CIÊNCIAS
Nesta aula vamos estudar e entender sobre as características que diferenciam os seres vivos dos não vivos.
Para início de conversa sobre o tema desta aula, você realizará uma atividade – “Olhando para o nosso entorno” -, na qual observará o ambiente da sua casa, buscando identificar os seres vivos e não vivos.
No seu cadernoidentifique o ambiente que você está observando, descrevendo as características dos elementos encontrados nele. Depois, tente classificar quais destes elementos são considerados seres vivos e quais não são.
Não se esqueça de registrar suas observações através da escrita, de fotos ou até mesmo em desenhos no caderno.
É possível diferenciar os seres vivos dos não vivos, apenas observando o ambiente?
Leia o texto e a tabela abaixo com muita atenção.
TEXTO: SERES VIVOS E NÃO VIVOS
(Texto adaptado do site Escolakids e da Apostila do Aluno pelo Prof. Pedro)
Muitos organismos são facilmente classificados como um ser vivo logo assim que os vemos, como as plantas e os animais. No entanto, alguns elementos podem ser confundidos com seres vivos, principalmente por estudantes mais jovens, como a água e o Sol. Isso acontece porque esses elementos movem-se e modificam-se com o passar do tempo, sugerindo que possuem vida. Afinal, do que somos constituídos?
Muitas respostas poderão surgir a partir de uma pesquisa. Como, por exemplo, a de que os seres vivos são formados por átomos e moléculas. Esta seria uma resposta correta. Porém, para os biólogos, a resposta mais apropriada é de que os seres vivos são constituídos por células. O conceito de célula como a unidade básica dos seres vivos foi elaborado por volta de 1840, quando a teoria celular foi aceita.
Mas afinal, o que é essa tal teoria celular? Significa que pesquisadores ao estudarem a estrutura celular de plantas e outros seres vivos, como os animais, perceberam que ambos se constituem de pequenas unidades básicas que foram chamadas de célula.
Pois bem, a partir dessa conclusão começava-se, então, a teoria celular que vem afirmar que:
1- Todos os seres vivos são formados por células;
2- As atividades essenciais que caracterizam a vida, ocorrem no interior das células (atividades funcionais ou fisiológicas).
3- Novas células irão se formar por meio da divisão das que já existem. Então… Pessoas, borboletas, cachorros, gatos, minhocas, plantas, flores, fungos, bactérias e todos os demais seres vivos existentes no planeta são constituídos por células. Alguns destes com muitas células (pluricelulares) e outros com apenas uma única célula (unicelulares).
E aí te pergunto novamente: Afinal, do que somos constituídos? A resposta é células!
MATEMÁTICA
NÚMEROS NATURAIS


