Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora

ROTEIRO DE ATIVIDADES MATEMÁTICA E CIÊNCIAS 7º ANO

CIÊNCIAS

Nesta aula vamos estudar e entender sobre a história das máquinas térmicas.

Leia o texto abaixo com muita atenção.

TEXTO: AS MÁQUINAS TÉRMICAS AO LONGO DO TEMPO

 (Texto adaptado do site Brasilescola e Apostila do Aluno pelo Prof. Pedro)

Máquina térmica é um dispositivo capaz de realizar trabalho convertendo energia térmica em energia mecânica.

O ser humano desde a antiguidade procura inventar aparelhos que facilitem a execução de tarefas diárias e traga conforto, ou ainda, que permitam a superação de suas limitações.

Até meados do século XIX grande parte da energia gasta para realizar algum processo era oriunda de tração animal. A primeira máquina térmica de que se tem registros é a máquina de Heron. Esta é uma máquina a vapor que foi construída no século I d.C. com o objetivo de divertir as pessoas. Ela é composta de um recipiente fechado, exceto por duas saídas posicionadas de tal forma que permitem a saída do vapor do líquido, quando este está em ebulição. A pressão do vapor gera uma força no braço do recipiente, fazendo com que este rotacione.

Uma das primeiras aplicações das máquinas térmicas foram as máquinas a vapor. Estas equiparam as primeiras locomotivas, também conhecidas como Maria-fumaça. A primeira locomotiva a vapor usando trilhos foi construída pelo engenheiro inglês Richard Trevithick e fez o seu primeiro percurso em 21 de fevereiro de 1804. Esta locomotiva, por ser muito pesada para a linha-férrea e quebrar constantemente, não teve grande sucesso. A maioria das locomotivas a vapor utiliza a lenha ou carvão como combustível para ferver a água de uma caldeira, produzindo vapor, cuja pressão promove a movimentação da máquina.

Toda máquina térmica necessita de uma fonte de calor e de uma substância de trabalho capaz de ter o seu volume modificado e, consequentemente, movimentar algum mecanismo, como válvulas ou pistões. Nas locomotivas a combustão é externa, pois a caldeira fica em um compartimento distinto do que produz o trabalho mecânico (movimento). Além de locomotivas a vapor, há também embarcações a vapor, poucas ainda em circulação atualmente.

Por volta de 1920 os veículos a vapor foram superados e, aos poucos, deixaram de ser produzidos. Com o passar do tempo as locomotivas foram aperfeiçoadas e seus motores a vapor, de combustão externa, foram substituídos por motor diesel de combustão interna (processo que ocorre no interior de compartimentos denominados câmaras de combustão) e o número de vagões aumentou, passando então a serem chamadas de “trem”.

As máquinas térmicas foram fundamentais para o desenvolvimento tecnológico da humanidade, a começar pela Revolução Industrial, os meios de transporte e a produção de energia. Atualmente é impossível imaginar nossas vidas sem esses dispositivos, que, a cada dia, estão sendo mais aprimorados, contribuindo, assim, para a nossa qualidade de vida.

Os motores de combustão interna, como aqueles que movem os automóveis atuais, são exemplos de máquinas térmicas. Eles absorvem o calor que é produzido a partir da queima de uma mistura de combustível e ar, que é periodicamente injetada no interior de seus cilindros. Desse modo, parte da energia que é liberada durante a explosão é convertida em trabalho, por meio do movimento do pistão – uma das partes móveis do motor usadas para converter a energia térmica em energia cinética (energia de movimento).

São exemplos de máquinas térmicas:

  • Motores de combustão interna, como aqueles movidos a álcool, gasolina e diesel (automóveis);
  • Máquinas a vapor (Locomotiva de Trem);
  • Usinas termoelétricas.

MATEMÁTICA

ATIVIDADE 3: EM BUSCA DOS NÚMEROS PRIMOS
A busca por números primos é um dos grandes desafios da Matemática até hoje. Embora números primos muito grandes ainda sejam desconhecidos, os pequenos são bastante usados como fatores primos de um número.
a) Observe a sequência dos Números Naturais de 1 a 30 e assinale aqueles que você
considera que possam ser números primos. Para confirmar se são mesmo primos, procure seus fatores.

b) Escreva todos os divisores de:
● D21: ____________________________________
● D30: ____________________________________
● D31: ____________________________________
● D45: ____________________________________
● D60: ____________________________________

Publicidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: