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ROTEIRO DE ATIVIDADES HISTÓRIA E ARTE 7º ANO

HISTÓRIA

1-Leia o resumo com atenção.
O que foi o Renascimento?
O Renascimento foi um importante movimento de ordem artística, cultural e científica que se deflagrou na passagem da Idade Média para a Moderna. Em um quadro de sensíveis transformações que não mais correspondiam ao conjunto de valores apregoados (1) pelo pensamento medieval (2), o renascimento apresentou um novo conjunto de temas e interesses aos meios científicos e culturais de sua época.
Características do Renascimento- A razão, de acordo com o pensamento da Renascença,
era uma manifestação do espírito humano que colocava o indivíduo mais próximo de Deus. Ao exercer sua capacidade de questionar o mundo, o homem simplesmente dava vazão (3) a um dom concedido por Deus (neoplatonismo) (4). Outro aspecto fundamental das obras renascentistas era o privilégio dado às ações humanas, ou humanismo. Tal característica representava-se na reprodução de situações do cotidiano e na rigorosa reprodução dos traços e formas humanas (naturalismo). Esse aspecto humanista inspirava-se em outro ponto-chave do Renascimento: o elogio às concepções artísticas da Antiguidade Clássica ou Classicismo.
Relação com a burguesia e o individualismo- Essa valorização das ações humanas abriu
um diálogo com a burguesia(5), que floresceu desde a Baixa Idade Média. Suas ações pelo mundo, a circulação por diferentes espaços e seu ímpeto (6) individualista ganharam atenção dos homens que viveram todo esse processo de transformação privilegiado pelo Renascimento. Ainda é interessante ressaltar que muitos burgueses, ao entusiasmarem-se com as temáticas (7) do Renascimento, financiavam muitos artistas e cientistas surgidos entre os séculos XIV(14) e XVI(16).
2- Agora que você já leu o resumo, com a ajuda de um dicionário, procure o
significado das 7(sete) palavras em negrito e escreva abaixo.


3-Leia este trecho, em que se faz referência à construção do mundo moderno:
“… os modernos são os primeiros a demonstrar que o conhecimento verdadeiro só pode nascer do trabalho interior realizado pela razão, graças a seu próprio esforço, sem aceitar dogmas religiosos, preconceitos sociais, censuras políticas e os dados imediatos fornecidos pelos sentidos”.
A leitura do trecho nos permite identificar características do Renascimento. Assinale
a afirmativa que contém essas características.
a) nova postura com relação ao conhecimento, a qual transforma o modo de entendimento do mundo e do próprio homem.
b) ruptura com as concepções antropocêntricas, a qual modifica as relações hierárquicas
senhoriais.
c) ruptura com o mundo antigo, a qual caracteriza um distanciamento do homem face aos diversos movimentos religiosos.
d) adaptações do pensamento contemplativo, as quais reafirmam a

primazia (dignidade/prioridade) do conhecimento da natureza em relação ao homem.
Dogmas-termo de origem grega que significa literalmente “o que se pensa é verdade”.
Antropocêntricas- o ser humano é o centro do Universo.

Ruptura– ação ou efeito de romper (-se), divisão, corte. Senhoriais-nobreza.

ARTE

A Forma

Quando olhamos ao nosso redor, percebemos que todas as coisas têm uma forma, e as formas dos objetos, muitas vezes, estão ligadas a sua função. Observe uma cadeira. Se a função dela é nos acomodar sentados, ela não poderia ser diferente, o que muda é o “design”, ou seja o desenho dela. E isso já originou uma profissão, pois existem pessoas que ganham a vida desenhando ou inventando formas diferentes para os objetos que já existem. Veja quantos estilos diferentes de cadeira você conhece ou já viu, não é?

A forma no desenho, na pintura ou nas demais expressões artísticas pode ser:

Formas Figurativas

São as formas das figuras ou imagens reais, que também chamamos de formas definidas, pois só olhando para elas já identificamos o que são. Por exemplo: uma maçã e um copo.

Formas Abstratas

São aquelas que desenhamos com liberdade de expressão, como já vimos nas unidades anteriores. São também chamadas de formas indefinidas. Por exemplo: Manchas.

Formas Geométricas

Percebemos essas formas na maioria dos objetos que nos cercam, pois são projetadas a partir das figuras geométricas. Por exemplo: uma lata de ervilha tem a forma de cilindro ou, ainda, a forma de um retângulo.

A construção de um desenho figurativo parte da noção de juntar formas, ou seja, criar a estrutura, a base do desenho. Como por exemplo, ao desenhar uma pessoa. Primeiro você cria um círculo ou uma forma oval para criar uma cabeça, depois um retângulo pra criar tronco e assim vai juntando formas diversas que darão a idéia estrutural do esboço desse desenho.

Atividade

Passos a seguir:

Copie este modelo do cubo para um papel, cartolina ou papelão. As medidas ficam a critério do tamanho que você necessita para o seu cubo de papel. O mais importante é que sejam quadrados do mesmo tamanho. Lembre-se que o um quadrado tem os 4 lados e 4 ângulos do mesmo tamanho.

Dobre todas as linhas do modelo, conforme a foto. Tente montar o cubo de papel antes de colocar cola para entender onde se encaixa cada aba. Passe cola numa das abas e cole-a no seu lugar correspondente. Pressione com os dedos para que fique bem colada. Faça o mesmo com as outras abas do molde do cubo de papel.

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