Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora

ROTEIRO DE ATIVIDADES DE LÍNGUA PORTUGUESA E GEOGRAFIA 7º ANO

LÍNGUA PORTUGUESA

CLASSE DE PALAVRASCLASSE DE PALAVRA É A CLASSIFICAÇÃO DA PALAVRA, EM GRUPOS, DE ACORDO COM SUA FUNÇÃO NA LÍNGUA PORTUGUESA. SÃO 10 AS CLASSES DE PALAVRAS:

1) SUBSTANTIVO –

2) VERBO –

3) ADJETIVO –

4) PRONOME –

5) ARTIGO –

6) NUMERAL –

7) PREPOSIÇÃO –

8) CONJUNÇÃO –  

9) INTERJEIÇÃO –

10) ADVERBIO.  

VAMOS COMEÇAR DEVAGAR:
                                              SUBSTANTIVO
1) SUBSTANTIVO= É A PALAVRA QUE NOMEIA OS SERES EM GERAL, DESDE OBJETOS, FENÔMENOS, LUGARES, SENTIMENTOS, ETC.EX.: ANA, BICICLETA, ALEGRIA, BRASIL- A ANA É SUPER INTELIGENTE.- JOÃO GANHOU UM BICICLETA.- SUA ALEGRIA É CONTAGIANTE.- O BRASIL É UM PAÍS LINDO
                                           TIPOS  DE  SUBSTANTIVO:
COMUM: É AQUELE QUE DESIGNA (INDICA) SERES DA MESMA ESPÉCIE. EX.: MENINO, CIDADE, CACHORRO, PAÍS.

O MENINO ESTÁ CUMPRINDO A QUARENTENA RIGOROSAMENTE.

_ CADA CIDADE TEM SUA RESPONSABILIDADE SOBRE O ISOLAMENTO

_  O CACHORRO É MAIS QUE UM ANIMAL DE ESTIMAÇÃO.

_ O PAÍS QUE NÃO CUMPRIR AS REGRAS DE QUARENTENA PERDERÁ MUITAS VIDAS.


PRÓPRIO: AQUELE QUE DESIGNA (INDICA) UM DETERMINADO SER DE UMA ESPÉCIE. E SEMPRE SERÃO ESCRITOS COM LETRA MAIÚSCULA.  EX.:  JOÃO, BAURU,LULU, BRASIL.

_ JOÃO ESTÁ CUMPRINDO A QUARENTENA RIGOROSAMENTE.

_ BAURU SE PREPAROU MUITO BEM PARA RECEBER OS PACIENTES INFECTADOS.

_ LULU É MAIS QUE UM ANIMAL DE ESTIMAÇÃO.

_ SE O BRASIL NÃO CUMPRIR AS REGRAS DE QUARENTENA, PERDERÁ MUITAS VIDAS. 

                          ATIVIDADES:

1) LEIA AS PALAVRAS ABAIXO E ASSINALE OS SUBSTANTIVOS:
a) BOLA (   )  b) ANDAR (   )   c) QUERIDA (   )    d) MEDO (   )   e) RÉGUA (   )  f) CEBOLA (   )  g) CAVALO (   )  h) ESTADOS UNIDOS (   )  i) ANTÔNIO (   )  j) COELHO (   )   k) MARCELO (   )  l) BOTUCATU (   )  m) SOFRIMENTO (   )  n) GAIOLA   (   )  o) ALUNA  (   )   p) SAUDADE (   ) q) CORONAVÍRUS  (   )  r) DOR  (   )  s) VENTO (   )  t) AMAR  (   ) u) ESCORREGUEI (   )  v) CHEGAMOS (   )   w) UNHA (   )  x) MÁSCARA  (   )  y) SKATE (   )  z) RIO DE JANEIRO (   )

2) LEIA AS PALAVRAS ABAIXO E COLOQUE (C)= PARA SUBSTANTIVO COMUM E  (P)=PARA SUBSTANTIVO PRÓPRIO;

a) ESPERANÇA  (    )                                                                         

 b) CABELEIREIRO   (    )

c) ADALBERTO   (    )       

d) CORONAVÍRUS   (    )

e) CURITIBA        (    )                                                                           

F) DENTADURA        (    )

f) ESPANADOR    (    )                                   

g) PEDRO                 (    )

h) PEDERNEIRAS (    )                                                                         

i) PAULA                   (    )

 j)  ARMÁRIO          (    )                                                                         

k) MÉDICO                (    )

GEOGRAFIA

Habilidades:  Compreender a geografia e a diversidade dos espaços e sua relação com seus habitantes.

A geografia e a diversidade dos espaços

Para entender a diversidade geográfica do planeta precisamos pensar em dois planos: nas forças da natureza e na ação humana. Como isso se encaixa nos estudos da geografia?

Primeiro nível do conhecimento geográfico: o conhecimento de todas as terras emersas ( continentes ) e dos oceanos e mares na superfície terrestre, assim como de suas medidas e distâncias. Esse conhecimento já mostra grande diversidade geográfica no planeta.

Segundo nível do conhecimento geográfico: a observação da superfície natural, para entendermos como ela se formou, como os diversos elementos ( clima, relevo, hidrografia e mundo vivo) se relacionam ( no tempo da natureza ) na superfície terrestre e a modificam constantemente.

Terceiro nível do conhecimento geográfico: o conhecimento mais amplo sobre a superfície terrestre significou para o ser humano algum domínio sobre a natureza . Isso propiciou aos humanos condições para construir seus espaços  ( que são também responsáveis pela diversidade geográfica do planeta ), ao mesmo tempo em que promoveu alterações nas dinâmicas naturais. Essa geografia humana se reconstrói constantemente.

Em geografia, há métodos para classificar a diversidade natural e a diversidade gerada pela ação humana. Para aprender e estudar tais fenômenos a geografia desenvolveu o conceito de região.

 Região  pode ser qualquer área geográfica que forme uma unidade distinta em virtude de determinadas características, tal como um recorte temático do espaço ou um recorte lógico. Em termos gerais, costumam, mas não necessariamente, ser menores que um país, e podem ser delimitadas em diversas escalas de acordo com as necessidades do estudo. É comum intuitivamente empregarmos, como exemplo, o seguinte uso do termo para expressar uma hierarquia em escalas de abrangência política: país; região; e cidade. De modo mais geral, principalmente para referir fenômenos naturais, também se pressupõe a seguinte sequência: zona; região; e localidade. Como exemplo, podemos dizer que os fenômenos climáticos globais ocorrem de modos distintos em zonas hemisféricas (norte e sul) e possuem expressões regionais muito particulares e consequências específicas em cada localidade. Por outro lado, as cidades servem como lugar de expressão dos territórios de conflitos para grupos populacionais que seguem ordenamentos e determinações nacionais e globais oriundas da produção econômica.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: