Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora

Roteiro de Atividades – Semana de Estudos Intensivos – 3ª ano A – Profª Rosemeire (28/05)

Senhores pais e responsáveis, pedimos a sua colaboração

para o desenvolvimento das atividades. O aluno deverá preencher o cabeçalho no caderno e responder as questões.

Nome da escola: E.E.Profª Iracema de Castro Amarante

Nome do aluno:_____________________________________________

Data:29 /05/2020

Português

Habilidades:EF03LP18 – Ler e compreender, com autonomia, cartas dirigidas a veículos da mídia impressa ou digital (cartas de leitor e de reclamação, entre outros textos do campo da vida pública), considerando a situação comunicativa, o tema/assunto, a estrutura composição.

Matemática

Habilidades: Resolver e elaborar problemas de multiplicação (2,3,4,5 e 10) com os significados de adição de parcelas iguais e elementos apresentados em disposição retangular, utilizando diferentes estratégias de cálculo e registros.

Rotina

Leitura: Pneu furado – Crônica

Português

Matemática

Crônica – Entre as principais características da crônica, é possível destacar a linguagem simples, objetiva e o texto curto. Além de se tratar de uma abordagem que geralmente retrata temas contemporâneos. … É um gênero textual que passeia entre o jornalístico e o literário, trazendo temas reais trabalhados de forma mais subjetiva.

LEITURA

Pneu furado

O carro estava encostado no meio-fio, com um pneu furado. De pé ao lado do carro, olhando desconsoladamente para o pneu, uma moça muito bonita. Tão bonita que atrás parou outro carro e dele desceu um homem dizendo: “Pode deixar”. Eu trocarei o pneu.

      – Você tem macaco? – Perguntou o homem.

      – Não – Respondeu a moça.

      – Vamos usar o meu – disse o homem – Você tem estepe?

      – Não – disse a moça.

      – Vamos usar o meu – Disse o homem.

      E pôs-se a trabalhar, trocando o pneu, sob o olhar da moça. Terminou no momento em que chegava o ônibus que a moça estava esperando. Ele ficou ali, suando, de boca aberta, vendo o ônibus se afastar. Dali a pouco chegou o dono do carro.

      – Puxa, você trocou o pneu do carro pra mim. Muito obrigado.

      – É. Eu… Eu não posso ver pneu furado. Tenho que trocar.

      – Coisa estranha.

      – É uma compulsão. Sei lá.

 LUÍS FERNANDO VERÍSSIMO

Cantiga

Escravos de Jó

Enigma da minhoca

A Carta Pessoal é um tipo de texto epistolar utilizado geralmente entre indivíduos que apresentem certa aproximação (amigos, familiares, etc.).

Ainda que seja pouco utilizada atualmente, visto a expansão da tecnologia (e-mail, redes sociais, etc.), há pessoas que preferem escrever no papel (texto manuscrito) e enviar as cartas via correio.

Assim, quando enviamos pelo correio, o nome do destinatário e as informações do endereço, CEP, cidade e Estado aparecem na frente do envelope.

Já na parte de trás, deverá estar o nome do remetente, seguido do endereço (rua, avenida, número e bairro), além do CEP (Código de Endereçamento postal), cidade e Estado.

Estrutura

Dependendo da proximidade entre o destinatário e o remetente, as cartas pessoais não seguem uma estrutura padrão. No entanto, vale lembrar que como gênero epistolar ela apresenta uma estrutura básica:

  • Local e Data: são colocados acima de qualquer informação.
  • Vocativo: o nome do destinatário aparece logo abaixo do local e da data. Pode também ser substituído (ou estar junto ao nome) por expressões de saudações (caro amigo, tia querida, etc.).
  • Corpo do texto: conta com a introdução, desenvolvimento e conclusão do que se pretende informar.
  • Despedida: saudações do remetente que podem ser de cunho formal ou informal, por exemplo, “atenciosamente” ou “beijos carinhosos e forte abraço”
  • Assinatura: para finalizar a carta, o remetente assina seu nome abaixo das saudações de despedida. Nas cartas pessoais geralmente é escrito somente o primeiro nome.

Preenchimento do envelope

Responda.

  1. Que gênero textual é esse? R-_________________________________
  2. Qual a função desse texto? R- _________________________________
  3. Qual é a função deste texto? R- ________________________________
  4. Quem escreveu este texto? R-_________________________________
  5. Quem é o destinatário? R- ____________________________________
  6. Onde e quando a carta foi escrita? R- ___________________________
  7. Como Rita fez a saudação a Samy? R- __________________________
  8. Em que país ela está? R- _____________________________________

Ciências

O que vemos no céu?

Na atividade abaixo foi utilizado as fixas sobreposta do Emai, para decompor os números para depois somá-los.

Matemática

Responda  as atividades abaixo em seu caderno.

Copie o nome do animal que vive mais.

Copie o nome do animal que vive menos.  

Considerando que um elefante vivesse 120 anos e o jumento 30 anos.Quantos anos o elefante viveria a mais do que o jumento?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: