EDUCAÇÃO FÍSICA
Descrição da Atividade: (caderno do aluno 8º ano, vol 2, parte 1, p.43)
Pensando nas lutas já vivenciadas em anos anteriores, registre seus conhecimentos sobre as questões abaixo:
• Você já teve a oportunidade de praticar alguma luta? Qual?
• Você conhece as regras específicas de alguma luta? Quais são elas?
Vamos socializar e apresentar as lutas mais conhecidas pela turma. Sua participação é muito importante e irá contribuir com as ideias do grupo! A seguir, registre as respostas em seu caderno. Cite 5 lutas conhecidas e cinco menos conhecidas e tente explicar qual critério utilizou para separá-las.
Descrição da Atividade: Leitura do texto
As lutas evidenciam as disputas corporais, nas quais os participantes empregam técnicas, táticas e estratégias específicas para imobilizar, desequilibrar, atingir ou excluir o oponente de um determinado espaço, combinando ações de ataque e defesa dirigidas ao corpo do adversário. Dessa forma, além das lutas presentes no contexto comunitário e regional, podem ser contempladas as lutas brasileiras, bem como lutas de diversos países do mundo (judô, aikido, jiu-jítsu, muay thai, boxe, boxe chinês, esgrima, kendo, kenjutsu etc).
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Educação Infantil e Ensino Fundamental. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2017. Diante disso reflita: qual é a especificidade das lutas em relação aos demais esportes? Pontue os pontos em comum e aos elementos que são próprios das lutas no caderno.
TECNOLOGIA
Robótica
Robótica é um ramo educacional e tecnológico que trata de sistemas compostos por partes mecânicas automáticas e controladas por circuitos integrados, tornando sistemas mecânicos motorizados controlados automaticamente por circuitos elétricos.
Cada vez mais as pessoas utilizam os robôs para suas tarefas. Esta tecnologia, hoje adaptada por muitas fábricas e indústrias, tem obtido, de modo geral, êxito em questões como redução de custos, aumento de produtividade e vários problemas trabalhistas com funcionários.
Historicamente parece haver razões para crer que teriam sido os gregos que construíram o que podemos chamar de primeiros robôs. Ctesibius, um matemático e engenheiro grego que viveu cerca de 285-222 a.C. em Alexandria, arquitetou uma série de aparelhos robóticos, o mais famoso destes, foi a clepsidra ou relógio de água.
Há também relatos sobre Heron de Alexandria, este construiu diversas invenções na área da automação, dentre seus sistemas robóticos está a primeira máquina de vender bebidas da história e criou também o primeiro motor a vapor documentado na história.
No entanto, Leonardo Da Vinci ganha importância no invento de engenhocas robóticas. Porém um número relativamente pequeno de seus projetos chegou a ser construído, entre seus projetos desenvolveu os planos de um cavaleiro que se deveria mover autonomamente, mas como se tivesse no seu interior uma pessoa. Este artefato que alguns designam por “Robô de Leonardo” era usado para entretenimento da realeza.
Enquanto na ficção eclodiam obras com base na robótica ficcional, na realidade começam a ser criados os primeiros robôs fabricados para industrialização. Isso ocorre na década de 1950. Joseph F. Engelberger, engenheiro e empresário considerado o “pai da robótica”, foi o primeiro a construir tal robô, chamado Unimate. Este robô foi vendido para General Motors, passando a trabalhar na linha de montagem em Nova Jersey, em 1961.
Quando um robô é na realidade uma ferramenta para preservar o ser humano, como robôs bombeiros, submarinos, cirurgiões, entre outros tipos. Neste caso, o robô pode auxiliar profissionais na resolução de atividades específicas, preservando sua vida.
Dentro deste contexto, é possível observar que na robótica há variados tipos de robôs, com complexidades e utilidades distintas. Podemos ainda classificar os robôs de acordo com suas gerações tecnológicas, onde cada vez mais o aspecto é aprimorado para parecer o mais humano possível.
Assista o vídeo abaixo, onde um robô é entrevistado
- Você já viu algum robô? Caso seja afirmativo, descreva o que ele fazia.
- Pela leitura do texto, como você imaginaria que era os robôs de antigamente?
Perguntas de cunho pessoal
INGLÊS
Habilidades: (H01 – LP): Identificar a finalidade de um texto, seu gênero e assunto principal.
Instruções
Esse vocabulário será importante para a resolução de exercícios nas próximas aulas. Copie-o em seu caderno. A lista de verbos que foi dada no início desse bimestre também será útil para consulta.
Advertisement: anúncio
Answer: responder
Be: ser,estar
Better than: melhor que
Blender: liquidificador
Bulb: lâmpada
Dishwasher: lavadora de louça
Every: todo, toda
Juice: suco
Keep: manter, guardar
Kitchen: cozinha
Have: ter
Light: luz
Main: principal
Microwave: micro-ondas
Need: precisar
On: ligado
Off: desligado
Pocket: bolso
Plug: colocar na tomada, conectar
Unplug: tirar da tomada, desconectar
Pleased: satisfeito
Printer: impressora
Replace: substituir
Save: salvar, economizar
Sink: pia
Short: curto, pequeno
Should: dever
Shouldn´t: não dever
Shower: chuveiro, banho
Source: fonte
Stove: fogão
Supply: fornecimento
This: esse, essa, isso
Turn on: ligar
Turn off: desligar
Washing machine: máquina de lavar
When: quando
Which: qual, quais
Whole: inteiro, todo
World: mundo
No primeiro exercício, você deverá interpretar o anúncio e dizer se as frases são TRUE (verdadeiras) ou FALSE (falsas);
No segundo exercício você deverá responder as perguntas (alternativa a ou b) e completar as frases com os objetos que estão nas figuras.