Ano/Série: 1º A, B, C e D
Habilidade específica do currículo: (EF01EF11) Experimentar, fruir e recriar diferentes danças do contexto comunitário (rodas cantadas, brincadeiras rítmicas e expressivas), respeitando as diferenças individuais e o desempenho corporal.
Descrição da Atividade: Uma das cantigas que mais representam o espírito das brincadeiras de roda, a “Ciranda, cirandinha” é um verdadeiro clássico. No passado ela já encantou muitas crianças, e ainda hoje, é capaz de exercer bastante influência em algo tão tradicional. Assista ao vídeo disponível no link abaixo e depois preencha as lacunas com as palavras certas:
https://www.youtube.com/watch?v=qzEcHMqqcuE
Brincadeira de roda: Ciranda, cirandinha
“Ciranda, cirandinha
Vamos ______ cirandar!
Vamos dar a meia volta
Volta e meia ______ dar
O anel que tu me destes
Era ______ e se quebrou
O _____ que tu me tinhas
Era pouco e se acabou
Por isso, _________ (escreva seu nome aqui)
Entre dentro desta roda
Diga um ______ bem bonito
Diga adeus e vá se __________.”
Ano/Série: 2º A
Habilidade específica do currículo: (EF02EF11) Experimentar, fruir e recriar diferentes danças do contexto regional (rodas cantadas, brincadeiras rítmicas e expressivas), respeitando as diferenças individuais e de desempenho corporal
Descrição da Atividade: Uma das cantigas que mais representam o espírito das brincadeiras de roda, a “Ciranda, cirandinha” é um verdadeiro clássico. No passado ela já encantou muitas crianças, e ainda hoje, é capaz de exercer bastante influência em algo tão tradicional. Assista ao vídeo disponível no link abaixo e preencha as lacunas com as palavras certas, e ao final tente elaborar um versinho como aqueles que aparecem sempre quando alguém é chamado. Caso não consiga, copie algum que você já conheça:
Brincadeira de roda: Ciranda, cirandinha
“Ciranda, cirandinha
Vamos ______ cirandar!
Vamos dar a meia volta
Volta e meia ______ dar
O anel que tu me destes
Era ______ e se quebrou
O _____ que tu me tinhas
Era pouco e se acabou
Por isso, _________ (escreva seu nome aqui)
Entre dentro desta roda
Diga um ______ bem bonito
Diga adeus e vá se __________.”
Ano/Série: 3º A e B
Habilidade específica do currículo: (EF03EF15) Identificar as características das lutas dos contextos comunitário, incluído as de matrizes indígena e africana, reconhecendo as diferenças entre lutas e brigas
Descrição da Atividade: Leia as definições e depois responda em folha separada:
Briga: Briga é violência. É um comportamento destrutivo que machuca tanto o corpo como a mente das pessoas envolvidas. Na briga, a pessoa só pensa em si mesma e para vencer ela usa de qualquer coisa, um objeto, a força em excesso, uma provocação verbal, entre outros.
Luta: Luta é aprendizado. É uma disputa corporal que tem regras definidas do que se pode e não pode fazer. O objetivo final não vencer outra pessoa mas a si próprio, se tornar uma pessoa melhor. O respeito é a coisa mais importante na luta.
Questões:
- Você já brigou ou viu uma briga na escola?
- Se sim, o que aconteceu depois?
- Você acha que é certo brigar na escola?
- O que você faria se alguém te provocasse?
- Qual é a diferença entre luta e briga?
- Na sua opinião, como o professor poderia ensinar luta na aula de educação física?
Ano/Série: 4º
Habilidade específica do currículo: (EF04EF14) Planejar e utilizar estratégias básicas das lutas do contexto regional, incluindo as de matrizes indígena e africana, respeitando o colega como oponente e as normas de segurança.
Descrição da Atividade: Leia as definições a seguir e depois escreva uma redação de pelo menos sete linhas sobre o tema. Fique à vontade para contar histórias de brigas na escola ou fora dela, como começaram e como terminaram, explicando o que você faria para evitar que isso acontecesse.
Briga: Briga é violência. É um comportamento destrutivo que machuca tanto o corpo como a mente das pessoas envolvidas. Na briga, a pessoa só pensa em si mesma e para vencer ela usa de qualquer coisa, um objeto, a força em excesso, uma provocação verbal, entre outros.
Luta: Luta é aprendizado. É uma disputa corporal que tem regras definidas do que se pode e não pode fazer. O objetivo final não vencer outra pessoa mas a si próprio, se tornar uma pessoa melhor. O respeito é a coisa mais importante na luta.
Ano/Série: 5º A
Habilidade específica do currículo: (EF05EF15) Identificar as semelhanças e diferenças das lutas do contexto comunitário e regional, incluindo as de matrizes indígena e africana.
Descrição da Atividade: Leia sobre o caratê e sobre o judô e procure associar as imagens dos golpes à uma das modalidades com base no que leu.
Caratê: Com o significado próximo ao de “mãos vazias”, teve origem no Japão. O repertório técnico desta arte marcial abrange muitos tipos de golpes. Os mais conhecidos são os atemis- wazas, ou golpes em pontos vitais. Nesta categoria estão inclusos vários tipos de socos, chutes, cotovelas e joelhadas. A prática é seguida por uma forte tradição moral. O dojo kun é um código composto por 5 regras e que devem ser obedecidos por todos os caratecas:
Esforçar-se para a formação do caráter.Fidelidade para com o verdadeiro caminho da razão.Criar o intuito do esforço.Respeito acima de tudo.Conter o espírito de agressão. |
Judô: Também com origem japonesa, o judô significa literalmente “caminho suave”. Com dezenas de golpes, o judô se caracteriza por quedas, imobilizações e chaves de braço. É um esporte olímpico e uma das modalidades que mais deu medalhas ao nosso país. Também possui um rígido código de conduta baseado nos samurais, no qual exaltam as virtudes: Amizade, autocontrole, coragem, cortesia, honra, modéstia, sinceridade e respeito.
Com base nessas informações, identifique a arte marcial pela técnica:





