1º ano A, B, C e D
Habilidade específica do currículo: (EF01EF01B) Experimentar, fruir e recriar diferentes brincadeiras e jogos dos contextos familiar e comunitário, respeitando as diferenças individuais e de desempenho.
Descrição da Atividade: Imitar é algo muito legal, não é mesmo? Hoje vamos tentar imitar os animais! Escolha 5 animais diferentes, descubra como se comportam, e tente imitá-los em casa. Se puder, grave e envie para as professoras o vídeo. Será que as professoras vão adivinhar?
2º ano A
Habilidade específica do currículo: (EF02EF01) Experimentar fruir e recriar diferentes brincadeiras e jogos do contexto regional, respeitando as diferenças individuais e de desempenho
Descrição da Atividade: Imitar é algo muito legal, não é mesmo? Hoje vamos tentar imitar os animais! Escolha 5 animais diferentes, descubra como se comportam, e tente imitá-los em casa. Se puder, grave e envie para as professoras o vídeo. Será que as professoras vão adivinhar? Depois disso, escreva em folha separada o nome correto dos cinco animais que você imitou!
3º ano A e B
Habilidade específica do currículo: (EF03EF01) Experimentar, fruir e recriar brincadeiras e jogos do Brasil, incluindo os de matrizes indígena e africana, valorizando a importância desse patrimônio histórico cultural.
Descrição da Atividade: Você sabe o que é amarelinha? Claro que sim! Mas já ouviu falar em amarelinha africana? Como será que deve ser? Depois de pensar um pouquinho sobre isso, assista ao vídeo sobre a amarelinha africana e tente fazer em casa os passinhos necessários.
Link para o vídeo amarelinha:
4º ano A e B
Habilidade específica do currículo: (EF04EF03) Descrever, por meio de múltiplas linguagens (corporal, oral, escrita, audiovisual), as brincadeiras e jogos do Brasil, incluindo os de matrizes indígena e africana, explicando a importância desse patrimônio histórico cultural na preservação das diferentes culturas
Descrição da Atividade: Assista ao vídeo sobre a amarelinha africana e depois escreva um texto em folha separada com suas próprias palavras sobre o que você viu, se conseguiu fazer em casa, se gostaria de fazer na escola, se você acha importante preservar essa dança, se dá para inventar muitos outros movimentos, e mais o que você quiser falar. Link para o vídeo amarelinha:
5º ano A
Habilidade em defasagem (matemática/ ano anterior): (EF04MA28) Realizar pesquisa envolvendo variáveis categóricas e numéricas e organizar dados coletados por meio de tabelas e gráficos de colunas simples ou agrupadas, com e sem uso de tecnologias digitais; (EF04MA26) Identificar, entre eventos aleatórios cotidianos, aqueles que têm maior chance de ocorrência, reconhecendo características de resultados mais prováveis, sem utilizar frações, explorando a ideia de probabilidade e combinatória em situações–problema simples.
Descrição da Atividade: Brincar com os amigos na piscina é sempre muito gostoso. Tenho certeza que você é muito bom nas brincadeiras dentro d´água. Mas vamos ver agora se você é um bom detetive. O jogo chama-se “Amigas na piscina” e é um problema de lógica. Num dia ensolarado, quatro amigas se reuniram para nadar na piscina. Descubra as características de cada uma com base nas dicas. Quem quiser resolver esse jogo de forma on-line clique aqui:
https://rachacuca.com.br/logica/problemas/amigas-na-piscina/
Quem não puder resolva no papel mesmo! É só seguir as dicas abaixo. Os alunos podem conversar sobre as pistas pelo WhatsApp. Lembre-se que várias cabeças pensam melhor do que uma!
- Na terceira posição está a menina que gosta de Cachorros.
- Quem gosta de Peixes está em uma das pontas.
- A garota que gosta de Gatos está na primeira posição.
- Ana usa protetor solar de FPS 50.
- Na segunda posição está a menina que usa filtro solar com FPS 55.
- A garota mais nova está ao lado da que usa protetor solar de menor FPS.
- Quem gosta de suco de Morango está na quarta posição.
- A menina que gosta de suco de Maracujá está ao lado da que gosta de Pássaros.
- A menina que gosta de limonada está ao lado da que gosta de suco de Maracujá.
- Quem gosta de suco de Laranja está em uma das pontas.
- A menina de maiô Azul está em algum lugar à esquerda da menina de 9 anos.
- A garota de 8 anos está na quarta posição.
- A garota de 11 anos está em uma das pontas.
- Vivian gosta de Pássaros.
- Raquel está na primeira posição.
- A menina de maiô Verde está na quarta posição.
- A menina de maiô Branco está em uma das pontas.
A tabela abaixo pode ajudar você a resolver o jogo.
