Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora

Roteiro de Atividades – 1ª ano A, B, C e D – Profª Andrea, Ana Cleide, Eunice e Ligia (22/06)

SENHORES PAIS E RESPONSÁVEIS, PEDIMOS A SUA COLABORAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES.

NOME DA ESCOLA: E.E. IRACEMA DE CASTRO AMANTE

NOME DO ALUNO:

DATA: 22/06/2020

CIÊNCIAS HUMANAS

MATERIAIS NECESSÁRIOS: LÁPIS, CANETA E BORRACHA

MATERIAIS COMPLEMENTARES: RÉGUA E LÁPIS DE COR.

OBJETIVO DO ROTEIRO: PROMOVER AO ALUNO O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO DE INTERPRETAÇÃO DA SOCIEDADE.

HABILIDADE: IDENTIFICAR AS DIFERENÇAS ENTRE AS CULTURAS E A SOCIEDADE.

ATIVIDADE 1

QUERIDOS ALUNOS, O MUNDO GLOBALIZADO PERMITE QUE TODOS NÓS TENHAMOS A POSSIBILIDADE DE CONHECER A GASTRONOMIA DE VÁRIOS PAÍSES. ABAIXO VAMOS CONHECER UM POUCO DA CULTURA GASTRONÔMICA DE 3 PAÍSES: ÍNDIA, GRÉCIA E JAPÃO. APÓS CONHECER UM POUCO DE CADA PAÍS, EM SEUS CADERNOS, VOCÊS VÃO COPIAR AS COMIDAS QUE OS INDIANOS, GREGOS E JAPONESES COMEM E QUE NÓS BRASILEIROS TAMBÉM COMEMOS.

ÍNDIA

A GASTRONOMIA DA ÍNDIA É CARACTERIZADA POR UMA GRANDE VARIEDADE DE ESTILOS REGIONAIS E O USO SOFISTICADO DE ERVAS E ESPECIARIAS. OS ALIMENTOS BÁSICOS SÃO FEITOS COM ARROZ (ESPECIALMENTE NO SUL E NO LESTE) E O TRIGO (PREDOMINANTE NO NORTE). ESPECIARIAS, COMO PIMENTA, QUE AGORA SÃO CONSUMIDAS EM TODO O MUNDO, SÃO ORIGINALMENTE NATIVAS NO SUBCONTINENTE INDIANO. O PIMENTÃO, QUE FOI INTRODUZIDO PELOS PORTUGUESES, TAMBÉM É MUITO UTILIZADO NA COZINHA INDIANA.

GRÉCIA

 A CULINÁRIA GREGA CONTEMPORÂNEA É TIPICAMENTE MEDITERRÂNEA, E UTILIZA FREQUENTEMENTE AZEITES, GRÃOS, PÃO, VINHO, PEIXE, QUEIJO, PRESUNTO E DIVERSOS TIPOS DE CARNES, INCLUINDO AVES E COELHO. ENTRE OS INGREDIENTES TÍPICOS DA CULINÁRIA GREGA ESTÃO A CARNE DE CORDEIRO OU DE PORCOAZEITONAS KALAMATAQUEIJO FETAFOLHAS DE UVAABOBRINHA E IOGURTE. ENTRE AS SOBREMESAS CAMEL E AS NOZES, ALGUMAS UTILIZANDO MASSA FILO, COMO A BACLAVÁ.

JAPÃO

 NA BASE DA GASTRONOMIA ESTÁ O ARROZ, ALIMENTO CONSUMIDO DESDE O CAFÉ DA MANHÃ ATÉ AO JANTAR. PARA COMEREM, UTILIZAM OS CHAMADOS HASHI E TÊM COMO PRATOS PRINCIPAIS AS SOPAS OU PASTAS DE SOJA, HORTALIÇAS, PICLES, PEIXES E CARNE. APESAR DO NÚMERO LIMITADO, A VARIEDADE DE PRATOS É GRANDE. DE INFLUÊNCIA EXTERNA, ENTRARAM O PÃO, O FAST-FOOD, O HUMBÚRGER, O FRANGO FRITO E O CURRY AO ESTILO JAPONÊS, POPULARES ENTRE OS JOVENS. COMO HÁBITO, ANTES DE CADA REFEIÇÃO É COSTUME DIZER ITADAKIMASSU, QUE SIGNIFICA PEDIR LICENÇA PARA COMER E UM AGRADECIMENTO A QUEM PREPAROU.

ATIVIDADE 2:

NÃO HÁ DÚVIDAS QUE A SOCIEDADE MUDA A CADA DIA. ABAIXO TEMOS UMA FIGURA COMPARANDO O COMPORTAMENTO FAMILIAR EM RELAÇÃO AS NOTAS DO FILHO. A ATIVIDADE AGORA É ENTREVISTAR OS PAIS OU ADULTOS QUE MORAM COM VOCÊS SOBRE O QUE ELES ACHAM DA IMAGEM. SE É VERDADEIRA A MUDANÇA OU SE A FIGURA QUE REPRESENTA O ANO DE 2009 ESTÁ ERRADA. DEPOIS COM A AJUDA DE UM ADULTO, ESCREVA NO CADERNO DE VOCÊS 5 REGRAS DE COMPORTAMENTO QUE TODOS NÓS DEVEMOS TER, COMO DAR UM BOM DIA, CEDER A CADEIRA PARA OS MAIS VELHOS, ETC…

REGRAS DE CONVIVÊNCIA:

ESCREVA EM SEU CADERNO AS REGRAS DE CONVIVÊNCIA.

PORTUGUÊS

MATERIAIS NECESSÁRIOS: CADERNO, LÁPIS E BORRACHA

MATERIAIS COMPLEMENTARES: RÉGUA E LÁPIS DE COR E VÍDEO

OBJETIVO DO ROTEIRO: PROMOVER AO ALUNO O DESENVOLVIMENTO E INTERPRETAÇÃO.

HABILIDADE: EF01LP26A. AUMENTAR A CAPACIDADE COGNITIVA DA LEITURA.

QUERIDOS ALUNOS, AGORA É HORA DA LEITURA, PEÇA PARA UM ADULTO AJUDAR VOCÊ À LER ESSE POEMA E OUÇA ESSE VÍDEO CANTE E DIVIRTA-SE.

POEMA: É UM GÊNERO TEXTUAL DIVIDIDO EM ESTROFE E VERSOS.

VÍDEO:LÁ VAI O PATO PATA TI PATA ACOLÁ (VINICIUS DE MORAES):

ATIVIDADES:

CIRCULE NO POEMA ABAIXO TODAS AS PALAVRAS QUE COMECEM COM A LETRA “P”:

PATO (VINICIUS DE MORAES)

LÁ VEM O   PATO

PATA AQUI, PATA ACOLÁ

LÁ VEM O PATO

PARA VER O QUE É QUE HÁ

O PATO PATETA

PINTOU O CANECO

SURROU A GALINHA

BATEU NO MARRECO

PULOU DO POLEIRO

NO PÉ DO CAVALO

LEVOU UM COICE

CRIOU UM GALO

COMEU UM PEDAÇO DE JENIPAPO

FICOU ENGASGADO

COM DOR NO PAPO

CAIU NO POÇO

QUEBROU A TIGELA

TANTAS FEZ O MOÇO

QUE FOI PRA PANELA.

6) VAMOS ESCREVER AS PALAVRAS QUE RIMAM, EXEMPLO: CANECO RIMA COM MARRECO:

JENIPAPO RIMA COM: __________________.

CAVALO RIMA COM: _________________.

CANECO RIMA COM: _________________.

TIGELA RIMA COM: _________________.

MATEMÁTICA

MATERIAIS NECESSÁRIOS: CADERNO, LÁPIS E BORRACHA

MATERIAIS COMPLEMENTARES: RÉGUA.

HABILIDADE: EF01MA05. COMPARAR NÚMEROS COM QUADRO NUMÉRICO.

ATIVIDADES:

1) VAMOS FAZER A CONTAGEM E MARCAR NO QUADRO ACIMA, O RESULTADO DA CONTAGEM:

EXEMPLO: YASMIM = 18 BONECAS;

RAÍSSA = 14 POTES DE TINTAS.

MARCADO NO QUADRO ACIMA COM A BOLINHA VERMELHA:     

AGORA É A SUA VEZ:

QUAL É A QUANTIDADE DE PALITOS QUE O PIETRO POSSUI: ______________;

QUAL É QUANTIDADE DE PALITOS QUE O LORENZO POSSUI: ______________.

MARQUE NO QUADRO NUMÉRICO.

QUAL É A QUANTIDADE DE BONECAS QUE A RAISSA POSSUI: ______________;

QUAL É QUANTIDADE DE BONECAS QUE A YASMIM POSSUI: ______________.

MARQUE NO QUADRO NUMÉRICO.

QUAL É A QUANTIDADE DE CARTAS QUE O LUCAS POSSUI: ______________;

QUAL É QUANTIDADE DE CARTAS QUE O ENZO POSSUI: ______________.

MARQUE NO QUADRO NUMÉRICO.

QUAL É A QUANTIDADE DE CARTAS QUE O PIETRO POSSUI: ______________;

QUAL É QUANTIDADE DE CARTAS QUE O LORENZO POSSUI: ______________.

MARQUE NO QUADRO NUMÉRICO.

2) AGORA PREENCHA A TABELA NUMÉRICA ABAIXO:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: