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ROTEIRO DE ATIVIDADES EDUCAÇÃO FÍSICA, TECNOLOGIA E INGLÊS 8º ANO

EDUCAÇÃO FÍSICA

Descrição da Atividade:

ATIVIDADE 1 – O QUE EU SEI SOBRE AS LUTAS? (Caderno do Aluno 9º ano, Vol2 parte 1, p.45)

1ª Parte: Para começar, que tal conversamos um pouco sobre as lutas?

• Ao longo de sua escolaridade você já teve contato com diferentes modalidades de lutas. Quais são elas?

• Atualmente você pratica alguma luta? Se sim, qual? Nos conte um pouco sobre ela.

• Homens e mulheres podem praticar qualquer modalidade?

• Quais equipamentos são necessários para a prática das lutas? Para que servem?

• As lutas podem ser praticadas em qualquer lugar?

• Você sabe como funcionam as competições? Existem regulamentos e regras específicas?

• O Brasil é representado nessas competições?

• Você considera violenta a prática das lutas? Por quê?

Descrição da Atividade: Leitura do texto

As lutas evidenciam as disputas corporais, nas quais os participantes empregam técnicas, táticas e estratégias específicas para imobilizar, desequilibrar, atingir ou excluir o oponente de um determinado espaço, combinando ações de ataque e defesa dirigidas ao corpo do adversário. Dessa forma, além das lutas presentes no contexto comunitário e regional, podem ser contempladas as lutas brasileiras, bem como lutas de diversos países do mundo (judô, aikido, jiu-jítsu, muay thai, boxe, boxe chinês, esgrima, kendo, kenjutsu etc).

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Educação Infantil e Ensino Fundamental. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2017. Diante disso reflita: qual é a especificidade das lutas em relação aos demais esportes? Pontue os pontos em comum e aos elementos que são próprios das lutas no caderno.

TECNOLOGIA

Robótica

Robótica é um ramo educacional e tecnológico que trata de sistemas compostos por partes mecânicas automáticas e controladas por circuitos integrados, tornando sistemas mecânicos motorizados controlados automaticamente por circuitos elétricos.

Cada vez mais as pessoas utilizam os robôs para suas tarefas. Esta tecnologia, hoje adaptada por muitas fábricas e indústrias, tem obtido, de modo geral, êxito em questões como redução de custos, aumento de produtividade e vários problemas trabalhistas com funcionários.

Historicamente parece haver razões para crer que teriam sido os gregos que construíram o que podemos chamar de primeiros robôs. Ctesibius, um matemático e engenheiro grego que viveu cerca de 285-222 a.C. em Alexandria, arquitetou uma série de aparelhos robóticos, o mais famoso destes, foi a clepsidra ou relógio de água.

Há também relatos sobre Heron de Alexandria, este construiu diversas invenções na área da automação, dentre seus sistemas robóticos está a primeira máquina de vender bebidas da história e criou também o primeiro motor a vapor documentado na história.

No entanto, Leonardo Da Vinci ganha importância no invento de engenhocas robóticas. Porém um número relativamente pequeno de seus projetos chegou a ser construído, entre seus projetos desenvolveu os planos de um cavaleiro que se deveria mover autonomamente, mas como se tivesse no seu interior uma pessoa. Este artefato que alguns designam por “Robô de Leonardo” era usado para entretenimento da realeza.

Enquanto na ficção eclodiam obras com base na robótica ficcional, na realidade começam a ser criados os primeiros robôs fabricados para industrialização. Isso ocorre na década de 1950. Joseph F. Engelberger, engenheiro e empresário considerado o “pai da robótica”, foi o primeiro a construir tal robô, chamado Unimate. Este robô foi  vendido para General Motors, passando a trabalhar na linha de montagem em Nova Jersey, em 1961.

Quando um robô é na realidade uma ferramenta para preservar o ser humano, como robôs bombeiros, submarinos, cirurgiões, entre outros tipos. Neste caso, o robô pode auxiliar profissionais na resolução de atividades específicas, preservando sua vida.

Dentro deste contexto, é possível observar que na robótica há variados tipos de robôs, com complexidades e utilidades distintas. Podemos ainda classificar os robôs de acordo com suas gerações tecnológicas, onde cada vez mais o aspecto é aprimorado para parecer o mais humano possível.

Assista o vídeo abaixo, onde um robô é entrevistado

  1. Você já viu algum robô? Caso seja afirmativo, descreva o que ele fazia.
  2. Pela leitura do texto, como você imaginaria que era os robôs de antigamente?

    Perguntas de cunho pessoal

INGLÊS

Habilidades: EF06LI17 : construir repertório lexical relativo a temas familiares;

                       EF07LI08 : relacionar as partes de um texto para construir seu sentido Global

Instruções

Copie esse vocabulário abaixo em seu caderno. Ele será utilizado nas próximas aulas.

Não esqueça de considerar as palavras que parecem com o português (palavras cognatas).

Vocabulário geral do bimestre

Compass: bússola

Born (was/were): nascer

Because: porque

Brazil wood: pau-brasil

Can: poder, conseguir

Discovered : passado do verbo descobrir (discover)

Discovery: descoberta

Earth: Terra

East: leste

Every: todo, toda

Found : passado do verbo encontrar (find)

Fuel: combustível

Gold:  ouro

Great: ótimo, ótima

Island: ilha

Journey: viagem

Land: terra

Live: morar, viver

Made: Passado do verbo fazer (make)

Many: muitos, muitas

Mars: Marte

Moon: lua

Need: precisar

Outer space: espaço sideral

Sail: navegar

Sailor: navegador

Spaceship: nave espacial

Star: estrela

Sea: mar

Silk: seda

Ship: navio

Travel: viajar, viagem

Through: através de, por meio de

Treasure: tesouro

UFO: OVNI (Objeto voador não identificado)

Valuable: valioso

Very: muito

Water: água

Wind: vento

West: oeste

East: leste

Valuable: valioso

Year: ano

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