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ROTEIRO DE ATIVIDADES DE LÍNGUA PORTUGUESA E GEOGRAFIA 6º ANO

LÍNGUA PORTUGUESA

SUBSTANTIVOS CONCRETOS E ABSTRATOS:

SUBSTANTIVO CONCRETO: AQUELE QUE DESIGNA (INDICA) AS PALAVRAS REAIS, CONCRETAS, SEJAM ELAS PESSOAS, ANIMAIS, OBJETOS OU LUGARES. E QUE NÃO DEPENDEM DE OUTRO PARA EXISTIREM EX.: MENINA, HOMEM, CACHORRO,ETC…TAMBÉM CONSIDERAMOS COMO CONCRETOS, AQUELES SUBSTANTIVOS QUE NOMEIAM OS SERES IMAGINÁRIOS, COMO FADA, BRUXA, ANJO, ETC…
SUBSTANTIVOS ABSTRATOS: AQUELES QUE ESTÃO RELACIONADOS A SENTIMENTOS, ESTADOS, QUALIDADES E AÇÕES. EX.: ALEGRIA, MEDO, SAUDADE, RAIVA, ETC…É UM SER QUE NÃO EXISTE POR SI SÓ, POIS NECESSITA DE OUTRO PARA SE MANIFESTAR. EX.: ALEGRIA. NOTE QUE “ALEGRIA” É UM SUBSTANTIVO ABSTRATO QUE DEPENDE DE ALGUÉM PARA EXISTIR. É NECESSÁRIO QUE HAJA UMA PESSOA  PARA SENTIR “ALEGRIA”. 

A trupe do conhecimento

EQUIPE DE PROFESSORAS PERCORRE ESCOLAS DA COMUNIDADE POBRE LEVANDO RECURSOS QUE ENCANTAM OS ALUNOS

Em Monsenhor Gil, município a 57 km de Teresina, a rotina de algumas escolas é interrompida mensalmente pela chegada de cinco professoras e um motorista. O grupo surge às sete da manhã, numa van que transporta também uma inusitada parafernália, dois microcomputadores, um aparelho de TV com vídeo, CDs, duas caixas de livros, fantoches, máscaras, um palco desmontável de papelão, uma caixa de flauta, um teclado, uma cítara e um órgão de garrafas, entre outros engenhos.

Esse sortimento de novidades é motivo de surpresa e alegria entre alunos e professores. Trata-se da Biblioteca Itinerante, um programa concebido pela Secretaria de Educação do município para levar atividades culturais, pedagógicas e artísticas aos alunos de nove escolas.

O programa tem como objetivo principal estimular alunos e professores para que compreendam a importância da arte e da cultura locais como instrumento de promoção de cidadania. […]

Em Monsenhor Gil, a Escola Ativa atende 17 escolas e a Biblioteca Itinerante, as outras nove (quatro na zona urbana e cinco na zona rural). Mas o sucesso da iniciativa municipal tem efeito com que as escolas beneficiadas pela Escola Ativa também peçam a visita da Biblioteca Itinerante.

Sucata e criatividade

Tanto interesse se deve ao enriquecimento cultural proporcionado pelo Programa. Os alunos trabalham com a literatura de cordel, tem acesso a livros emprestados pela Secretaria, produzem peças de teatro, aprendem a usar o microcomputador e assistem a fitas de vídeo. Eles também conhecem diferentes estilos musicais e, graças à colaboração da banda municipal, podem manusear os instrumentos.

  (disponível em: http://inovando.fgvsp.br. 2 set. 2006)

Leia o texto e responda:

  1. Qual é a informação principal que o texto quis comunicar?
  2. O que significa a palavra Itinerante?
  3. Identifique o titilo do texto e procure descobrir o que a palavra “trupe” tem a ver com o restante da notícia.

GEOGRAFIA

Assunto principal: Formas de representação e pensamento espacial

Habilidades: analisar a diferença entre a escala gráfica e a numérica e medir distâncias na superfície pelas escalas gráficas e numéricas dos mapas.

 Objeto de conhecimento: Exemplo de uma casa como  representação das cidades e do espaço urbano  como parte integrante desse espaço.

Vamos começar nosso assunto em relação as formas de representação no espaço.

Pensamos primeiro na casa onde moramos… Se pegarmos uma trena, facilmente podemos ver qual a metragem da cozinha, do quarto ou da sala ou até mesmo o tamanho do terreno.

O resultado disso será em metros quadrados  m².

Já não é possível medir com uma trena um bairro, ou uma cidade que a medida deve ser feita por km².

Se caso tiver alguma trena ai na sua casa será possível tentar medir sua casa apenas para você  ter uma noção do espaço que você mora

Como calcular a metragem de um terreno ou cômodos de uma casa

Saiba como realizar a medida de um terreno a fim de determinar sua metragem, bem como os cômodos de uma casa. Conheça a fórmula para o cálculo e alguns cuidados neste processo.

Quando uma pessoa procura um terreno para comprar duas perguntas são básicas ao vendedor: qual o valor e a metragem do terreno. Percebi claramente isso em um processo recente de venda de um terreno. A metragem aparece com muito destaque também na construção de uma casa onde o tamanho dos cômodos também é de grande importância. Mas muita gente pode ter alguma dificuldade em entender o cálculo de metragem de um terreno, de uma casa ou simplesmente dos cômodos dela. Neste artigo veremos como é simples calcular metragens.

Como calcular a metragem de um terreno.

Observe a figura acima. De acordo com a legenda a frente e o fundo tem a mesma largura, ou seja 10 metros, enquanto que as laterais esquerda e direita também apresenta a o mesmo comprimento, ou seja 30 metros. Neste caso o cálculo é simples, bastando multiplicar a frente pela lateral. Teremos então um terreno de 300 metros.

10 x 30 = 300 metros quadrados

Mas o cálculo diferencia um pouco quando as medidas do terreno não são regulares, como pode ser observado na figura abaixo:

Neste caso apenas as laterais tem a mesma medida, enquanto que a frente e o fundo têm medidas desproporcionais. Neste caso é preciso primeiro tirar a média entre a frente e o fundo e depois fazer a multiplicação pela lateral. Ficaria assim a fórmula.

(8 + 15 = 23) / 2 = 11,5

8 metros + 15 metros dá um total de 23 metros, dividido por 2 é igual a 11 metros e meio. Agora pegue o resultado e multiplique pela lateral.

11,5 x 25 = 287,5 metros 

Teremos então um terreno de 287 metros e meio.

Como calcular a metragem de cômodos de uma casa

Quando precisamos calcular o tamanho de uma casa ou dos cômodos de uma casa é mais complicado por dois motivos: primeiro que geralmente uma casa tem um formato irregular, com quebras ou extensões de cômodos que excedem as paredes retas. O outro motivo é que tem de se levar em conta as paredes que no mínimo ocupam 15 centímetros, logo se você calcular o tamanho dos cômodos sem considerar as paredes dará uma metragem menor ao que de fato é.

Veja as figuras acima. Na primeira temos um cômodo de 4 metros quadrados, pois ao multiplicarmos 2 mts por 2 mts, teremos 4 mts. A segunda figura tem a metragem de 6 metros, resultado da multiplicação de 2 por 3 e a terceira figura representa um corredor interno com 4 metros, sendo um de largura e 4 de comprimento.

Mas como foi explicado acima, existem basicamente duas formas de considerar a metragem de um cômodo de uma casa:

  • A primeira é considerar o espaço bruto e este é usado para fins de construção, ou seja, o espaço da parede deve ser contado neste caso para que na soma da metragem dos cômodos você encontre exatamente o tamanho da casa. Se neste caso não considerar as paredes, terá um sério problema com a construção.
  • A segunda forma é você desconsiderar as paredes de calcular apenas a área útil do cômodo. Esta segunda abordagem é usada para fins de design de interiores, planejamento de móveis, bem como para qualquer uso depois que a casa já está construída. Afinal, o espaço da parede não é um espaço útil portanto ele faz sentido apenas quando você precisa inclui-lo para efeito da construção.

O que é metro quadrado?

Basicamente quando calculamos o metro quadrado de alguma coisa, seja um terreno, casa, cômodo, parede ou outro, estamos dizendo quantos metros cabem dentro daquele espaço. Neste caso o metro quadrado é considerado um espaço de um metro de largura e de comprimento.

Quando falamos que um espaço tem 10 metros quadrados é porque poderemos colocar 10 quadros desses dentro do espaço. Os exemplos da figura acima retratam muito bem isso. Veja na última imagem que temos 4 quadros de 1 metro quadrado cada um, logo, temos 4 m/2.

Cuidados com o cálculo

  • Considere as paredes no cálculo da metragem. Geralmente é 15 centímetros, mas o ideal é medir com a trena para ter certeza da largura da parede. Logo, uma casa com 100 m/2 de construção, não significa que ela terá 100 m/2 úteis, pois neste cálculo estão inclusos as paredes que vão ocupar bastante espaço, por sinal.
  • Meça cada cômodo, de parede a parede  e depois faça a soma de todos para chegar a metragem da casa. Use uma trena dessas de pedreiro, pois é mais confiável.

Isto é apenas uma ideia do que vamos estudar ou seja pra ter uma noção que todo nós , nossa família com nossa casa ocupamos um certo espaço, que está inserido no bairro , que por sua vez faz parte da cidade…tudo isso está documentado na prefeitura ..

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