Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora

Roteiro de Atividades de Artes 1º ao 5º ano – Profº Ricardo (08 a 12/06)

1º ano A, B, C e D

HABILIDADES DE CURRÍCULO PAULISTA código EF01AR08      EXPERIMENTAR, IDENTIFICAR E APRECIAR FORMAS DISTINTAS DE MANIFESTAÇÕES DA DANÇA PRESENTES EM SEU COTIDIANO (RODAS CANTADAS, BRINCADEIRAS RÍTMICAS E EXPRESSIVAS), CULTIVANDO A PERCEPÇÃO, O IMAGINÁRIO, A CAPACIDADE DE SIMBOLIZAR E O REPERTÓRIO CORPORAL.

OLÁ MEUS QUERIDO ALUNOS, ESTOU COM MUITAS SAUDADES, NÃO VEJO A HORA DE PODER COMEÇAR AS AULAS PRESENCIAIS NA ESCOLA COM VOCÊS. ENQUANTO ISSO, VAMOS ESTUDANDO POR AQUI SE CUIDEM, CONTO COM VOCÊS, E A AJUDA DOS RESPONSÁVEIS. BIMESTRE PASSADO, ESTUDAMOS SOBRE A MÚSICA, O QUE FOI MUITO LEGAL. NÓS TAMBÉM PUDEMOS OUVIR NOSSAS MÚSICAS PREFERIDAS E TUDO MAIS, MAS DUVIDO QUE VOCÊ CONSIGA FICAR PARADO QUANDO ESCUTA SUA MÚSICA, NÃO É VERDADE? COMEÇAMOS CANTANDO JUNTOS, BALANÇANDO OS PÉS OU AS MÃOS E DE REPENTE, ESTAMOS DANÇANDO, POR ISSO, CONVIDO A VOCÊ LIGAR O SOM NA SUA MÚSICA PREDILETA E REMEXER O ESQUELETO, SE DIVIRTA.  

DANÇA

OS ELEMENTOS DA DANÇA

SEM MOVIMENTO NÃO EXISTE DANÇA, POR ISSO, O CORPO É FUNDAMENTAL PARA QUE EXISTA A DANÇA. PARA DANÇAR PRECISMOS DE UM LUGAR, OU SEJA, UM ESPAÇO. PARA QUE A DANÇA ACONTEÇA É PRECISO QUE EXISTAM TRÊS ELEMENTOS BÁSICOS:

  1. O MOVIMENTO CORPORAL – É O CORPO QUE SE MOVIMENTA, NÃO EXISTE DANÇA SEM UM CORPO EM MOVIMENTO, TEM DE EXPOR SEUS SENTIMENTOS E PENSAMENTO, USANDO APENAS MOVIMENTOS. NA DANÇA, GINÁSTICA, NAS LUTAS MARCIAIS, ENFIM, DIVERSAS MANEIRAS, USAMOS O NOSSO CORPO PARA MANIFESTAR, EXPANDIR NOSSAS EMOÇÕES.
  2. O ESPAÇO – O CORPO EM MOVIMENTO UTILIZA O ESPAÇO DE FORMA EXPRESSIVA E O ESPAÇO INFLUENCIA NO MOVIMENTO. O ESPAÇO É ONDE A DANÇA ESTÁ ACONTECENDO.
  3. O TEMPO – TODO MOVIMENTO EXPRESSIVO TEM UM RITMO E SE DÁ DE ACORDO COM ORGANZAÇÕES TEMPORAIS.

ASSIM COMO NA MÚSICA, A DANÇA É UMA ARTE QUE OCORRE EM DETERMINADO TEMPO. POR EXEMPLO, A NECESSIDADE DE CORDENAÇÃO E SINCRONIA NUM CASAL DE DANÇARINOS É FUNDAMENTAL PARA A DANÇA SER BEM-SUCEDIDA O MESMO OCORRE NA SINCRONIA DE APRESENTAÇÕES COM VÁRIOS DANÇARINOS E ESSA SINCRONIA É DETERMINADA PELO TEMPO QUE DERAM OS MOVIMENTOS.

