LÍNGUA PORTUGUESA
Frase, Oração e período (EF09LP04B: Escrever textos, de acordo com a norma-padrão gramatical, que respeitem as estruturas sintáticas complexas no nível da oração e do período.)
Frase, oração e período são fatores constituintes de qualquer texto escrito em prosa, pois o mesmo compõe-se de uma sequência lógica de ideias, todas organizadas e dispostas em parágrafos minuciosamente construídos.
Por isso, é importante saber o conceito de cada um deles. Então vamos lá!
Frase – É todo grupo de palavras que demonstram um significado, ou seja, é uma comunicação clara, precisa e de fácil entendimento entre os interlocutores, seja na língua falada ou escrita.
Neste caso, temos a frase nominal e verbal. A frase nominal não é constituída por verbo.
Ex: Que dia lindo!
Já na frase verbal há a presença do verbo.
Ex: Preciso de sua ajuda.
Oração – É todo grupo de palavras que demonstram um significado, porém há, necessariamente, a presença do verbo ou de uma locução verbal (dois ou mais verbos seguidos). Este verbo, por sua vez, pode estar explícito ou subentendido (escondido).
Ex: Os garotos adoram ir ao cinema e depois ao clube.
Podemos perceber a presença do sujeito e do predicado.
Período – É um grupo de palavras que demonstram um significado que se constitui de uma ou mais orações. Este se classifica em:
– Período simples – formado por apenas uma oração, também denominada de oração absoluta.
Ex: Os professores entregaram as provas.
-Composto – formado por duas ou mais orações
Ex: Hoje o dia está lindo, por isso os garotos irão ao cinema, ao clube e depois voltarão para casa felizes.
1. Leia os enunciados abaixo e classifique quem é FRASE, ORAÇÃO ou PERÍODO:
a) Que medo!
b) Ele chutou a porta.
c) Coitadinho do garoto que perdeu a mãe e fui expulso da escola!
d) O povo odeia os governantes corruptos.
e) Transmitirei o recado a sua namorada porque gosto de você.
f) Coragem, companheiro!
g) Que voz estranha!
h) A lanterna produzia boa claridade, mas mesmo assim não achei o que procurava.
i) Luizinho, não!
j) As risadas não eram normais.
k) Que alívio, meu Deus!
l) Mano, que golaço!
m) Vocês assistiram à transmissão do jogo pela tevê?
n) Em vez de nadar, preferiram jogar bola.
2. Leia o texto e responda o que se pede:
COMEU
Ela comeu meu coração
Trincou
Mordeu
Mastigou
Engoliu
Comeu
O meu
Ela comeu meu coração
Mascou
Moeu
Triturou
Deglutiu
Comeu
O meu
(…)
(Caetano Veloso)
a) De que forma é estruturado esse texto?
b) Sobre o que trata o texto?
c) As palavras que compõem o texto estão no seu sentido real ou em sentido figurado? Por quê?
d) Quantos e quais são os verbos que aparecem no texto?
e) Quantas orações há nesse texto?
3. Leia os enunciados e coloque nos parênteses F para frase, O para oração e P para período.
( ) É importante conferir a documentação antes de entregá-la.
( ) Saída de emergência.
( ) Deixe seu comentário sobre o site e ajude-nos a melhorá-lo.
( ) Apague a luz.
( ) As chuvas fortes e abundantes alagaram grande parte da cidade, especialmente a região central.
( ) Parabéns por tudo.
( ) Que comportamento agressivo!
( ) Agora, por favor!
( ) Como o morador não vivia mais naquele endereço, a encomenda não foi entregue.
4. Observe a imagem abaixo e responda o que se pede:
a) Que gênero textual é esse?
b) Qual a sua finalidade?
c) O enunciado: “Mais qualidade e energia para a sua vida.” Pode ser classificado como frase, oração ou período?
d) Por que o enunciado “A maior linha do Brasil” é uma frase?
e) Por que o enunciado “Mais de 100 produtos a preço único” não é uma oração?
5. Examine o texto abaixo e faça o que se pede:
Certo dia, um cavalo torceu a perna e não andava. O dono falou com o veterinário que logo disse:
– Se ele amanhã não levantar, terá que sacrificá-lo!
O porco escutando, correu e foi avisar ao cavalo:
– Amigão! Levanta, véi, senão vão te matar.
O cavalo rapidamente levantou!
O dono, pela manhã, viu e ficou muito alegre e foi logo avisando a todos:
– Vamos matar o porco para comemorar. Êbaaaa!!!
(https://muitobacana.com/piadas-do-tiririca/)
a) Que lição podemos tirar desta história?
b) Quantas orações há no período em destaque: “Certo dia, um cavalo torceu a perna e não andava. O dono falou com o veterinário que logo disse“?
c) Quantas orações há no período: “O porco escutando, correu e foi avisar ao cavalo” ?
d) O enunciado “Amigão!” pode ser classificado como frase, oração ou período?
e) Explique com suas palavras por que o enunciado “Se ele amanhã não levantar, terá que sacrificá-lo!” é um período.
GEOGRAFIA
Habilidades: Compreender a globalização econômica como sendo o elo fundamental para a economia mundial romperem as barreiras e chegarem aos consumidores do mundo todo em larga escala.
Globalização econômica é o processo econômico e social que estabelece a integração entre países e pessoas do mundo todo.
Através dele, empresas, países e instituições realizam trocas financeiras, culturais e comerciais sem restrições ideológicas.
A globalização econômica é um fenômeno que foi aprofundado após a Queda do Muro de Berlim, em 1989. A partir deste momento, deixou de existir a divisão que vigorava no mundo entre países capitalistas e socialistas.
Com isso houve um aumento de fluxo de mercadorias e transações financeiras. Dentro desse contexto, várias associações entre países surgiram como o Mercosul, APEC, Nafta, etc.
Associando-se em blocos econômicos, os países conseguem mais força nas relações comerciais. Globalização e Economia

Os países dominam as grandes empresas ou as grandes empresas dominam os países?
As empresas transacionais que comercializam no mundo todo são os principais agentes da globalização econômica.
É certo que ainda falamos de governo e nação, no entanto, estes deixaram de representar o interesse da população. Agora, os Estados defendem, sobretudo, as empresas e bancos.
Na maior parte das vezes são as empresas americanas, europeias e grandes conglomerados asiáticos que dominam este processo.
Globalização e Neoliberalismo
A globalização econômica só foi possível com o neoliberalismo adotado nos anos 80 pela Grã-Bretanha governada por Margaret Thatcher (1925-2013) e os Estados Unidos, de Ronald Reagan (1911-2004).
O neoliberalismo defende que o Estado deve ser apenas um regulador e não um impulsor da economia. Igualmente aponta a flexibilidade das leis trabalhistas como uma das medidas que é preciso tomar a fim de fortalecer a economia de um país.
Isto gera uma economia extremamente desigual onde somente os gigantes comerciais tem mais adaptação neste mercado. Assim, muita gente fica para trás neste processo.
Globalização e Exclusão
Uma das faces mais perversas da globalização econômica é a exclusão. Isto porque a globalização é um fenômeno assimétrico e nem todos os países ganharam da mesma forma.
Um dos grandes problemas atuais é a exclusão digital. Aqueles que não têm acesso às novas tecnologias (smartphones, computadores) estão condenados a ficarem cada vez mais isolados.
Globalização Cultural
Toda essa movimentação populacional e também financeira acaba provocando mudanças culturais. Uma delas é a aproximação entre culturas distintas, o que chamamos de hibridismo cultural.
Agora, através da internet, se pode conhecer em tempo real costumes tão diferentes e culturas tão distantes sem precisar sair de casa.
No entanto, os deslocamento de pessoas pode gerar o ódio ao estrangeiro, a xenofobia. Do mesmo modo, narcotraficantes e terroristas têm o acesso à tecnologia e a utilizam para cometer seus crimes.
Boa leitura a todos …