Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora

ROTEIRO DE ATIVIDADES EDUCAÇÃO FÍSICA, TECNOLOGIA E INGLÊS 7º ANO

EDUCAÇÃO FÍSICA

Habilidades: EF07EF11, EF07EF13 e EF15LP03.

Danças Urbanas

  1. Introdução (10min)

Neste bimestre iremos abordar as práticas corporais que integram o universo das Danças e das Ginásticas. Com as novas atividades você irá construir e ampliar seus conhecimentos nas aulas de Educação Física e reconhecerá os benefícios dessas atividades.

Não se esqueça que todo aprendizado exige esforço e dedicação, mas também envolve curiosidade e criatividade. Aproveitem as experiências e descobertas para extrair o máximo de conhecimento, é importantíssimo que você faça todas as atividades para aprender.

O primeiro assunto será sobre danças, a finalidade é que você aprenda sobre o Hip Hop e o Street Dance. O outro assunto do bimestre será a Ginástica de Condicionamento Físico, onde iremos verificar os exercícios físicos que trabalham as diferentes capacidades físicas.

Bons estudos!!!

  • Você já dançou? (20min)

Ao longo da sua vida, você teve contato com diversas práticas corporais do universo da dança, sejam elas da dança de salão (forró, salsa, bolero, tango), danças circulares (em roda), dança clássica (ballet), danças populares (xaxado, frevo, carimbó, quadrilha, etc.), entre outras. Tente se lembrar de alguma dança que você já vivenciou ou que conheceu nos anos anteriores e responda as questões no seu caderno que deverá ser mostrado futuramente ao professor.

  1. O que é dançar para você?
  • Você já praticou, viu ou assistiu alguma dança? Qual(is)?
  • Onde você teve esta oportunidade? Quando?
  • Você já dançou na escola? Qual foi a dança?
  • Quais danças você sabe dançar?
  • Você sabe quais partes do corpo utilizamos quando dançamos?
  • Você poderia explicar em qual local (espaço) pode acontecer a dança?
  • Quais destas danças citadas acima você considera serem urbanas? Explique.
  • Ampliando o conhecimento sobre as danças urbanas (10min)

Agora você poderá aprender mais sobre as danças urbanas. Elas abrangem as práticas corporais que surgiram a partir de ambientes periféricos, ou seja, em periferias de bairros e/ou cidades, em conflitos de ideias e choque cultural de grupos, a partir de lutas e protestos. Surgiu como meio de manifestação social.

As danças urbanas possuem as seguintes características: movimentos fortes, sincronizados, harmoniosos, rápidos, fazendo uso das pernas, cabeça, braços e ombros, coreografados com músicas que possuem uma “batida forte”.

3.1- Leia o texto (20min)

Danças Urbanas: Hip Hop e Street Dance

As expressões urbanas podem ser vistas em toda a parte, como por exemplo: nas pequenas e grandes cidades, nos muros, prédios, fachadas, nas fotos, nos filmes, na TV, na internet, nas manifestações artísticas, no teatro, etc., por isso, muitas pessoas são influenciadas pela cultura das danças urbanas e do movimento Hip Hop.

O movimento Hip Hop teve seu início nos Estados Unidos, mais precisamente em Nova Iorque, em meados da década de 70, em bairros de periferia com maior parte da população sendo negras, latino-americanas e jamaicanas.

A região do Bronx era carente, por isto os jovens frequentavam os espaços de lazer existentes na maior parte do tempo. Estes espaços tornaram-se locais ideais para o surgimento de movimentos sociais de luta, de protesto, de produção de arte e cultura. Foi neste contexto que a manifestação hip hop ganhou sua força.

Em São Paulo, por volta da década de 80, jovens negros influenciados pela cultura americana começaram a praticar a dança break em praças e espaços que também eram da cultura skatista. A Rua São Bento na cidade de São Paulo é considerada o berço da cultura Hip Hop, e as escadarias do Teatro Municipal de São Paulo também foram espaço para esta prática.

Vale saber que a música é a maior manifestação da cultura Hip Hop, embora a Dança e a Arte também estejam presentes. Vale lembrar que o movimento Hip Hop cresceu e hoje se tornou um estilo de vida para muitas pessoas, como, por exemplo, para os praticantes do universo do basquete, do skate e de pessoas comuns que são influenciadas por esta onda. Este estilo é denominado de Street!

É importante saber que o termo street dance (dança de rua) é frequentemente usado por apresentar os diversos estilos da Dança. São eles: Locking, Popping, Freestyle, Breaking, House dance, Krump e Funk.

3.2- Agora responda as questões no seu caderno que deverá ser mostrado futuramente ao professor (30min).

  1. Por que a dança hip hop tornou-se tão popular? Justifique conforme um trecho do texto.
  • O movimento hip hop não se manifesta apenas pela música. Justifique esta afirmação com argumentos e trechos presentes no texto.
  • Algum trecho do texto indica atos de valorização e respeito em relação aos diferentes grupos sociais? Justifique com passagens do texto.
  • Você ou alguém da sua turma consideram-se influenciados pela cultura hip hop? Explique.

TECNOLOGIA

Robótica

Robótica é um ramo educacional e tecnológico que trata de sistemas compostos por partes mecânicas automáticas e controladas por circuitos integrados, tornando sistemas mecânicos motorizados controlados automaticamente por circuitos elétricos.

Cada vez mais as pessoas utilizam os robôs para suas tarefas. Esta tecnologia, hoje adaptada por muitas fábricas e indústrias, tem obtido, de modo geral, êxito em questões como redução de custos, aumento de produtividade e vários problemas trabalhistas com funcionários.

Historicamente parece haver razões para crer que teriam sido os gregos que construíram o que podemos chamar de primeiros robôs. Ctesibius, um matemático e engenheiro grego que viveu cerca de 285-222 a.C. em Alexandria, arquitetou uma série de aparelhos robóticos, o mais famoso destes, foi a clepsidra ou relógio de água.

Há também relatos sobre Heron de Alexandria, este construiu diversas invenções na área da automação, dentre seus sistemas robóticos está a primeira máquina de vender bebidas da história e criou também o primeiro motor a vapor documentado na história.

No entanto, Leonardo Da Vinci ganha importância no invento de engenhocas robóticas. Porém um número relativamente pequeno de seus projetos chegou a ser construído, entre seus projetos desenvolveu os planos de um cavaleiro que se deveria mover autonomamente, mas como se tivesse no seu interior uma pessoa. Este artefato que alguns designam por “Robô de Leonardo” era usado para entretenimento da realeza.

Enquanto na ficção eclodiam obras com base na robótica ficcional, na realidade começam a ser criados os primeiros robôs fabricados para industrialização. Isso ocorre na década de 1950. Joseph F. Engelberger, engenheiro e empresário considerado o “pai da robótica”, foi o primeiro a construir tal robô, chamado Unimate. Este robô foi  vendido para General Motors, passando a trabalhar na linha de montagem em Nova Jersey, em 1961.

Quando um robô é na realidade uma ferramenta para preservar o ser humano, como robôs bombeiros, submarinos, cirurgiões, entre outros tipos. Neste caso, o robô pode auxiliar profissionais na resolução de atividades específicas, preservando sua vida.

Dentro deste contexto, é possível observar que na robótica há variados tipos de robôs, com complexidades e utilidades distintas. Podemos ainda classificar os robôs de acordo com suas gerações tecnológicas, onde cada vez mais o aspecto é aprimorado para parecer o mais humano possível.

Assista o vídeo abaixo, onde um robô é entrevistado

  1. Você já viu algum robô? Caso seja afirmativo, descreva o que ele fazia.
  2. Pela leitura do texto, como você imaginaria que era os robôs de antigamente?

    Perguntas de cunho pessoal

INGLÊS

Habilidades: EF07LI09 – Selecionar, em um texto, a informação desejada como objetivo de leitura

Instruções

Esse vocabulário é MUITO IMPORTANTE. Anote-o em seu caderno. Ele será utilizado nessa semana e nas próximas aulas.

Landslide: deslizamento de terra

Storm: tempestade

Cyclone: ciclone

Earthquake: terremoto

Thunderstorm: trovoada

Water: água

Water management: gestão de água

Water droplet: gota de água

Water vapor: vapor de água

Water cycle: ciclo da água

Flood: enchente

Runoff: escoamento

Climate change: mudança de clima

Ocean pollution: poluição de oceano

Evaporation: evaporação, vaporização

Condensation: condensação

Precipitation: precipitação

Source: fonte

Rain: chuva

Rainfall: chuva, pluviosidade

Torrential rain: chuva torrencial

Hail: granizo

Sun: sol

Ice: gelo

Snow: neve

Wind: vento

Strong Wind: vento forte

Cloud: nuvem

Stream: riacho, fluxo, corrente

Lake: lago

River: rio

Sea: mar

Além das palavras acima, as próximas palavras o ajudarão a resolver os exercícios que enviarei na próxima semana. Algumas palavras são bem parecidas com o português (cognatas). Copie-as em seu caderno:

Damage: danificar, danos/prejuízos

Buildings: construções

Cause: causar

Result: resultar

Evacuate: evacuar

Sink: afundar

Cross: cruzar

Boat: barco

Report: reportar, relatar

Force: forçar

Kill: matar

Declare: declarar

After: depois, após

Beach: praia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: