1º ano A, B, C e D
HABILIDADES DE CURRÍCULO PAULISTA código EF01AR08 EXPERIMENTAR, IDENTIFICAR E APRECIAR FORMAS DISTINTAS DE MANIFESTAÇÕES DA DANÇA PRESENTES EM SEU COTIDIANO (RODAS CANTADAS, BRINCADEIRAS RÍTMICAS E EXPRESSIVAS), CULTIVANDO A PERCEPÇÃO, O IMAGINÁRIO, A CAPACIDADE DE SIMBOLIZAR E O REPERTÓRIO CORPORAL.
OLÁ MEUS QUERIDO ALUNOS, ESTOU COM MUITAS SAUDADES, NÃO VEJO A HORA DE PODER COMEÇAR AS AULAS PRESENCIAIS NA ESCOLA COM VOCÊS. ENQUANTO ISSO, VAMOS ESTUDANDO POR AQUI SE CUIDEM, CONTO COM VOCÊS, E A AJUDA DOS RESPONSÁVEIS. BIMESTRE PASSADO, ESTUDAMOS SOBRE A MÚSICA, O QUE FOI MUITO LEGAL. NÓS TAMBÉM PUDEMOS OUVIR NOSSAS MÚSICAS PREFERIDAS E TUDO MAIS, MAS DUVIDO QUE VOCÊ CONSIGA FICAR PARADO QUANDO ESCUTA SUA MÚSICA, NÃO É VERDADE? COMEÇAMOS CANTANDO JUNTOS, BALANÇANDO OS PÉS OU AS MÃOS E DE REPENTE, ESTAMOS DANÇANDO, POR ISSO, CONVIDO A VOCÊ LIGAR O SOM NA SUA MÚSICA PREDILETA E REMEXER O ESQUELETO, SE DIVIRTA.

DANÇA
OS ELEMENTOS DA DANÇA
SEM MOVIMENTO NÃO EXISTE DANÇA, POR ISSO, O CORPO É FUNDAMENTAL PARA QUE EXISTA A DANÇA. PARA DANÇAR PRECISMOS DE UM LUGAR, OU SEJA, UM ESPAÇO. PARA QUE A DANÇA ACONTEÇA É PRECISO QUE EXISTAM TRÊS ELEMENTOS BÁSICOS:
- O MOVIMENTO CORPORAL – É O CORPO QUE SE MOVIMENTA, NÃO EXISTE DANÇA SEM UM CORPO EM MOVIMENTO, TEM DE EXPOR SEUS SENTIMENTOS E PENSAMENTO, USANDO APENAS MOVIMENTOS. NA DANÇA, GINÁSTICA, NAS LUTAS MARCIAIS, ENFIM, DIVERSAS MANEIRAS, USAMOS O NOSSO CORPO PARA MANIFESTAR, EXPANDIR NOSSAS EMOÇÕES.
- O ESPAÇO – O CORPO EM MOVIMENTO UTILIZA O ESPAÇO DE FORMA EXPRESSIVA E O ESPAÇO INFLUENCIA NO MOVIMENTO. O ESPAÇO É ONDE A DANÇA ESTÁ ACONTECENDO.
- O TEMPO – TODO MOVIMENTO EXPRESSIVO TEM UM RITMO E SE DÁ DE ACORDO COM ORGANZAÇÕES TEMPORAIS.
ASSIM COMO NA MÚSICA, A DANÇA É UMA ARTE QUE OCORRE EM DETERMINADO TEMPO. POR EXEMPLO, A NECESSIDADE DE CORDENAÇÃO E SINCRONIA NUM CASAL DE DANÇARINOS É FUNDAMENTAL PARA A DANÇA SER BEM-SUCEDIDA O MESMO OCORRE NA SINCRONIA DE APRESENTAÇÕES COM VÁRIOS DANÇARINOS E ESSA SINCRONIA É DETERMINADA PELO TEMPO QUE DERAM OS MOVIMENTOS.
ATIVIDADE 1
PESSOAL ASSISTAM O VÍDEO ABAIXO, EM SEGUIDA TENTE FAZER A DANÇA DO DESENHO, VOCÊ TAMBÉM PODERÁ CRIAR SEUS MOVIMENTOS, PEÇA PARA SEU RESPONSÁVEL GRAVAR VOCÊ E QUEM MAIS QUISER DANÇANDO ESSA MÚSICA E GUARDE INSTRUÇÕES PARA POSTAR PARA SEU PROFESSOR, PARA AVALIAÇÃO. ACHEI MUITO LEGAL ESTE VÍDEO E QUERO COMPARTILHAR COM VOCÊS.
AS BRINCADEIRAS DE RODA SÃO MUITO COMUNS NO BRASIL E EM TODO O MUNDO. NO NORDESTE DO PAÍS, OS ADULTOS TAMBÉM DANÇAM E CANTAM. AGORA FAÇAM AS ATIVIDADES.
ATIVIDADE 2
ASSISTA O VÍDEO ABAIXO E FAÇA UM DESENHO BEM BONITO, VOCÊ PODERÁ CRIAR UM DESENHO OU COPIAR O QUE MAIS GOSTOU DO VÍDEO.
ATIVIDADE 3
ASSISTA O VÍDEO, A CANOA VIROU, NO ENDEREÇO ABAIXO, VOCÊ TAMBÉM DEVE CONHECER, E DESTA VEZ VOCÊ VAI DESENHAR ESSA MÚSICA DO SEU JEITO E PARA PINTAR VOCÊ IRÁ UTILIZAR: A TÉCNICA RECORTE E COLAGEM, FIGURAS DE REVISTA, JORNAIS, FOTOS, PAPEIS COLORIDOS, PAPEIS DE EMBRULHO, ETC. ATENÇÃO PEÇA AJUDA PARA UM ADULTO, RECORTAR AS FIGURAS OU UTILIZE TESOURA SEM PONTAS E CAPRICHE!!!
ATIVIDADE 4
APROVEITE A IMAGEM ABAIXO ESCREVA O NOME DE UMA CANTIGA QUE VOCÊ CONHEÇA, SE NÃO LEMBRAR DE NENHUMA PEÇA AJUDA PARA SEU RESPONSÁVEL.

BOAS ATIVIDADES E DIVIRTA-SE. ATÉ A PRÓXIMA AULA
OBSERVAÇÃO: TODAS AS ATIVIDADES DEVERÃO SER FEITAS NO CADERNO OU EM FOLHA SULFITE E GUARDADAS PARA SEREM ENTREGUES NO RETORNO ÀS AULAS. SE FOR POSSÍVEL ENVIAR FOTO DO ALUNO REALIZANDO AS ATIVIDADES.
2º ano A
HABILIDADES DE CURRÍCULO PAULISTA código EF02AR08 EXPERIMENTAR, IDENTIFICAR E APRECIAR FORMAS DISTINTAS DE MANIFESTAÇÕES TRADICIONAIS E CONTEMPORÂNEAS DA DANÇA PRÓPRIAS DA CULTURA POPULAR PAULISTA DE DIFERENTES ÉPOCAS, INCLUINDO-SE MATRIZES INDÍGENAS, AFRICANAS E EUROPÉIAS, CULTIVANDO A PERCEPÇÃO, O IMAGINÁRIO, A CAPACIDADE DE SIMBOLIZAR E O REPERTÓRIO CORPORAL.
OLÁ MEUS QUERIDO ALUNOS, ESTOU COM MUITAS SAUDADES, NÃO VEJO A HORA DE PODER COMEÇAR AS AULAS PRESENCIAIS NA ESCOLA COM VOCÊS. ENQUANTO ISSO, VAMOS ESTUDANDO POR AQUI, CONTO COM VOCÊS, E A AJUDA DOS RESPONSÁVEIS. BIMESTRE PASSADO, ESTUDAMOS SOBRE A MÚSICA, O QUE É MUITO LEGAL, NÓS TAMBÉM PODEMOS OUVIR NOSSAS MÚSICAS PREFERIDAS, MAS DÚVIDO QUE VOCÊ CONSIGA FICAR PARADO, COMEÇAMOS CANTANDO JUNTOS, BALANÇANDO OS PÉS OU A MÃO E DE REPENTE, ESTAMOS DANÇANDO, POR ISSO, CONVIDO A VOCÊ LIGAR O SOM NA SUA MÚSICA PREDILETA E REMEXER O ESQUELETO, SE DIVIRTA.

DANÇA
OS ELEMENTOS DA DANÇA
SEM MOVIMENTO NÃO EXISTE DANÇA, POR ISSO, O CORPO É FUNDAMENTAL PARA QUE EXISTA A DANÇA. PARA DANÇAR PRECISMOS DE UM LUGAR, OU SEJA, UM ESPAÇO. PARA QUE A DANÇA ACONTEÇA É PRECISO QUE EXISTAM TRÊS ELEMENTOS BÁSICOS:
- O MOVIMENTO CORPORAL – É O CORPO QUE SE MOVIMENTA, NÃO EXISTE DANÇA SEM UM CORPO EM MOVIMENTO, TEM DE EXPOR SEUS SENTIMENTOS E PENSAMENTO, USANDO APENAS MOVIMENTOS. NA DANÇA, GINÁSTICA, NAS LUTAS MARCIAIS, ENFIM, DIVERSAS MANEIRAS, USAMOS O NOSSO CORPO PARA MANIFESTAR, EXPANDIR NOSSAS EMOÇÕES.
- O ESPAÇO – O CORPO EM MOVIMENTO UTILIZA O ESPAÇO DE FORMA EXPRESSIVA E O ESPAÇO INFLUENCIA NO MOVIMENTO. O ESPAÇO É ONDE A DANÇA ESTÁ ACONTECENDO.
- O TEMPO – TODO MOVIMENTO EXPRESSIVO TEM UM RITMO E SE DÁ DE ACORDO COM ORGANZAÇÕES TEMPPORAIS.
ASSIM COMO NA MÚSICA, A DANÇA É UMA ARTE QUE OCORRE EM DETERMINADO TEMPO. POR EXEMPLO, A NECESSIDADE DE CORDENAÇÃO E SINCRONIA NUM CASAL DE DANÇARINOS É FUNDAMENTAL PARA A DANÇA SER BEM-SUCEDIDA O MESMO OCORRE NA SINCRONIA DE APRESENTAÇÕES COM VÁRIOS DANÇARINOS E ESSA SINCRONIA É DETERMINADA PELO TEMPO QUE DERAM OS MOVIMENTOS.
ATIVIDADE 1
PESSOAL ASSISTAM O VIDEO ABAIXO, EM SEGUIDA TENTE FAZER A DANÇA DO DESENHO, VOCÊ TAMBÉM PODERÁ CRIAR SEUS MOVIMENTOS, PEÇA PARA SEU RESPONSÁVEL GRAVAR VOCÊ DANÇANDO ESSA MÚSICA E GUARDE INSTRUÇÕES PARA POSTAR. ACHEI MUITO LEGAL ESTE VIDEO
AS BRINCADEIRAS DE RODA SÃO MUITO COMUNS NO BRASIL E EM TODO O MUNDO. NO NORDESTE DO PAÍS, OS ADULTOS TAMBÉM DANÇAM E CANTAM. AGORA FAÇAM AS ATIVIDADES.
ATIVIDADE 2
ASSISTA O VIDEO ABAIXO E FAÇA UM DESENHO BEM BONITO, VOCÊ PODERÁ CRIAR UM DESENHO OU COPIAR O QUE MAIS GOSTOU DO VIDEO.
ATIVIDADE 3
ASSISTA O VIDEO, A CANOA VIROU, NO ENDEREÇO ABAIXO, VOCÊ TAMBÉM DEVE CONHECER, E DESTA VEZ VOCÊ VAI DESENHAR ESSA MÚSICA DO SEU JEITO E PARA PINTAR VOCÊ IRÁ UTILIZAR: RECORTE E COLAGEM, FIGURAS DE REVISTA, JORNAIS, FOTOS, PAPEIS COLORIDOS, PAPEIS DE EMBRULHO, ETC, CAPRICHE!!!
ATIVIDADE 4
APROVEITE A IMAGEM ABAIXO ESCREVA O NOME DE UMA CANTIGA QUE VOCÊ CONHEÇA, SE NÃO LEMBRAR DE NENHUMA PEÇA AJUDA PARA SEU RESPONSÁVEL.

BOAS ATIVIDADES E DIVIRTA-SE. ATÉ A PRÓXIMA AULA
OBSERVAÇÃO: TODAS AS ATIVIDADES DEVERÃO SER FEITAS NO CADERNO OU EM FOLHA SULFITE E GUARDADAS PARA SEREM ENTREGUES NO RETORNO ÀS AULAS. SE FOR POSSÍVEL ENVIAR FOTO DO ALUNO REALIZANDO AS ATIVIDADES.
3º ano A e B
HABILIDADES DE CURRÍCULO PAULISTA código EF03AR08 EXPERIMENTAR, IDENTIFICAR E APRECIAR FORMAS DISTINTAS DE MANIFESTAÇÕES TRADICIONAIS CONTEMPORÂNEO DA DANÇA PRÓPRIAS DA CULTURA POPULAR BRASILEIRA DE DIFERENTES ÉPOCAS, INCLUINDO-SE MATRIZES INDÍGENAS, AFRICANAS E EUROPEIAS, CULTIVANDO A PERCEPÇÃO, O IMAGINÁRIO, A CAPACIDADE DE SIMBOLIZAR E O REPERTÓRIO CORPORAL.
OLÁ MEUS QUERIDO ALUNOS, ESTOU COM MUITAS SAUDADES, NÃO VEJO A HORA DE PODER COMEÇAR AS AULAS PRESENCIAIS NA ESCOLA COM VOCÊS. ENQUANTO ISSO, VAMOS ESTUDANDO POR AQUI, CONTO COM VOCÊS, E A AJUDA DOS RESPONSÁVEIS. BIMESTRE PASSADO, ESTUDAMOS SOBRE A MÚSICA, O QUE É MUITO LEGAL, NÓS TAMBÉM PODEMOS OUVIR NOSSAS MÚSICAS PREFERIDAS, MAS DÚVIDO QUE VOCÊ CONSIGA FICAR PARADO, COMEÇAMOS CANTANDO JUNTOS, BALANÇANDO OS PÉS OU A MÃO E DE REPENTE, ESTAMOS DANÇANDO, POR ISSO, CONVIDO A VOCÊ LIGAR O SOM NA SUA MÚSICA PREDILETA E REMEXER O ESQUELETO, SE DIVIRTA.

DANÇA
OS ELEMENTOS DA DANÇA
SEM MOVIMENTO NÃO EXISTE DANÇA, POR ISSO, O CORPO É FUNDAMENTAL PARA QUE EXISTA A DANÇA. PARA DANÇAR PRECISMOS DE UM LUGAR, OU SEJA, UM ESPAÇO. PARA QUE A DANÇA ACONTEÇA É PRECISO QUE EXISTAM TRÊS ELEMENTOS BÁSICOS:
- O MOVIMENTO CORPORAL – É O CORPO QUE SE MOVIMENTA, NÃO EXISTE DANÇA SEM UM CORPO EM MOVIMENTO, TEM DE EXPOR SEUS SENTIMENTOS E PENSAMENTO, USANDO APENAS MOVIMENTOS. NA DANÇA, GINÁSTICA, NAS LUTAS MARCIAIS, ENFIM, DIVERSAS MANEIRAS, USAMOS O NOSSO CORPO PARA MANIFESTAR, EXPANDIR NOSSAS EMOÇÕES.
- O ESPAÇO – O CORPO EM MOVIMENTO UTILIZA O ESPAÇO DE FORMA EXPRESSIVA E O ESPAÇO INFLUENCIA NO MOVIMENTO. O ESPAÇO É ONDE A DANÇA ESTÁ ACONTECENDO.
- O TEMPO – TODO MOVIMENTO EXPRESSIVO TEM UM RITMO E SE DÁ DE ACORDO COM ORGANZAÇÕES TEMPPORAIS.
ASSIM COMO NA MÚSICA, A DANÇA É UMA ARTE QUE OCORRE EM DETERMINADO TEMPO. POR EXEMPLO, A NECESSIDADE DE CORDENAÇÃO E SINCRONIA NUM CASAL DE DANÇARINOS É FUNDAMENTAL PARA A DANÇA SER BEM-SUCEDIDA O MESMO OCORRE NA SINCRONIA DE APRESENTAÇÕES COM VÁRIOS DANÇARINOS E ESSA SINCRONIA É DETERMINADA PELO TEMPO QUE DERAM OS MOVIMENTOS.
ATIVIDADE 1
PESSOAL ASSISTAM O VIDEO ABAIXO, EM SEGUIDA TENTE FAZER A DANÇA DO DESENHO, VOCÊ TAMBÉM PODERÁ CRIAR SEUS MOVIMENTOS, PEÇA PARA SEU RESPONSÁVEL GRAVAR VOCÊ DANÇANDO ESSA MÚSICA E GUARDE INSTRUÇÕES PARA POSTAR. ACHEI MUITO LEGAL ESTE VIDEO
AS BRINCADEIRAS DE RODA SÃO MUITO COMUNS NO BRASIL E EM TODO O MUNDO. NO NORDESTE DO PAÍS, OS ADULTOS TAMBÉM DANÇAM E CANTAM. AGORA FAÇAM AS ATIVIDADES.
ATIVIDADE 2
ASSISTA O VIDEO ABAIXO E FAÇA UM DESENHO BEM BONITO, VOCÊ PODERÁ CRIAR UM DESENHO OU COPIAR O QUE MAIS GOSTOU DO VIDEO.
ATIVIDADE 3
ASSISTA O VIDEO, A CANOA VIROU, NO ENDEREÇO ABAIXO, VOCÊ TAMBÉM DEVE CONHECER, E DESTA VEZ VOCÊ VAI DESENHAR ESSA MÚSICA DO SEU JEITO E PARA PINTAR VOCÊ IRÁ UTILIZAR: RECORTE E COLAGEM, FIGURAS DE REVISTA, JORNAIS, FOTOS, PAPEIS COLORIDOS, PAPEIS DE EMBRULHO, ETC, CAPRICHE!!!
ATIVIDADE 4
APROVEITE A IMAGEM ABAIXO ESCREVA O NOME DE UMA CANTIGA QUE VOCÊ CONHEÇA, SE NÃO LEMBRAR DE NENHUMA PEÇA AJUDA PARA SEU RESPONSÁVEL.

BOAS ATIVIDADES E DIVIRTA-SE. ATÉ A PRÓXIMA AULA
OBSERVAÇÃO: TODAS AS ATIVIDADES DEVERÃO SER FEITAS NO CADERNO OU EM FOLHA SULFITE E GUARDADAS PARA SEREM ENTREGUES NO RETORNO ÀS AULAS. SE FOR POSSÍVEL ENVIAR FOTO DO ALUNO REALIZANDO AS ATIVIDADES.
4º ano A e B
HABILIDADES DE CURRÍCULO PAULISTA código EF04AR08 EXPERIMENTAR, IDENTIFICAR E APRECIAR FORMAS DISTINTAS DE MANIFESTAÇÕES TRADICIONAIS CONTEMPORÂNEO DA DANÇA PRÓPRIAS DA CULTURA POPULAR DE DIFERENTES PAÍSES, CULTIVANDO A PERCEPÇÃO, O IMAGINÁRIO, A CAPACIDADE DE SIMBOLIZAR E O REPERTÓRIO CORPORAL
OLÁ MEUS QUERIDO ALUNOS, ESTOU COM MUITAS SAUDADES, NÃO VEJO A HORA DE PODER COMEÇAR AS AULAS PRESENCIAIS NA ESCOLA COM VOCÊS. ENQUANTO ISSO, VAMOS ESTUDANDO POR AQUI, CONTO COM VOCÊS, E A AJUDA DOS RESPONSÁVEIS. BIMESTRE PASSADO, ESTUDAMOS SOBRE A MÚSICA, O QUE É MUITO LEGAL, NÓS TAMBÉM PODEMOS OUVIR NOSSAS MÚSICAS PREFERIDAS, MAS DÚVIDO QUE VOCÊ CONSIGA FICAR PARADO, COMEÇAMOS CANTANDO JUNTOS, BALANÇANDO OS PÉS OU A MÃO E DE REPENTE, ESTAMOS DANÇANDO, POR ISSO, CONVIDO A VOCÊ LIGAR O SOM NA SUA MÚSICA PREDILETA E REMEXER O ESQUELETO, SE DIVIRTA.

DANÇA
OS ELEMENTOS DA DANÇA
SEM MOVIMENTO NÃO EXISTE DANÇA, POR ISSO, O CORPO É FUNDAMENTAL PARA QUE EXISTA A DANÇA. PARA DANÇAR PRECISMOS DE UM LUGAR, OU SEJA, UM ESPAÇO. PARA QUE A DANÇA ACONTEÇA É PRECISO QUE EXISTAM TRÊS ELEMENTOS BÁSICOS:
- O MOVIMENTO CORPORAL – É O CORPO QUE SE MOVIMENTA, NÃO EXISTE DANÇA SEM UM CORPO EM MOVIMENTO, TEM DE EXPOR SEUS SENTIMENTOS E PENSAMENTO, USANDO APENAS MOVIMENTOS. NA DANÇA, GINÁSTICA, NAS LUTAS MARCIAIS, ENFIM, DIVERSAS MANEIRAS, USAMOS O NOSSO CORPO PARA MANIFESTAR, EXPANDIR NOSSAS EMOÇÕES.
- O ESPAÇO – O CORPO EM MOVIMENTO UTILIZA O ESPAÇO DE FORMA EXPRESSIVA E O ESPAÇO INFLUENCIA NO MOVIMENTO. O ESPAÇO É ONDE A DANÇA ESTÁ ACONTECENDO.
- O TEMPO – TODO MOVIMENTO EXPRESSIVO TEM UM RITMO E SE DÁ DE ACORDO COM ORGANZAÇÕES TEMPPORAIS.
ASSIM COMO NA MÚSICA, A DANÇA É UMA ARTE QUE OCORRE EM DETERMINADO TEMPO. POR EXEMPLO, A NECESSIDADE DE CORDENAÇÃO E SINCRONIA NUM CASAL DE DANÇARINOS É FUNDAMENTAL PARA A DANÇA SER BEM-SUCEDIDA O MESMO OCORRE NA SINCRONIA DE APRESENTAÇÕES COM VÁRIOS DANÇARINOS E ESSA SINCRONIA É DETERMINADA PELO TEMPO QUE DERAM OS MOVIMENTOS.
ATIVIDADE 1
PESSOAL ASSISTAM O VIDEO ABAIXO, EM SEGUIDA TENTE FAZER A DANÇA DO DESENHO, VOCÊ TAMBÉM PODERÁ CRIAR SEUS MOVIMENTOS, PEÇA PARA SEU RESPONSÁVEL GRAVAR VOCÊ DANÇANDO ESSA MÚSICA E GUARDE INSTRUÇÕES PARA POSTAR. ACHEI MUITO LEGAL ESTE VIDEO
AS BRINCADEIRAS DE RODA SÃO MUITO COMUNS NO BRASIL E EM TODO O MUNDO. NO NORDESTE DO PAÍS, OS ADULTOS TAMBÉM DANÇAM E CANTAM. AGORA FAÇAM AS ATIVIDADES.
ATIVIDADE 2
ASSISTA O VIDEO ABAIXO E FAÇA UM DESENHO BEM BONITO, VOCÊ PODERÁ CRIAR UM DESENHO OU COPIAR O QUE MAIS GOSTOU DO VIDEO.
ATIVIDADE 3
ASSISTA O VIDEO, A CANOA VIROU, NO ENDEREÇO ABAIXO, VOCÊ TAMBÉM DEVE CONHECER, E DESTA VEZ VOCÊ VAI DESENHAR ESSA MÚSICA DO SEU JEITO E PARA PINTAR VOCÊ IRÁ UTILIZAR: RECORTE E COLAGEM, FIGURAS DE REVISTA, JORNAIS, FOTOS, PAPEIS COLORIDOS, PAPEIS DE EMBRULHO, ETC, CAPRICHE!!!
ATIVIDADE 4
APROVEITE A IMAGEM ABAIXO ESCREVA O NOME DE UMA CANTIGA QUE VOCÊ CONHEÇA, SE NÃO LEMBRAR DE NENHUMA PEÇA AJUDA PARA SEU RESPONSÁVEL.

BOAS ATIVIDADES E DIVIRTA-SE. ATÉ A PRÓXIMA AULA
OBSERVAÇÃO: TODAS AS ATIVIDADES DEVERÃO SER FEITAS NO CADERNO OU EM FOLHA SULFITE E GUARDADAS PARA SEREM ENTREGUES NO RETORNO ÀS AULAS. SE FOR POSSÍVEL ENVIAR FOTO DO ALUNO REALIZANDO AS ATIVIDADES.
5º ano A
HABILIDADES DE CURRÍCULO PAULISTA código EF05AR08 EXPERIMENTAR, IDENTIFICAR E APRECIAR FORMAS DISTINTAS DE MANIFESTAÇÕES TRADICIONAIS CONTEMPORÂNEO DA DANÇA, CULTIVANDO A PERCEPÇÃO, O IMAGINÁRIO, A CAPACIDADE DE SIMBOLIZAR E O REPERTÓRIO CORPORAL
OLÁ MEUS QUERIDO ALUNOS, ESTOU COM MUITAS SAUDADES, NÃO VEJO A HORA DE PODER COMEÇAR AS AULAS PRESENCIAIS NA ESCOLA COM VOCÊS. ENQUANTO ISSO, VAMOS ESTUDANDO POR AQUI, CONTO COM VOCÊS, E A AJUDA DOS RESPONSÁVEIS. BIMESTRE PASSADO, ESTUDAMOS SOBRE A MÚSICA, O QUE É MUITO LEGAL, NÓS TAMBÉM PODEMOS OUVIR NOSSAS MÚSICAS PREFERIDAS, MAS DÚVIDO QUE VOCÊ CONSIGA FICAR PARADO, COMEÇAMOS CANTANDO JUNTOS, BALANÇANDO OS PÉS OU A MÃO E DE REPENTE, ESTAMOS DANÇANDO, POR ISSO, CONVIDO A VOCÊ LIGAR O SOM NA SUA MÚSICA PREDILETA E REMEXER O ESQUELETO, SE DIVIRTA.

DANÇA
OS ELEMENTOS DA DANÇA
SEM MOVIMENTO NÃO EXISTE DANÇA, POR ISSO, O CORPO É FUNDAMENTAL PARA QUE EXISTA A DANÇA. PARA DANÇAR PRECISMOS DE UM LUGAR, OU SEJA, UM ESPAÇO. PARA QUE A DANÇA ACONTEÇA É PRECISO QUE EXISTAM TRÊS ELEMENTOS BÁSICOS:
- O MOVIMENTO CORPORAL – É O CORPO QUE SE MOVIMENTA, NÃO EXISTE DANÇA SEM UM CORPO EM MOVIMENTO, TEM DE EXPOR SEUS SENTIMENTOS E PENSAMENTO, USANDO APENAS MOVIMENTOS. NA DANÇA, GINÁSTICA, NAS LUTAS MARCIAIS, ENFIM, DIVERSAS MANEIRAS, USAMOS O NOSSO CORPO PARA MANIFESTAR, EXPANDIR NOSSAS EMOÇÕES.
- O ESPAÇO – O CORPO EM MOVIMENTO UTILIZA O ESPAÇO DE FORMA EXPRESSIVA E O ESPAÇO INFLUENCIA NO MOVIMENTO. O ESPAÇO É ONDE A DANÇA ESTÁ ACONTECENDO.
- O TEMPO – TODO MOVIMENTO EXPRESSIVO TEM UM RITMO E SE DÁ DE ACORDO COM ORGANZAÇÕES TEMPPORAIS.
ASSIM COMO NA MÚSICA, A DANÇA É UMA ARTE QUE OCORRE EM DETERMINADO TEMPO. POR EXEMPLO, A NECESSIDADE DE CORDENAÇÃO E SINCRONIA NUM CASAL DE DANÇARINOS É FUNDAMENTAL PARA A DANÇA SER BEM-SUCEDIDA O MESMO OCORRE NA SINCRONIA DE APRESENTAÇÕES COM VÁRIOS DANÇARINOS E ESSA SINCRONIA É DETERMINADA PELO TEMPO QUE DERAM OS MOVIMENTOS.
ATIVIDADE 1
PESSOAL ASSISTAM O VIDEO ABAIXO, EM SEGUIDA TENTE FAZER A DANÇA DO DESENHO, VOCÊ TAMBÉM PODERÁ CRIAR SEUS MOVIMENTOS, PEÇA PARA SEU RESPONSÁVEL GRAVAR VOCÊ DANÇANDO ESSA MÚSICA E GUARDE INSTRUÇÕES PARA POSTAR. ACHEI MUITO LEGAL ESTE VIDEO
AS BRINCADEIRAS DE RODA SÃO MUITO COMUNS NO BRASIL E EM TODO O MUNDO. NO NORDESTE DO PAÍS, OS ADULTOS TAMBÉM DANÇAM E CANTAM. AGORA FAÇAM AS ATIVIDADES.
ATIVIDADE 2 ASSISTA O VIDEO ABAIXO E FAÇA UM DESENHO BEM BONITO, VOCÊ PODERÁ CRIAR UM DESENHO OU COPIAR O QUE MAIS GOSTOU DO VIDEO.
ATIVIDADE 3
ASSISTA O VIDEO, A CANOA VIROU, NO ENDEREÇO ABAIXO, VOCÊ TAMBÉM DEVE CONHECER, E DESTA VEZ VOCÊ VAI DESENHAR ESSA MÚSICA DO SEU JEITO E PARA PINTAR VOCÊ IRÁ UTILIZAR: RECORTE E COLAGEM, FIGURAS DE REVISTA, JORNAIS, FOTOS, PAPEIS COLORIDOS, PAPEIS DE EMBRULHO, ETC, CAPRICHE!!!
ATIVIDADE 4
APROVEITE A IMAGEM ABAIXO ESCREVA O NOME DE UMA CANTIGA QUE VOCÊ CONHEÇA, SE NÃO LEMBRAR DE NENHUMA PEÇA AJUDA PARA SEU RESPONSÁVEL.

BOAS ATIVIDADES E DIVIRTA-SE. ATÉ A PRÓXIMA AULA
OBSERVAÇÃO: TODAS AS ATIVIDADES DEVERÃO SER FEITAS NO CADERNO OU EM FOLHA SULFITE E GUARDADAS PARA SEREM ENTREGUES NO RETORNO ÀS AULAS. SE FOR POSSÍVEL ENVIAR FOTO DO ALUNO REALIZANDO AS ATIVIDADES.