ATIVIDADE 1

PESSOAL ASSISTAM O VÍDEO ABAIXO, EM SEGUIDA TENTE FAZER A DANÇA DO DESENHO, VOCÊ TAMBÉM PODERÁ CRIAR SEUS MOVIMENTOS, PEÇA PARA SEU RESPONSÁVEL GRAVAR VOCÊ E QUEM MAIS QUISER DANÇANDO ESSA MÚSICA E GUARDE INSTRUÇÕES PARA POSTAR PARA SEU PROFESSOR, PARA AVALIAÇÃO. ACHEI MUITO LEGAL ESTE VÍDEO E QUERO COMPARTILHAR COM VOCÊS.

AS BRINCADEIRAS DE RODA SÃO MUITO COMUNS NO BRASIL E EM TODO O MUNDO. NO NORDESTE DO PAÍS, OS ADULTOS TAMBÉM DANÇAM E CANTAM. AGORA FAÇAM AS ATIVIDADES.

ATIVIDADE 2

ASSISTA O VÍDEO ABAIXO E FAÇA UM DESENHO BEM BONITO, VOCÊ PODERÁ CRIAR UM DESENHO OU COPIAR O QUE MAIS GOSTOU DO VÍDEO.  

ATIVIDADE 3

ASSISTA O VÍDEO, A CANOA VIROU, NO ENDEREÇO ABAIXO, VOCÊ TAMBÉM DEVE CONHECER, E DESTA VEZ VOCÊ VAI DESENHAR ESSA MÚSICA DO SEU JEITO E PARA PINTAR VOCÊ IRÁ UTILIZAR: A TÉCNICA RECORTE E COLAGEM, FIGURAS DE REVISTA, JORNAIS, FOTOS, PAPEIS COLORIDOS, PAPEIS DE EMBRULHO, ETC. ATENÇÃO PEÇA AJUDA PARA UM ADULTO, RECORTAR AS FIGURAS OU UTILIZE TESOURA SEM PONTAS E CAPRICHE!!!

ATIVIDADE 4

APROVEITE A IMAGEM ABAIXO ESCREVA O NOME DE UMA CANTIGA QUE VOCÊ CONHEÇA, SE NÃO LEMBRAR DE NENHUMA PEÇA AJUDA PARA SEU RESPONSÁVEL.

BOAS ATIVIDADES E DIVIRTA-SE. ATÉ A PRÓXIMA AULA

OBSERVAÇÃO: TODAS AS ATIVIDADES DEVERÃO SER FEITAS NO CADERNO OU EM FOLHA SULFITE E GUARDADAS PARA SEREM ENTREGUES NO RETORNO ÀS AULAS. SE FOR POSSÍVEL ENVIAR FOTO DO ALUNO REALIZANDO AS ATIVIDADES.

2º ano A

HABILIDADES DE CURRÍCULO PAULISTA código EF02AR08      EXPERIMENTAR, IDENTIFICAR E APRECIAR FORMAS DISTINTAS DE MANIFESTAÇÕES TRADICIONAIS E CONTEMPORÂNEAS DA DANÇA PRÓPRIAS DA CULTURA POPULAR PAULISTA DE DIFERENTES ÉPOCAS, INCLUINDO-SE MATRIZES INDÍGENAS, AFRICANAS E EUROPÉIAS, CULTIVANDO A PERCEPÇÃO, O IMAGINÁRIO, A CAPACIDADE DE SIMBOLIZAR E O REPERTÓRIO CORPORAL.

OLÁ MEUS QUERIDO ALUNOS, ESTOU COM MUITAS SAUDADES, NÃO VEJO A HORA DE PODER COMEÇAR AS AULAS PRESENCIAIS NA ESCOLA COM VOCÊS. ENQUANTO ISSO, VAMOS ESTUDANDO POR AQUI, CONTO COM VOCÊS, E A AJUDA DOS RESPONSÁVEIS. BIMESTRE PASSADO, ESTUDAMOS SOBRE A MÚSICA, O QUE É MUITO LEGAL, NÓS TAMBÉM PODEMOS OUVIR NOSSAS MÚSICAS PREFERIDAS, MAS DÚVIDO QUE VOCÊ CONSIGA FICAR PARADO, COMEÇAMOS CANTANDO JUNTOS, BALANÇANDO OS PÉS OU A MÃO E DE REPENTE, ESTAMOS DANÇANDO, POR ISSO, CONVIDO A VOCÊ LIGAR O SOM NA SUA MÚSICA PREDILETA E REMEXER O ESQUELETO, SE DIVIRTA.  

DANÇA

OS ELEMENTOS DA DANÇA

SEM MOVIMENTO NÃO EXISTE DANÇA, POR ISSO, O CORPO É FUNDAMENTAL PARA QUE EXISTA A DANÇA. PARA DANÇAR PRECISMOS DE UM LUGAR, OU SEJA, UM ESPAÇO. PARA QUE A DANÇA ACONTEÇA É PRECISO QUE EXISTAM TRÊS ELEMENTOS BÁSICOS:

  1. O MOVIMENTO CORPORAL – É O CORPO QUE SE MOVIMENTA, NÃO EXISTE DANÇA SEM UM CORPO EM MOVIMENTO, TEM DE EXPOR SEUS SENTIMENTOS E PENSAMENTO, USANDO APENAS MOVIMENTOS. NA DANÇA, GINÁSTICA, NAS LUTAS MARCIAIS, ENFIM, DIVERSAS MANEIRAS, USAMOS O NOSSO CORPO PARA MANIFESTAR, EXPANDIR NOSSAS EMOÇÕES.
  2. O ESPAÇO – O CORPO EM MOVIMENTO UTILIZA O ESPAÇO DE FORMA EXPRESSIVA E O ESPAÇO INFLUENCIA NO MOVIMENTO. O ESPAÇO É ONDE A DANÇA ESTÁ ACONTECENDO.
  3. O TEMPO – TODO MOVIMENTO EXPRESSIVO TEM UM RITMO E SE DÁ DE ACORDO COM ORGANZAÇÕES TEMPPORAIS.

ASSIM COMO NA MÚSICA, A DANÇA É UMA ARTE QUE OCORRE EM DETERMINADO TEMPO. POR EXEMPLO, A NECESSIDADE DE CORDENAÇÃO E SINCRONIA NUM CASAL DE DANÇARINOS É FUNDAMENTAL PARA A DANÇA SER BEM-SUCEDIDA O MESMO OCORRE NA SINCRONIA DE APRESENTAÇÕES COM VÁRIOS DANÇARINOS E ESSA SINCRONIA É DETERMINADA PELO TEMPO QUE DERAM OS MOVIMENTOS.

ATIVIDADE 1

PESSOAL ASSISTAM O VIDEO ABAIXO, EM SEGUIDA TENTE FAZER A DANÇA DO DESENHO, VOCÊ TAMBÉM PODERÁ CRIAR SEUS MOVIMENTOS, PEÇA PARA SEU RESPONSÁVEL GRAVAR VOCÊ DANÇANDO ESSA MÚSICA E GUARDE INSTRUÇÕES PARA POSTAR. ACHEI MUITO LEGAL ESTE VIDEO

AS BRINCADEIRAS DE RODA SÃO MUITO COMUNS NO BRASIL E EM TODO O MUNDO. NO NORDESTE DO PAÍS, OS ADULTOS TAMBÉM DANÇAM E CANTAM. AGORA FAÇAM AS ATIVIDADES.

ATIVIDADE 2

ASSISTA O VIDEO ABAIXO E FAÇA UM DESENHO BEM BONITO, VOCÊ PODERÁ CRIAR UM DESENHO OU COPIAR O QUE MAIS GOSTOU DO VIDEO.  

ATIVIDADE 3

ASSISTA O VIDEO, A CANOA VIROU, NO ENDEREÇO ABAIXO, VOCÊ TAMBÉM DEVE CONHECER, E DESTA VEZ VOCÊ VAI DESENHAR ESSA MÚSICA DO SEU JEITO E PARA PINTAR VOCÊ IRÁ UTILIZAR: RECORTE E COLAGEM, FIGURAS DE REVISTA, JORNAIS, FOTOS, PAPEIS COLORIDOS, PAPEIS DE EMBRULHO, ETC, CAPRICHE!!!

ATIVIDADE 4

APROVEITE A IMAGEM ABAIXO ESCREVA O NOME DE UMA CANTIGA QUE VOCÊ CONHEÇA, SE NÃO LEMBRAR DE NENHUMA PEÇA AJUDA PARA SEU RESPONSÁVEL.

BOAS ATIVIDADES E DIVIRTA-SE. ATÉ A PRÓXIMA AULA

OBSERVAÇÃO: TODAS AS ATIVIDADES DEVERÃO SER FEITAS NO CADERNO OU EM FOLHA SULFITE E GUARDADAS PARA SEREM ENTREGUES NO RETORNO ÀS AULAS. SE FOR POSSÍVEL ENVIAR FOTO DO ALUNO REALIZANDO AS ATIVIDADES.

3º ano A e B

HABILIDADES DE CURRÍCULO PAULISTA código EF03AR08      EXPERIMENTAR, IDENTIFICAR E APRECIAR FORMAS DISTINTAS DE MANIFESTAÇÕES TRADICIONAIS CONTEMPORÂNEO DA DANÇA PRÓPRIAS DA CULTURA POPULAR BRASILEIRA DE DIFERENTES ÉPOCAS, INCLUINDO-SE MATRIZES INDÍGENAS, AFRICANAS E EUROPEIAS, CULTIVANDO A PERCEPÇÃO, O IMAGINÁRIO, A CAPACIDADE DE SIMBOLIZAR E O REPERTÓRIO CORPORAL.

OLÁ MEUS QUERIDO ALUNOS, ESTOU COM MUITAS SAUDADES, NÃO VEJO A HORA DE PODER COMEÇAR AS AULAS PRESENCIAIS NA ESCOLA COM VOCÊS. ENQUANTO ISSO, VAMOS ESTUDANDO POR AQUI, CONTO COM VOCÊS, E A AJUDA DOS RESPONSÁVEIS. BIMESTRE PASSADO, ESTUDAMOS SOBRE A MÚSICA, O QUE É MUITO LEGAL, NÓS TAMBÉM PODEMOS OUVIR NOSSAS MÚSICAS PREFERIDAS, MAS DÚVIDO QUE VOCÊ CONSIGA FICAR PARADO, COMEÇAMOS CANTANDO JUNTOS, BALANÇANDO OS PÉS OU A MÃO E DE REPENTE, ESTAMOS DANÇANDO, POR ISSO, CONVIDO A VOCÊ LIGAR O SOM NA SUA MÚSICA PREDILETA E REMEXER O ESQUELETO, SE DIVIRTA.  

 DANÇA

OS ELEMENTOS DA DANÇA

SEM MOVIMENTO NÃO EXISTE DANÇA, POR ISSO, O CORPO É FUNDAMENTAL PARA QUE EXISTA A DANÇA. PARA DANÇAR PRECISMOS DE UM LUGAR, OU SEJA, UM ESPAÇO. PARA QUE A DANÇA ACONTEÇA É PRECISO QUE EXISTAM TRÊS ELEMENTOS BÁSICOS:

  1. O MOVIMENTO CORPORAL – É O CORPO QUE SE MOVIMENTA, NÃO EXISTE DANÇA SEM UM CORPO EM MOVIMENTO, TEM DE EXPOR SEUS SENTIMENTOS E PENSAMENTO, USANDO APENAS MOVIMENTOS. NA DANÇA, GINÁSTICA, NAS LUTAS MARCIAIS, ENFIM, DIVERSAS MANEIRAS, USAMOS O NOSSO CORPO PARA MANIFESTAR, EXPANDIR NOSSAS EMOÇÕES.
  2. O ESPAÇO – O CORPO EM MOVIMENTO UTILIZA O ESPAÇO DE FORMA EXPRESSIVA E O ESPAÇO INFLUENCIA NO MOVIMENTO. O ESPAÇO É ONDE A DANÇA ESTÁ ACONTECENDO.
  3. O TEMPO – TODO MOVIMENTO EXPRESSIVO TEM UM RITMO E SE DÁ DE ACORDO COM ORGANZAÇÕES TEMPPORAIS.

ASSIM COMO NA MÚSICA, A DANÇA É UMA ARTE QUE OCORRE EM DETERMINADO TEMPO. POR EXEMPLO, A NECESSIDADE DE CORDENAÇÃO E SINCRONIA NUM CASAL DE DANÇARINOS É FUNDAMENTAL PARA A DANÇA SER BEM-SUCEDIDA O MESMO OCORRE NA SINCRONIA DE APRESENTAÇÕES COM VÁRIOS DANÇARINOS E ESSA SINCRONIA É DETERMINADA PELO TEMPO QUE DERAM OS MOVIMENTOS.

ATIVIDADE 1

PESSOAL ASSISTAM O VIDEO ABAIXO, EM SEGUIDA TENTE FAZER A DANÇA DO DESENHO, VOCÊ TAMBÉM PODERÁ CRIAR SEUS MOVIMENTOS, PEÇA PARA SEU RESPONSÁVEL GRAVAR VOCÊ DANÇANDO ESSA MÚSICA E GUARDE INSTRUÇÕES PARA POSTAR. ACHEI MUITO LEGAL ESTE VIDEO

AS BRINCADEIRAS DE RODA SÃO MUITO COMUNS NO BRASIL E EM TODO O MUNDO. NO NORDESTE DO PAÍS, OS ADULTOS TAMBÉM DANÇAM E CANTAM. AGORA FAÇAM AS ATIVIDADES.

ATIVIDADE 2

ASSISTA O VIDEO ABAIXO E FAÇA UM DESENHO BEM BONITO, VOCÊ PODERÁ CRIAR UM DESENHO OU COPIAR O QUE MAIS GOSTOU DO VIDEO.  

ATIVIDADE 3

ASSISTA O VIDEO, A CANOA VIROU, NO ENDEREÇO ABAIXO, VOCÊ TAMBÉM DEVE CONHECER, E DESTA VEZ VOCÊ VAI DESENHAR ESSA MÚSICA DO SEU JEITO E PARA PINTAR VOCÊ IRÁ UTILIZAR: RECORTE E COLAGEM, FIGURAS DE REVISTA, JORNAIS, FOTOS, PAPEIS COLORIDOS, PAPEIS DE EMBRULHO, ETC, CAPRICHE!!!

ATIVIDADE 4

APROVEITE A IMAGEM ABAIXO ESCREVA O NOME DE UMA CANTIGA QUE VOCÊ CONHEÇA, SE NÃO LEMBRAR DE NENHUMA PEÇA AJUDA PARA SEU RESPONSÁVEL.

BOAS ATIVIDADES E DIVIRTA-SE. ATÉ A PRÓXIMA AULA

OBSERVAÇÃO: TODAS AS ATIVIDADES DEVERÃO SER FEITAS NO CADERNO OU EM FOLHA SULFITE E GUARDADAS PARA SEREM ENTREGUES NO RETORNO ÀS AULAS. SE FOR POSSÍVEL ENVIAR FOTO DO ALUNO REALIZANDO AS ATIVIDADES.

4º ano A e B

HABILIDADES DE CURRÍCULO PAULISTA código EF04AR08      EXPERIMENTAR, IDENTIFICAR E APRECIAR FORMAS DISTINTAS DE MANIFESTAÇÕES TRADICIONAIS CONTEMPORÂNEO DA DANÇA PRÓPRIAS DA CULTURA POPULAR DE DIFERENTES PAÍSES, CULTIVANDO A PERCEPÇÃO, O IMAGINÁRIO, A CAPACIDADE DE SIMBOLIZAR E O REPERTÓRIO CORPORAL

OLÁ MEUS QUERIDO ALUNOS, ESTOU COM MUITAS SAUDADES, NÃO VEJO A HORA DE PODER COMEÇAR AS AULAS PRESENCIAIS NA ESCOLA COM VOCÊS. ENQUANTO ISSO, VAMOS ESTUDANDO POR AQUI, CONTO COM VOCÊS, E A AJUDA DOS RESPONSÁVEIS. BIMESTRE PASSADO, ESTUDAMOS SOBRE A MÚSICA, O QUE É MUITO LEGAL, NÓS TAMBÉM PODEMOS OUVIR NOSSAS MÚSICAS PREFERIDAS, MAS DÚVIDO QUE VOCÊ CONSIGA FICAR PARADO, COMEÇAMOS CANTANDO JUNTOS, BALANÇANDO OS PÉS OU A MÃO E DE REPENTE, ESTAMOS DANÇANDO, POR ISSO, CONVIDO A VOCÊ LIGAR O SOM NA SUA MÚSICA PREDILETA E REMEXER O ESQUELETO, SE DIVIRTA.  

DANÇA

OS ELEMENTOS DA DANÇA

SEM MOVIMENTO NÃO EXISTE DANÇA, POR ISSO, O CORPO É FUNDAMENTAL PARA QUE EXISTA A DANÇA. PARA DANÇAR PRECISMOS DE UM LUGAR, OU SEJA, UM ESPAÇO. PARA QUE A DANÇA ACONTEÇA É PRECISO QUE EXISTAM TRÊS ELEMENTOS BÁSICOS:

  1. O MOVIMENTO CORPORAL – É O CORPO QUE SE MOVIMENTA, NÃO EXISTE DANÇA SEM UM CORPO EM MOVIMENTO, TEM DE EXPOR SEUS SENTIMENTOS E PENSAMENTO, USANDO APENAS MOVIMENTOS. NA DANÇA, GINÁSTICA, NAS LUTAS MARCIAIS, ENFIM, DIVERSAS MANEIRAS, USAMOS O NOSSO CORPO PARA MANIFESTAR, EXPANDIR NOSSAS EMOÇÕES.
  2. O ESPAÇO – O CORPO EM MOVIMENTO UTILIZA O ESPAÇO DE FORMA EXPRESSIVA E O ESPAÇO INFLUENCIA NO MOVIMENTO. O ESPAÇO É ONDE A DANÇA ESTÁ ACONTECENDO.
  3. O TEMPO – TODO MOVIMENTO EXPRESSIVO TEM UM RITMO E SE DÁ DE ACORDO COM ORGANZAÇÕES TEMPPORAIS.

ASSIM COMO NA MÚSICA, A DANÇA É UMA ARTE QUE OCORRE EM DETERMINADO TEMPO. POR EXEMPLO, A NECESSIDADE DE CORDENAÇÃO E SINCRONIA NUM CASAL DE DANÇARINOS É FUNDAMENTAL PARA A DANÇA SER BEM-SUCEDIDA O MESMO OCORRE NA SINCRONIA DE APRESENTAÇÕES COM VÁRIOS DANÇARINOS E ESSA SINCRONIA É DETERMINADA PELO TEMPO QUE DERAM OS MOVIMENTOS.

ATIVIDADE 1

PESSOAL ASSISTAM O VIDEO ABAIXO, EM SEGUIDA TENTE FAZER A DANÇA DO DESENHO, VOCÊ TAMBÉM PODERÁ CRIAR SEUS MOVIMENTOS, PEÇA PARA SEU RESPONSÁVEL GRAVAR VOCÊ DANÇANDO ESSA MÚSICA E GUARDE INSTRUÇÕES PARA POSTAR. ACHEI MUITO LEGAL ESTE VIDEO

AS BRINCADEIRAS DE RODA SÃO MUITO COMUNS NO BRASIL E EM TODO O MUNDO. NO NORDESTE DO PAÍS, OS ADULTOS TAMBÉM DANÇAM E CANTAM. AGORA FAÇAM AS ATIVIDADES.

ATIVIDADE 2

ASSISTA O VIDEO ABAIXO E FAÇA UM DESENHO BEM BONITO, VOCÊ PODERÁ CRIAR UM DESENHO OU COPIAR O QUE MAIS GOSTOU DO VIDEO.  

ATIVIDADE 3

ASSISTA O VIDEO, A CANOA VIROU, NO ENDEREÇO ABAIXO, VOCÊ TAMBÉM DEVE CONHECER, E DESTA VEZ VOCÊ VAI DESENHAR ESSA MÚSICA DO SEU JEITO E PARA PINTAR VOCÊ IRÁ UTILIZAR: RECORTE E COLAGEM, FIGURAS DE REVISTA, JORNAIS, FOTOS, PAPEIS COLORIDOS, PAPEIS DE EMBRULHO, ETC, CAPRICHE!!!

ATIVIDADE 4

APROVEITE A IMAGEM ABAIXO ESCREVA O NOME DE UMA CANTIGA QUE VOCÊ CONHEÇA, SE NÃO LEMBRAR DE NENHUMA PEÇA AJUDA PARA SEU RESPONSÁVEL.

BOAS ATIVIDADES E DIVIRTA-SE. ATÉ A PRÓXIMA AULA

OBSERVAÇÃO: TODAS AS ATIVIDADES DEVERÃO SER FEITAS NO CADERNO OU EM FOLHA SULFITE E GUARDADAS PARA SEREM ENTREGUES NO RETORNO ÀS AULAS. SE FOR POSSÍVEL ENVIAR FOTO DO ALUNO REALIZANDO AS ATIVIDADES.

5º ano A

HABILIDADES DE CURRÍCULO PAULISTA código EF05AR08      EXPERIMENTAR, IDENTIFICAR E APRECIAR FORMAS DISTINTAS DE MANIFESTAÇÕES TRADICIONAIS CONTEMPORÂNEO DA DANÇA, CULTIVANDO A PERCEPÇÃO, O IMAGINÁRIO, A CAPACIDADE DE SIMBOLIZAR E O REPERTÓRIO CORPORAL

OLÁ MEUS QUERIDO ALUNOS, ESTOU COM MUITAS SAUDADES, NÃO VEJO A HORA DE PODER COMEÇAR AS AULAS PRESENCIAIS NA ESCOLA COM VOCÊS. ENQUANTO ISSO, VAMOS ESTUDANDO POR AQUI, CONTO COM VOCÊS, E A AJUDA DOS RESPONSÁVEIS. BIMESTRE PASSADO, ESTUDAMOS SOBRE A MÚSICA, O QUE É MUITO LEGAL, NÓS TAMBÉM PODEMOS OUVIR NOSSAS MÚSICAS PREFERIDAS, MAS DÚVIDO QUE VOCÊ CONSIGA FICAR PARADO, COMEÇAMOS CANTANDO JUNTOS, BALANÇANDO OS PÉS OU A MÃO E DE REPENTE, ESTAMOS DANÇANDO, POR ISSO, CONVIDO A VOCÊ LIGAR O SOM NA SUA MÚSICA PREDILETA E REMEXER O ESQUELETO, SE DIVIRTA.  

