Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora

Roteiro de Atividades de Artes 1º ao 5º ano – Profº Ricardo (22 a 26/06)

ANO/SÉRIE DA TURMA: 1◦ A, B, C e D

HABILIDADES DE CURRÍCULO PAULISTA código EF01AR17    APRECIAR E EXPERIMENTAR SONORIZAÇÃO DE HISTÓRIAS, UTILIZANDO VOZES, SONS CORPORAIS E /OU INSTRUMENTOS MUSICAIS CONVENCIONAIS OU NÃO CONVENCIONAIS.

OLÁ MEUS QUERIDO ALUNOS, NÃO ESQUEÇAM DE LAVAR BEM AS MÃOS E EVITAR DE COLOCAR AS MÃOS NO ROSTO PARA NÃO SE CONTAMINAREM. HOJE FAREMOS UMA ATIVIDADE INICIADA NO CENTRO DE MÍDIAS DE SÃO PAULO (CMSP) DO DIA 19 DE JUNHO DE 2020. A AULA FOI MUITO LEGAL, NÓS PODEREMOS RECORDAR AGORA REALIZANDO ALGUMAS ATIVIDADES.

● MOMENTO 1

NESSA ATIVIDADE VOCÊ DEVERÁ REFORÇAR COM UM LÁPIS DE COR, DA SUA PREFERÊNCIA, POR CIMA DE CADA NOME EM CADA DESENHO ABAIXO.

● MOMENTO 2

NESSA ATIVIDADE VOCÊ DEVERÁ PINTAR COM MUITO CAPRICHO CADA DESENHO ABAIXO.

● MOMENTO 3

NESSA ATIVIDADE VOCÊ DEVERÁ DESENHAR DENTRO DE CADA QUADRO, O SOM DE CADA DESENHO ABAIXO, EXEMPLO:  TREM, “O SOM DO TREM PIUIII, PIUIII”, VOCÊ PODERÁ DESENHAR O TREM FAZENDO O PIUIII. CUIDADO CADA DESENHO TEM O SEU SOM PRÓPRIO. AS VEZES O DESENHO TEM MAIS DE UM SOM, VOCÊ PODERÁ ESCOLHER O SOM QUE FOR MELHOR.

TREM

PIUI  PIUI

GATO

CARNEIRO

PASSARINHO

RI0

VENTO

VACA

CACHORRO

CAVALO

CRIANÇA

GALO

BOAS ATIVIDADES E DIVIRTA-SE. ATÉ A PRÓXIMA AULA

OBSERVAÇÃO: TODAS AS ATIVIDADES DEVERÃO SER FEITAS NO CADERNO OU EM FOLHA SULFITE E GUARDADAS PARA SEREM ENTREGUES NO RETORNO ÀS AULAS.

2º ano A

HABILIDADES DE CURRÍCULO PAULISTA código EF02AR15      EXPLORAR E PERCEBER O PRÓPRIO CORPO (PALMAS, VOZ, PERCUSSÃO CORPORAL) COMO FONTE SONORA.

OLÁ MEUS QUERIDO ALUNOS, NÃO ESQUEÇAM DE LAVAR BEM AS MÃOS E EVITAR DE COLOCAR AS MÃOS NO ROSTO PARA NÃO SE CONTAMINAREM. HOJE FAREMOS UMA ATIVIDADE INICIADA NO CENTRO DE MÍDIAS DE SÃO PAULO (CMSP) DO DIA 19 DE JUNHO DE 2020. A AULA FOI MUITO LEGAL, NÓS PODEREMOS RECORDAR AGORA REALIZANDO ALGUMAS ATIVIDADES.

● MOMENTO 1

ASSISTIR O VÍDEO INDICADO BARBATUQUES “TUM PÁ”. E PRESTE MUITA ATENÇÃO PARA EXECUTAR OS MOVIMENTOS. 

● MOMENTO 2

A AULA DE ARTE NO CENTRO DE MÍDIAS DO DIA 19 DE JUNHO O TEMA FOI: SONS DO CORPO – FONTES SONORA

AGORA QUE VOCÊ ASSISTIU O VÍDEO, DEVE TER OBSERVADO QUE OS INTEGRANTES DO GRUPO USAM AS PALMAS, OS DEDOS, O CORPO, SONS OU RUÍDOS USANDO A BOCA, ELES FORMARAM UMA MÚSICA RITIMADA. PERCEBEU TAMBÉM A FORMA DAS MÃOS QUANDO BATEM UMA NA OUTRA? SE É PALMA ESPALMADA OU FORMANDO UMA CONCHA? QUANTAS FORMAS DIFERENTES DE PALMAS DEVEM EXISTIR? VOCÊ DEVE TER VISTO OS ESTRALAR DO DEDOS, SERÁ QUE VOCÊ CONSEGUE? SE FOR O CASO E PRECISAR, ASSISTA NOVAMENTE O VÍDEO E TENTE ACOMPANHAR O GRUPO BARBATUQUES.

SE QUISER MOSTRAR PRA MIM, PEÇA PARA O RESPONSÁVEL GRAVAR UM POUQUINHO E ENVIAR VIA WHATSAP, ESTAREI PROVIDENCIANDO UM NÚMERO E VOU COMPARTILHAR.

ESPERO QUE TENHA SE DIVERTIDO COM A AULA DE HOJE. SE CUIDE E ATÉ A PRÓXIMA AULA.

3º ano A e B

● MOMENTO 2

A AULA DE ARTE NO CENTRO DE MÍDIAS DO DIA 19 DE JUNHO O TEMA FOI: SONS DO CORPO – FONTES SONORA

AGORA QUE VOCÊ ASSISTIU O VÍDEO, DEVE TER OBSERVADO QUE OS INTEGRANTES DO GRUPO USAM AS PALMAS, OS DEDOS, O CORPO, SONS OU RUÍDOS USANDO A BOCA, ELES FORMARAM UMA MÚSICA RITIMADA. PERCEBEU TAMBÉM A FORMA DAS MÃOS QUANDO BATEM UMA NA OUTRA? SE É PALMA ESPALMADA OU FORMANDO UMA CONCHA? QUANTAS FORMAS DIFERENTES DE PALMAS DEVEM EXISTIR? VOCÊ DEVE TER VISTO OS ESTRALAR DO DEDOS, SERÁ QUE VOCÊ CONSEGUE? SE FOR O CASO E PRECISAR, ASSISTA NOVAMENTE O VÍDEO E TENTE ACOMPANHAR O GRUPO BARBATUQUES.

SE QUISER MOSTRAR PRA MIM, PEÇA PARA O RESPONSÁVEL GRAVAR UM POUQUINHO E ENVIAR VIA WHATSAP, ESTAREI PROVIDENCIANDO UM NÚMERO E VOU COMPARTILHAR.

ESPERO QUE TENHA SE DIVERTIDO COM A AULA DE HOJE. SE CUIDE E ATÉ A PRÓXIMA AULA.

OLÁ MEUS QUERIDO ALUNOS, NÃO ESQUEÇAM DE LAVAR BEM AS MÃOS E EVITAR DE COLOCAR AS MÃOS NO ROSTO PARA NÃO SE CONTAMINAREM. HOJE FAREMOS UMA ATIVIDADE INICIADA NO CENTRO DE MÍDIAS DE SÃO PAULO (CMSP) DO DIA 19 DE JUNHO DE 2020. A AULA FOI MUITO LEGAL, NÓS PODEREMOS RECORDAR AGORA REALIZANDO ALGUMAS ATIVIDADES.

● MOMENTO 1

ASSISTIR O VÍDEO INDICADO BARBATUQUES “TUM PÁ”. E PRESTE MUITA ATENÇÃO PARA EXECUTAR OS MOVIMENTOS. 

● MOMENTO 2

A AULA DE ARTE NO CENTRO DE MÍDIAS DO DIA 19 DE JUNHO O TEMA FOI: SONS DO CORPO – FONTES SONORA

AGORA QUE VOCÊ ASSISTIU O VÍDEO, DEVE TER OBSERVADO QUE OS INTEGRANTES DO GRUPO USAM AS PALMAS, OS DEDOS, O CORPO, SONS OU RUÍDOS USANDO A BOCA, ELES FORMARAM UMA MÚSICA RITIMADA. PERCEBEU TAMBÉM A FORMA DAS MÃOS QUANDO BATEM UMA NA OUTRA? SE É PALMA ESPALMADA OU FORMANDO UMA CONCHA? QUANTAS FORMAS DIFERENTES DE PALMAS DEVEM EXISTIR? VOCÊ DEVE TER VISTO OS ESTRALAR DO DEDOS, SERÁ QUE VOCÊ CONSEGUE? SE FOR O CASO E PRECISAR, ASSISTA NOVAMENTE O VÍDEO E TENTE ACOMPANHAR O GRUPO BARBATUQUES.

