Senhores pais e responsáveis, pedimos a sua colaboração
para o desenvolvimento das atividades. O aluno deverá preencher o cabeçalho no caderno e responder as questões.
Nome da escola: E.E.Profª Iracema de Castro Amarante
Nome do aluno: _________________________________
Data: 15/06/2020
Português
Habilidades :EF35LP03 – Identificar a ideia central de textos de diferentes gêneros (assunto/ tema),demonstrando compreensão global.
EF15LP03 – Localizar informações explícitas em textos de diferentes gêneros textuais.
Objetivo: Desenvolver estratégia de leitura e a compreensão do texto ao ler.
Matemática
Habilidades EF03MA03 – Construir fatos básicos da adição, subtração e da multiplicação para o cálculo mental ou escrito.
Objetivo: Construir fatos fundamentais da adição, subtração , multiplicação e em reta numérica.
Rotina
Leitura: Amor no corração – Música
Português integrado com História
Matemática
LEITURA
Amor No Coração
Você me derrubou
Mais eu me levantei
Você me machucou
Mais eu te perdoei
Agora eu quero ver
O que tu vai fazer
O que tu fez comigo
Eu não faço com você
Eu só queria que você me esquecesse
Faça de conta que você nunca me viu
Não tenho medo da tua insinuação
A melhor coisa do mundo
É ter amor no coração
Chiquinha Gonzaga
Língua Portuguesa integrado com História
Texto: Chiquinha Gonzaga

Chiquinha Gonzaga aos 78 anos
Chiquinha Gonzaga
Francisca Edwiges Neves Gonzaga, conhecida como Chiquinha Gonzaga, nasceu no Rio de Janeiro no dia 17 de outubro de 1847. Filha de José Basileu Alves Gonzaga, primeiro-tenente, de família ilustre do Império, e Rosa Maria Neves Lima, mestiça, filha de uma escrava, uma relação rejeitada pela família de Basileu.
Era de uma época em que mulher não tinha profissão, ela abriu caminhos e ajudou a definir os rumos da música brasileira.
A vida da compositora Chiquinha Gonzaga, que escandalizou a sociedade carioca de sua época com seus ideais libertários e com a popularização do samba como música genuinamente brasileira.
Jovem, é obrigada pelo pai, Basileu, um militar rígido, a casar-se com Jacinto, um homem que, apesar de amá-la, privava Chiquinha de sua maior paixão, a música, ao sentir que seu casamento é preterido pelos ideais de sua esposa. Chiquinha, não hesita em deixar o marido para viver com o seu grande amor, o músico João Batista, um homem liberal que mantém uma relação mal resolvida com Suzette, a proprietária do maior salão da corte.
E é entre a classe artística marginalizada que Chiquinha Gonzaga encontra o apoio para compor e vai tornar-se a primeira compositora e maestrina do cenário brasileiro do final do século XIX. Mas sua vida, tão marcada por paixões ainda lhe reservaria uma surpresa: Chiquinha tem um intenso caso de amor com Joãozinho, um jovem com idade para ser seu filho, com quem acabaria vivendo até o resto de sua vida.
Deixou uma obra estimada em cerca de duas mil canções e 77 partituras para peças teatrais, maior do que qualquer compositor de seu tempo. O livro traz cerca de 90 imagens que convidam o leitor a conhecer o Rio de Janeiro da virada do século pelo olhar de grandes fotógrafos, além de fotos do acervo da família. Com uma pesquisa continuada da autora sobre detalhes da vida de Chiquinha, essa edição comemorativa dos 25 anos da obra torna-se imprescindível.
A autora faleceu em seu apartamento no Rio de Janeiro aos 87 anos de idade, no dia 28 de fevereiro de 1935, antevéspera de Carnaval.
Todas as atividades deverão ser respondidas no seu caderno.
Observação: quando você não conhecer uma palavra faça uma pesquisa para saber o seu significado, isto faz com que você enriqueça cada vez mais o seu vocabulário. E ao fazer uma reescrita possa substituí – lá, por palavras semelhantes com o mesmo significado.
Faça uma lista das profissões, que você conhece.
Pesquise em dicionário ou em outros meios, em que você possa saber o significado das palavras ou seja o sinônimo.
compositora =
preterido =
privava =
maestrina =
intenso =











Dandara dos Palmares

Dandara era símbolo da resistência à escravidão e dos sacrifícios feitos e preferidos por aqueles que lutaram contra ela com todas as forças. Em Palmares chegaram a viver 30 mil pessoas distribuídas em aldeias. Sua existência ainda hoje é vista como o maior ato de resistência contra o regime escravocrata.
Descrita como uma heroína, Dandara dominava técnicas da capoeira e lutou ao lado de homens e mulheres nas muitas batalhas consequentes a ataques a Palmares, estabelecido no século XVII na Serra da Barriga, situada na então Capitania de Pernambuco em região do atual estado de Alagoas, cujo acesso era dificultado pela geografia e também pela vegetação densa.
Não se sabe se Dandara nasceu no Brasil ou no continente africano, mas teria se juntado ainda menina ao grupo de negros que desafiaram o sistema colonial escravista por quase um século. Ela participava também da elaboração das estratégias de resistência do quilombo. Além de lutar, participava de atividades cotidianas em Palmares, como a caça e a agricultura. No quilombo era praticada a
policultura de alimentos como milho, mandioca, feijão, batata-doce, cana-de-açúcar e banana.
Os ataques ao Palmares teriam se tornado frequentes a partir de 1630, com a invasão holandesa. Segundo a narrativa em torno de Dandara, ela teria tido um importante papel no rompimento do marido com seu antecessor, Ganga-Zumba, primeiro grande chefe do Quilombo de Palmares e tio de Zumbi. Em 1678, Ganga-Zumba assinou um tratado de paz com o governo de Pernambuco. O documento previa que as autoridades libertassem palmarinos que haviam sido feitos prisioneiros em um dos confrontos. E também a liberdade dos nascidos em Palmares, além de permissão para realizar comércio. Em troca, a partir dali, os habitantes do quilombo deveriam entregar escravos fugitivos que ali buscassem abrigo. Dandara, ao lado de Zumbi, teria sido contrária ao pacto por entender que se tratava de um acordo que não previa o fim da escravidão. Ganga-Zumba acabou sendo morto por um dos palmarinos contrários à sua proposta.
Para treinar a leitura






























Onomatopeia ou mimologia, é uma figura de linguagem na qual se reproduz um som com um fonema ou palavra. A forma que é representadas ruídos, gritos, canto de pássaros, som de animal, sons da natureza, barulho de máquinas, o timbre da voz humana fazem parte do universo das onomatopeias.


MATEMÁTICA


Quando multiplicamos qualquer número por 10
só precisamos acrescentar um 0 a esquerda do número.
Exemplo:
4×10= 40 6×10=60
2×10=20 3×10=30





Na primeira linha só temos zero, pois qualquer número multiplicado por 0 irá dar 0.
Já na segunda linha temos 0,1,2,3,4,5,6… pois qualquer número multiplicado por 1 irá dar o próprio número.

Livro do EMAI – Sequência 10
Atividade 10.1 – pág – 56

