MATEMÁTICA
Olá, estudante! Iniciaremos agora o nosso 2º bimestre. Este é um instrumento de aprendizagem. O objetivo deste instrumento é realizar atividades em casa neste período de isolamento social. Vocês deverão ter estas atividades no caderno quando as aulas voltarem ao normal. Siga as orientações e bons estudos.
A) Tema: Notação científica. Habilidade: EF08MA01.
Duração da atividade: 3 horas/aula (2 horas e 15 minutos)
Estas primeiras três aulas são deixadas para que acompanhe as aulas do centro de mídias do estado de SP.
As aulas também podem ser acompanhadas pelo YouTube, ou pelo Facebook, ou pelo canal TV Educação.
B) Tema: Notação científica. Habilidade: EF08MA01.
Duração da atividade: 2 horas/aula (1 horas e 30 minutos)
A notação científica é uma forma muito utilizada pelos cientistas, é útil para escrever números bem pequenos ou números bem grandes e efetuar cálculos.

A escrita em notação científica nos permite eliminar zeros à esquerda ou à direita dos algarismos significativos.
Vamos ver dois exemplos:
1) A massa de um elétron é de cerca de 0,000 000 000 000 000 000 000 000 000 000 910 938 22 kg.
É bem difícil ler e escrever mais de uma vez este número, você concorda?
Em notação científica, este número é escrito da seguinte maneira: 9,1093822 x 10-31.
2) A massa da Terra é de cerca de 5 973 600 000 000 000 000 000 000 kg.
Em notação científica, este número é escrito como 5,9736 x 1024.
Você deve ter percebido que escrever em notação científica basicamente é escrever um número da forma:
A x 10N
Em que A é um número maior ou igual a 1 e menor que 10. E N é um número inteiro. Podemos observar que basta contarmos zeros à direita ou à esquerda


Atividade 1 – Escreva os números abaixo em notação científica:
a) 12 000 000 = 1,2 x 107 (resolvido)
b) 0,000 000 012 = 1,2 x 10-8 (resolvido)
Agora é a sua vez!
c) 25 000 000 000 =
d) 0,000 000 84 =
Atividade 2 – Escreva os números abaixo com todos os algarismos:
a) 2,3 x 104 = 23 000 (resolvido)
b) 7,8 x 10-6 = 0,000 007 8 (resolvido)
Agora é a sua vez!
c) 4,8 x 106 =
d) 9,3 x 10-3 =
C) Tema: Sequências recursivas e não recursivas. Habilidade: EF08MA10.
Duração da atividade: 1 hora/aula (45 minutos)
Observe as figuras abaixo:


Ambas são sequências. A primeira é o que chamamos de sequência figural e a segunda sequência numérica.
Se fossemos desenhar o próximo elemento da primeira figura, certamente desenharíamos um triângulo de bolinhas em que a base e os lados possuem 6 bolinhas. Desenhe em seu caderno!
Também conseguimos colocar o próximo número na segunda sequência. Basta fazermos 129 +128 = 257.
Os elementos da sequência são chamados de termos. Na segunda sequência, 2 é o 1º termo da sequência, 3 é o 2º termo da sequência, 5 é o 3º termo da sequência, …

São chamadas de sequências recursivas quando cada termo ocupa uma posição e tem seu valor determinado por uma regra. Por exemplo, (1, 4, 7, 10, 13, …) é uma sequência com a regra de formação 3n – 2, em que n é a posição na sequência. Então, na posição 3, temos 3.3-2 = 9-2 = 7, o que confirma na nossa sequência.
Quando os termos de uma sequência não obedecem a nenhuma regra de formação, nesse caso, temos uma sequência não recursiva. Por exemplo, as placas dos automóveis conforme modelo Mercosul são organizadas em uma sequência onde a regra de formação é três letras iniciais, um número, uma letra e dois números. Essa formação não depende do termo anterior.
CIÊNCIAS
Estas atividades visam trabalhar habilidades de leitura e interpretação de texto sobre o principal tema discutido atualmente no mundo, os vírus e em especial o Coronavírus.
Professor Pedro – Ciências – Atividades referentes a 4 aulas (semana de 08 a 12 de Junho).
Nesta aula vamos estudar e entender sobre a prevenção e o controle do resfriado, da gripe e do COVID-19 causada pelo Coronavírus.
Leia o texto e a tabela abaixo com muita atenção.
TEXTO: PREVENÇÃO E CONTROLE DO CORONAVÍRUS (COVID-19), GRIPE E RESFRIADO
(Texto adaptado do site Biologianet pelo Prof. Pedro)
As formas de se prevenir contra essas doenças e evitar sua transmissão também são semelhantes. É importante destacar que, até o momento, apenas a gripe apresenta vacina como forma de prevenção. A seguir apresentamos alguns cuidados que devem ser tomados:
- Lavar as mãos frequentemente com água e sabão e, na ausência desses, higienizar utilizando álcool em gel 70%;
- Ao tossir e espirrar cubra o nariz e a boca utilizando um lenço ou então a parte interna do seu cotovelo (Ao utilizar um lenço, descarte-o em seguida e higienize as mãos.);
- Se estiver doente, permaneça em casa;
- Mantenha os ambientes arejados;
- Evite tocar nos olhos, boca e nariz com as mãos sem a devida higienização, pois são “portas de entrada”do nosso organismo e pode causar a contaminação;
- Não compartilhe objetos de uso pessoal, como copos, talheres e pratos;
- Higienize objetos que são manuseados com frequência, como celulares;
- Mantenha-se a uma distância de pelo menos 1 metro das pessoas que apresentem sintomas dessas doenças;
- Evite aglomerações em casos de surtos dessas doenças.
