LÍNGUA PORTUGUESA
- Leiam a explicação sobre predicado.
- Leiam os exercícios.
- Respondam as questões.
- Encaminhem as respostas via face; google classroom, ou façam no caderno para posterior correção
O predicado é a parte da frase que diz alguma coisa sobre o sujeito, ou seja, tudo aquilo que não faz parte do sujeito é considerado predicado. É obrigatoriamente composto por um verbo ou locução verbal (dois ou mais verbos juntos e seguidos).
Exemplos de predicado
Mariana e Pedro foram ao cinema.
Minha avó fez um bolo de laranja delicioso.
Meus antigos vizinhos mudaram de casa na semana passada.
Tipos de predicado
O predicado pode ser classificado em predicado nominal, predicado verbal e predicado verbo-nominal, conforme a classificação do seu núcleo.
Predicado nominal
O predicado nominal é constituído por um verbo de ligação e pelo predicativo do sujeito, possuindo como núcleo um nome que atribui uma característica ao sujeito da oração. Verbos de ligação são verbos que indicam um estado, ligando uma característica ao sujeito. Não indicam uma ação realizada e não atuam como o núcleo do predicado nominal: estar, parecer, ficar, tornar-se, continuar, andar e permanecer. Demonstra na maioria das vezes uma qualidade ou defeito do sujeito.
Exemplo com predicado nominal:
Pedro é feliz.
Análise da frase:
Pedro: sujeito
é feliz: predicado nominal
é: verbo de ligação
feliz: predicativo do sujeito
Outros exemplos de frases com predicado nominal
Beatriz anda estudiosa.
Rodrigo continua curioso.
O pai está orgulhoso.
Mariana parece ansiosa.
Predicado verbal
O predicado verbal possui um verbo significativo como núcleo. Verbos significativos indicam ações: pensar, gostar, querer, estudar, subir, dar, agradecer, perdoar, chorar,…
Exemplo de predicado verbal:
Eu comi um brigadeiro.
Análise da frase:
Eu: sujeito
comi um brigadeiro: predicado verbal
comi: verbo transitivo direto
um brigadeiro: objeto direto
Exemplos de frases com predicado verbal
Os professores ensinaram tudo o que sabiam.
Tiago e seus amigos ganharam o jogo de futebol.
Eu quero viajar pela Europa.
Ela deu-lhe as informações necessárias.
Minha avó caiu.
Predicado verbo-nominal
O predicado verbo-nominal possui dois núcleos: um verbo significativo que indica uma ação do sujeito e um nome com função de predicativo do sujeito, indicando uma qualidade do sujeito ou com função de predicativo do objeto, indicando uma qualidade do objeto direto.
Exemplo com predicado verbo-nominal:
A menina chegou cansada.
Análise da frase:
A menina: sujeito
chegou cansada: predicado verbo-nominal
chegou: verbo significativo (Ação)
cansada: predicativo (qualidade ou defeito) do sujeito
Exemplos de frases com predicativo verbo-nominal
As funcionárias acabaram o trabalho cansadas.
Madalena completou a prova feliz.
Todos acusaram-no de desmotivado.
Nós consideramos esta funcionária dispensável.
Normalmente, o predicado verbo-nominal é formado por:
1 – Relacione as colunas de acordo com o tipo de predicado que cada período apresenta:
a) ( ) João adora doces.
b) ( ) Pedro é inteligente.
c) ( ) João acha Pedro inteligente.
d) ( ) Maria comprou um carro novo.
e) ( ) O dia está triste hoje.
I. Predicado nominal
II. Predicado verbal
III. Predicado verbo-nominal
2 – Identifique com (PV) para predicado verbal, (PN) para predicado nominal e (PVN) para predicado verbo-nominal.
a. ( ) Mauro parece feliz.
b. ( ) Beatriz joga vôlei.
c. ( ) O menino é sensível.
d. ( ) O planeta é nosso.
e. ( ) Os alunos estudaram cautelosos para o simulado.
f. ( ) Pedro saiu contente.
g. ( ) José chegou atrasado.
h. ( ) As pessoas parecem seguras.
i. ( ) Juliana estuda muito.
j. ( ) Fred desenhava na lousa.
k. ( ) O professor corrigiu a redação.
l. ( ) Maria abriu o presente inesperado.
m. ( ) A viagem deixava todos aflitos.
n. ( ) Marta lia a carta emocionada.
o. ( ) Marta anda preocupada.
p. ( ) O carteiro entregou a carta.
3 – Leia o poema a seguir e responda às questões.
A namorada
Havia um muro alto entre nossas casas.
Difícil de mandar recado para ela.
Não havia e-mail.
O pai era um onça.
A gente amarrava o bilhete numa pedra presa por um cordão
E pichava a pedra no quintal da casa dela.
Se a namorada respondesse pela mesma pedra
Era uma glória!
Mas por vezes o bilhete enganchava nos galhos da goiabeira
E então era agonia.
No tempo do onça era assim.
(Manoel de Barros)
a) Que verso do poema indica o momento de alegria do eu lírico?
b) Qual verso ilustra quando a comunicação não era bem sucedida?
c) Que verso transmite a apreensão e nervosismo do eu lírico (pessoa que fala no poema)?
d) Dos verbos destacados no texto, quais são significativos (de ação)? Copie-os.
e) Há no poema quatro versos em que aparece um verbo de ligação. Copie esses versos (linhas do poema) e grife o verbo de ligação.
f) Releia os dois versos do poema:
I. O pai era um onça.
II. No tempo do onça era assim.
Explique a diferença de sentido da palavra onça nos dois versos.
GEOGRAFIA
Assunto principal: Conexões e escalas.
Habilidades: Aplicar os conceitos de Estado, nação, território, governo e pais e analisar os conflitos e tensões na contemporaneidade, com destaque para as situações geopolíticas na América e na África e suas múltiplas regionalizações a partir do pós-guerra .
Objetos de conhecimento: Corporações e organismos internacionais e do Brasil na ordem econômica mundial.
Para melhor compreendermos algumas noções geográficas, geopolíticas e sociais do mundo que nos envolve, muitas vezes precisamos compreender corretamente alguns conceitos que nos servem de base para estudar e analisar a realidade. Dentre esses conceitos, podemos citar os de Estado, país, nação e território, termos diferentes entre si, mas que costumam se inserir em um mesmo contexto discursivo.
O que é território?
É importante, primeiramente, definir o que é território. Na Geografia, assim como ocorre com a maioria dos conceitos básicos de todas as ciências humanas, não há um consenso exato sobre o que seja, simplificadamente, o território. Mas, aqui, podemos compreender esse termo como sendo o espaço geográfico apropriado e delimitado por relações de soberania e poder. Em alguns casos, o território possui fronteiras fixas e muito bem delimitadas (a exemplo do território brasileiro); em outros, seus limites não são muito claros (como o território delimitado por algum grupo terrorista ou por um consórcio de grandes empresas).
Portanto, quando falamos, por exemplo, em “território brasileiro”, não estamos falando do Brasil propriamente dito, mas do seu espaço delimitado correspondente, delimitação essa exercida por meio de um domínio que é reconhecido internacionalmente, o qual chamamos de soberania. Por assim dizer, podemos entender que o Brasil é soberano sobre o seu território, exercendo sobre ele a sua vontade, ou seja, os interesses de seus habitantes.
Conceito de Estado
Assim sendo, a soberania territorial é exercida pelo Estado brasileiro. Perceba que esse termo, com “E” maiúsculo, difere-se do estado (com “e” minúsculo), que é apenas uma unidade federativa ou uma província do país. O Estado é, portanto, um conjunto de instituições públicas que administra um território, procurando atender os anseios e interesses de sua população. Dentre essas instituições, podemos citar as escolas, os hospitais públicos, os departamentos de política, o governo e muitas outras.
Diferença entre Estado e País
É necessário, contudo, estabelecer a diferença entre Estado e País. Enquanto o primeiro é uma instituição formada por povo, território e governo, o segundo é um conceito genérico referente a tudo o que se encontra no território dominado por um Estado e apresenta características físicas, naturais, econômicas, sociais, culturais e outras. No nosso caso, o Brasil é o país e a República Federativa do Brasil é o Estado.
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Conceito de Nação
Por outro lado, o conceito de Nação, por sua vez, também possui suas diferenças e particularidades em relação aos demais termos supracitados. Nação significa uma união entre um mesmo povo com um sentimento de pertencimento e de união entre si, compartilhando, muitas vezes, um conjunto mais ou menos definido de culturas, práticas sociais, idiomas, entre outros. Assim sendo, nem sempre uma nação equivale a um Estado, ou a um país ou, até mesmo, a um território, havendo, dessa forma, muitas nações sem território e sem uma soberania territorial constituída.
A Espanha é um exemplo clássico de Estado multinacional, ou seja, com um grande número de nações vivendo em seu território. Existem os espanhóis, mas também existem os catalães, uma nação atualmente sem um Estado soberano e, portanto, sem um território político definido, além dos bascos, navarros e alguns outros. A maior parte dessas nações reivindica, inclusive, a criação de seus Estados independentes, com a delimitação de seus respectivos territórios, algo que ainda não foi conseguido.
Outro exemplo de nação sem território são os curdos, conhecidos por serem a maior de todas as nações sem um Estado correspondente, de forma que seu povo habita vários países situados ao longo do Oriente Médio, no continente asiático. Essa nação vem solicitando a vários países e instituições internacionais a criação de seu país, que se chamaria Curdistão.
O estímulo ao nacionalismo como exercício da soberania
Muitos Estados, para garantirem o exercício de suas soberanias em seus territórios, tentam criar entre os seus habitantes um sentimento nacional, ou seja, a ideia de que aquele país equivale a uma nação geral, o que costuma ser chamado de nacionalismo. O estímulo ao nacionalismo é visto com bons olhos por muitas pessoas no sentido de essas valorizarem os seus territórios e suas populações, mas é preciso ter cuidado, pois os fatos históricos já demonstraram que um nacionalismo extremo pode provocar uma onda de fascismo. Nesse caso, o governo e até as pessoas passam a considerar que a sua nação (ou “raça”) é naturalmente superior às demais, justificando ações bélicas e formas de preconceito diversas, tal qual foi o caso do Nazismo na Alemanha em meados do século XX.

Nações, Estados, países e territórios nem sempre se equivalem