DANÇA

OS ELEMENTOS DA DANÇA

SEM MOVIMENTO NÃO EXISTE DANÇA, POR ISSO, O CORPO É FUNDAMENTAL PARA QUE EXISTA A DANÇA. PARA DANÇAR PRECISMOS DE UM LUGAR, OU SEJA, UM ESPAÇO. PARA QUE A DANÇA ACONTEÇA É PRECISO QUE EXISTAM TRÊS ELEMENTOS BÁSICOS:

  1. O MOVIMENTO CORPORAL – É O CORPO QUE SE MOVIMENTA, NÃO EXISTE DANÇA SEM UM CORPO EM MOVIMENTO, TEM DE EXPOR SEUS SENTIMENTOS E PENSAMENTO, USANDO APENAS MOVIMENTOS. NA DANÇA, GINÁSTICA, NAS LUTAS MARCIAIS, ENFIM, DIVERSAS MANEIRAS, USAMOS O NOSSO CORPO PARA MANIFESTAR, EXPANDIR NOSSAS EMOÇÕES.
  2. O ESPAÇO – O CORPO EM MOVIMENTO UTILIZA O ESPAÇO DE FORMA EXPRESSIVA E O ESPAÇO INFLUENCIA NO MOVIMENTO. O ESPAÇO É ONDE A DANÇA ESTÁ ACONTECENDO.
  3. O TEMPO – TODO MOVIMENTO EXPRESSIVO TEM UM RITMO E SE DÁ DE ACORDO COM ORGANZAÇÕES TEMPPORAIS.

ASSIM COMO NA MÚSICA, A DANÇA É UMA ARTE QUE OCORRE EM DETERMINADO TEMPO. POR EXEMPLO, A NECESSIDADE DE CORDENAÇÃO E SINCRONIA NUM CASAL DE DANÇARINOS É FUNDAMENTAL PARA A DANÇA SER BEM-SUCEDIDA O MESMO OCORRE NA SINCRONIA DE APRESENTAÇÕES COM VÁRIOS DANÇARINOS E ESSA SINCRONIA É DETERMINADA PELO TEMPO QUE DERAM OS MOVIMENTOS.

ATIVIDADE 1

PESSOAL ASSISTAM O VIDEO ABAIXO, EM SEGUIDA TENTE FAZER A DANÇA DO DESENHO, VOCÊ TAMBÉM PODERÁ CRIAR SEUS MOVIMENTOS, PEÇA PARA SEU RESPONSÁVEL GRAVAR VOCÊ DANÇANDO ESSA MÚSICA E GUARDE INSTRUÇÕES PARA POSTAR. ACHEI MUITO LEGAL ESTE VIDEO

AS BRINCADEIRAS DE RODA SÃO MUITO COMUNS NO BRASIL E EM TODO O MUNDO. NO NORDESTE DO PAÍS, OS ADULTOS TAMBÉM DANÇAM E CANTAM. AGORA FAÇAM AS ATIVIDADES.

ATIVIDADE 2 ASSISTA O VIDEO ABAIXO E FAÇA UM DESENHO BEM BONITO, VOCÊ PODERÁ CRIAR UM DESENHO OU COPIAR O QUE MAIS GOSTOU DO VIDEO.

ATIVIDADE 3

ASSISTA O VIDEO, A CANOA VIROU, NO ENDEREÇO ABAIXO, VOCÊ TAMBÉM DEVE CONHECER, E DESTA VEZ VOCÊ VAI DESENHAR ESSA MÚSICA DO SEU JEITO E PARA PINTAR VOCÊ IRÁ UTILIZAR: RECORTE E COLAGEM, FIGURAS DE REVISTA, JORNAIS, FOTOS, PAPEIS COLORIDOS, PAPEIS DE EMBRULHO, ETC, CAPRICHE!!!

ATIVIDADE 4

APROVEITE A IMAGEM ABAIXO ESCREVA O NOME DE UMA CANTIGA QUE VOCÊ CONHEÇA, SE NÃO LEMBRAR DE NENHUMA PEÇA AJUDA PARA SEU RESPONSÁVEL.

BOAS ATIVIDADES E DIVIRTA-SE. ATÉ A PRÓXIMA AULA

OBSERVAÇÃO: TODAS AS ATIVIDADES DEVERÃO SER FEITAS NO CADERNO OU EM FOLHA SULFITE E GUARDADAS PARA SEREM ENTREGUES NO RETORNO ÀS AULAS. SE FOR POSSÍVEL ENVIAR FOTO DO ALUNO REALIZANDO AS ATIVIDADES.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: