Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora

ROTEIRO DE ATIVIDADES DE LÍNGUA PORTUGUESA E GEOGRAFIA 9º ANO

LÍNGUA PORTUGUESA

Frase, Oração e período  (EF09LP04B: Escrever textos, de acordo com a norma-padrão gramatical, que respeitem as estruturas sintáticas complexas no nível da oração e do período.)

Frase, oração e período são fatores constituintes de qualquer texto escrito em prosa, pois o mesmo compõe-se de uma sequência lógica de ideias, todas organizadas e dispostas em parágrafos minuciosamente construídos.

Por isso, é importante saber o conceito de cada um deles. Então vamos lá!

Frase – É todo grupo de palavras que demonstram um significado, ou seja, é uma comunicação clara, precisa e de fácil entendimento entre os interlocutores, seja na língua falada ou escrita.

Neste caso, temos a frase nominal e verbal. A frase nominal não é constituída por verbo.

Ex: Que dia lindo!

Já na frase verbal há a presença do verbo.

 Ex: Preciso de sua ajuda.

Oração – É todo grupo de palavras que demonstram um significado, porém há, necessariamente, a presença do verbo ou de uma locução verbal (dois ou mais verbos seguidos).  Este verbo, por sua vez, pode estar explícito ou subentendido (escondido).

  Ex: Os garotos adoram ir ao cinema e depois ao clube.

 Podemos perceber a presença do sujeito e do predicado.

Período – É um grupo de palavras que demonstram um significado que se constitui de uma ou mais orações. Este se classifica em:

 – Período simples – formado por apenas uma oração, também denominada de oração absoluta.

 Ex: Os professores entregaram as provas.

 -Composto – formado por duas ou mais orações 

 Ex: Hoje o dia está lindo, por isso os garotos irão ao cinema, ao clube e depois voltarão para casa felizes.

1. Leia os enunciados abaixo e classifique quem é FRASE, ORAÇÃO ou PERÍODO:

 a) Que medo!

b) Ele chutou a porta.

c) Coitadinho do garoto que perdeu a mãe e fui expulso da escola!

d) O povo odeia os governantes corruptos.

e) Transmitirei o recado a sua namorada porque gosto de você.

f) Coragem, companheiro!

g) Que voz estranha!

h) A lanterna produzia boa claridade, mas mesmo assim não achei o que procurava.

i) Luizinho, não!

j) As risadas não eram normais.

k) Que alívio, meu Deus!

l) Mano, que golaço!

m) Vocês assistiram à transmissão do jogo pela tevê?

n) Em vez de nadar, preferiram jogar bola.

2. Leia o texto e responda o que se pede:

 COMEU

 Ela comeu meu coração

Trincou

Mordeu

Mastigou

Engoliu

Comeu

O meu

Ela comeu meu coração

Mascou

Moeu

Triturou

Deglutiu

Comeu

O meu

(…)

                                       (Caetano Veloso)

a) De que forma é estruturado esse texto?

b) Sobre o que trata o texto?

c) As palavras que compõem o texto estão no seu sentido real ou em sentido figurado? Por quê?

d) Quantos e quais são os verbos que aparecem no texto?

e) Quantas orações há nesse texto?

3. Leia os enunciados e coloque nos parênteses F para frase, O para oração e P para período.

 (   ) É importante conferir a documentação antes de entregá-la.

(   ) Saída de emergência.

(   ) Deixe seu comentário sobre o site e ajude-nos a melhorá-lo.

(   ) Apague a luz.

(   ) As chuvas fortes e abundantes alagaram grande parte da cidade, especialmente a região central.

(   ) Parabéns por tudo.

(   ) Que comportamento agressivo!

(   ) Agora, por favor!

(   ) Como o morador não vivia mais naquele endereço, a encomenda  não foi entregue.

4. Observe a imagem abaixo e responda o que se pede:

a) Que gênero textual é esse?

b) Qual a sua finalidade?

c) O enunciado: “Mais qualidade e energia para a sua vida.” Pode ser classificado como frase, oração ou período?

d) Por que o enunciado “A maior linha do Brasil” é uma frase? 

e) Por que o enunciado “Mais de 100 produtos a preço único” não é uma oração?

5. Examine o texto abaixo e faça o que se pede:

 Certo dia, um cavalo torceu a perna e não andava. O dono falou com o veterinário que logo disse:

– Se ele amanhã não levantar, terá que sacrificá-lo!

O porco escutando, correu e foi avisar ao cavalo:

– Amigão! Levanta, véi, senão vão te matar.

O cavalo rapidamente levantou!

O dono, pela manhã, viu e ficou muito alegre e foi logo avisando a todos:

– Vamos matar o porco para comemorar. Êbaaaa!!!

(https://muitobacana.com/piadas-do-tiririca/)

a) Que lição podemos tirar desta história?

b) Quantas orações há no período em destaque: “Certo dia, um cavalo torceu a perna e não andava. O dono falou com o veterinário que logo disse“?

c) Quantas orações há no período: “O porco escutando, correu e foi avisar ao cavalo” ?

d) O enunciado “Amigão!” pode ser classificado como frase, oração ou período?

e) Explique com suas palavras por que o enunciado “Se ele amanhã não levantar, terá que sacrificá-lo!” é um período.

GEOGRAFIA

Habilidades:  Compreender a globalização econômica como sendo o elo fundamental para a economia mundial romperem as barreiras e chegarem aos consumidores do mundo todo em larga escala.

Globalização econômica é o processo econômico e social que estabelece a integração entre países e pessoas do mundo todo.

Através dele, empresas, países e instituições realizam trocas financeiras, culturais e comerciais sem restrições ideológicas.

A globalização econômica é um fenômeno que foi aprofundado após a Queda do Muro de Berlim, em 1989. A partir deste momento, deixou de existir a divisão que vigorava no mundo entre países capitalistas e socialistas.

Com isso houve um aumento de fluxo de mercadorias e transações financeiras. Dentro desse contexto, várias associações entre países surgiram como o Mercosul, APEC, Nafta, etc.

Associando-se em blocos econômicos, os países conseguem mais força nas relações comerciais. Globalização e Economia

Os países dominam as grandes empresas ou as grandes empresas dominam os países?

As empresas transacionais que comercializam no mundo todo são os principais agentes da globalização econômica.

É certo que ainda falamos de governo e nação, no entanto, estes deixaram de representar o interesse da população. Agora, os Estados defendem, sobretudo, as empresas e bancos.

Na maior parte das vezes são as empresas americanas, europeias e grandes conglomerados asiáticos que dominam este processo.

Globalização e Neoliberalismo

A globalização econômica só foi possível com o neoliberalismo adotado nos anos 80 pela Grã-Bretanha governada por Margaret Thatcher (1925-2013) e os Estados Unidos, de Ronald Reagan (1911-2004).

O neoliberalismo defende que o Estado deve ser apenas um regulador e não um impulsor da economia. Igualmente aponta a flexibilidade das leis trabalhistas como uma das medidas que é preciso tomar a fim de fortalecer a economia de um país.

Isto gera uma economia extremamente desigual onde somente os gigantes comerciais tem mais adaptação neste mercado. Assim, muita gente fica para trás neste processo.

Globalização e Exclusão

Uma das faces mais perversas da globalização econômica é a exclusão. Isto porque a globalização é um fenômeno assimétrico e nem todos os países ganharam da mesma forma.

Um dos grandes problemas atuais é a exclusão digital. Aqueles que não têm acesso às novas tecnologias (smartphones, computadores) estão condenados a ficarem cada vez mais isolados.

Globalização Cultural

Toda essa movimentação populacional e também financeira acaba provocando mudanças culturais. Uma delas é a aproximação entre culturas distintas, o que chamamos de hibridismo cultural.

Agora, através da internet, se pode conhecer em tempo real costumes tão diferentes e culturas tão distantes sem precisar sair de casa.

No entanto, os deslocamento de pessoas pode gerar o ódio ao estrangeiro, a xenofobia. Do mesmo modo, narcotraficantes e terroristas têm o acesso à tecnologia e a utilizam para cometer seus crimes.

Boa leitura a todos …

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: