, é um estilo de dança folclórica coletiva muito popular no Brasil. Essa dança de teor caipira é típica das festas juninas, que geralmente acontecem nos meses de junho e julho em todas as regiões do país. Por ser uma dança caipira, sua linguagem se aproxima da coloquial e dos meios sertanejos e nordestinos embora seja de origem europeia.
As principais características são:
- Dança em pares: ninguém dança sozinho!
- Um marcador, narrador ou animador. É quem fala quais movimentos serão feitos. Olha a chuva!
- Roupa caipira. É chique demais, sô!
- Música caipira. Claro que para dançar é preciso de músicas bem divertidas!
Depois de lido o texto, responda as questões no caderno ou em folha avulsa (se precisar peça ajuda aos responsáveis):
- Você já viu uma quadrilha junina?
- Já participou alguma vez?
- Gostaria de dançar na escola, quando voltarem as aulas presenciais?
- Cite as principais características da quadrilha junina.
3º ano A e B
Habilidade específica do currículo: (EF03EF15) Identificar as características das lutas dos contextos comunitário, incluído as de matrizes indígena e africana, reconhecendo as diferenças entre lutas e brigas
Descrição da Atividade: Na aula anterior, abordamos o Judô. Vocês leram um texto explicando a origem e os fundamentos do judô. Hoje, veremos um vídeo sobre uma parte muito importante desta modalidade: as quedas. Antes de aprender a derrubar é muito importante saber cair! O professor ensinará passo a passo uma das quedas mais simples do Judô. Depois do vídeo, veja se na sua casa tem uma superfície macia e tente praticar a queda.
Caso não consiga acompanhar o vídeo, aqui segue uma imagem da queda:

Agora, tente responder as questões no caderno ou em folha avulsa:
- Você conseguiu fazer a queda?
- Se sim, sentiu dor ou incômodo em algum lugar do corpo?
- Além do judô, em quais situações saber cair é importante para não se machucar?
- Você acha importante saber cair?
- Na escola, como o professor de educação física poderia ensinar para os alunos do terceiro ano? Que cuidados teríamos que tomar?
4º ano A e B
Habilidade específica do currículo: (EF04EF14) Planejar e utilizar estratégias básicas das lutas do contexto regional, incluindo as de matrizes indígena e africana, respeitando o colega como oponente e as normas de segurança.
Descrição da Atividade:
Na aula anterior, abordamos o Judô. Vocês leram um texto explicando a origem e os fundamentos da modalidade. Hoje, veremos alguns vídeos curtinhos com algumas técnicas. Antes, é preciso saber que no judô, as projeções estão divididas em 4 tipos:
- quadril (em que se projeta o adversário utilizando o quadril)
- pés/pernas (em que usamos ou o pé ou a perna para derrubar)
- mãos (em que se derruba o adversário utilizando principalmente as mãos)
- sacrifício (em que precisamos nos jogar para derrubar o adversário)
Golpe 1: Osoto-gari
Golpe 2: Ogoshi:
Golpe 3: Morote-gari:
Golpe 4: Deashi-harai:
Golpe 5: Seoi-nage:
Para quem não conseguiu acessar aos vídeos segue aqui imagens dos movimentos:

Questão:
Com base nas informações acima, tente descobrir qual é o tipo de cada um dos golpes no vídeo ou na imagem.
5º ano A
Habilidade específica do currículo: (EF05EF15) Identificar as semelhanças e diferenças das lutas do contexto comunitário e regional, incluindo as de matrizes indígena e africana.
Descrição da Atividade:
Aula passada tratamos da capoeira, contamos um pouco o que ela é. Hoje, vamos assistir alguns movimentos muito legais! Não tente fazer esses movimentos em casa! São movimentos difíceis, que levam muito tempo para aprender e que necessitam de um professor qualificado para te ajudar.
Questões:
- O que é preciso, na sua opinião, para se treinar capoeira?
- Você praticaria capoeira?
- Dos movimentos que você acompanhou pelo vídeo, qual você achou o mais legal?
- E o mais difícil?
- E o mais fácil?
- Você conhece alguém que sabe fazer algum desses movimentos?
- O movimento chamado de “banda de costas” é um ataque ou contra-ataque?
- Cite três movimentos que usam a cabeça de apoio.
- Qual a diferença entre a bananeira e o macaquinho?