SE QUISER MOSTRAR PRA MIM, PEÇA PARA O RESPONSÁVEL GRAVAR UM POUQUINHO E ENVIAR VIA WHATSAP, ESTAREI PROVIDENCIANDO UM NÚMERO E VOU COMPARTILHAR.

4º ano A e B

HABILIDADES DE CURRÍCULO PAULISTA código EF04AR16 EXPLORAR FORMAS DE REGISTRO MUSICAL NÃO CONVENCIONAL (REPRESENTAÇÃO GRÁFICA DE SONS E PARTITURAS CRIATIVAS) E RECONHECER A NOTAÇÃO MUSICAL CONVENCIONAL.

OLÁ MEUS QUERIDO ALUNOS, NÃO ESQUEÇAM DE LAVAR BEM AS MÃOS E EVITAR DE COLOCAR AS MÃOS NO ROSTO PARA NÃO SE CONTAMINAREM. Hoje faremos uma atividade iniciada no CENTRO DE MÍDIAS DE SÃO PAULO (CMSP) do dia 17 de junho de 2020. A aula foi muito legal, nós poderemos recordar agora realizando algumas atividades.

Registros da Música Registrar uma música é necessário? O que você acha? Bom, a resposta é sim, a necessidade de registrar o som. Esse registro serve também como documento para que outras pessoas possam acessar e não esquecer nenhuma nota, como exemplo “A Nona sinfonia de Betoven”. Esses registros podem ser convencionais e não convencionais. Os registros convencionais, são aqueles conhecidos no mundo todo, seus símbolos, linhas e a forma da escrita seguem regras universais e o resultado dessa escrita é chamada de partitura.

Vocês se lembram dessa música nós cantamos em sala.

Essa tabela são os símbolos, nomes e valores de tempo de cada nota.

Os registros não convencionais são aqueles que não são seguidos por todos e podem ser criados por qualquer pessoa. Exemplo mais conhecido, as cifras muito utilizadas para violão e teclados.

Cifras e as notas convencionais correspondentes:

Experimente seguir essa partitura, veja a legenda de cada símbolo e siga linha por linha, faça devagar para experimentar e conforme vai decorando, acelere um pouco.

 Espero que tenha gostado, você também pode criar um ritmo ou música e registrar numa partitura não convencional com desenhos, formas, etc. Veja se alguém de sua casa consegue ler a sua partitura.

Faça essa partitura no seu caderno e aguarde instruções. Até a próxima aula.

5º ano A

HABILIDADES DE CURRÍCULO PAULISTA código EF05AR15 EXPLORAR E PERCEBER ELEMENTOS DA NATUREZA COMO FONTES SONORAS, CONSIDERANDO OS ELEMENTOS CONSTITUTIVOS DA MÚSICA.

OLÁ MEUS QUERIDO ALUNOS, NÃO ESQUEÇAM DE LAVAR BEM AS MÃOS E EVITAR DE COLOCAR AS MÃOS NO ROSTO PARA NÃO SE CONTAMINAREM. Hoje faremos uma atividade iniciada no CENTRO DE MÍDIAS DE SÃO PAULO (CMSP) do dia 17 de junho de 2020. A aula foi muito legal, nós poderemos recordar agora realizando algumas atividades.

 Quais sons você consegue ouvir agora? Essa foi uma das perguntas no chat da aula de 17/06, podemos perceber que os sons do nosso dia a dia às vezes passam desapercebidos, nos acostumamos com eles, o nosso tema dessa aula “Sons da Natureza” ao se deparar com uma cachoeira, poderíamos imaginar quais os sons? Continue olhando as outras imagens e escreva também os outro tipos de som, faça uma listinha de cada imagem:

Agora, de todos sons levantados, tente preencher a tabela abaixo:

 SONS DA NATUREZA

GRAVEAGUDOLONGOCURTOFORTEFRACOCONTÍNUO
       

Vamos confeccionar um objeto sonoro, faremos com materiais (sucatas) que temos em casa, para isso, precisaremos da ajuda e autorização dos nossos responsáveis. Iremos precisar de um recipiente plástico, limpo e vazio. Pegue um pouco de grãos de feijão, arroz, macarrão etc. todos crus. Atenção se for experimentar coloque um tipo de cada vez, não misturar. Perceba o som de cada um deles e faça uma relação de cada experimento, exemplo: “esse aqui com grão tal”, lembra o som das águas da chuva e vai anotando abaixo.

Experimentos:

  1. Os grãos__________________________o som lembra________________________.
  2. Os grãos__________________________o som lembra________________________.
  3. Os grãos__________________________o som lembra________________________.

Publicidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: