Senhores pais e responsáveis, pedimos a sua colaboração
para o desenvolvimento das atividades. O aluno deverá preencher o cabeçalho no caderno e responder as questões.
Nome da escola: E.E.Profª Iracema de Castro Amarante
Nome do aluno:_____________________________________________
Data:29 /05/2020
Português
Habilidades:EF03LP18 – Ler e compreender, com autonomia, cartas dirigidas a veículos da mídia impressa ou digital (cartas de leitor e de reclamação, entre outros textos do campo da vida pública), considerando a situação comunicativa, o tema/assunto, a estrutura composição.
Matemática
Habilidades: Resolver e elaborar problemas de multiplicação (2,3,4,5 e 10) com os significados de adição de parcelas iguais e elementos apresentados em disposição retangular, utilizando diferentes estratégias de cálculo e registros.
Rotina
Leitura: Pneu furado – Crônica
Português
Matemática
Crônica – Entre as principais características da crônica, é possível destacar a linguagem simples, objetiva e o texto curto. Além de se tratar de uma abordagem que geralmente retrata temas contemporâneos. … É um gênero textual que passeia entre o jornalístico e o literário, trazendo temas reais trabalhados de forma mais subjetiva.
LEITURA
Pneu furado

O carro estava encostado no meio-fio, com um pneu furado. De pé ao lado do carro, olhando desconsoladamente para o pneu, uma moça muito bonita. Tão bonita que atrás parou outro carro e dele desceu um homem dizendo: “Pode deixar”. Eu trocarei o pneu.
– Você tem macaco? – Perguntou o homem.
– Não – Respondeu a moça.
– Vamos usar o meu – disse o homem – Você tem estepe?
– Não – disse a moça.
– Vamos usar o meu – Disse o homem.
E pôs-se a trabalhar, trocando o pneu, sob o olhar da moça. Terminou no momento em que chegava o ônibus que a moça estava esperando. Ele ficou ali, suando, de boca aberta, vendo o ônibus se afastar. Dali a pouco chegou o dono do carro.
– Puxa, você trocou o pneu do carro pra mim. Muito obrigado.
– É. Eu… Eu não posso ver pneu furado. Tenho que trocar.
– Coisa estranha.
– É uma compulsão. Sei lá.
LUÍS FERNANDO VERÍSSIMO
Cantiga
Escravos de Jó

Enigma da minhoca



A Carta Pessoal é um tipo de texto epistolar utilizado geralmente entre indivíduos que apresentem certa aproximação (amigos, familiares, etc.).
Ainda que seja pouco utilizada atualmente, visto a expansão da tecnologia (e-mail, redes sociais, etc.), há pessoas que preferem escrever no papel (texto manuscrito) e enviar as cartas via correio.

Assim, quando enviamos pelo correio, o nome do destinatário e as informações do endereço, CEP, cidade e Estado aparecem na frente do envelope.
Já na parte de trás, deverá estar o nome do remetente, seguido do endereço (rua, avenida, número e bairro), além do CEP (Código de Endereçamento postal), cidade e Estado.
Estrutura
Dependendo da proximidade entre o destinatário e o remetente, as cartas pessoais não seguem uma estrutura padrão. No entanto, vale lembrar que como gênero epistolar ela apresenta uma estrutura básica:
- Local e Data: são colocados acima de qualquer informação.
- Vocativo: o nome do destinatário aparece logo abaixo do local e da data. Pode também ser substituído (ou estar junto ao nome) por expressões de saudações (caro amigo, tia querida, etc.).
- Corpo do texto: conta com a introdução, desenvolvimento e conclusão do que se pretende informar.
- Despedida: saudações do remetente que podem ser de cunho formal ou informal, por exemplo, “atenciosamente” ou “beijos carinhosos e forte abraço”
- Assinatura: para finalizar a carta, o remetente assina seu nome abaixo das saudações de despedida. Nas cartas pessoais geralmente é escrito somente o primeiro nome.
Preenchimento do envelope




Responda.
- Que gênero textual é esse? R-_________________________________
- Qual a função desse texto? R- _________________________________
- Qual é a função deste texto? R- ________________________________
- Quem escreveu este texto? R-_________________________________
- Quem é o destinatário? R- ____________________________________
- Onde e quando a carta foi escrita? R- ___________________________
- Como Rita fez a saudação a Samy? R- __________________________
- Em que país ela está? R- _____________________________________
Ciências
O que vemos no céu?





Na atividade abaixo foi utilizado as fixas sobreposta do Emai, para decompor os números para depois somá-los.



Matemática
Responda as atividades abaixo em seu caderno.

Copie o nome do animal que vive mais.
Copie o nome do animal que vive menos.
Considerando que um elefante vivesse 120 anos e o jumento 30 anos.Quantos anos o elefante viveria a mais do que o jumento?
