Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora

ROTEIRO DE ATIVIDADES HISTÓRIA E ARTE 6º ANO

HISTÓRIA

1-Leia um trecho da entrevista da revista CHC com o paleontólogo Castor Cartelle sobre o livro:

Meninos da planície (conta a história de crianças que viviam em períodos muito
distantes).
Nia e Aur são irmãos com uma rotina diferente. No lugar da escola, aprendem com os mais velhos. Entre as atividades do dia, caçam, capturam peixes e trabalham com couro. […] É que Nina e Aur viveram há 10 mil anos.
CHC: Crianças como Nia e Aur não iam para a escola. Que tipo de conhecimento era
necessário há 10 mil anos?
Castor: No livro, um senhor cuidava deles e ensinava diversas coisas como curar o couro, produzir adornos, fazer fogo… Os meninos iam à caça e as meninas pegar pequi.
CHC: Como era a casa de uma criança de 10 mil anos atrás?
Parece que todos viviam em comunidade. Criavam abrigos na entrada de grutas ou paredões.
Construíam um teto meio primitivo, mas dava para quebrar o galho. Eram espécies de pequenas
aldeias.
2-Agora que você já leu o trecho do livro, escreva sua opinião nas perguntas abaixo:
a) Como eles viviam?
b) Como se alimentavam?
c) Como se comunicavam?
d ) Como eram suas moradias?
3-Pré-história é um período que compreende aproximadamente cinco milhões de anos, tendo se encerrado por volta de 6 mil a.C. Esse período é alvo de estudos multidisciplinares, isto é, envolvem especialistas como arqueólogos, biólogos, paleontólogos, químicos, historiadores etc.
Mas em termos propriamente restritos à linguagem historiográfica (utilizada por historiadores profissionais), a Pré-história pode ser qualificada como o período anterior ao aparecimento das cidades (organização urbana) e da escrita. Esse longo período é geralmente dividido em duas fases: o Paleolítico, ou Idade da Pedra Lascada, e Neolítico, ou Idade da Pedra Polida.
4-Homem pré-histórico- Geralmente, em uma tentativa de definição precária, tendemos a chamar nossos antepassados do período em questão de “homens pré-históricos”. Mas há uma denominação mais apropriada para isso: hominídeos. Os hominídeos pertencem a uma família taxonômica classificada pela Biologia e intitulada hominidae. Nós, humanos, estamos dentro dessa “família”, assim como os chimpanzés. Todavia, não somos da espécie dos chimpanzés e, muito menos, os hominídeos que nos precederam. Os hominídeos conseguiram, ao longo de milhões de anos, desenvolver ferramentas e utensílios domésticos complexos. Conseguiram dominar o fogo, que passou a ser utilizado tanto para o aquecimento quanto para cozinhar alimentos, e conseguiram ainda o mais extraordinário: desenvolver sistemas simbólicos, como urnas e câmaras funerárias, esculturas e pinturas rupestres. Esses hominídeos podem ser divididos em ordem cronológica.

Os mais antigos pertencem ao grupo Ardipithecus
ramidus, cujo aparecimento comprovado pela arqueologia varia de 5 e 4 milhões de anos. Há também outro exemplo, o Australopithecus afarensis, cujo aparecimento na Terra varia entre 3,9 e 3 milhões de anos. Por outro lado, houve, mais tarde, o surgimento do gênero Homo. Houve, por exemplo, o Homo habilis, que viveu entre 2,4 e 1,5 milhão de anos.
O Homem erectus, entre 1,8 milhão e 300 mil de anos. Depois, o Homo neanderthalensis, entre 230 e 30 mil anos. Nós, humanos, pertencemos ao grupo Homo sapiens, que apareceram, provavelmente, há cerca de 120 mil anos.
5-Paleolítico e Neolítico- O período Paleolítico é o mais longo, indo de 3 milhões a.C. até 10.000 a.C. Ele é caracterizado pelo nomadismo e pelo uso ainda precário de utensílios. Foi nesse período que apareceram os hominídeos expostos acima.
No Neolítico, segunda e mais importante fase da pré-história, ocorreu à revolução da “pedra polida”, o que possibilitou o sedentarismo e as primeiras formas de agricultura sistemática. Foi dentro da “revolução neolítica” que nasceu o Homo sapiens e, por consequência, as primeiras civilizações, caracterizadas pela fundição de metais, como o cobre e o ferro.
6- Com a ajuda de um dicionário, escreva o significado das palavras abaixo:
-primitivo:
-multidisciplinar:

  • taxonômica:
  • rupestres:
  • cronológica:
  • nomadismo:
  • precário:
  • sedentarismo:
  • sistemática:

ARTE

HABILIDADE

(EF06AR10) Explorar elementos constitutivos do movimento dançado nas danças folclóricas paulistas e brasileiras, abordando, criticamente, o desenvolvimento dessas manifestações da dança em sua história tradicional e contemporânea.

Objetos de conhecimento e Elementos da linguagem

 Elementos constitutivos do movimento

 Dança folclórica paulistas e brasileiras

MOMENTO 1– Leia o texto a seguir:

DANÇAS FOLCLÓRICAS

Tiveram suas origens através das culturas europeia, indígena e africanas. Importante manifestação cultural específica de um povo e de uma região que retrata suas raízes através das danças, músicas, trajes típicos etc., e que são transmitidas também de geração para geração.

No Brasil, o Frevo, originado em Pernambuco, e o Carimbó, da região do Amazonas, são danças consideradas patrimônio cultural imaterial brasileiro.

No estado de São Paulo temos ainda o Jongo, o Fandango e a Catira.

Esses são exemplos de danças brasileiras e paulistas que traduzem a tradição e os costumes do povo de uma determinada região.

RUDOLF LABAN (1879-1958) foi dançarino, coreógrafo e artista dedicado ao estudo e sistematização da linguagem do movimento. Através de seus estudos e notações, dividiu os fatores do movimento em 4 categorias, as quais iremos comentar na sequência.

ESPAÇO – É no espaço onde a dança acontece. Os movimentos criados pelo corpo são influenciados pelo espaço e nele encontramos a cinesfera – que é o que determina a extensão dos movimentos do corpo, suas flexões e deslocamentos.

FLUÊNCIA – É o movimento contínuo, uniforme e progressivo, que parte do tronco do corpo às extremidades dos membros, de forma controlada, mas fluente ao mesmo tempo.

PESO – São forças utilizadas pelo corpo em relação aos movimentos. O peso dá o suporte à verticalidade, estabilidade e segurança. Existem duas qualificações para a denominação do peso que são “leves” (suaves) e “firmes” (resistentes).

TEMPO – É o que define na dança os movimentos rápido, lento e moderado (ritmos métricos). Com ele é possível definir a duração, o ritmo, a pulsação etc.

MOMENTO 2 – Sondagem

Atividade proposta, que iremos realizar com os estudantes sobre o seu conhecimento de dança. Iremos fazer uma sondagem diagnóstica para saber se eles gostam de dançar, quais tipos de danças apreciam e qual a opinião deles em relação aos diversos estilos de dança popular, incluindo as folclóricas paulista e brasileira. Nesta atividade, pode ser que em nossa turma façam ou já tenham feito algum tipo de dança (ballet, capoeira, entre outras). Estas informações e experiências podem contribuir muito nessa atividade, e para isso iremos responder os questionários a seguir, responda em seu caderno de desenho ou no caderno com linhas.

1. O que vocês entendem por cultura popular?

2. O que vocês entendem por dança popular, folclórica paulista e brasileira?

3. Vocês conhecem os fatores de movimento? Quais?

4. Vocês gostam de dançar? Quais estilos mais gostam?

5. Vocês estudam ou já estudaram dança? Dentro ou fora da sua escola? Falem um pouco sobre essas experiências.

6. O que vocês entendem por movimentos corporais?

7. O que vocês entendem por espaço e tempo na dança?

8. Que tipo de dança vocês já dançaram nas festas juninas da escola?

9. Vocês conhecem estas danças: Frevo, Catira, Xaxado, Chimarrita? Se não conhecem, imaginam como elas são? Saberia dizer quais as origens delas?

10. Vocês consideram a capoeira uma luta ou uma dança? Por quê?

Publicidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: