MATEMÁTICA
ATIVIDADES ENVOLVENDO MÚLTIPLOS E DIVISORES
Um investigador matemático está sempre observando, analisando as informações que obtém de suas observações, estabelece relações entre o observado e, também, com aquilo que já conhece, percebe o que se mantém e o que modifica e busca explicações para suas descobertas.
Venha fazer suas investigações!
ATIVIDADE 1: UM OUTRO MODO DE OLHAR A MULTIPLICAÇÃO
- Você já está acostumado com as multiplicações e reconhece cada uma das que estão escritas a seguir:
2 x 8 = 16 3 x 5 = 15 6 x 4 = 24
O que provavelmente não está acostumado é ler as multiplicações de outro modo. Observe o quadro e complete.

Encontre outros fatores para 16. _______________________________
__________________________________________________________
- Descubra de quais números o 15 é múltiplo: _______________________
__________________________________________________________
- Pesquise quais são os fatores de 24. ____________________________
__________________________________________________________
- Complete:
_________________________________________ são fatores de 20.
_________________________________________ são fatores de 21.
_________________________________________ são fatores de 22.
_________________________________________ são fatores de 23.
- Escolha mais três números e descubra seus fatores.
_________________________________________ são fatores de ____.
_________________________________________ são fatores de ____.
_________________________________________ são fatores de ____.
ATIVIDADE 2: UM NÚMERO MUITO POPULAR
Observe todos os fatores que escreveu na atividade 1 para responder:
- O número 1 é fator de qualquer número? _____________________
Justifique sua resposta. ___________________________________
______________________________________________________
- Todo número é fator de si mesmo? __________________________
Justifique sua resposta. ___________________________________
_______________________________________________________
- Existem números que possuem apenas dois fatores? ____________
Quais são esses dois fatores? _______________________________
Números que possuem apenas dois fatores, o 1 e ele mesmo, são chamados de números primos. |
- O número 1 é primo? _______. Por quê? _______________________
_______________________
CIÊNCIAS
Estas atividades visam trabalhar habilidades de leitura e interpretação de texto sobre o principal tema discutido atualmente no mundo, os vírus e em especial o Coronavírus.
Professor Pedro – Ciências – Atividades referentes a 4 aulas (semana de 08 a 12 de Junho).
Nesta aula vamos estudar e entender sobre a prevenção e o controle do resfriado, da gripe e do COVID-19 causada pelo Coronavírus.
Leia o texto e a tabela abaixo com muita atenção.
TEXTO: PREVENÇÃO E CONTROLE DO CORONAVÍRUS (COVID-19), GRIPE E RESFRIADO
(Texto adaptado do site Biologianet pelo Prof. Pedro)
As formas de se prevenir contra essas doenças e evitar sua transmissão também são semelhantes. É importante destacar que, até o momento, apenas a gripe apresenta vacina como forma de prevenção.A seguir apresentamos alguns cuidados que devem ser tomados:
- Lavar as mãos frequentemente com água e sabão e, na ausência desses, higienizar utilizando álcool em gel 70%;
- Ao tossir e espirrar cubra o nariz e a boca utilizando um lenço ou então a parte interna do seu cotovelo (Ao utilizar um lenço, descarte-o em seguida e higienize as mãos.);
- Se estiver doente, permaneça em casa;
- Mantenha os ambientes arejados;
- Evite tocar nos olhos, boca e nariz com as mãos sem a devida higienização, pois são “portas de entrada”do nosso organismo e pode causar a contaminação;
- Não compartilhe objetos de uso pessoal, como copos, talheres e pratos;
- Higienize objetos que são manuseados com frequência, como celulares;
- Mantenha-se a uma distância de pelo menos 1 metro das pessoas que apresentem sintomas dessas doenças;
- Evite aglomerações em casos de surtos dessas doenças.
