Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora

Roteiro de Atividades de Educação Física 1º ao 5º ano – Profº Lucas (15 a 19/06)

Ano/Série: 1º A, B, C e D

Habilidade específica do currículo: (EF01EF11) Experimentar, fruir e recriar diferentes danças do contexto comunitário (rodas cantadas, brincadeiras rítmicas e expressivas), respeitando as diferenças individuais e o desempenho corporal.

Descrição da Atividade: Uma das cantigas que mais representam o espírito das brincadeiras de roda, a “Ciranda, cirandinha” é um verdadeiro clássico. No passado ela já encantou muitas crianças, e ainda hoje, é capaz de exercer bastante influência em algo tão tradicional. Assista ao vídeo disponível no link abaixo e depois preencha as lacunas com as palavras certas:

https://www.youtube.com/watch?v=qzEcHMqqcuE

Brincadeira de roda: Ciranda, cirandinha

“Ciranda, cirandinha
Vamos ______ cirandar!
Vamos dar a meia volta
Volta e meia ______ dar

O anel que tu me destes
Era ______ e se quebrou
O _____ que tu me tinhas
Era pouco e se acabou

Por isso, _________ (escreva seu nome aqui)
Entre dentro desta roda
Diga um ______ bem bonito
Diga adeus e vá se __________.”

Ano/Série: 2º A

Habilidade específica do currículo: (EF02EF11) Experimentar, fruir e recriar diferentes danças do contexto regional (rodas cantadas, brincadeiras rítmicas e expressivas), respeitando as diferenças individuais e de desempenho corporal

Descrição da Atividade: Uma das cantigas que mais representam o espírito das brincadeiras de roda, a “Ciranda, cirandinha” é um verdadeiro clássico. No passado ela já encantou muitas crianças, e ainda hoje, é capaz de exercer bastante influência em algo tão tradicional. Assista ao vídeo disponível no link abaixo e preencha as lacunas com as palavras certas, e ao final tente elaborar um versinho como aqueles que aparecem sempre quando alguém é chamado. Caso não consiga, copie algum que você já conheça:

Brincadeira de roda: Ciranda, cirandinha

“Ciranda, cirandinha
Vamos ______ cirandar!
Vamos dar a meia volta
Volta e meia ______ dar

O anel que tu me destes
Era ______ e se quebrou
O _____ que tu me tinhas
Era pouco e se acabou

Por isso, _________ (escreva seu nome aqui)
Entre dentro desta roda
Diga um ______ bem bonito
Diga adeus e vá se __________.”

Ano/Série: 3º A e B

Habilidade específica do currículo: (EF03EF15) Identificar as características das lutas dos contextos comunitário, incluído as de matrizes indígena e africana, reconhecendo as diferenças entre lutas e brigas

Descrição da Atividade: Leia as definições e depois responda em folha separada:

Briga: Briga é violência. É um comportamento destrutivo que machuca tanto o corpo como a mente das pessoas envolvidas. Na briga, a pessoa só pensa em si mesma e para vencer ela usa de qualquer coisa, um objeto, a força em excesso, uma provocação verbal, entre outros.

Luta: Luta é aprendizado. É uma disputa corporal que tem regras definidas do que se pode e não pode fazer. O objetivo final não vencer outra pessoa mas a si próprio, se tornar uma pessoa melhor. O respeito é a coisa mais importante na luta.

Questões:

  1. Você já brigou ou viu uma briga na escola?
  2. Se sim, o que aconteceu depois?
  3. Você acha que é certo brigar na escola?
  4. O que você faria se alguém te provocasse?
  5. Qual é a diferença entre luta e briga?
  6. Na sua opinião, como o professor poderia ensinar luta na aula de educação física?

Ano/Série: 4º

Habilidade específica do currículo: (EF04EF14) Planejar e utilizar estratégias básicas das lutas do contexto regional, incluindo as de matrizes indígena e africana, respeitando o colega como oponente e as normas de segurança.

Descrição da Atividade: Leia as definições a seguir e depois escreva uma redação de pelo menos sete linhas sobre o tema. Fique à vontade para contar histórias de brigas na escola ou fora dela, como começaram e como terminaram, explicando o que você faria para evitar que isso acontecesse.

Briga: Briga é violência. É um comportamento destrutivo que machuca tanto o corpo como a mente das pessoas envolvidas. Na briga, a pessoa só pensa em si mesma e para vencer ela usa de qualquer coisa, um objeto, a força em excesso, uma provocação verbal, entre outros.

Luta: Luta é aprendizado. É uma disputa corporal que tem regras definidas do que se pode e não pode fazer. O objetivo final não vencer outra pessoa mas a si próprio, se tornar uma pessoa melhor. O respeito é a coisa mais importante na luta.

Ano/Série: 5º A

Habilidade específica do currículo: (EF05EF15) Identificar as semelhanças e diferenças das lutas do contexto comunitário e regional, incluindo as de matrizes indígena e africana.

Descrição da Atividade: Leia sobre o caratê e sobre o judô e procure associar as imagens dos golpes à uma das modalidades com base no que leu.

Caratê: Com o significado próximo ao de “mãos vazias”, teve origem no Japão. O repertório técnico desta arte marcial abrange muitos tipos de golpes. Os mais conhecidos são os atemis- wazas, ou golpes em pontos vitais. Nesta categoria estão inclusos vários tipos de socos, chutes, cotovelas e joelhadas. A prática é seguida por uma forte tradição moral. O dojo kun é um código composto por 5 regras e que devem ser obedecidos por todos os caratecas:

Esforçar-se para a formação do caráter.Fidelidade para com o verdadeiro caminho da razão.Criar o intuito do esforço.Respeito acima de tudo.Conter o espírito de agressão.

Judô: Também com origem japonesa, o judô significa literalmente “caminho suave”. Com dezenas de golpes, o judô se caracteriza por quedas, imobilizações e chaves de braço. É um esporte olímpico e uma das modalidades que mais deu medalhas ao nosso país. Também possui um rígido código de conduta baseado nos samurais, no qual exaltam as virtudes: Amizade, autocontrole, coragem, cortesia, honra, modéstia, sinceridade e respeito.

Com base nessas informações, identifique a arte marcial pela técnica:

1
2
3
4
5
6

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: